Guedes vai implodir o fundamentalismo de Bolsonaro, por Luis Nassif

Aliás, o pecado fatal de Bolsonaro não é acreditar no terraplanismo, mas em Paulo Guedes.

Volto ao tema da entrevista de Roberto Campos Neto ao Valor.

Trata-se do mais expressivo depoimento de autoridade econômica de que tenho notícia, uma transparência ingenuamente exemplar, comprovando que a prioridade de Paulo Guedes jamais foi a de tirar o país da recessão, mas valer-se da destruição criadora da economia para impor suas preferências ideológicas..

Os desdobramento da recessão estão aí, aos olhos de todos: índices explosivos de desemprego e desalento, crescimento não apenas da economia informal mas do poder econômico das organizações criminosas, ampliação do ódio, exacerbação da intolerância, e todos os sintomas das doenças graves que germinam em economias sem perspectiva. No plano político, queda acentuada de popularidade do governo, crise fiscal, desmantelamento da educação, saude, meio ambiente.

Mas o que diz o ilustre neto do ilustre Campos

1. O avião tem duas turbinas, uma do setor público, outra do setor privado. Queremos parar a turbina do setor público para o setor privado ocupar o espaço.

2. Aí descobrimos que a recessão é decorrente da paralisação da turbina do setor público.

3. Mas, em vez de reativar os gastos públicos, vamos manter o aperto, manter as taxas reais de juros elevadas porque a maneira do setor privado ocupar o espaço público é ter segurança no desemprenho futuro da inflação. Se houver confiança, automaticamente o capital privado ocupará o espaço do setor público.

E emendo: se o avião cair, Bolsonaro que se vire.

Ou seja, tenho o diagnóstico sobre a crise, o caminho óbvio para destravar a economia – aumentando os gastos públicos -, mas vou manter tudo onde está porque meu objetivo final não é recuperar a economia, mas tirar o Estado definitivamente do jogo.

Qual o mérito da entrevista de Campos Neto? Expor de maneira crua a irresponsabilidade e os objetivos finais do modelo Guedes. Guedes não está minimamente interessado em recuperar a economia. Seu objetivo final é aproveitar a crise para destruir da maneira mais rápida o “inimigo”, o Estado. Pouco importa o custo econômico, social e político.

Leia também:  No princípio era Serra: golum atrás do "precious", por Frederico Firmo

Aliás, o pecado fatal de Bolsonaro não é acreditar no terraplanismo, mas em Paulo Guedes. Seu governo será abreviado pelas estratégias de Guedes que, ao final, voltará para seu habitat, o mercado. E é até possível que, nas noites mais alegres, conte histórias escabrosas sobre a maneira como engabelou um presidente fundamentalista e e fundamentalmente ignorante.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

19 comentários

  1. Os ignorantes não me incomodam. O que me incomoda são ignorantes com algum tipo de poder. E esse desgoverno está cheio deles!

    11
  2. O coiso não acredita no tchutchuca…..
    E nem faria a destruição da previdência….. inclusive ele mesmo já afirmou isso de modo indireto….
    É apenas um fantoche dos que financiaram essa desgraça que se abateu sobre os pais……já afirmou que deve a sua inesperada e improvável eleição a terceiros……
    Desse modo, teve que engolir dois ministros…..o tchutchuca, que só está ali para vender tudo o que puder e fazer a destruição da previdência beneficiando os bancos, e a si mesmo, depois cai fora, isso explica o seu descompromisso com a economia, que outro se dane pra arrumar tudo depois, não o fará por que não lhe interessa e por que não sabe fazê-lo….. é tosco da cabeça aos pés……
    O outro sapo que lhe enfiaram goela abaixo é o conge….esse não está ali para aprovar o maldito projeto, isso é apenas passatempo, pra mostrar um pouco de serviço e justificar a sua permanência no ministério, o objetivo principal é credencia-lo a presidência……..
    Acredito, que como o golpisto teve que aturar o careca e na primeira oportunidade livrou-se dele nomeando para o STF (e que se dane o país), o coiso não pensaria duas vezes em fazer isso com seus dois estorvos…… porém, os lojistas que o colocaram lá não permitem………..
    Espantoso é assistirmos a tudo impávidos, enquanto a mídia assassina quadrilheira e corrupta chancela tudo o que esses exterminadores fazem…..
    Esse é um governo de fachada, cheio de imbecis para criar distrações enquanto busca-se o objetivo principal: acabar com os direitos trabalhistas, apropriação dos recursos naturais e bens públicos, garantir o máximo do orçamento para os bancos em troca da quase certa moratoria…..

    17
    • Parabéns Naldo você foi muito feliz e expressou de forma muito apropriada o que estamos vivendo neste momento no país. Isto da para chamar de exterminio coletivo de um pais. Se há algo de consolo nisto tudo, eh que aqueles que consentem a tudo que está acontecendo também serão exterminados por esta política de em em curso.

  3. Guedes falou que faria isto , o presidente está preocupado com pontos na CNH , o país corre o sério risco de ficar sem Estado e sem iniciativa privada.
    Ao menos ouvi do ministro que sua política passaria por uma fase de transição.

    2
    1
  4. É rara tanta argúcia, conjugada com tamanho senso de oportunidade no encaixe de uma consoante, no caso um ‘r’ ! Aprendo muito com seus textos!

  5. Com o dinheiro público para o estado fazer oq bem entender só consegue prestar serviços ineficientes e cobrar impostos por coisas q eu nem ao menos tenho conhecimento e q posso vir a nunca utilizar.
    Se o estado fornece algo não é pq é gratuito mas sim pq já mordeu uma boa fatia do q era a minha renda de início.
    E se está na mão do estado/governo logo não funciona, pois quem é o esse monopólio pra deicidir oq fazer com o meu dinheiro?

    Estado mínimo significa roubo mínimo, imposto é roubo por não ser consentido

    2
    26
    • Os bancos precisam do dinheiro e não vão abrir mão, se você está disposto a abrir mão eles ficam agradecidos.

    • Não querendo permanecer um área pertencente a algum estado nacional, pode comprar um barco e viver em alto mar, ai, e só ai, não terá de pagar impostos. Boa viagem, vai pra maiamimimimi

  6. Porque alguém ainda contrata economistas pra alguma coisa ?! Profissão cada dia mais dispensável!!
    Será que nós engenheiros vamos ter que resolver tudo ?!
    O grau de empirismo com que essas pessoas trabalham é inacreditável. O último que falava coisa com coisa era o Meireles que era engenheiro.

    2
    8
  7. SE EU FOSSE BANQUEIRO E SEM CARÁTER/IRRESPONSÁVEL IRIA QUERER “MERCADO ACIMA DE TUDO,LUCRO ACIMA DE TODOS”SE MUITOS TEREM DINHEIRO PRA QUÊ BANCO ENTÃO?? O MEU OBJETIVO SERIA SEMPRE SE APODERAR DO DINHEIRO/RECURSOS/CAPITAIS !!
    Obs:Não tem como dar certo com um governo INFESTADO DE BANQUEIROS,qual a dúvida povão???

  8. Caramba! Essa caçapa já foi cantada lá atrás: o plano é finalizar o estrago dos anos 90! Aliás, desde a democratização que o “Projeto” é este, afinal, “o dono está chegando”.

    …E enquanto a rapina corre solta, dizem que “não existe projeto”…

    O próprio boçalnaro não está nem aí se estão balançando a arvore para ele cair, desde que não seja “a esquerda”…

    Se o PT, PT, PT, PSOL e outros são a favor do Estado, ele é contra. Ponto. Afinal, ele virou neoliberal outro dia desses (como tantos outros), pois o capitalismo de Estado já fez o seu trabalho de frear o comunismo. Desde a década de 70 se sabe que a disputa material não está mais no “chão de fábrica”, mas nos orçamentos. Quando povão passa a disputar estes ordçamentos, corta!

    Nisso o Roberto Campos já antecipou essa turma há bastante tempo em como ser antissocial: depois de décadas, foi só fazer um “mea culpa” dizendo que “eu acreditei no planejamento”…

  9. Só cego não enxerga, mas ouve e pensa.
    Vão esticar a corda até arrebentar – faltar dinheiro para tudo – vencimentos dos servidores civis e militares, fornecedores hospitais etc.
    O golpe fatal: para pagar as contas, vão propor a VENDA DE TUDO, a preço de banana em final de feira.
    Claro, venda para os amigos, como FHC fez para o grupo La Fonte, que recebeu parte do esquartejamento da Telebrás SEM COLOCAR UM CENTAVO.
    Aqui tudo se repetirá, porém com personagens diferentes, pois caberá aos ladroes de plantão se fartar na ladroagem.
    Os paraísos fiscais, agradecerão.

  10. Chama o meireles, o verdadeiro presidente é o Guedes que acha que sabe mas não sabe é nada é o Bolsonaro e o presidente figurativo, que acha que não sabe e não sabe mesmo,aliás o Bolso tá louco pra largar o abacaxi e ninguém tem coragem para propo-lo, ele queria disputar a eleição não pra ganhar mas viver das doaçoes de campanha mas ganhou e chora toda noite porque não vai dar conta, quando o desemprego atingir niveis de haiti vai renunciar,.

    1
    1
  11. Duas ponderações: 1) enquanto não perceberem que o que é privado, neste país, é a verdadeira privada onde cagamos, e enquanto aceitamos o desmonte do que é público, sem agirmos pra valer, vamos de mal a pior. Mas perceber como: ora, olhemos o tamanho das filas nos bancos, nas lotéricas, nos supermercados, filas por falta de empregados que o setor privado faz questão de não ter para lucrar mais. Mas os filhos da puta defensores da privatização de tudo insistem em reclamar só do setor público, fazendo questão de não verem a falta de empregados nos serviços privados e com isso nós que nos fodamos nas filas diariamente. 2) e enquanto não começarmos a botar fogo em tudo, bancos, lojas, o DIABO, enquanto não reagirmos à altura, queimando e matando gente da midia golpista, começando pela globosta, tudo vai continuar como está. Vamos pra rua, gente, vamos arrebentar tudo, morrer até se for preciso, mas morrer com vergonha na cara, pois somo um povo de palermas que aceitamos que vermes como moro, como guedes, como o boçal continuem vivos…….mas isso precisa mudar………..antes que esses malditos destruam tudo………MAS UM DETALHE: COMO SOMOS SÓ UNS MERDAS E NÃO PODEMOS FAZER JUSTIÇA COMO NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS, VAMOS FICAR TORCENDOP PARA QUE ESSSES ESTRUMES MORRAM DO PIOR TIPO DE CANCER OU DOENÇAS DEGENERATIVAS QUE OS APODREÇAM EM VIDA……..MALDITOS, QUE O INFERNO LHES SEJA ETERNO.

  12. Duas ponderações: 1) enquanto não perceberem que o que é privado, neste país, é a verdadeira privada onde cagamos, e enquanto aceitamos o desmonte do que é público, sem agirmos pra valer, vamos de mal a pior. Mas perceber como: ora, olhemos o tamanho das filas nos bancos, nas lotéricas, nos supermercados, filas por falta de empregados que o setor privado faz questão de não ter para lucrar mais. Mas os filhos da puta defensores da privatização de tudo insistem em reclamar só do setor público, fazendo questão de não verem a falta de empregados nos serviços privados e com isso nós que nos fodamos nas filas diariamente. 2) e enquanto não começarmos a botar fogo em tudo, bancos, lojas, o DIABO, enquanto não reagirmos à altura, queimando e matando gente da midia golpista, começando pela globosta, tudo vai continuar como está. Vamos pra rua, gente, vamos arrebentar tudo, morrer até se for preciso, mas morrer com vergonha na cara, pois somo um povo de palermas que aceitamos que vermes como moro, como guedes, como o boçal continuem vivos…….mas isso precisa mudar………..antes que esses malditos destruam tudo……..

  13. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome