Após recorrer ao STF, Aécio e Aloysio ficam fora da CPI da Petrobras

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizada às 14h40

Jornal GGN – Nem o presidenciável Aécio Neves (PSDB) e tampouco o correligionário Aloysio Nunes – cotado para ser candidato a vice-presidente na chapa tucana – denotaram interesse em participar da CPI da Petrobras. Na intenção de investigar as atividades da estatal durante gestões petistas, os senadores recorreram até mesmo ao Supremo Tribunal Federal (STF) para vencer os parlamentares que tentavam bloquear a CPI ou criar uma comissão ampla, incluindo apurações contra a gestão do PSDB e PSB em São Paulo e Pernambuco, respectivamente.

Diante da efetivação da CPI no Senado, PSDB e DEM adotaram a estratégia de atrasar a nomeação de seus indicados e se voltaram para uma CPMI da Petrobras. O objetivo da oposição é garantir que uma investigação mista, com senadores e deputados, tenha minoria favorável à presidente Dilma Rousseff (PT). No Senado, a base de apoio ao governo é maior. Na Câmara, os opositores conseguiriam mais espaço para conduzir as investigações.

Diante da estratégia oposicionista, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), seguiu o regimento interno e indicou os nomes que faltam à CPI da Petrobras. Os senadores Lúcia Vânia (PSDB) e Wilder Morais (DEM), entretanto, pedem substitutos. Morais, inclusive, disse que o DEM não pretende “perder tempo” com a CPI do Senado e lembrou que já foi indicado para integrar a CPI mista, que considera mais adequada para investigar a fundo as denúncias envolvendo a Petrobras.

Após a indicação dos nomes pelo presidente do Senado, o líder do PT na Casa, Humberto Costa, se disse admirado com a postura da oposição. Segundo ele, num momento em que se apresentaram as condições favoráveis para a investigação ser feita, PSDB e DEM não quiseram indicar os nomes. “Não há uma intenção efetiva de investigar. Há, na verdade, um desejo de transformar a CPI no palco de uma disputa político-eleitoral”, disparou o petista.

A instalação oficial da CPI da Petrobras no Senado aconteceu na manhã desta quarta-feira (14). Na ocasião, Vital do Rêgo (PMDB) foi eleito presidente e José Pimentel (PT) relator da investigação. Os integrantes do grupo agoram definem o calendário de oitivas e reuniões. 

Com Agência Senado

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O mínimo que o Congresso e o

    O mínimo que o Congresso e o PT podem fazer neste caso é requerer ao STF que os condene como litigantes de má fé. Eles provocaram o Judiciário sem intenção de cumprir e fazer cumprir a decisão que judicial que requisitaram ao STF. 

  2. Ueh? Fez o jogo todo para os

    Ueh? Fez o jogo todo para os Homer Simpson desse Brasil Varonil querendo a CPI da BR e agora nao deram o nome para participar da CPI?

    Eh muita cara de pau mesmo pqp. Arroxo Neves e Aluysio 300 mil nao sao coerentes. Se foram ateh ao STF pedir CPI exclusiva eles passaram a imagem que queriam de fato investigar as irregularidades, nao? Nada, jogo de cena para enganar a matilha anti-PT

    1. “Fez o jogo todo para os

      “Fez o jogo todo para os Homer Simpson desse Brasil Varonil querendo a CPI da BR e agora nao deram o nome para participar da CPI?”:

      Melhor pro Brasil, Francy:  quem vai pegar a maior parte do fogo dos brasileiros vai ser a Base Aliada de Trairas.

      Literalmente Aecio os jogou no fogo.

  3. manobra criminosa e antiga…

    PSDB sempre soube como instigar o STF a decidir de acordo com os interesses da mídia……….

    e uma vez decidido, fogem à responsabilidade de dar continuidade ao pleito, deixando a cargo da mídia

     

    e sempre funciona, como funcionou no mensalão, de repente até comprando um delator principal

  4. Objetivo atingido

    Ambos tinham o objetivo de afetar a cotação na bolsa da Petrobras. Como ela está em baixa, os especuladores que financiam ambos já estão comprando para a faturar alto a partir das novas descobertas que a Petrobras fizer.

    Já fizeram o deserviço ao Brasil e ninguém, nem no governo e nem no parlamento denuncia isso.

    1. e a CVM mortinha, sem nem se

      e a CVM mortinha, sem nem se preocupar com quem comprou na baixa artificila e vai vender na alta real. Vai sobrar muito $ para “ninho” 2

  5. O pobrema é que o Aécio é da

    O pobrema é que o Aécio é da escola da Míriam Leitão, não consegue articular uma frase completa sem gaguejar, tropeçar, engolir em seco, desafinar e todos os outros defeitos e trejeitos que uma pessoa insegura demonstra ao falar, especialmente em público.

    1. Aécio é uma pessoa insegura

      Aécio é uma pessoa insegura pra falar? Você está totalmente enganado Silvio, não se vê Aécio gaguejando ou hesitando em nenhum discurso, ele tem uma fala muito esclarecida e objetiva, nunca o vi fugindo de uma pergunta ou sendo incoerente.

  6. Explica esta parte melhor:

    Explica esta parte melhor: “Na Câmara, os tucanos conseguiriam ocupar a maior parte das cadeiras da CPI e conduzir a investigação sem interferências.”

    A pessoa que escreveu isso não tem a menor noção do que está falando….

  7. eles me lembram a esposa do

    eles me lembram a esposa do Joaquim Roriz, que foi jogada às feras na eleição de 2010, como candidata e disse num dos debates “vou defender toda aquela corrupção!”. Essa candidadtura foi o ato mais cruel que um marido podia particar contra a esposa, mas deve ter o vídeo no you tube

  8. PSDB bem representado

    Aécio é candidato a presidencia e presidente de partido, não tem como ele intregrar um CPI. Não tenho dúvidas que o PSDB será bem representado.

  9. Como já disseram, Aécio não

    Como já disseram, Aécio não pode participar pelo fato de ser candidato a presidencia. Engraçado como pessoas sem o minimo conhecimento tentam se passar por grandes entendedores de política. O PSDB e principalmente O BRASIL estará bem representado para esclarecer este grande roubo.

  10. Também acho que não

    Também acho que não participar da cpi é estratégia. Imaginem as perguntas que seriam feitas para o malandro aócio e ele teria que disfarçar, se defender e colocar a cara dele no rolo todo. Assim, sem participar da cpi, ele fica livre e solto, sempre atacando o atual governo, sem que ele mesmo possa ser questionado pelos parlamentares que compõem a cpi. Sabe como é, só vai aparecer na boa. E pensar que os analfabetos poliíticos sempre acabam votando em quem nada faz para o país. Aliás, faz: deixa os cofres públicos raspadinhos para o povo, mas para os amigos, a partilha do que não lhes pertence. Tenho medo das eleitoras mulheres.Elas, geralmente, infelizmente votam por outros motivos, não políticos. A mulher brasileira não aprendeu a se interessar por política.

  11. Ao usar a estratégia de

    Ao usar a estratégia de ampliar a CPI no Senado para investigação ao metro e a Suape,  a bancada governista usaria do artifício de, tendo um mesmo assunto sendo objeto de duas CPIs,  não instalar a CPMI “menor” ( apenas Petrobras ) visto que o assunto por ela investigado, já estava contemplado numa CPI mais ampla.

    Isso levou a oposição a recorrer ao STF, que determinou que a CPI do Senado também fosse unicamente Petrobras. Assim sendo, como uma não se sobrepõe a outra, ambas se igualam, as duas terão que ser instaladas.

    Evidentemente a manobra governista falhou e agora Renan tenta dar ares de importância à CPI do Senado, esvaziada.

    Vair ser boa. CPMI sempre é bom. Mas acredito que essa só esquenta mesmo depois da copa. Isso se depois da copa, não tiver a CPMI da Copa. Essa também promete.

     

  12. FORA PT

    Que venha essa CPI para colocar tudo em pratos limpos. Provar aos que ainda resistem, quem é de verdade o PT, o PT da Dilma e do Lula. CORRUPTOS MANIPULADORES. AÉCIO 2014!!!!

  13. Boa postura do Aécio

    Sem dúvidas é um exemplo de coerencia e coesão, pois o PT sempre disse que Aéico ia usar a CPI para servi-lo de palanque eleitoral, porém para calar a boca, nosso Futuro presidente ficou fora e para não dar margem, tirou Aloysio que é coordenadoor de campanha em SP!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador