
Ponto 1 – Lula e o fator feminino
Lula é extremamente suscetível ao comando feminino, herança de sua formação, tendo uma mãe forte orientando-o. Nos encontros informais, dona Marisa cuidava dos mínimos detalhes de sua postura, e ele acatava. Por exemplo, se alguém fosse tirar uma foto, tratava de impedir que Lula aparecesse em frente a um copo de bebida, para evitar exploração.
Os problemas que enfrentou depois que saiu do governo, a perseguição implacável, tiveram por alvo o sítio de Atibaia e o triplex do Guarujá – cuja compra não se consumou. O pedido para as empreiteiras reformarem o sítio do amigo partiu de dona Marisa, para fazer surpresa ao marido. E Lula acatou por um certo sentimento de culpa. Nos 8 anos que ficou no governo, coube a dona Marisa cuidar da família, dos filhos e netos.
Ponto 2 – Janja e as primeiras damas
Dona Marisa era discreta. Sua proatividade limitava-se às relações familiares.
Janja é outro padrão. De formação acadêmica e visão social como dona Ruth; protetora como Dona Marisa; e contemporânea e com uma fome de protagonismo dela própria, Janja.
Nos primeiros dias, mostrou a que veio. Tomou conta dos protocolos da posse e fez uma confusão dos diabos. Tratou de escolher um a um os artistas para o show da posse e criou o primeiro problema político para Lula, impedindo a posse de um Ministro acusado de ter batido na mulher. Segundo reportagens, a pessoa, na verdade, defendeu-se da agressão da esposa, tendo sido absolvido pelo Supremo.
Criou um problema para Lula, com o padrinho Eduardo Paes, e deixou todo o mundo político com a pulga atrás da orelha, sobre seu empenho em se envolver nos temas de Estado, colocando o entusiasmo acima da experiência.
Para completar o quadro, está se apresentando como a representante das minorias, afrontando as pautas morais e sendo a anti-Michelle Bolsonaro. É uma moça do seu tempo, e isso é bom, mas tem riscos.
Ponto 3 – tiroteio à vista
Mas tem o outro lado.
Nos próximos meses, pesará contra ela uma questão concreta: aumentará a percepção do mundo político e da mídia de que Janja poderá ser a Evita de Lula em 2026, inclusive envergando o figurino de Evita, de “mãe dos pobres”, com histórico para tal.
Nenhum dos candidatos a candidato têm a contemporaneidade, sua ambição por protagonismo, seu potencial de carisma junto às massas, sua influência sobre Lula e sua legitimidade como representante do lulismo.
Não estou dizendo que ela pretende ser, nem que será. Digo apenas que, nas próximas semanas, irá se consolidar essa percepção no mundo político e na mídia, com desdobramentos previsíveis: Janja vai se tornar alvo.
Até agora, falava-se apenas do potencial da figura pública, sem muitas informações sobre a pessoa física. Terá maturidade para evitar o deslumbramento, sabedoria para entender os limites de sua atuação, equilíbrio emocional para enfrentar as críticas, cuidados com deslumbramento, acuidade para entender as nuances da política? Para o potencial transformar-se em realidade há um longo caminho.
Junte-se a todos os pontos anteriores um machismo entranhado na sociedade brasileira e a crença da mídia e do mundo político de que o lulismo terminaria em 2026, com a decisão de Lula de não se candidatar à reeleição, e se terá pequena noção dos problemas que Janja terá pela frente e trará para Lula, não apenas no campo político, mas também no familiar.
.

Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Lula, e a própria Janja tem pouco a perder, no caso do deslumbramento subir à cabeça, ou mesmo simplesmente sair de controle; já o Brasil carece desesperadamente de juízo, depois de dez anos de queda.
Alea jacta est.
“Janja terá maturidade para evitar o deslumbramento, sabedoria para entender os limites, equilíbrio emocional para enfrentar as críticas?”
Temo que não , espero estar errado.
Profunda antipátia pela senhora 1@ Dama , gratuíta reconheço.
Poisé “seo” Nassif, não vejo com bons olhos esse protagonismo, espero que se Lula não quiser se reeleger, que elegeu um substituto, mas a esposa dele não tem história política pregressa, não tem base….como diz Martinho: é devagar, é devagar, devagarinho…
Acho que Lula tem mais de um plano. Penso que saiu escaldado com Dilma. Entendo que está tentando copiar Itamar Franco, dado que assume o país em condições análogas. Para mim, aposta que Haddad terá sucesso na Economia e que isso catapultaria sua visibilidade eleitoral… Há ainda o fator Alckmim, uma vez que este seria sucessor natural… A ver!
Janja deverá voltar para a casinha. Está deslumbrada, é muito mais qualificada que a michele bolsonaro, tem muito mais a oferecer enquanto primeira dama porém, descobrirá, não sem descontentamento, que o presidente é Lula e ela uma consorte, não mais que isso. Deverá aprender agir convenientemente em breve.Ela não é uma Hilary Clynton, felizmente.
O show da posse foi um soco de Brasil na cara do nosso viralatismo
Artigo desnecessário.
Acho que a sacada do cachorrinho vira-latas muito franciscana. O Brasil é católico.
O risco é de Manhã tornar se uma Cristina Kirchner antes mesmo de se candidatar. Caso nela percebam o calcanhar de Aquiles de Lula, vão atirar nela primeiro.
2 de janeiro de 2023 e já estamos discutindo a sucessão presidencial.
Assim,de minha parte,Janja já é minha candidata.
Grave, gravíssimo…
A simples possibilidade de estarmos debatendo o tema é, per si, grave: o mandato foi outorgado a ele (Lula!!!), concordemos ou não com as conjecturas históricas que permitem aos homens, muito mais que mulheres, chegarem a tais conquistas…
Quando tivemos Dilma, a pobre foi enxotada, e agora vaga como uma lembrança incômoda, já que em nenhum momento (minto, acho que teve um sim) dos discursos, a presidentA golpeada mereceu desagravo…
A melhor maneira de janja se firmar como algo seria pegar na mão de Dilma e dizer: olha aqui, a faixa era sua, e agora em nome de todas NÓS, você vai passar para Lula!!!!!!
Mas fez não, né jão?
Janja tem que ser o que ela é: esposa do presidente, e ponto final…
Se isso inclui tomar conta da Legião Brasileira de Assistência ou da cachorra do casal, quem tem que decidir é quem teve o VOTO, e o mundo político que o cerca!!!!
O PT, os aliados, o mundo institucional não pode se curvar a estas querelas pessoais e íntimas, que já sabemos, vão ser escamoteadas com alegações de machismo!!!!!
Uai, se ela quiser ser presidenta, faça política…POLÍTICA, com voto, debate, e como o marido, até com cadeia e perseguição da família…
O curriculum de “acadêmica” foi demais: o que ela escreveu de importante como socióloga?
A carreira da moça foi ser anteparo de conflito em empresa, nas chamadas instâncias de “responsabilidade social”, ou melhor dizendo, “detergente social” para tirar manchas corporativas!!!!!
NÃO CONHEÇO QUASE NADA SOBRE A JANJA, MAS ACHO IMPORTANTE OS ALERTAS DO NASSIF, POIS O QUE NÃO FALTARÁ, SÃO ATIRADORES DE CASCA DE BANANAS PARA ELA ESCORREGAR.É BOM NÃO FACILITAR, POIS INFELIZMENTE, O QUE NÃO FALTA NO MUNDO SÃO PESSOAS QUE PASSAM DO ESTADO PAZ E AMOR PARA O ESTADO DE ÓDIO E LINCHAMENTO.
Surpreendente mesmo é todo o pessoal feminista ignorar o bom e velho estereótipo (hipermachista) da mulher (bem) mais nova com um velho (bem mais velho)…
Será que se Lula fosse torneiro mecânico, a janja estaria limpando o suor dele com lenço, teria dado o telefone a ele?
Pois é…
Vai ver ela se encantou pela “beleza” dele…
O bom e velho jargão: o poder é afrodisíaco!!!!
https://twitter.com/HaddadDebochado/status/1609897962578284545?s=20&t=tkxYBWPbae5mo7ODCXIIeQ
O santo mais popular da Idade Média na crise da modernidade. Valores menos individualistas e competitivos em foco. Tudo é um. Au au au
Penso que a ala dita progressista, o é até a página 2, haja visto os comentários que fazem lembrar o século XIX.
Janja tem pretensões políticas ? Então que seja candidata, e se for a mais votada será a nova presidenta.
Dona Marisa deve ser lembrada sempre pois faz parte da história de Lula. Janja tem outra personalidade (nem melhor e nem pior, apenas diferente) Comparações devem ser deixadas para as revistas de fofoca.
Já os problemas familiares, são problema único e exclusivo da família Lula da Silva. Que atire a primeira pedra quem nunca teve um problema com os parentes.