16 de junho de 2026

O dia em que FHC rejeitou o REUNI

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Assim como o Bolsa Família, o REUNI (Programa de Apoio a Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) tornou-se uma das vitrines dos governos Lula-Dilma Rousseff.

O programa foi instituído pelo decreto no. 6096, de 24 de abril de 2007. Além das possibilidades de testar novos projetos pedagógicos, com a abertura de novas universidades regionais o REUNI acabou se transformando na maior ferramenta de fortalecimento regional do país – mais ainda do que o Bolsa Família e o salário mínimo, na opinião de Tânia Bacellar, a maior especialista em desenvolvimento regional do país.

***

O Bolsa Família passou como um cavalo encilhado por Fernando Henrique Cardoso. E ele não montou (leia “O dia em que FHC rejeitou o Bolsa Família” http://tinyurl.com/o3855ch). A universalização do combate à pobreza já tinha passado pelo Congresso mas foi vetado por ele com um argumento burocrático: o projeto poderia “contrariar o interesse público”, devido ao fato de que “as metas propostas (…) implicam conta em aberto para o Tesouro Nacional, (…)”.

***

O caso REUNI é igualmente emblemático – e acompanhei de perto.

Por volta de 1997 e 1998, montei algumas discussões públicas sobre o papel das universidades. Tempos depois, entrevistei a professora Glacy Zancan, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) que me contou que, com base no material divulgado pela coluna, a SBPC preparara um projeto de reforma universitária, que encaminhou para o então Ministro da Educação Paulo Renato de Souza.

Os princípios do projeto eram, entre outros pontos, a abertura de novas universidades fora dos grandes centros e a criação de novos critérios de avaliação, nos quais haveria peso maior para a contribuição que a universidade pudesse dar para a economia regional.

O projeto continha ainda uma série de recomendações para utilização da capacidade ociosa das universidades, mudanças curriculares.

Glacy reclamava não ter recebido resposta alguma do MEC. Cobrei de Paulo Renato e denunciei pela coluna o descaso.

De nada adiantou.

***

Por volta de 2005, o então Secretário Executivo do Ministério da Educação Fernando Haddad descobriu o projeto da SBPC perdido nas gavetas do MEC. Entendeu de pronto seu alcance, juntou todas as pontas e lançou com o nome de REUNI.

O decreto definia uma dotação para o programa, que reverteria em recursos para as universidades que montassem projetos enquadrados nas prioridades do programa.

***

Esse modelo de dotações extras acoplados a programas e metas foi um dos principais instrumentos do MEC, tanto para as universidades como para o ensino básico, através da FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

***

Qual a razão para tal perda de oportunidades por FHC?

A principal era a falta de espírito público. Na Presidência, encantava-o o cerimonial, o espírito de corte, não a possibilidade de mudar o país. Com o Avança Brasil, poderia ter inovado na forma de gestão pública, mas jamais deu a menor atenção ao programa.

O que se passaria na cabeça de FHC, enquanto presidente?

Ousar novas políticas dá trabalho, de administrar interesses contrariados, de confrontar o estabelecido. Além disso, qualquer projeto novo será sempre bombardeado pela mídia enquanto não se consolida; e esquecido depois que dá certo. E o Brasil não tem um povo que mereça tanto sacrifício.

No entanto, tornou-se a expressão máxima do PSDB.

Talvez explique a razão do partido ter perdido qualquer veleidade reformista, qualquer proposta inovadora, limitando-se apenas a prometer manter as políticas bem sucedidas.

Luis Nassif

Jornalista, com passagens por diversos meios impressos e digitais ao longo de mais de 50 anos de carreira, pelo qual recebeu diversos reconhecimentos (Prêmio Esso 1987, Prêmio Comunique-se, Destaque Cofecon, entre outros). Diretor e fundador do Jornal GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

88 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. antonio francisco

    9 de outubro de 2014 9:45 am

    cadê o autor?

    Não está mencionado quem é o autor deste texto. Nassif?

  2. Ronaldo Souza

    9 de outubro de 2014 10:27 am

    O Nordeste e FHC

    Quantas vezes fugi de Juazeiro para Petrolina de bicicleta.

    Incontáveis vezes.

    Em uma delas, subindo a rampa de acesso à ponte voltando para Juazeiro, com 7 a 8 anos de idade, deslumbrei-me com aquela cobra mecânica enorme. Era o trem que passava ao meu lado, também indo para Juazeiro.

    Caí e quebrei o braço.

    Como doeu.

    Como dói a lembrança de momento tão mágico.

    Um momento Felliniano.

    Juazeiro-Petrolina.

    Petrolina-Juazeiro.

    Só depois Bahia e Pernambuco chegariam à minha vida.

    Nordeste.

    Diferentes.

    Iguais.

    Sol, praia, vento, calor, inclusive o humano.

    A nossa maior semelhança talvez esteja na morte e vida severina, que o nordestino conhece como ninguém.

    Sofrimento que sempre nos fez iguais nas nossas diferenças.

    Daqui, quantos saíram para outros lugares em busca de um sonho.

    Quantos conseguiram?

    Quantos baianos e paraíbas encontraram o seu sonho?

    Mas resistiram.

    Ainda que muitas vezes comendo o pão que o Diabo amassou.

    Uma raça inferior.

    Quantas vezes rejeitada!

    Uma luta incessante para fazer valer a força do Nordeste e da sua gente.

    E eis que surge o momento em que o nordestino levanta a cabeça, olha e vê o mundo de forma diferente.

    Com altivez.

    Graças a um nordestino o Nordeste passou a crescer.

    E no Nordeste, Pernambuco, por quem aquele brasileiro nordestino, por ser sua terra natal, teve um carinho todo especial.

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=IfZare-Dxkk ]

    Pernambuco explodiu em desenvolvimento.

    E em Pernambuco, Petrolina.

    E em Petrolina, a minha infância.

    E na minha infância, tudo.

    O nordestino deixava de ser nordestino.

    Era brasileiro.

    Como os gaúchos, cariocas, mineiros…

    Definitivamente?

    Não.

    Um ex-presidente.

    Um ex-sociólogo.

    Um ex-progressista.

    Um ex-tudo.

    Mas não um ex-preconceituoso.

    Do alto da sua onipotência vem e diz novamente:

    O nordestino é um ser inferior.

    O nordestino é ignorante.

    Não, moço.

    Dessa vez, não.

    Não vamos aceitar.

    O senhor deve ter conhecido através de Euclides da Cunha que “o sertanejo é antes de tudo um forte” e essa característica não ficou pelo caminho.

    A morte e vida severina que manteve o nordestino mais morto do que vivo por um longo tempo graças a políticos como o senhor, que nunca olharam para o Nordeste, agora só existe no poema do nosso grande poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto.

    O nordestino hoje tem autoestima elevada como nunca teve.

    Não, moço, o nordestino não vai pedir licença, como sempre fez, para responder.

    Sem nenhuma mágoa, sem nenhum ressentimento, sem nenhum rancor, sem nenhum ódio, ódio que um ex-sociólogo de forma irresponsável instila contra ele, mas com toda a força que só um peito aberto pode permitir, o nordestino lhe diz:

    Quem é o senhor para nos chamar de ignorantes?

    O nordestino também é doutor.

    Porém, diferentemente de alguns doutores, não nega o passado. Orgulha-se dele.

    O nordestino não esquece o seu passado, nem pede que o esqueçam.

    O nordestino não pede para esquecerem o que escreveu porque para ele a palavra é sagrada.

    Bahia, Pernambuco, Ceará, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte estão como sempre estiveram; unidos.

    Se antes na dor e sofrimento, que ninguém conhece mais do que o nordestino, agora na alegria pelos novos ventos que sopram nessa rica, bela, culta e forte região do país:

    O Nordeste brasileiro.

    E é esse Nordeste que repudia o seu preconceito, senhor Fernando Henrique Cardoso.

    1. Mário Mota

      9 de outubro de 2014 11:26 am

      Cabra bom!!!

      Excelente expressão de sentimentos!

       

      Viva o Nordeste e os Nordestinos! Gente forjada pelo clima árido e seco, com têmpera feita pelo suor derramado na labuta para tirar o sustento e o futuro da terra seca.

       

      Vamos à luta! Se não conseguiram nos destruir em 500 anos de descaso, desprezo, ódio e preconceito, não conseguirão agora, que estamos levantando a cabeça!

       

      Com Dilma e Lula!

       

      Viva o Povo Brasileiro! Viva o Povo Nordestino! Viva o Brasil!

    2. Elisabete

      9 de outubro de 2014 12:29 pm

      política

      Bravíssimo!!! Ronaldo!

      Sou gaucha de nascimento com sangue catarinense. Já morei no Rio, São Paulo e agora estou em Aracaju, no nordeste.

      E o que o Brasil tem de mais lindo e especial é a sua diversidade cultural. Brava gente brasileira.

      Não tem mais cabimento que se discuta quem é melhor, somos todos brasileiros. Somos irmãos.

      Cada região com seus defeitos e virtudes, como tudo na vida. E sim o Lula, um brasileiro nordestino foi um grande estadista

      pro norte, pro sul, pro leste e pro oeste. Assim como foi o Getulio, um brasileiro gaucho e também o Juscelino, um brasileiro

      mineiro.

      FHC, ah esse não é brasileiro nem nunca foi. Ele estudou na Sorbonne, não que isso seja problema, o problema é que ele

      não foi para lá para aprender e voltar para ajudar seus irmãos e seu país, se vendeu para CIA

      e para o FMI. Traiu a nossa pátria mãe gentil.

       

    3. salvina

      9 de outubro de 2014 2:01 pm

      lindo

      que linda poesia, o nordeste merece.

  3. Júlio César de Souza

    9 de outubro de 2014 11:10 am

    O que fez FHC?

    Antes de qualquer coisa, é bom lembrar que FHC apenas criou as condições econômicas que foram o supedâneo para o sucesso do governo Lula. Ninguém comenta que no governo FHC o mundo enfrentou seguidas crises econômicas (sendo que a última foi justamente causada pelo medo de um eventual governo do PT) e que realizou um trabalho hercúleo para transformar um país com a economia caótica em outro com possibilidades reais de crescimento e atrativo para os investimentos externos. Aí vem depois um governo que insiste em convencer a todos que o Brasil foi inventado por ele, “que nunca antes na história…”.

    Queria ter visto o PT, com essa capacidade toda de gerenciamento que vem demonstrando nos últimos anos, ter conseguido realizar a façanha do governo  FHC de estabilizar a economia. Basta lembrar que o PT foi contra o Plano Real, daí já dá para se ter uma ideia….

    1. Edsonmarcon

      9 de outubro de 2014 12:30 pm

      mesmo?

      mundo enfrentou seguidas crises econômicas

      enfrentou ou criou?

      em 2008 depois de comprar a reeleição, deixou de fazer as mudancas necessárias na economia,  para manter as aparências e se reeleger. 

      resultado: rombo de 40 bilhões,  muito mais do que ele conseguiu vendendo as estatais.

      tudo para se reeleger, o pavão narcisista.

      1. Edsonmarcon

        9 de outubro de 2014 1:10 pm

        2008 não 1998
        1998

  4. David Dias

    9 de outubro de 2014 11:12 am

    Politica e economia

    Nos os brasileiros  precisamo acabar com essa mania de  querer resolver tudo com o vil metal, dinheiro e o suando para desculpa disto oui daquilo. Nossos  politicos  para se manterem ns cargos  procuram comprar  os votos dos eleitores com esmolas, bolsa familia, salário familia, auxilio desemprego  reuni, isto aquilo , diretor humanos  ao inves de obrigações humanas  , estatuto domenor ao inves   que so lhe da direitos  e não deveres etc e etc. Assim  estamos em um circulo vicioso  que cada vez mais  aumenta a necessidade  e cada vez menos o cobertor  do governo fica menos. Acho que é chegada a hora der dar um basta  em tudo isto. Se a pessoa acha que na profissão que esta ganha pouco que mude de profissão como eu fiz  sempre e comecei a trabalhar com 8 anos , não morri e estou aqui  lucido.Deus da à cada um o que merece por que nos os mortais  queremos dar a cada um  direitos que não possuem e que não merecem prejudicando aqueles  que possuem por merecerem .

  5. Moraes

    9 de outubro de 2014 11:14 am

    No caso do Reuni foi um pouco

    No caso do Reuni foi um pouco mais do que “falta de espírito público”. Primeiro, havia um modo de entender a integração do Brasil na tal “globalização” . A opiniao de FHC, traduzida para as unviersdiades atrave´s do ministro Paulo Renato, era de que o Brasil se integraria numa posição subordinada, integrada a redes mundiais comandadas por um centro (os Estados Unidos, por suposto). Dai, disse explicitamente Paulo Renato, não tinha sentido desenvolver ensino superior e muito menos pesquisa. Ele foi claro: talvez até fosse o caso de “terceirizar o ensino superior”, deixando estagnar as escolas aqui e mandando estudantes para fora. Como se uma coisa eliminasse a outra. Além disso, havia, na equipe do ministro, uma ojeriza a Brasil em geral. Eles deviam fazer sessoes privadas, meio missas, para cantar o “NOve de julho é a luz da pátria”. São Paulo era maravilha, o resto era o resto. Isso incluia a entronziação da USP (sem que eu a desmereça, esclareço) e uma politica para as federais, que a equipe julgava ingovernáveis: deixa-las estagnar, cortando verbas, nao substituindo professores que saiam, etc. Dai, Reuni nao faria o menos sentido. Eles tinham que criar era o Desuni, como fizeram.

  6. alexis

    9 de outubro de 2014 11:20 am

    Por favor

    Façamos um favor ao blog e à democracia e tiremos o FHC das discussões.

    Parece estratégia tucana de desviar a atenção da Dilma

    Vamos focar no boneco de papelão e pronto! O Lula toma conta desse sujeito!

    1. Francisco de Assis

      9 de outubro de 2014 12:02 pm

      ALIMENTANDO O GRÃO-TROLL FHC

      ALIMENTANDO O GRÃO-TROLL FHC

      Alexis, eu, você e mutos outros, já comentamos muitas vezes sobre essa atual linha editorial do blog, mas não tem jeito. O Nassif está com fixação no FHC.

      Aécio Neves agradece. E como!

      1. alexis

        9 de outubro de 2014 12:18 pm

        É verdade

        Quando não é o tal do tripé e os papos econômicos da série: MEU ECONOMISTA, MINHA VIDA, colocando o Brasil como sendo apenas um jogo de Deuses economistas desde o olimpo.

        Sociólogo já é um porre, agora, aprender três equações matemáticas para ser chamado de economista é o fim da picada.

  7. Reginaldo Rodrigues de Oliveira

    9 de outubro de 2014 12:00 pm

    Sim. Está certo.

    Porém, o ciclo petista esgotou-se (e sim, a palavra na frase tem duplo sentido).

    Infelizmente o FHC pisou feio na bola. Não gosto dele. Por isso, não votarei nele. Votei várias vezes no Lula e dei um crédito para a Dilma por conta disso, votei nela. Hoje, decidido… não voto NUNCA MAIS  na DILMA nem tampouco no FHC para comandarem o país ou qualquer que seja o cargo que venham (se vierem) a concorrer.

    Logo… votarei em Aécio Neves e caso 2018 Lula ainda esteja vivo (pq já ouvi falar que ele faz quimio durante a madrugada em segredo), ele terá meu voto.

    A alternância de poder se FAZ necessária e é saudável.

    Abraços!

     

     

    1. alexis

      9 de outubro de 2014 12:14 pm

      Alternância?

      Alternância faz a minha mulher no cardápio de cada dia.

      Alternância faz o bebum, entre cuba livre ou uisque;

      Alternância fazem os EUA, entre democratas e republicanos, deixando tudo como está.

      Alternância fazemos aqui no prédio, com o síndico.

      Agora, num projeto de nação, a sua alternância infantil apenas favorece os interesses de quem nunca alternou o seu poder, e que há 500 anos apenas nos observa como uma colônia. Nos poupe da sua infantilidade política e seja coerente com o Brasil que você deseja para todos (não apenas para você mesmo). 

    2. destruidor

      9 de outubro de 2014 12:36 pm

      Por favor, leia menos o pig.

      O Lula fazendo quimioterapia, é dose. Ele esta em todo lugar fazendo campanha para dilma. Com certeza vc quer os tempos do fhc de volta, juros altos, salário minímo sem aumento, resuminodo arrocho total. Quem se ferra são os pobres. 

    3. Aparecida

      9 de outubro de 2014 12:53 pm

      Vote no aecio e quem governa é FHC

      Acho isso falta de informação, quem na verdade vai governar no lugar do Aecio nada mais é o Sr. Fernando Henrique Cardoso e Jose Serra, acorda povo Brasileiro!  Esse playboy so fica no Rio de janeiro, nem minas governa, so governa para a elite.

       

    4. wesley

      9 de outubro de 2014 1:07 pm

      alternancia

      faz sentido vou alternar tambem.em vez de tomar remedio para a dor de cabeça vou cortar a cabeça agora.

    5. Hansel

      9 de outubro de 2014 1:57 pm

      Meu caro Reginaldo, há uma

      Meu caro Reginaldo, há uma enorme incoerência no que tu dizes. Votar no Aécio é exatamente a mesma coisa que votar no FHC.

  8. Bernardo Lula Júnior

    9 de outubro de 2014 12:03 pm

    Reuni e ADUF’s

    Interessante esse amor pelo REUNI. Na época em que que as universidades federais foram obrigadas a aceitar o programa, sob pena de viverem à mingua no futuro próximo, as ADUF’s foram contrárias, recomendando aos docentes a sua não aprovação pelos conselhos universitários.

    1. Moraes

      9 de outubro de 2014 12:58 pm

      O post nao diz que as Adufs

      O post nao diz que as Adufs estão de amores com o Reuni. Nada a ver. E a opinião das Adufs signficou e signifca bem pouco, pelo esvaziamento dessas associações. O certo é que o Reuni “pegou” e multiplicou campuses pelo Brasil, nao apenas de unviersidades, mas de IFES. É pouco ainda, frente à necessidade de expandir oportunidades educacionais, mas é muito perto da história do país 

    2. luisnassif

      9 de outubro de 2014 2:21 pm

      A diferença é que Paulo

      A diferença é que Paulo Renato se intimidou com as ADUFs e conselhos de reitores e o Haddad não.

      Simples assim.

      1. Daniel Klein

        9 de outubro de 2014 5:52 pm

        Nassif,
        discordo de você em

        Nassif,

        discordo de você em alguns pontos:

        1 – A retomada da discussão do REUNI começou com Tarso Genro em 1984, não com Haddad. Ambos foram peitados pelas ADUFs e pelo conselho de reitores, que no final ganharam a briga e o REUNI acabou sendo muito positivo no aspecto expansão e retrógrado no aspecto reforma. A reforma necessária seria no sentido de acabar com a especialização precoce e excessiva, maior flexibilidade dos currículos, agilização da formação dos alunos especialmente dotados, possibilidade de o aluno de graduar ao mesmo tempo em mais de um curso (uma tendência mundial), flexibilidade para transferência de curso para os alunos que quisessem mudar de carreira, cursos com menos aula e mais atividade do estudante, etc. A reforma andou no sentido contrário, com a criação de vários cursos novos, cada um tendendo atender um novo recorte das profissões. Esse recorte é tão dinâmico que é impossível acompanhá-lo e a a tendência mundial é formar pessoas com conhecimento multidisciplinar dos fundamentos e por isso capazes de aprender os detalhes técnicos de uma ocupaçã nova que venham a ocupar. Temos de re-reformar o que foi reformado. Por insistência de seu Secretário de Ensino Superior Sérgio Maculan, em 1985 o Haddad autorizou a criação da UFABC com um projeto acadêmico na linha proposta em 1984 pela Academia Brasileira de Ciências.

        2 – O problema com o Paulo Renato, e antes dele com José Goldenberg, foi principalmente uma visão centralizadora da educação superior brasileira. Educação de qualidade só poderia funcionar em SP. Chegaram a dizer que a pós-graduação de SP poderia formar os professores universitários do Nordeste, o que dispensaria PG nesses rincões. No máximo reconheciam RJ, MG e o Sul como locais onde investir não seria jogar dinheiro fora. A abertura para o Nordeste se deu porque os cursos de PG abertos no Nordeste desde o período 1970-2000 mostraram plena viabilidade, primeiro na UFPE e depois em outros locais. Foi também fndamentel o fato de Lula ser Nordestino. Acho, e coloquei isso em documentos escritos para o governo, que é necessário investir muito mais na infraestrutura e em pessoal nas novas universidades abertas pelo REUNI.

      2. Daniel Klein

        9 de outubro de 2014 5:54 pm

        Nassif,
        discordo de você em

        Nassif,

        discordo de você em alguns pontos:

        1 – A retomada da discussão do REUNI começou com Tarso Genro em 1984, não com Haddad. Ambos foram peitados pelas ADUFs e pelo conselho de reitores, que no final ganharam a briga e o REUNI acabou sendo muito positivo no aspecto expansão e retrógrado no aspecto reforma. A reforma necessária seria no sentido de acabar com a especialização precoce e excessiva, maior flexibilidade dos currículos, agilização da formação dos alunos especialmente dotados, possibilidade de o aluno de graduar ao mesmo tempo em mais de um curso (uma tendência mundial), flexibilidade para transferência de curso para os alunos que quisessem mudar de carreira, cursos com menos aula e mais atividade do estudante, etc. A reforma andou no sentido contrário, com a criação de vários cursos novos, cada um tendendo atender um novo recorte das profissões. Esse recorte é tão dinâmico que é impossível acompanhá-lo e a a tendência mundial é formar pessoas com conhecimento multidisciplinar dos fundamentos e por isso capazes de aprender os detalhes técnicos de uma ocupaçã nova que venham a ocupar. Temos de re-reformar o que foi reformado. Por insistência de seu Secretário de Ensino Superior Sérgio Maculan, em 1985 o Haddad autorizou a criação da UFABC com um projeto acadêmico na linha proposta em 1984 pela Academia Brasileira de Ciências.

        2 – O problema com o Paulo Renato, e antes dele com José Goldenberg, foi principalmente uma visão centralizadora da educação superior brasileira. Educação de qualidade só poderia funcionar em SP. Chegaram a dizer que a pós-graduação de SP poderia formar os professores universitários do Nordeste, o que dispensaria PG nesses rincões. No máximo reconheciam RJ, MG e o Sul como locais onde investir não seria jogar dinheiro fora. A abertura para o Nordeste se deu porque os cursos de PG abertos no Nordeste desde o período 1970-2000 mostraram plena viabilidade, primeiro na UFPE e depois em outros locais. Foi também fndamentel o fato de Lula ser Nordestino. Acho, e coloquei isso em documentos escritos para o governo, que é necessário investir muito mais na infraestrutura e em pessoal nas novas universidades abertas pelo REUNI.

      3. Daniel Klein

        9 de outubro de 2014 6:29 pm

        duas divergências

        Nassif,

        discordo de você em alguns pontos:

        1 – A retomada da discussão do REUNI começou com Tarso Genro em 1984, não com Haddad. Ambos foram peitados pelas ADUFs e pelo conselho de reitores (ANDIFES), que no final ganharam a briga e o REUNI acabou sendo muito positivo no aspecto expansão e retrógrado no aspecto reforma. A reforma necessária seria no sentido de acabar com a especialização precoce e excessiva (obra das corporações profissionais), maior flexibilidade dos currículos, agilização da formação dos alunos especialmente dotados, possibilidade de o aluno graduar ao mesmo tempo em mais de um curso (uma tendência mundial), flexibilidade para transferência de curso para os alunos que quisessem mudar de carreira, cursos com menos aula e mais atividade do estudante etc. O Haddad, por insistência do seu Secretário de Ensino Superior Sérgio Maculan, deu carta branca para a aventura pedagógica da UFABC. A reforma que se fez no projeto pedagógico das universidades, e o sistema ficou ainda mais anacrônico. Todo o mérito, inquestionável, foi a expansão das universidades, com priorização do Nordeste.

        2 – O maior problema do Paulo Renato, e antes dele do José Goldenberg, foi a crença de que educação superior e pesquisa universitária de qualidade só funcionariam em SP, com excessões reticentes para a UFRJ, UFMG e UFRS. Ambos chegaram a dizer que em vez de fortalecer pós-graduação no Nordeste, os nordestinos deveriam fazer PG em SP.  

  9. vera lucia de faria

    9 de outubro de 2014 12:04 pm

    Sobre as Universidade, na era do pt ficou um lixo.currículo noj

    Ninguém estuda mais, pegam suas bolsas gordas imérita e vão fazer turismo. Os próprios docentes aconselham que os livros devem ficar nas estantes…tadinhos,vazios deo saber .ocos como esse pt,viram vagabundos.Onde foi parar tal de EDUCAÇÃO?Ficou no passado virando as esquinas,retrocedendo no tempo em que o currículo era excelente,nos tempo do pt ,só avaliam que são bons aqueles que dizem ser marxista. É uma  lástima…

    1. ARCANO

      9 de outubro de 2014 1:30 pm

      Educação
      Faz-se óbvio o seu elevado nível educacional e meritocrático, cara Vera Lúcia. Seu texto é impecável, com plena observação norma culta. OK…acabou minha paciência. Como uma analfabeta como você ousa em falar de educação e meritocracia? Só pode set piada.

      1. NfnW

        9 de outubro de 2014 4:30 pm

        Educação

        Interessante como nos dias atuais as pessoas estão cada vez mais cheias de orgulho e soberba… Se é para falar em educação, vamos começar com o estado mais rico da federação (São Paulo)… comecemos a avaliar a situação neste importante setor… antes de ideologias, vamos nos ater aos fatos… vamos refletir povo brasileiro (de norte a sul)!

    2. Maria Luisa

      9 de outubro de 2014 1:47 pm

      Eh lastima que seja assim ha décadas

      A universidade não “começou a acabar” agora. Fui acadêmica nos anos 90 de uma grande universidade federal e os problemas eram muitos: faltavam professores, greves, grade (sic) curricular mal estabelicida e faltavam equipamentos. Se a discussão for a qualidade do ensino no Brasil, sim, ela é valida. Mas dai a dizer que piorou por causa do PT… não cola pra quem fez graduação, Pos e conhece bem o meio acadêmico. A qualidade do ensino é um problema que se arrasta desde a ditadura. 

  10. Carlos Varela

    9 de outubro de 2014 12:14 pm

    Brasil
    Sou do sul do Brasil. Sou engenheiro civil e me orgulho do povo do nordeste. Graças a Deus que o Lula e a Dilma olharam para essa população de irmãos que por anos foram abandonados pela elite brasileira. Chega de divisão. Não é essa mudança com retrocesso que queremos. Não queremos mais esses tucanos elitizados que fazem e fizeram mais desvios que os do PT. Queremos explicações sobre o metrô, a falta d’água, o aeroporto e o que esses pseudo médicos estão falando. Chega.

    1. Ezequias Dutra da Silva Junior

      9 de outubro de 2014 12:42 pm

      politica

      Sou Brasileiro, Nordestino e me orgulho de ver Brasileiros como você Carlos Varela, excelente comentario, fica com Deus

    2. Sta Catarina

      9 de outubro de 2014 3:27 pm

      Sul

      Carlos,

      também sou do sul (Joinville/SC), mas resido em SBC há 14 anos. Precisamos fazer esse nosso povo votar mais na Dilma. Paraná e Santa Catarina votaram fortemente no Aécio e isto não pode se repetir. Estou fazendo minha parte, via Facebook e boca a boca para que nossa turma acorde.

  11. André Carlos

    9 de outubro de 2014 12:30 pm

    Somente opiniões favoráveis

    Agora o PT é o melhor partido do mundo?

    Rouba da Petrobrás para dar as universidades? É isso que o Nassif quer transparecer?

    O PSDB não é o melhor dos mundos, porém o PT é o fim do mundo!!!

    Não vejo os grandes feitos na educação, saúde e transporte. Está tudo um caos, uma bagunça. 

    Parem de vender um país que não existe! É propaganda poítica da pior quanlidade, porque é mentira que todos vêem…

    1. wesley

      9 de outubro de 2014 4:48 pm

      aonde estas tú?

      voce é doido ou quer um real.tenta ler o artigo novamente suas ilaçoes ate parece filme b.ninguem falou maravilhas,que isto e aquilo sao os melhores.o que esta falando mudanças que esta acontecendo e que virao em medio prazo.

       

       

  12. Ricardo Batista Cândido

    9 de outubro de 2014 12:33 pm

    A criatividade de nossos governantes é temporalmente limitada.

    Estamos diante de um momento que marca a falta de criatividade de nossos governantes. Embora o Brasil tenha melhorado substantivamente nos últimos 20 anos fica evidente que todos, sem exceção, são incapazes de dirigir bem um país por mais de quatro anos, salvo quando o fatores externos empurram para cima qualquer defunto. O governo FHC teve seus méritos e é um enorme desrespeito tentar minimizar os impactos da estabilidade econômica e a atualização do parque técnológico em seu período. Da mesmo forma, o governo Lula ousou ao expandir a renda e o atendimento público de uma parcela até então negligenciada da sociedade, embora os ricos tenham muito mais a comemorar, afinal “jamais na hitória desse país os banqueiros lucraram tanto”, contudo, também não conseguiu responder a duas questões fundamentais que afetam à sociedade, a inflação e a corrupção. A classe média, nova ou velha, está sem representantes. Hoje você vai ao supermercado e não encontra um produto sequer por menos de R$ 3,00, ao passo que pode carregar R$ 60,00 em comprar numa sacola biodegradável. E a tabela do IR que  não é corrigida? O mesmo cidadão que agora faz parte da classe média descobre que pagará mais impostos e que esses não reverterão adequadamente, tendo que pagar duas ou três vezes por serviços que o poder público entregam porcamente. Creio que devemos dispensar o discurso alienante separatista, que parou no Petismo x PSDBismo e pensar no BRASILEIRISMO para rompermos com a limitação da criatividade temporalmente limitada.

     

      

    1. João Vithor Lima

      10 de outubro de 2014 10:03 am

      Melhor comentário feito aqui.
      Melhor comentário feito aqui. É triste ver nossos compatriotas se atirem cegamente uns aos outros defendendo partido x ou y, sem reconhecer que ambos fizeram história no país, e esquecerem do bem maior que é o Brasil.

  13. Manuel Luiz Lopes

    9 de outubro de 2014 12:57 pm

    comentário

    E pensar que vivemos no mesmo Brasil! Na mesma época! O problema, me parece, é a falta de memória. Prefiro achar isto, do que ver má fé em alguns brasileiros. 

  14. Olga Pinheiro

    9 de outubro de 2014 1:03 pm

    Comentário

    Nassif, por favor faça algum comentário sobre a desvalorização do Real,qdo mts empresas e pessoas faliram pois,tinham contrato em dólar …. Outro tema interessante,sao as demissões em “voluntárias” no  BB,Caixa Ecinomica,Sevicço Publico Federal( onde nao tínhamos condições mínimas de trabalho) …

    1. sérgio pereira

      9 de outubro de 2014 3:54 pm

      DESVALORIZAÇÃO REAL

      O FHC adotava política R$ 1= $1. Argentina também fazia a mesma coisa e quebrou. Pois é o FHC quase quebrou o Brasil com essa política. Lembro que a desvalorização do real só aconteceu porque o Itamar Franco (que foi excluido pelo FHC para não ser candidato a presidente aí teve que ser candidato a governador de MG) qdo assumiu o governo de MG declarou precatória, aí a política de $1=R$1 foi pro brejo. Já pensou se isto não tivesse acontecido o Brasil teria quebrado.

  15. MNABAS

    9 de outubro de 2014 1:33 pm

    renda minima

    Moro no Reino Unido ha mais de 7 anos. Embora vivendo tanto tempo fora acompanho diariamente a politica brasileira e vejo cada vez mais que as medidas tomada pelo governo nos ultimos 12 anos estao em perfeita sintonia com os paises desenvolvidos. Aqui ao inves do Bolsa Familia há a renda mínima, ou seja, o governo contribui em dinheiro um montante suficiente para que a pessoa ou uma  familia  viva de forma que possa ter um teto para morar e comida na mesa, ou seja, apesar de continuarem pobres essa familia que recebe o beneficio pode viver com dignidade.  E as criancas com obrigacao de irem para escola. Se faltarem a aula e os pais nao justificarem a falta eles sao processados e incriminados judicialmente e se reincidentes poderam perder a guarda dos filhos.Paises desenvolvidos sao humanizados e nao deixam seu  povo a propria sorte. Os impostos para quem ganha acima de 4k mensais sao de 40%. Eles pagam e nao reclamam e sabe o por que? Porque eles sabem que esse dinheiro estara indo para o desenvolvimento de outras pessoas que nao tiveram a mesma sorte que eles. Vejo que quanto mais pobre o Pais mais desumano ele se torna. Os contrarios ao Bolsa Familia estigmatizam os pobres dizendo que eles sao burros e fazem 7 , 8 filhos sem ter condicao de cria-los. Ja vimos isso no passado em relacao aos negros. O que devemos ter em mente é que esses pais que recebem o Bolsa Familia foram rejeitados no passado e nao tiveram nenhuma condicao de crescimento  profissional ou mesmo pessoal. Talvez eles nao consigam produzir e pagar impostos porem seus filhos poderam fazer isso por eles. Ja imaginou hoje todas as criancas em tempo integral nas escolas e com uma condicao de vida boa? Seriamos uma Pais bem melhor daqui a 20 anos. POR FAVOR PAREM DE CRITICAR O BOLSA FAMILIA PELO AMOR DE DEUS. TODOS DEVEMOS TRABALHAR PARA QUE CADA FAMILIA TENHA UMA RENDA MINIMA AO INVES DO BOLSA FAMILIA. SE ISSO DA CERTO EM TODOS OS PAISES DE PRIMEIRO MUNDO PORQUE NAO DARIA CERTO EM NOSSO PAIS?

     

    1. augusto sousa

      9 de outubro de 2014 2:47 pm

      Nota-se que os planos citados

      Nota-se que os planos citados são de complemento de renda. São programas com contrapartida, visando o desenvolvimento pessoal de cada familia e de cada cidadão. Há inclusive penalidades serias.

      Não é gratuito.

  16. Ronald Meziat

    9 de outubro de 2014 1:41 pm

    E o dia em que o PT foi

    E o dia em que o PT foi contra o Plano Real?? ninguém fala!!!

    1. Ataíde Coutinho

      9 de outubro de 2014 2:33 pm

      Fala sim

      Fala sim é que o sr entrou no blog errado ,procure nos blogs da Veja  e do PSDB .

      O mundo não é só aqui .!

    2. maravilha

      10 de outubro de 2014 3:29 am

      Eis um exmplo em que o

      Eis um exmplo em que o petismo exerceu o seu maior papel como oposição, pois toda unanimidade é burra

  17. Andr_e

    9 de outubro de 2014 1:46 pm

    No perfil de FHC escrito pela

    No perfil de FHC escrito pela revista Piauí fica claro que FHC odeia o Brasil, recomendo a leitura.

  18. Gil Lucio Almeida

    9 de outubro de 2014 1:53 pm

    O que o PT fez com o ensino superior é crime.

    Nassif,

    Me perdoe, mas você como jornalista tem o deve de mostrar os dois lados da moeda, a menos é claro que continue atuando como cabo eleitoral do PT. O que o Governo do PT fez com o ensino superior no Brasil é na minha opinião um crime. Confundiram formação com dar canudos, enganando toda uma geração.

    Usaram o dinheiro público para fomentar instituições de ensino particulares de péssima qualidade via a concessão de bolsas.  No caso do REUNI abriram várias universidades públicas que não possuem a mínima condição estrutural de funcionamento e muito menos mão de obras treinada para tanto. O resultado mais uma vez é uma distorção geral da produção e disseminação do conhecimento e do treinamento da mão de obra para as necessidades do mercado. 

    Gostaria de sugerir a você que respondesse as seguintes perguntas. 

    1) Quantas novas vagas foram ofertadas no ensino superior nos últimos 12 anos?

    2) Quantos brasileiros obtiveram o diploma de graduação nos últimos 12 anos?

    3) Quantos desses brasileiros estão empregados e atuando na área de suas formações?

    4) Porque o desemprego é maior entre os jovens?

    4) Qual o impacto da falta de profissionais qualificados no Brasil no crescimento econômico medíocre dos últimos anos, comparado como a média mundial?

     

    Formação professional é algo muito sério e exige investimentos e muita responsabilidade por parte do Governo, dos professores e dos alunos. Criar no jovem brasileiro a ideia de que o diploma universitário vai lhe dar ascensão social, para depois colocá-lo para trabalhar em emprego que não exige a qualificação na qual foi treinado é um dos maiores crimes do governo do PT.  Estão roubando o sonho de toda uma juventude e ao mesmo tempo condenando o nosso crescimento econômico e social.

     

    Gil Lucio Almeida, PhD

     

    1. luisnassif

      9 de outubro de 2014 2:18 pm

      Sugiro ler o post sobre a

      Sugiro ler o post sobre a UFABC.

      Quanto a Paulo Renato-FHC, sugiro ler os artigos abaixo, escritos na época em que eram governo. O Paulo Renato simplesmente abdicou de qualquer ação junto ao sistema universitário público. Deixou ao relento. Preocupou-se exclusivamente em fomentar as universidades privadas, fábricas de diploma.

      Sugiro ler os posts sobre o Sistema Nacional de Inovação, sobre a Abrapii.

      Quer criticar o governo? Use e abuse da área econômica, das concessões, dos erros da centralização. Na área social e educacional, só forçando a barra.

      1. sergio Oliveira

        9 de outubro de 2014 3:53 pm

        só é cego quem vê e não enxerga

        Pois pe Nassif,

         

        O governo Lula e Dilma foram tão bons que universidades renomadas como USP, Unicamp e UFAC e o instituto ITA estão quase falidas e já não conseguem realizar aqilo que lhes foi dado como missão, desenvolvimento de recursos humanos de alto nível em nosso país.

        Ahh tá, vc apontou os programas sociais, certo… hummm, vamos pensar um pouco… a região norte – nordeste de nosso país, em 12 anos de governo PT não mudou muito não?! Aliás, arrisco dizer que, tecnicamente, não mudou qualquer coisa que seja… pois ainda lá há fome, ainda lá há miséria, etc e tal… a questão é, isso nitidamente perceptível, os “bolsa agonia” foram criados para alienar e manter o povo em situação de submissão, pelo menos o maior eleitorado. Pois sempre que tenho que ir trabalhar na região norte-nordeste vejo isso… são regiões que necessitam da mão do governo federal para se manterem, não há políticas de desenvolvimento econômico dessas regiões para se tornarem independentes de Brasília. O pouco que conseguem vem do turismo… Aí eu pergunto, onde está a transposição do rio São Francisco? O que houve com a tão sonhada Transamazônia ?! E a revitalização dos portos e ferrovias do país, que diminuiria consideralvelmente o números de caminhões nas estradas brasileiras, resolvendo de forma a longo prazo o sério problema de logística que temos e que impede nosso país de crescer?! Ué, por que pagamos tants impostos se não há investimentos em qualquer área que seja, apenas compras de votos?!

         

        Um país se governa com políticas comprometidas com desenvolvimento como um todo e uma nação só se forma quando TODOS tem um mesmo objetivo e não quando, apenas, um grupo quer ganhar em detrimento do resto… ainda agimos como colônia, há muito medo nas ruas para soltar o grito de mudança, porém ainda há quem diga “pior que tá não fica”, mas como a minha experiência aponta “nada está tão ruim que não possa piorar”, eu digo, o PT é um câncer na política brasileira. Não defendo A ou B, devemos lembrar que, da mesma forma que a mão direita pode roubar, a esquerda também e como o único homem honesto que pisou na terra disse: “se teus olhos te fazem pecar, arranca-te fora para que não erres mais…” [Jesus Cristo].

         

        Concluindo: O que precisa mudar em nosso país é a cultura do povo, pois é este, em sua maioria, que permitiu que chegássemos onde estamos, se vendendo por migalhas… ou seja, pensando em si próprio apenas e nunca no coletivo.

         

        Sergio

        1. Its

          9 de outubro de 2014 5:49 pm

          Esqueceu só um detalhe

          USP e Unicamp são financiadas por qual governo mesmo?

           

    2. Ataíde Coutinho

      9 de outubro de 2014 2:27 pm

      MEC

      Discordo do sr o MEC vem caçando lojas de diploma disfarçadas de universidades privadas já algum tempo ,há algumas listas pela net é só procurar ,muitas dessas universidades foram rankeadas pela revista Playboy (editora abril) como “melhores” crime mesmo é o que estão fazendo com as universidades paulistas ,procure saber  e reflita !

      1. Paulo Jotha Vargas

        9 de outubro de 2014 3:00 pm

        MEC

        Caro Ataíde, cassar (perceba que é com SS), como diz Aécio, é mais um remendo, depois que o governo inverstiu 4 anos no aluno, aí foi perceber que não estavam sendo bem preparados? As avaliações deveriam ser feitas por semestres em faculdades novas, é preciso ter controle, e não apenas jorrar dinheiro nas “lojas de diplomas” pra depois verificar que, é uma “loja de diploma”.

        A intençao é boa, mas os métodos horríveis, e de boas intenções o inferno esta cheio.

      2. Paulo Jotha Vargas

        9 de outubro de 2014 3:01 pm

        MEC

        Caro Ataíde, cassar (perceba que é com SS), como diz Aécio, é mais um remendo, depois que o governo inverstiu 4 anos no aluno, aí foi perceber que não estavam sendo bem preparados? As avaliações deveriam ser feitas por semestres em faculdades novas, é preciso ter controle, e não apenas jorrar dinheiro nas “lojas de diplomas” pra depois verificar que, é uma “loja de diploma”.

        A intençao é boa, mas os métodos horríveis, e de boas intenções o inferno esta cheio.

        1. Marcos Marques de Sousa Trindade

          9 de outubro de 2014 3:23 pm

          Caro Paulo (perceba que

          Caro Paulo (perceba que inverstiu está errado, o correto é investiu), se é para corrigir erros de português dos outros, por favor, escreva corretamente. E note também que, neste blog de alto nível, é falta de educação ficar apontando erros de grafia de terceiros. Passar bem !!!

    3. Francisco de Assis

      9 de outubro de 2014 2:59 pm

      VOCÊ NASCEU NÚ, GIL, OU JÁ COMO PhD?

      VOCÊ NASCEU NÚ, GIL, OU JÁ COMO PhD?

      Falar nisso, você é PHoDa mesmo em quê?

    4. AlvaroTadeu

      10 de outubro de 2014 3:50 am

      É bom dizer a verdade, sem roupagens.

      Gil Lucio Almeida, torço para que seu PhD não tenha sido adquirido naquelas universidades estrangeiras que vendem titulação pela internet. Quer saber de uma coisa? Antes de falar da qualidade das universidades privadas, veja o que o PSDB está fazendo com a MINHA USP. Nossa maior universidade está falida e seu reitor propôs um “PDV”. Essa vergonha eu tenho de engolir. Então, quando você discorrer sobre nosso ensino superior, (e você nem disse qual sua área de conhecimento), veja a lástima e falência em que se encontram nossas três universidades estaduais, USP, UNESP e UNICAMP, todas elas administradas por tucanos..

  19. altamiro souza

    9 de outubro de 2014 2:06 pm

    esse excelente post

    esse excelente post comprova

    que o espírito público de fhc não é dos mais atilados.

    ao contrário, é tolinho, tolinho, esse menino!

    é incapaz de interpretar dados e acontrecimentos

    -vide as últimas imbecilidades que perpetrou em

    detrimento de sua própria causa, a política,

    pois em suma a renega.

    é o espelho de sua própria face retrógrada

    e confessional de sua própria culpa

    do que não deu e ouso dizer

    nem dará certo na política brasileira.

    o paulo renato de souza não foi escolhida

    aleatoriamente por fhc.

    fazia parte dessa política de entregar tudo 

    ( privatrizar tudo)

    a iniciativa privada.

    se  o cara quer adquirir conhecimento,

    que pague preços altíssimos para consegui-lo.

    curiosamente, até a arrogancia da grande mídia

    entra aí nessa conjuntura.

    arrogancia porque supõe que seja geradora

    inconteste de todo  o conhecimento, quando mal e mal o divulga

    – vide o caso do boi-tomate da veja,…rsrsrs. 

     

  20. Ataíde Coutinho

    9 de outubro de 2014 2:19 pm

    cavalos encilhados

    Pior que não ter montado nos cavalos encilhados que passaram , é querer atirar nesses cavalos enquanto estão a pleno galope com a desculpa de que “não eram bons” !

  21. Marcelo Maciel

    9 de outubro de 2014 2:57 pm

    O FHC não é candidato

    Desculpe a todos, mas não estou escolhendo entre FHC e Lula.

    A eleição é entre Dilma e Aécio no segundo turno.

    Se for para comparar os ex-presidentes que apoiam os candidatos, então temos:

    Dilma: Sarney, Collor e Lula

    Aécio: FHC

    Sarney (5 anos de governo) era partidário do governo militar (ARENA) e por não conseguir indicar um aliado ao governo militar para candidatura a presidência, fundou a Frente Liberal (que virou PFL e dopois DEM). Para conseguir ser eleito no governo militar o MDB aceitou aliar-se ao FL e elegeu Tancredo Neves (MDB) como presidente e Sarney como vice (FL). Caiu de paraquedas na presidência devido à morte do presidente eleito Tancredo Neves por “diverticulite”. Pegou o país com uma alta inflação depois do desastroso governo dos militares. Seu governo seguiu o rumo do que ocorria no governo militar, não mudou quase nada. Levou o país à hiperinflação e mudou foi a moeda que de Cruzeiro, passou a Cruzado e depois a Cruzado Novo.

    Collor (2,5 anos de governo) foi eleito como o caçador de marajás na primeira eleição após a criação da nova constituição, em que os partidos estavam em formação, o MDB tinha se partido em vários (PMDB, PSDB, PT, PDT, PSB, PDC, etc.) todos à esquerda e centro-esquerda. À Direita estavam os partidos originádos da ARENA (PDS e PFL). Mudou a moeda mais 2 vezes (Cruzeiro e Cruzeiro Real) e não resolveu o problema da inflação, confiscou a caderneta de poupança e as aplicações e saldos bancários da população, levando diversas empresas à bancarrota, como a VARIG, gerando desemprego. Prometia caçar os marajás, não caçou nenhum e foi caçado devido às maracutaiais que participou, denunciado pelo próprio irmão, Pedro Collor, que faleceu com um “cancêr” no cérebro. Foi sucedido por Itamar Franco, seu vice (que havia se mudado para o PMDB após as eleições, por discordar dos atos de Collor), que governou por 2,2 anos.

    FHC (8 anos de governo) foi eleito presidente após ser Ministro da Fazenda de Itamar, que através do plano Real (criado no governo Itamar) reduziu a inflação de 2.567% para 7% ao ano, criou os programas que foram a base para a criação do bolsa família. Nas duas eleições que participou foi eleito ainda no primeiro turno devido a alta popularidade que tinha.

    Lula (8 anos de governo) manteve os índices de inflação. Seu programa Fome Zero foi um fracasso e decidiu unir os programas sociais criados por FHC (Vale-Gás, Bolsa Escola, etc.) no programa Bolsa Família, que exige menos contrapartida das pessoas para participar e poderiam ser estendido a mais famílias. Foi um sucesso melhorou a vida nas áreas pobres. Mas não resolveu os problemas que FHC não teve tempo de resolver como a redução de custo do estado e não fez as reformas necessárias: política, tributária e penal, pelo contrário o custo do estado aumentou muito em seu governo. Conseguiu reduzir a inflação a 4,5% ao ano. Deixou isso para a sua sucessora que conseguiu eleger em segundo turno: Dilma.

    Dilma (4 anos de governo) foi eleita como a gestora do PAC, e não entregou quase nenhuma obra prometida. Não fez nada. A inflação voltou a subir (7% ao ano), as taxas de juros voltaram a subir, o nível de analfabetismo voltou a subir. Fez programas políticos duvidosos como o “financiamento” de porto em Cuba e a contratação de médicos Cubanos financiando o governo ditatorial Cubano.

    1. fidel vilioni

      9 de outubro de 2014 3:19 pm

         Caro Marcelo respeito seu

         Caro Marcelo respeito seu ponto de vista, apenas não concordo. A ONU e no mundo todo reconhece os enormes avanços socias realizados no governo do PT e Lula, ponto. O FHC teve seus meritos com o combate a inflação, sim temos que reconhecer e ponto. Mas não reconhecer o quanto o Brasil mudou na era PT é não querer ver a realidade, e é fato que ainda precisa mudar muito, ponto. Não vou aqui colocar os inumeros avanços sociais que o Brasil alcançou do a Universidade, casa própria, consumo e etc. 

       

         Não vamos tentar não ver a realidade.

         Saudações.   Fidel

    2. Noir

      9 de outubro de 2014 3:58 pm

      Que infelicidade ler seu

      Que infelicidade ler seu post. Não há nada que preste nesta visão reacionária, preconceituosa e falsa..

    3. francisco

      9 de outubro de 2014 4:10 pm

      Perfeita colocacao. Parabens
      Perfeita colocacao. Parabens

    4. paul moura

      9 de outubro de 2014 8:01 pm

      Custo a crer

      Custo a crer que tive estômago para ler até o fim seu comentáro.

      Mas por sua análise débil, contumaz corriqueira em esquinas e bares e, sobretudo, por sua parcialidade infantil, confesso, desopilei meu fígado, rindo muito!!!!!!!

    5. maravilha

      10 de outubro de 2014 2:57 am

      [  Sarney (5 anos de governo)

      [  Sarney (5 anos de governo) era partidário do governo militar (ARENA)…] a grande diferença do demais para o petismo é que o petismo acredita profundamente na capacidade humana de mudar e para melhor. Não precisa nem pesquisar muito para encontrar que no passado até quis fazer de Lula um dos maires corruptos da face da terra por causa de um carro usado e hoje é recebido no meio petista com todo carinho, sem um pingo de mágua.

    6. AlvaroTadeu

      10 de outubro de 2014 3:43 am

      Maciel, não ponha feijoada no pastel.

      Marcelo Maciel, não seja estúpido e cruel ao mesmo tempo. Você pega dados certos e mente. Primeiro: Collor foi eleito com o apoio dos mesmos que apoiam Aécio (Rede Globo, Revista do Esgoto et caterva). Collor convidou Serra e FHC para seu ministério. Só não aceitaram porque Mário Covas fez o maior escândalo. José Sarney, presidente do partido da Ditadura, fazia parte da “base aliada” de FHC, assim como fez parte da base aliada de Lula. O PSDB votou a favor do plano Collor, aquele que garfou a poupança e as contas-correntes de dezenas de milhões de brasileiros com resultados nulos no combate à inflação. FHC entregou o país com o dólar a quase quatro reais (chegou a R$ 4,40) e inflação anual de 12,53%, afora um Tesouro que em vez de dinheiro, só tinha cobras e lagartos. O prestígio que hoje o Brasil tem no exterior é fruto do trabalho do PT. No governo FHC, dava até vergonha de a gente se identificar como brasileiro, tanto nos EUA quanto na Europa Ocidental.

  22. fidel vilioni

    9 de outubro de 2014 3:08 pm

    Desqualificação de quem vota no PT

       Sou de São Paulo e professor com mestrado e voto no PT. O motivo de dizer que tenho mestrado e voto no PT: tem gente que gosta de desqualificar quem vota no PT  de forma peconceituosa, chamando de nordestinos, de morto de fome, de ladrões  e outros adjetivos.  Qual o problema de ser nordestino, paulista gaucho, amazonse, paraense e etc? respondo nenhum, todos nós somos brasileiros e ponto.

        Os motivos da maioria do povo  e principalmente as regiões norte e nordeste escolher o PT: O PT elaborou políticas  focada no social olhando para os menos desfavorecidos  não há o que negar e tais avanços sociais são reconhecidos no mundo todo inclusive pela ONU.  O PT  cometeu erros sim,  inclusive na questão de corrupção, mas com certeza não é a maioria dos seus quadros. E se atualmente os maus feitos aparecem são devidos ao fato de não haver influência do governo  na Polícia Federal e outros orgãos de fiscalização. O PT é um partido visado pela mídia , basta ver o caso que está repercutindo sobre o dinheiro vivo que estava sendo transportado em avião de Belo Horizonte a Brasília, pois bem, no 1 turno um ascessor do Bruno Covas do PSDB foi pego com uma alta soma de dinheiro  e não repercutiu na impressa.  O caso do aeroporto do Aecio e os inumeros casos de corrupção do PSDB. 

         O PSDB diz que a inflação  e os juros estão  altos : o FHC deixou o país com uma inflação super alta e com juros altíssimos e o que mídia faz? trata a Dilma como destruidora do país e o PSDB mo salvadores da patria. E o desemprego? na era FHC/ PSDB  o desemprego era altíssimo inclusive a empresa na qual eu trabalhava foi a falência e fique desempregado.

         Bom vou parar por aqui, o povo vota porque não há como comparar PT e PSDB e materia de avanços sociais não da para comparar. O PT dá de 10 a 0, zero é demais, 10 a 2 e as sugeira fica debaixo do tapeta.  

    voto consciente para um Brasil melhor PT- DILMA SIM.

    1. antonia candida

      9 de outubro de 2014 4:07 pm

      a estupidez de quem polariza

      Pq vc acha que quem crê que o voto na dilma e no PT é um voto tolo, e idiota, depois de tanta corrupção, desmando e fracasso na economia e que vê claramente que o Lula foi um grande engôdo, não acha também que o fhc e o psdb não foi?

      Vcs, que para nós são cegos ou burros ou mal intencionados, demonstram cada vez mais isto quando polarizam a questão.

      Quem acha o PT um partido corrupto e que só tem um plano de poder, não crê ser o PSDB de FHC melhor q o LULA-PT.

      Aliás, vc merece o Lula, pois seu mestrado não ajudou a escrever sujeira com “j” e muito menos fazer a concordância nominal correta, fora isso, vou dar o desconto pelo tapete por crer que foi erro de digitação. 

      1. paul moura

        9 de outubro de 2014 8:09 pm

        o que significa “tapete”

        Tentei achar um significado para “tapete” que dê sentido ao texto. Nada!!!!!

        Por favor, dê-me a chance de entendê-la.

      2. AlvaroTadeu

        10 de outubro de 2014 3:34 am

        Vem pra sarjeta você também!

        Antonia Candida,vocês trolls botaram gente que escreve com estilo. Estilo dos corruptos, malfeitores, mentirosos e assinantes da Revista do Esgoto. Vá para os sites do Estadão e da Folha ajudar as famílias Mesquita e Frias a injuriarem o PT. Você pode xingar à vontade, mas nunca poderá esconder as grandes realizações do PT nestes doze anos. Você pode até admirar Adolf Hitler, mas é melhor ficar calada, sua postura política envergonha os povos civilizados, do qual você nãos faz parte.

    2. Hernes

      9 de outubro de 2014 5:08 pm

      Desqualificação

      Prezado. Embora muitos não saibam, mas lá no governo de Fernando Henrique, foi criado o Bolsa Gas e Bolsa Escola pela Sra. Ruth Cardoso que depois ja no golverno do Moliusco transformou os dois em Bolsa familia e foi disbribuido de forma aliatoria para quem quisesse e com unica intenção de torna-lo o cabresto pelo voto. A intenção de D. Ruth era proporcionar aos filhos daqueles que necessitam do mesmo um auxilio para que se mantesse na escola os seus filhos e consequentemente desse direção e cultura para os meninos. Politico é tudo igual o que muda é o carater de cada um, e isso muito PTralhas se mostraram os piores possivel esquecendo do povo e se dedicando ao enriquecimento.

      Precisamos do fim do voto obrigatório, fim da reeleição, tornar nossas propriedades soberanas e inatingiveis, campanha politico publico, tornar a corrupção crime hediondo , e fazer um reforma politico, tributaria e penal.

      1. Sergio SS

        10 de outubro de 2014 3:57 pm

        Bolsa Gás de R$ 15 e Bolsa

        Bolsa Gás de R$ 15 e Bolsa Escola de R$ 45 para meia dúzia de famílias e vc chama isto de política social? Eu chamo de enganação, mas poderia também chamar de insensibilidade política. Certamente a Da. Ruth estaria aplaudindo o Brasil ter saído do Mapa da Fome da ONU, pois o programa com o PT alcançou o que ela gostaria que alcançasse no governo do seu marido, mas pelo jeito ele estava ocupado com uma tal jornalista…

        O Bolsa Família é feito com cadastros atualizados pelas prefeituras. Aleatório é a sua mente, que dispara agressões mentirosas e abriga preconceitos enrustidos.

    3. pedro siqueira

      9 de outubro de 2014 11:25 pm

      Mestrado? Em quê?
      “Menos
      Mestrado? Em quê?
      “Menos desfavorecidos” é igual à elite.
      Aprenda a escrever, petista.

      1. AlvaroTadeu

        10 de outubro de 2014 3:28 am

        Macaco, olha seu rabo primeiro (ditado do interior de SP).

        Pedro Siqueira, você é mestre em dizer besteiras. Corrija primeiro seus jumentos torcedores do PSDB, que além de impropriedades, agridem a Gramática, a Ortografia, a História, a Filosofia e a Sociologia.

        1. fidel vilioni

          10 de outubro de 2014 12:41 pm

             Bom dia Alvaro Tadeu.
           

             Bom dia Alvaro Tadeu.

             Tadeu peço para você não entrar no jogos de quem pratica dos agressores vamos pautar pelo dialago, argumentos sólidos mostarndo fatos comprovados nos avanços sociais que vem ocorrendo no Brasil em todas as áreas é só viajar por esse nosso imenso país para ver e sentir .  é 13 com Dilma . Não estou corrigindo ( quem sou eu para isso) você apenas uma observação.

           

              Saudações.  Fidel

      2. fidel vilioni

        10 de outubro de 2014 12:30 pm

            Bom dia caro Pedro.
         

            Bom dia caro Pedro.

          Pedro você deve respeitar as opiniões das pessoas, e não haja com arrogância quanto a pequenos erros de ortografia devido a minha pressa em escrever, ou vai dizer que você nunca errou? Mas se você nunca errou parabéns. E se você quer um pedido desculpa.  Peço desculpas pelos erros meu caro Pedro.

            Mas  por favor vamos nos pautar pelo respeito e tratar esse espaço com urbanidade ( e depois os petistas são sem educação, ignorantes e outros adjetivos preconceituosos  etc). E o que está em debate são assuntos relacionados a política,  economia e projetos para o país .

            Finalizando: vamos participar e debater com argumentos, a democracia serve inclusive para isso.

         

        Saudações.  Fidel

    4. Mineira vota no PT

      13 de outubro de 2014 10:31 pm

      Olá professor,
       
      muito

      Olá professor,

       

      muito pertinente suas colocações! 

      Temos alguns pontos em comum:

      1- “Estou mineira” (me considero assim) por morar em MG há vários anos, embora tenha nascido no DF.

      2- Também sou graduada e especialista em Educação (já trabalhei com educação fundamental e com nível superior). E, atualmente faço outro curso superior (área das ciências humanas), além de outros cursos de extensão, aperfeiçoamento e etc, que já concluí (e espero fazer muitos outros). Ah, também tenho um curso técnico na área da saúde (que trabalho, em cargo efetivo).

      3- Temos mais um ponto em comum: também voto no PT! 

      O que penso sobre essa “falácia” dos eleitores do PT serem nordestinos, “de repente” um dos motivos seja devido o atual governo (PT) também ter dedicado sua atenção para essa parcela dos brasileiros, que foi “esquecida” por outros (governos).

      Ou, querem fazer com que o eleitor do PT (de outras localidades) não deseje ser colocado em “pé de igualdade” com os nossos nobre nordestinos!

      Pura bobagem! Assim como você pontua, somos todos brasileiros e independente da região geográfica, o PT colherá os frutos que plantou durante todos esses anos de árduo trabalho. 

      Independentemente de nossa escolaridade, precisamos observar as “entrelinhas” de cada governo, comparar a nossa atual condição (social, econômica…) com o período dos demais governos. Para fazer isso, nossos pais e avós podem nos auxiliar bastante… e poderemos votar mais conscientemente!

      Um abraço a todos que se preocupam em dialogar sobre política… desejo aprender muito ainda… todo o tempo!

       

  23. Maria Luisa

    9 de outubro de 2014 3:45 pm

    #somostodosnordestinos

    Fernando Henrique so chegou à presidência porque la atras, um dia, a boa-fé de Itamar Franco acreditou nele. E ele estava no cargo certo no momento em que Pérsio Arida, Gustavo Franco, Admar Bacha, Lara Resende, Winston Fritsch, Pedro Malin e mais alguns elaboraram o Plano Real. Não fosse isso, duvido que algum dia FHC tivesse chegado a presidência, tão ineficaz ele sempre foi. Mas aprendeu a ser bom de bico la com seus camaradas da imprensa, isso aprendeu.  

     

  24. francisco

    9 de outubro de 2014 4:04 pm

    pela segunda vez
    Pela segunda vez eu te aconselho a sair do seu escritorio e vir para a realidade. Voce nao eh um cara ruim eh somente pouco vivido e informado. Venha ver como andam as faculdades…..depois vc escreve sobre o REUNI.

  25. Jadir Morais Jr.

    9 de outubro de 2014 5:42 pm

    FHC

    Manter as poĺiticas foi o que “Lulalá” fez,!!!

    Vamos parar de falar do FHC e olhem para o futuro!!! O PT está a 12 anos no governo esqueceram!!!

    FHC abriu oportunidades de criação de universidades no país para dar oportunidades aos jovens estudarem e possuírem formação superior.

    Como não conseguia-se o preenchimento das vagas (por serem caras), os empresários precionaram o governo Lula para que se resolva o problema dessas vagas ociosas nestas instituições!!

    Daí a preocupação do Lulalá em atender aos interesses dos empresários criou-se o REUNII!!

    Hoje o PROUNI é um excelente programa para incerção de alunos no ensino superior, mas vamos comentar o que é melhor para o Brasil hoje e no futuro, não o que foi ou deixou de se fazer no passado.

    Não tem nada a ver esse comentário sobre FHC  ” o dia em que FHC rejeitou o REUNI” 

     

    1. Wsobrinho

      9 de outubro de 2014 8:45 pm

      Esclarecendo

      FHC não ampliou uma ÚNICA VAGA nas univerdidades federais e ainda fez uma Lei em que o governo federal iria deixar de investir nas escolas técnicas e as existentes deveriam ser assumidas pelos estados ou municípios, caso contrário seriam fechadas. Com tudo isto o Sr vem dizer que ele abriu caminhao para novas univerisdades??? piada de mal gosto.

    2. AlvaroTadeu

      10 de outubro de 2014 3:22 am

      Jadir sob pressão

      Jadir Morais Jr., li com atenção e respeito seu comentário. Para parabenizá-lo, preciso de seu endereço residencial. Vou enviar-lhe um amarrado da melhor alfafa europeia. Você vai adorar. Ah, um conselho. Faça como eu, digite com um dicionário aberto, seja ele digital ou de papel. Assim você teria evitado escrever “pressionar” com “c”. Pelo seu comentário, deu para notar que você tem pouca leitura, pouca cultura, e nenhum jogo de cintura. À-tout-à-l’heure!

    3. Sergio SS

      10 de outubro de 2014 3:29 pm

      Além dos absurdos que vc

      Além dos absurdos que vc disse já contestados por pessoas bem informadas, identifiquei mais uma bobagem sua:

      “Como não conseguia-se o preenchimento das vagas (por serem caras), os empresários precionaram o governo Lula para que se resolva o problema dessas vagas ociosas nestas instituições!!”

      Trata-se isto do ProUni, que tem foco nas universidades privadas, e o Reuni trata das universidades públicas federais. No ProUni, estas universidades foram pressionadas pelo governo Lula e darem algum retorno à sociedade, pois sendo fundações não pagavam uma série de impostos, enquanto lucravam absurdamente. Elas então, foram obrigadas a oferecer vagas para alunos mais carentes para continuarem isentas de tributos.

      Agora vem cá, não é uma contradição que todo eleitor do Prof. Dr. FHC é assim, iletrado e desinformado? 

    4. Dani M.

      11 de outubro de 2014 1:06 am

      Pressionar é com dois SS.
      Pressionar é com dois SS. Vamos começar com a gramática. Depois redação ficcional c elementos de verossimilhança… Ja a política e a história podemos ver uma vaga pra você através do Prouni numa universidade. Mas antes a ortografia.

  26. Wsobrinho

    9 de outubro de 2014 8:42 pm

    Basta arrancar a verdade que os tucanos perdem a eleição

    ARMÍNIO SOBRE BANCOS PÚBLICOS: “NÃO SEI BEM O QUE VAI SOBRAR”

    :

     

    Nomeado ministro da Fazenda por Aécio Neves, caso o tucano seja eleito presidente, ex-presidente do Banco Central defende “correção de rumo” na área dos bancos públicos no Brasil; “Não estou advogando aqui fechar o BNDES”, ressalta ele; “Mas não sei muito bem o que vai sobrar no final da linha, talvez não muito”; segundo Armínio Fraga, modelo com três grandes públicos brasileiros, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica, “não é favorável ao crescimento”

     

    9 DE OUTUBRO DE 2014 ÀS 16:12

     

    247 – Já nomeado ministro da Fazenda em um eventual governo de Aécio Neves (PSDB), Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, defende a redução do papel dos bancos públicos na economia brasileira. Em um áudio divulgado pelo blog O Cafezinho, ele chega a dizer que não sabe bem “o que vai sobrar no final da linha, talvez não muito”. 

    No trecho da apresentação, Armínio afirma que o modelo brasileiro formado por “três grandes bancos públicos em atuação”, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, “não é um modelo favorável ao crescimento, ao desenvolvimento” do País. “Sabemos, da nossa própria história e da história universal dos bancos públicos”, justifica.

    Leia abaixo o post do Cafezinho e ouça o áudio:

    Armínio Fraga defende redução dos bancos públicos

    Por Miguel do Rosário

    Arminio Fraga defende redução dos bancos públicos

    Tem apenas 1 minuto.

    Escute o áudio de Armínio Fraga, já “nomeado” por Aécio Neves como seu eventual ministro da Fazenda, defendendo redução do papel dos bancos públicos. Ao final, uma frase com reverberações sinistras: “não sei bem o que vai sobrar ao final da linha, talvez não muito”.

    É importante destacar que Fraga mente ao falar da “história” do crescimento.

    Todos os países desenvolvidos cresceram com enormes investimentos públicos. E hoje, os países que mais crescem, são os que tem bancos públicos fortes, como China.

    E os bancos privados são justamente os principais responsáveis pelas periódicas crises financeiras que vem drenando recursos do Estado para mãos de algumas instituições bancárias.

    A acusação de que os bancos públicos são capturados por interesses “públicos e privados” é inconsequente, porque finge ignorar que o mesmo acontece, numa escala infinitamente superior, com os bancos privados.

    Os bancos públicos são a salvaguarda da nossa soberania econômica e, portanto, também política.

    Os bancos públicos são o único instrumento do povo para reduzir o spread bancário e os juros reais, coisas com as quais Fraga não se preocupa.

    O Brasil já conhece Armínio Fraga. Ele foi presidente do Banco Central, e sua primeira medida foi elevar os juros para 45%.

    Armínio Fraga foi um dos braços direitos de George Soros, apelidado de o “destruidor de países”.

    É, meus amigos e amigas, os abutres estão vindo para cá.

    PS:

    Assistam a esse vídeo, onde Armínio fala que o salário mínimo subiu demais. 

     

    O argumento de Armínio, de que é preciso guardar relação entre a produtividade e o salário, é uma falácia, porque o aumento do salário estimula, justamente, o aumento da produtividade do trabalhador. Não é culpa do mesmo se o empresário não investe em tecnologias que elevem a produtividade da firma.

    Ao contrário, salários historicamente baixos sempre fizeram os empresários preferirem contratar “escravos” a investir em criatividade e inovação.

     

  27. Rodrigo Ramos

    10 de outubro de 2014 1:33 am

    Parabéns pelo nível !

    Antes de mais nada parabéns pelo alto nível ! Isso sim é democracia, discutir idéias e não agredir o outro indepente do apoio! Dia 26/10 vote 13, políticas públicas de verdade a alcance de todos!

  28. AlvaroTadeu

    10 de outubro de 2014 3:59 am

    notem as notas.

    Por falar em ensino superior, não vi ninguém comentando onde se formaram três dos principais dirigentes e membros do PSDB. Aécio Neves? Não conseguiu entrar na UFMG, formou-se por uma universidade particular. José Serra? Apresenta-se como economista, mas não tem nenhum diploma reconhecido pelo MEC. E olhem, ele podia conseguir isso quando era ministro. Geraldo Alckmin? Vergonha das vergonhas. “Cursou” Medicina em Taubaté, à mesma época em que era prefeito de Pindamonhangaba. E não se esqueçam, na época, a Dutra só tinha uma pista. Para constar, a última nota conhecida do ENAD ao curso de Medicina dessa hoje universidade (conseguiu esse título na gestão FHC). A Faculdade de Medicina de Taubaté conseguiu 2.0. Exatamente, nota DOIS, num máximo de 5. REPROVADA!

    1. Julien

      10 de outubro de 2014 6:53 am

      É publica

      A Universidade de Taubaté é pública. Pesquise antes de falar…

      1. Sergio SS

        10 de outubro de 2014 2:56 pm

        É uma autarquia municipal,

        É uma autarquia municipal, sim… mas os cursos são pagos.

        É a famosa “pagou, entrou”…

  29. João Vithor Lima

    10 de outubro de 2014 9:56 am

    Era uma vez um país…
    É triste ver no que se transformou o povo brasileiro. Polarizado, ele agora luta não pelo progresso, mas para colocar um partido no poder. Totalmente manipulado, ele defende, com unhas e dentes, aquele que lhe favorece. Comecei a votar em 2002, e a promessa de Lula era a promessa de um país melhor. “A esperança venceu o medo”. Votei, sem me importar se era o PT ou qualquer outro partido. Só queria tornar o lugar onde vivia num melhor. Infelizmente, vi, principalmente nestes últimos 4 anos, o país se tornar um antro de corrupção escancarada, má gestão dos recursos públicos, aparelhamento do estado. As políticas sociais estancaram, porque, como diz o provérbio chinês, só se mata a fome eternamente quando se ensina a pescar. As Bolsas ajudam, principalmente aquelas comunidades em que o capitalismo, de tão selvagem, marginalizou. Mas as Bolsas são peixes dados, e o povo, se não aprender a pescar, continuará marginalizado. As Bolsas, hoje, são cabrestos. Caos na segurança e saúde públicas, que nem sei lá quantos milhares de cubanos serão capazes de resolver. O PT de hoje, compatriotas, é o PSDB de ontem. Minha torcida vai para ela, aquela que fez a esperança vencer o medo um dia: MUDANÇA!!! Na minha humilde visão, a mudança, hoje, vem na forma de alternância de poder. Preferia Marina, porque achava que, apesar da aparente antipatia, tinha algo que os outros não tinham: o compromisso com o poder pelo poder. Agora, terei de aguentar sei lá quantos anos mais, vendo o país que amo ser saqueado e meus companheiros, tão brasileiros quanto eu, se dividirem por motivos políticos. Era uma vez um país…

Recomendados para você

Recomendados