O fator Trump e as exportações brasileiras, por Luís Nassif

Os EUA compram 45,8% dos equipamentos de transporte industrial exportados pelo Brasil, e 28,4% de peças para equipamentos de transporte.

A vitória de Trump significará um aumento expressivo no protecionismo norte-americano. É uma das poucas certezas, além das ameaças que representará para a democracia mundial.

As exportações brasileiras para os EUA, somam US$ 39,6 bilhões, ou 16,2% das exportações totais. Mas são exportações de maior valor agregado.

O maior item são insumos industriais elaborados. Entram nessa categoria aços e metais processados, produtos químicos, materiais têxteis, componentes eletrônicos e elétricos, materiais de construção processados, plásticos e borrachas, partes e peças mecânicas.

São setores com maior impacto sobre a economia. E os Estados Unidos representam 31,9% das exportações do setor e 19,94% das exportações totais.

Não apenas isso. Os EUA compram 45,8% dos equipamentos de transporte industrial exportados pelo Brasil, e 28,4% de peças para equipamentos de transporte.

Desagregando por setor, chegam-se aos seguintes números:

Em relação a Insumos Industriais Elaborados, o segundo mercado é a China, mas bem abaixo dos Estados Unidos.

Em Combustíveis e Lubrificantes Básicos, o maior mercado é a China, mas os EUA consomem 14,1% das exportações brasileiras do produto.

Em Bens de Capital, exceto equipamentos de transporte, os EUA são disparados os maiores compradores, respondendo por 48,5% das exportações do setor.

Leia também:

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os EUA vão tentar enforcar os BRICS.
    Vão taxar essas economias pra bancar a redução de impostos para as empresas nacionais.
    Isso fere o direito comercial defendido há séculos.
    Pro Trump e para a extrema direita, não existem normas.
    Então, se não existem normas, então vamos usar a imaginação e fazer o que quiser pois é tudo da lei.
    Vamos criar uma sociedade alternativa.
    Imagine o que aconteceria se os BRICS, aceitando adesão dos arábes e da venezuela decidirem que não vão vender um gota de petróleo por menos de 200 dólares o barril?
    Os EUA já são autossuficientes?
    Será que geraria inflação lá aconteceu no início da década de 70?
    E o petróleo é apenas um dos itens que os EUA tem dependência de outros países. Dependem até mesmo da mão de obra dos imigrantes. Será o início do declínio de mais um império ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador