A entrevista de Sarney, o conceito de verdade e as mentiras que antecederam os fake news, por Luis Nassif

Enfim, antes que a “verdade” fosse destruída pelas “verdades” dos fake news , o país já estava exposto ao imediatismo, ao pensamento primário, a ponto da “racionalidade” do mercado apostar em um completo imbecil para dar ao Brasil o destino manifesto.

Foi excepcional a entrevista do ex-presidente José Sarney a Ana Dubeux e Denise Rothenburg, do Correio Brasiliense. Sarney é um dos melhores analistas dos ventos políticos, não apenas o dia-a-dia da política, mas das modificações trazidas pelas transformações sociais e tecnológicas.

Sarney tem uma capacidade de análise que, por exemplo, falta a Fernando Henrique Cardoso.  Em cada tema, sabe identificar o ponto central e ter a explicação lógica para encaixá-lo no cenário mais amplo. É até curioso esse paradoxo, do político tido como paradigma do coronel político formular a análise mais sofisticada, enquanto o “Príncipe”, representante da inteligência paulistana não consegue sair dos bordões midiáticos, nesse jogo de “in” e “out” que caracteriza a pauperização do debate político. Falar em combater a pobreza é “in”. Combater a pobreza é “out”.

Em 2009 tive uma conversa com Sarney, na qual analisou com maestria a perda de influência do político para as organizações que surgiam da sociedade e da mídia para as novas formas de comunicação. Em plena pré-campanha eleitoral de 2010, cantou o fim do PSDB, por usar como única arma o discurso do ódio. O fenômeno das redes sociais ainda não se alastrara, não havia Lava Jato nem a epidemia dos fake news, presentes na nova análise de Sarney.

Na entrevista ao Correio Braziliense, Sarney coloca no centro da crise o desmanche institucional dos três poderes e a ascensão deletéria do 4º poder, o Ministério Público, e da pós-verdade, os fake news das redes sociais, que acabaram com a “verdade”.

Não aprofunda o que seria esse conceito, a “verdade” antes dos fake news. E reside nesse conceito, da transformação de dogmas em “verdades”, da incapacidade de se ter uma visão sistêmica dos problemas nacionais, a raiz dos problemas brasileiros, a enorme dificuldade de renovar conceitos, de sofisticar análises, de interpretar a realidade.

A discussão pública brasileira jamais conseguiu ir além do bordão, do alvo único. Governar é abrir estradas; ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil; se um ajuste fiscal rigoroso derruba a economia, um mais rigoroso ainda trará o desenvolvimento.

As análises dos “especialistas” sempre se moldaram aos interesses imediatos dos patrocinadores, pautando todas as discussões no período. E, como sempre havia uma intenção política por trás do debate público, amoldava-se a realidade e as teorias aos interesses dos patrocinadores.

Falácia da composição

Em seu livro sobre a riqueza no mundo, Thomas PIketti identificou como maior fator de acumulação financeira, e de desigualdade, na taxa de juros dos investimentos, superior aos índices de crescimento do PIB.

Há décadas, a discussão econômica fixou-se na pauta única do ajuste fiscal, na intocabilidade das políticas monetária e fiscal, na minimização dos temas prioritários, como educação, inclusão social, na demonização de qualquer direito social e trabalhista. E no primado da taxa de juros de equilíbrio, sempre superior aos índices de desempenho da economia.

E transformaram em ciência o chamado sofisma da composição: se reduzo os encargos trabalhistas, as empresas ficam mais produtivas; se as empresas ficam mais produtivas, logo a economia ficará mais produtiva.

É a imbecilidade crônica do chamado sofisma da composição, de intelectuais de baixíssimo nível pretendendo criticar o baixíssimo nível das redes sociais.

  • Se desmonta o mercado de trabalho, reduz a formalidade;
  • A informalidade reduz a capacidade de tomada de crédito pelo consumidor, seja pela ausência de carteira de trabalho, seja ela imprevisibilidade dos rendimentos.
  • Com a redução do trabalho formal, haverá menos arrecadação fiscal e previdenciária (INSS e Imposto de Renda) e menos recursos para investimento (FGTS).
  • Com menos FGTS, haverá aumento no custo médio do financiamento, encarecendo os investimentos futuros.

Outro exemplo da falácia da composição foi o Minha Casa Minha Vida. Em 2007 havia um déficit de 7 milhões de moradias. O MCMV entregou 4 milhões. E o déficit aumentou.

Pensou-se no programa exclusivamente do ponto de vista de mecanismos de financiamento. A explosão do programa provocou especulação urbana e, com ele, a explosão dos aluguéis. Para milhões de pessoas, o aluguel, que não era peso excessivo, passou a ser. E elas foram expulsas para a periferia mais distante, para a submoradia ou para favelas.

Toda tentativa de se criar fóruns de discussão, que permitissem diagnósticos mais abrangentes de problemas, foi demonizada pela mídia, como sendo bolivarianas ou o raios que os parta!. Conferências de saúde, de educação, de ciência e tecnologia, não era aceito nada que sofisticasse as discussões, um argumento a mais que colocasse em curto circuito o pensamento monofásico presente nas discussões públicas.

O PDP (Programa de Desenvolvimento Produtivo), o melhor programa industrial jamais elaborado no país, contribuição da Fiocruz, e que poderia ser matriz de uma revolução no planejamento brasileiro, foi sacrificado pela mídia por razões políticas.

Ele invertia a lógica meramente financeira dos demais programas. Definia um objetivo claro: a melhoria no atendimento da saúde. A partir daí juntava todas as peças, a produção de medicamentos, o estímulo aos serviços, as novas práticas terapêuticas, cada qual tendo um desdobramento econômico. Foi sacrificado porque um doleiro tinha recursos aplicados em um laboratório, que dificilmente teria passado pelos filtros criados pelo programa.

Por aqui, jogam-se fora as ideias, os conceitos, como se fosse matéria prima abundante. E tudo isso para ter o conforto do sapo em caldeirão de água fervendo. Cria-se a “verdade”, de que bastará a reforma da Previdência para todos os problemas serem resolvidos. A cada dia que passa, a temperatura da água aumenta um grau. E só quando houver a fervura final aparecerá o estadista único, o Sr. Crise, trazendo alguma saída para uma economia em cacos.

O mito do CEO genérico

Nem o fato da inclusão social ter criado um mercado interno poderoso foi suficiente para que se aceitasse a mudança de padrão de análise.

Na Fazenda – e nas empresas -, criou-se o mito do CEO genérico, o sujeito que trata todos os problemas pela ótica estritamente financeira e dos resultados de curto prazo, de olho nos bônus de desempenho. Esses gênios quebraram empresas como a Sadia, comprometeram o futuro da Vale, da BRF, inviabilizaram o Unibanco pela desconsideração absoluta sobre as características específicas de cada setor. Luiz Furlan, da Sadia, encantava-se com a economia trazida para a empresa na lavagem de uniformes, enquanto seu financeiro montava, madeira a madeira, o caixão para o enterro da companhia.

Principalmente, esse padrão linear de dar sobrevida a dogmas manteve a economia brasileira em crescimento pífio desde o Plano Real. O único momento de crescimento mais vigoroso foi justamente durante a crise de 2008, inspirado pelo Senhor Crise, único personagem político a tirar a política econômica da inércia. E, depois do sucesso inicial, cria-se uma nova verdade, dos subsídios incontroláveis, que é repetida a exaustão, até a crise se impor novamente. E, vindo a crise, radicaliza-se ainda mais o receituário anterior.

Não há o menor compromisso da política econômica com a realidade e com o longo prazo.

Quando o receituário de Joaquim Levy fracassou, uma loucura de impor choques tarifários, cambial, fiscal, trancamento de crédito e explosão de juros simultaneamente, a alegação dos economistas é que não havia radicalizado o suficiente. E essa “verdade” era aceita pelo sistema, sem nenhuma necessidade de impulsionamento pelas redes sociais.

Derruba-se Dilma, porque bastaria sua queda para tudo ser resolvido, e impõe-se a loucura draconiana da Lei do Teto, do desmanche da legislação trabalhista, sempre com a promessa futura de entregar o crescimento.

De lá para cá, aplicou-se a fórmula mágica do ajuste fiscal pró-cíclico. A economia atravessa o mais prolongado processo de recuperação da história e insiste-se na mesma fórmula mágica.

Enfim, antes que a “verdade” fosse destruída pelas “verdades” dos fake news , o país já estava exposto ao imediatismo, ao pensamento primário, a ponto da “racionalidade” do mercado apostar em um completo imbecil para dar ao Brasil o destino manifesto.

 

Luis Nassif

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dois bilionários de duas das principais empresas mundias de comércio eletrônico, a ocidental Amazon e a oriental Aliexpress (do grupo Alibaba) estão investindo para eliminar completamente a mão humana dos processos de vendas, estoques e entregas de seus produtos. Este é o sonho do grande “empreendedor moderno”, o de que não hajam mais humanos a lhes expropriarem seus méritos. Só espera-se que ainda sobrem pessoas com rendas para financiá-los. O processo acelerado de precarização vai tornando altamente inviável, quando ocorrer a próxima quebra financeira mundial, de nova ajuda através do desvio dos cofres públicos sem que hajam motivos para o princípio de insurreições e guerras civis mesmo entre países hoje chamados de desenvolvidos. A ganância já cegou completamente os homens do capital e o pior é que as naves, os meios e os outros planetas não puderam ficar prontos para servirem de rotas de fugas.

  2. Sei, Sarney é o grande analista que, no fim governo Lula, previu que a próxima oposição ia sair da esquerda do governo. Na época todo mundo do lado de cá ficou felizão achando que a esquerda ia ficar no poder por muitos anos.
    Infelizmente deu no que deu. Sarney não previu mudança de vento nenhum.

  3. “A explosão do programa provocou especulação urbana e, com ele, a explosão dos aluguéis. Para milhões de pessoas, o aluguel, que não era peso excessivo, passou a ser. E elas foram expulsas para a periferia mais distante, para a submoradia ou para favelas.”

    Impacto muito maior do que o MCMV teve o financiameto de 100% para imoveis usados. Inflacionou os bairros com melhor infraestrutura e empurrou de vez a classe média pra boçalidade e pra mentira. Analista algum dá importancia para isso.

  4. Só não entendi a qual imbecil o texto se refere….

    Não seria melhor escrever no plural, imbecis…..

    Sim, por que nesse governo de negocistas e negociatas, imbecil é mato…….

  5. Eu tenho aversão ao cartilhismo, e também sou um economista auto-didata, aprendo muito com o Nassif e com o André. Mas aqui eu percebo um vício de origem na análise do Nassif, o que dizem na verdade é que sem a reforma da Previdência virá o caos (inflação), não que necessariamente com ela virá o crescimento econômico, até porque os cabeções sempre tem mais e mais objetivos (o próximo deverá ser a reforma tritutária). Criou-se o mito de que a inflação é um mal em si, o que não é verdade, o Brasil crescia 10% ao ano com inflação altíssima, mesmo que em outra realidade estrutura demográfica e econômica (o Brasil era muito fechado, quase não havia importados, hoje é tudo “made in China”, até a pilha do controle remoto (o Brasil sempre fabricou suas pilhas, por exemplo)). Está tudo muito errado, por que cargas d’água no mundo inteiro só a China produz pilhas? O Brasil poderia suprir pilhas para o mundo se aqui houvesse inflação, pois os salários seriam bem mais baixos e poderíamos competir com os produtos asiáticos.

  6. Num parafraseado – bem – pobre, do bom e velho GG:
    Quem sabe, quando esses super-economistas consigam, então, com sua profunda arrogância e desprezo, destruir toda nossa glória,
    A sociedade, enfim, desperte e mude o curso da História.
    Até lá…

  7. Não tem jeito, o trabalho é dinheiro, produz riquezas, cresce um país, cria poupança, roda a economia.
    Quem é rentista, só vê juros e ganho de capital. A indústria, faz de um país a máquina andante, mas o trabalho aquece essa máquina, liberta a angustia da alma por dignidade, quando se ganha por trabalho. O país desestressa coletivamente ,e anda com alegria nos olhos e na alma. Tem calor humano que nenhuma máquina tem. O indivíduo se sente parte de uma grande nação, uma grande ” tribo.

  8. A raiva incontida, embora disfarçada, de falar mal da Dilma, deforma o pensamento crítico de alguém tão capaz como o articulador que vos fala. A consideração sobre o minha casa é desastrosa.
    Nestas horas é que me dá um desânimo…
    E olhe que nós temos um bozó no govero.

  9. Caro Nassif;
    Sinceramente não consegui entender seu raciocinio sobre a MCMV??????
    Outro exemplo da falácia da composição foi o Minha Casa Minha Vida. Em 2007 havia um déficit de 7 milhões de moradias. O MCMV entregou 4 milhões. E o déficit aumentou.

    Pensou-se no programa exclusivamente do ponto de vista de mecanismos de financiamento. A explosão do programa provocou especulação urbana e, com ele, a explosão dos aluguéis. Para milhões de pessoas, o aluguel, que não era peso excessivo, passou a ser. E elas foram expulsas para a periferia mais distante, para a submoradia ou para favelas.

    Tá confuso, né
    Genaro

  10. quando o chefe entra em panico e começa a cometer
    loucuras não há sistema que aguente nem gente
    que mantenha a calma para perceber o que está em jogo….

  11. Sugiro uma entrevista com o André Araújo pra “ensinar”melhor economia e…Nassif o AA é o futuro da economia no Brasil,acredite !!!

  12. Há um daqueles vídeos em que parodiam o Hitler interpretado pelo excepcional Bruno Ganz em que ele vocifera que os filhos do Bolsonaro deveriam aprender a roubar com a família Sarney. Tem que ser muito inteligente pra mandar totalmente num estado por quase 50 anos, o Maranhão. Pena que é uma inteligência movida não pra chegar a grandeza, mas pra perpetuar a pequeneza – tornando um estado que tinha tudo pra ser um dos melhores do país sempre na fila final dos mais pobres. Por aquelas ironias do destino, é no Maranhão de hoje que vejo os primeiros passos de um político que poderá marcar de formar positiva o Brasil = Flavio Dino. Na torcida por ele.

  13. Talvez o extremo fracasso das políticas econômicas incompatíveis com a realidade do país sirva para embasar a conscientização acerca da necessidade de busca efetiva de um desenvolvimento sustentável, inovador e inclusivo. Todavia, o estudo, a compreensão e a coibição do uso de fake news na disputa política constituem fatores determinantes do resultado futuro da defesa da democracia na atualidade. É tempo de reunir a razão dos representantes de todos os matizes do espectro político, social e econômico, para que possamos promover o crescimento econômico aliado à restauração e ampliação dos direitos trabalhistas, bem como ao financiamento da previdência social e à preservação do equilíbrio do meio ambiente, com pleno respeito ao Estado Democrático de Direito.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador