Cabo Anselmo morre aos 80 anos em São Paulo

Ex-marujo foi nacionalmente conhecido pelo seu trabalho como agente infiltrado dentro de grupos guerrilheiros

José Anselmo dos Santos, o Cabo Anselmo. Foto: Arquivo Nacional – via Wikipedia

O ex-militar José Anselmo dos Santos, conhecido como cabo Anselmo, faleceu aos 80 anos na noite desta terça-feira (15/03) por complicações causadas por um cálculo renal. Ele estava hospitalizado em Jundiaí (SP).

O cabo Anselmo foi um dos líderes da Revolta dos Marinheiros, evento que deu início ao processo que culminaria com a queda do presidente eleito João Goulart pelo golpe militar de 1964, dando início à ditadura militar no Brasil.

O militar ficou nacionalmente conhecido por sua atuação como agente duplo dentro de grupos guerrilheiros, coletando dados e fornecendo-os aos militares.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo em 2009, o policial Cecil Borer afirmou que Anselmo, marinheiro de primeira classe, era informante da Marinha e da polícia política antes da deposição do presidente João Goulart.

Por conta da atuação de cabo Anselmo, diversos opositores foram capturados, torturados e mortos. Dentre eles, sua própria noiva, Soledad Barrett Viedma, então grávida de quatro meses, que não resistiu às torturas da equipe chefiada pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury.

A trajetória do cabo Anselmo foi contada no livro O Massacre da Granja de São Bento, do jornalista Luiz Felipe Campos, que descreve a morte de seis militantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), em janeiro de 1973, no Grande Recife.

Com Wikipedia e Correio Braziliense

Leia Também

Eny Raimundo Moreira, a advogada que enfrentou a ditadura militar, por Frei Betto

Justiça para os crimes da ditadura militar no Brasil: antes tarde do que nunca, por Nadejda Marques e Manoel S. Moraes de Almeida

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um informante é das coisas mais asquerosas que há. Não têm a mínima simpatia por ninguém, nem pela família..
    Veja-se o caso deste escarro com forma humana que até delatou a própria noiva.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador