Crise dentro da crise: Covid-19 em populações vulneráveis e com fome

"113 milhões de pessoas no planeta já estavam enfrentando insegurança alimentar aguda. Fracos e menos bem equipados para combater o vírus", disse diretora da FAO, Dominique Burgeon

Membros da FAO trabalham no deserto na Somália usando máscaras faciais – Foto Divulgação

Jornal GGN – O mundo vive uma crise sanitária pela pandemia do novo coronavírus. Mas os países que já enfrentavam crises de saúde pública e fome sofrem hoje duplamente as consequências do Covid-19. Para a diretora da Divisão de Emergência e Resiliência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, Dominique Burgeon, trata-se de uma “crise dentro da crise”.

“113 milhões de pessoas no planeta já estavam enfrentando uma grave insegurança alimentar aguda devido a choques ou crises pré-existentes. Isso significa que eles já estavam no extremo extremo do espectro da fome – fracos e menos bem equipados para combater o vírus”, afirmou

Compartilhamos, abaixo, a entrevista de Dominique Burgeon à organização:

Quais comunidades estão em maior risco devido aos impactos da pandemia na segurança alimentar e nos meios de subsistência?

Mesmo antes do COVID-19 ser atingido, 113 milhões de pessoas no planeta já estavam enfrentando uma grave insegurança alimentar aguda devido a choques ou crises pré-existentes. Isso significa que eles já estavam no extremo extremo do espectro da fome – fracos e menos bem equipados para combater o vírus.

A grande maioria vive em áreas rurais e depende da produção agrícola, empregos sazonais na agricultura, pesca ou pastoralismo. Se ficarem doentes ou constrangidos por restrições de movimento ou atividade, serão impedidos de trabalhar suas terras, cuidar de seus animais, pescar ou acessar mercados para vender produtos, comprar alimentos ou obter sementes e suprimentos.

Essas pessoas têm muito pouco em que recorrer, materialmente falando. Eles poderiam ser forçados a abandonar seus meios de subsistência. Com isso, quero dizer que eles podem ter que vender seus animais ou seu barco de pesca por dinheiro. Ou coma todas as sementes em vez de guardar algumas para replantar. Uma vez que uma família de agricultores rurais faz isso, tornar-se auto-suficiente novamente se torna extremamente difícil. Alguns podem até não ter outra escolha senão deixar suas fazendas em busca de assistência.

Aconteceu algo assim antes? 

Existem algumas semelhanças com o surto de Ebola na África Ocidental em 2014. Isso interrompeu as cadeias de suprimentos do mercado agrícola. Muitos agricultores não podiam cultivar ou vender colheitas. Isso, além da escassez de mão-de-obra agrícola, impactou a produção de alimentos. Na Libéria, 47% dos agricultores não conseguiram cultivar. Restrições e fechamentos de mercado interromperam o fluxo de alimentos e necessidades. A escassez de bens levou a um aumento nos preços das principais mercadorias. O impacto nutricional foi predominantemente atribuído à redução do acesso a alimentos – impulsionado por uma redução da atividade econômica que reduziu o poder de compra das famílias.

As pessoas passaram fome. Portanto, as lições do surto de EVD de 2014 são claras: embora as necessidades de saúde sejam uma preocupação urgente e primária, não podemos negligenciar os meios de subsistência ou os aspectos de segurança alimentar.

Além disso, quando os meios de subsistência das pessoas são interrompidos, isso pode provocar tensões e agitação social.

Como assim? 

Bem, se as cadeias de suprimento de alimentos forem interrompidas e os meios de subsistência forem insustentáveis, é mais provável que as populações vulneráveis ​​deixem para trás seus meios de subsistência e procurem assistência – como qualquer um de nós – com a conseqüência não intencional de espalhar o vírus potencialmente e possivelmente encontrar um aumento tensões sociais.

Para os pastores, a interrupção dos padrões tradicionais de transumância pode levar a tensões e até conflitos violentos entre comunidades residentes e pastores, resultando em deslocamento local e aumento dos níveis de pobreza e insegurança alimentar.

Onde moram as pessoas em maior risco? 

Para dar um exemplo, na Etiópia, Quênia, quase 12 milhões de pessoas na Somália já se encontravam em circunstâncias terríveis, como resultado de secas severas prolongadas e colheitas fracassadas consecutivas antes que hordas de gafanhotos do deserto chegassem a suas colheitas e pastagens no final de dezembro / início de janeiro.

Na África, também estamos preocupados com o Sahel, a República Centro-Africana, a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul, para citar algumas crises alimentares. Mas nenhum continente é imune. Do Afeganistão ao Haiti, da Síria a Mianmar, o COVID-19 corre o risco de agravar ainda mais o impacto de conflitos e desastres naturais.

Trabalharemos onde for necessário, mas a estratégia de resposta da FAO priorizará os países que já enfrentam crises alimentares, conforme o Relatório Global sobre Crises Alimentares. Nosso trabalho se adaptará à evolução da pandemia, que pode ter necessidades crescentes em países que não estão atualmente em crise, mas que são extremamente vulneráveis ​​a um novo choque.

Os impactos do COVID-19 na segurança alimentar e nos meios de subsistência já estão sendo sentidos nesses locais? 

Em termos de compreensão da extensão da dimensão da saúde, esse é o mandato da OMS e de outros colegas, e eles estão trabalhando poderosamente para obter uma melhor compreensão nesses contextos.

Para a FAO, nosso foco é a preocupação de que, à medida que o número de infecções em países vulneráveis ​​cresça – entre populações que já estão desnutridas, fracas e vulneráveis ​​a doenças – uma “crise dentro de uma crise” possa surgir, na qual a crise da saúde ocorrerá, agravada por uma crise de fome. E isso, em um ciclo vicioso de feedback, deixará mais pessoas mais fracas e vulneráveis ​​ao vírus.

Novos casos estão sendo relatados todos os dias em todos os países com os quais estamos preocupados. Obter uma melhor compreensão do impacto da doença na segurança alimentar é uma das principais prioridades, para que possamos implantar rapidamente os tipos certos de respostas e direcioná-los estrategicamente para atender às necessidades.

Conte-nos mais sobre como a FAO planeja responder. 

Estamos nos movendo para sustentar e ampliar nossos programas críticos de economia de subsistência em países que enfrentam crises prolongadas ou altos níveis preexistentes de insegurança alimentar. O sistema da ONU, em 25 de março, lançou um apelo humanitário consolidado, segundo o qual a FAO solicitou US $ 110 milhões aos doadores para proteger a segurança alimentar de populações rurais vulneráveis.

Além de melhorar a coleta e análise de dados para informar a tomada de decisões, estabilizaremos a renda e o acesso aos alimentos, além de preservar os meios de subsistência. Isso significa fornecer aos pequenos agricultores e pastores sementes, ferramentas, alimentos para animais e outros insumos, juntamente com apoio à saúde animal, para que eles possam continuar produzindo alimentos para suas famílias e comunidades e gerando renda. Também distribuiremos sementes e kits de jardinagem, sistemas de armazenamento de alimentos e aves e outros pequenos estoques para melhorar a nutrição das famílias e diversificar a renda. Atividades semelhantes serão realizadas em campos para refugiados e deslocados.

Os esquemas de proteção social serão uma ferramenta crítica e estamos trabalhando com governos, organizações locais e outros para procurar maneiras de ampliar os sistemas existentes, especialmente em áreas rurais de difícil acesso. Uma maneira importante de estabilizar o poder de compra das famílias será através de injeções de dinheiro, para que elas possam atender às necessidades críticas das famílias sem vender seus ativos.

Também trabalharemos para garantir a continuidade da cadeia de suprimento de alimentos – inclusive entre áreas rurais, peri-urbanas e urbanas – apoiando através de várias atividades o funcionamento dos mercados locais de alimentos, cadeias de valor e sistemas.

E ajudará a garantir que as pessoas ao longo da cadeia de suprimento de alimentos não corram risco de transmissão do COVID-19, aumentando a conscientização sobre segurança alimentar e melhores práticas de saúde. Neste esforço, estaremos colaborando com as autoridades nacionais e com a Organização Mundial da Saúde – como fizemos na crise do Ebola.

Como a FAO conseguirá cumprir, dadas as viagens e outras restrições? 

Desacelerações ou reduções na prestação de assistência humanitária podem ser catastróficas em crises. Mas a comunidade humanitária está se reajustando rapidamente. Trabalhando em estreita colaboração com os parceiros da ONU em nível nacional, a continuidade dos negócios e o planejamento da criticidade do programa estão em andamento. Os escritórios nacionais da FAO estão consultando parceiros locais com quem trabalhamos há anos e que são os mais incorporados às comunidades em que atuamos, adaptando acordos contratuais flexíveis para combinar canais de logística para fornecer ajuda e minimizar a exposição de funcionários e beneficiários. Também estamos analisando a compra antecipada de insumos (como sementes, ferramentas) e pré-posicionamento, combinando pacotes de insumos para atender às necessidades de longo prazo e aumentando as capacidades de armazenamento e logística.

Muitas nações ricas estão lutando com o COVID-19. Isso afetará o financiamento da ação humanitária? 

É uma preocupação legítima, mas estamos vendo alguns sinais de que não é o caso. Os doadores estão respondendo ao apelo da ONU. Os países estão prometendo apoio a outros, mesmo quando lutam em casa. Estamos confiantes de que essa será a regra, não a exceção.

Talvez um aspecto positivo da pandemia seja a percepção compartilhada de que estamos juntos nisso. Mesmo estando todos focados – compreensivelmente – no bem-estar de nossas próprias famílias, vizinhos e países, também chegamos a entender que esse vírus não respeita fronteiras. Se o vencermos no mundo desenvolvido, mas permitirmos que ele seja desmarcado em países com poucos recursos, cujos sistemas médicos lutam para lidar e onde as pessoas já estão fracas de fome e menos capazes de suportar a doença, ela voltará a nos assombrar. .

Por que os recursos deveriam ir para meios de subsistência agrícolas e sistemas alimentares, em vez de hospitais? 

Embora a dimensão da saúde humana seja, sem dúvida, extremamente importante, as preocupações que estamos sinalizando e o trabalho que pretendemos fazer serão críticas para chegar ao outro lado sem tragédias humanas adicionais e desnecessárias. Lembre-se de que temos mais de 110 milhões de pessoas em insegurança alimentar aguda, isso significa que essas pessoas são extremamente vulneráveis ​​e que mais um choque pode levá-las para mais perto da fome.

Além disso, se deixarmos os meios de subsistência das pessoas como resultado dessa pandemia, uma vez que a crise da saúde humana tenha diminuído, teremos grandes problemas para resolver posteriormente. É mais humano e estrategicamente mais inteligente proteger e sustentar os meios de subsistência agora, em vez de reconstruí-los depois.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Covid-19 está antecipando as consequências dos erros que muitos governantes cometeram por não terem fortalecido o sistema de defesa do organismo do seu o povo com uma boa alimentação…
    nunca o sistema imunológico da maioria da população de qualquer parte do planeta esteve tão necessitado dos nutrientes adequados para este tipo de combate

    seja rico, seja pobre, todos se alimentaram nos últimos anos para adoecer, digamos assim, para enfraquecer o sistema imunológico, comendo porcarias mais gostosas do que nutritivas

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador