Deputados pedem convocação de Paulo Roberto Costa à CPI da Petrobras

Jornal GGN – A comissão externa da Câmara que investiga denúncias sobre propinas supostamente pagas pela empresa holandesa SBM Offshore a servidores da Petrobras aprovou nesta quarta-feira (21) o relatório parcial do coordenador do grupo, deputado Maurício Quintella Lessa (PR), que pede, entre outros pontos, que a CPI instaurada no Senado convoce Paulo Roberto Costa para depor.

Ex-diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa foi preso na Operação Lava-Jato. Essa semana, entretanto, foi solto por determinação do ministro Teori Zavascki, do Supremo Federal Federal. Ele é acusado de chefiar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou cerca de R$ 10 bilhões da construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

De acordo com o relatório, a comissão encontrou dificuldades para realizar as investigações por não ter poderes para convocar testemunhas, nem quebrar sigilos telefônico, fiscal e bancário. A CPI do Senado tem poderes para avançar nas investigações. O senador Vital do Rêgo (PMDB) deve receber o pleito dos deputados no final da tarde desta quarta.

Nesta terça (20), o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, abriu a série de depoimentos na CPI da Petrobras no Senado. Ele defendeu a compra da Refinaria de Pasadena, nos EUA, e disse que a oposição à presidente da República, Dilma Rousseff, inventa acusações contra a estatal brasileira no intuito de vencer as eleições e privatizá-la. O ex-dirigente também falou sobre a Refinaria de Abreu e Lima e sobre a relação com Paulo Roberto Costa.

Leia mais: Oposição quer vencer a eleição e desmontar o pré-sal, diz Gabrielli à CPI

Quebra de sigílo

Os membros da comissão externa também recomendaram a quebra dos sigilos telefônico, fiscal e bancário do então representante da SBM Offshore no Brasil, Julio Faerman. Ele seria o intermediário do pagamento de propina a servidores da estatal. O relatório também pede a quebra dos sigilos das empresas de Faerman: Farcom Energia Ltda., Oildrive Consultoria em Energia e Petróleo Ltda.

A comissão externa, que começou os trabalhos em abril, sugere que a CPI solicite à Justiça Federal todas as informações da Operação Lava Jato. O grupo irá ao Paraná e ao Rio de Janeiro nesta quinta (22), para ouvir o juiz Sérgio Moro, responsável pela investigação da Polícia Federal, e o procurador Renato Silva Oliveira, que coordena as investigações sobre o caso no Ministério Público Federal.

Com Agência Câmara Notícias
 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

11 comentários

  1. A matéria está errada

    “Ele é acusado de chefiar um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou cerca de R$ 10 bilhões da construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.”

    Há algo errado na matéria, o esquema de desvio apurado pela Lava-jato fala em 10 bilhões de reais, mas não é todo esse dinheiro que envolve os negócios na refinaria Abreu e Lima. Essa Agência Câmara tem jornalistas bem competentes ein, misturando alhos com bugalhos… 

  2. TELECINE CULT14h10 “O

    TELECINE CULT
    14p0 “O Pistoleiro Marcado”
    15p0 “Crooklyn: Uma Família de Pernas Pro Ar”
    17p5 “Metido em Encrencas”
    20h “Uma Viagem Excêntric

      Horário do suposto depoimento se fosse hoje;

     Como fixo temos ,no mesmo horário,The Big Bang Theory, Two and a Half Men, Friends ,Seinfeld  E OUTROS.

          Mesmo curtindo política, NÃO será essa C P I que será mais divertida que os nomes citados.

              Que palhaçada!!!! Essa C P I tá mais pra Arrelia e Pimentinha.

                  Puro Pastelão!! E sem graça alguma.

    • Peregrino, ou a acusacao eh

      Peregrino, ou a acusacao eh falsissima (que eh o que eu estou suspeitando) ou ele nao tem nada a ver com DESVIO DE 10 BILHOES.  Que porra eh essa agora de brasileiros acharem que 10 bilhoes petroliferos nascem em arvores de beira de estrada?

      Entendeu?  Estao tentando gigolar alguem acusado (e admita se, possivelmente culpado de alguma coisa) por… por o que mesmo?

      Ah, sim…  por acusacoes contra o governo.  O que eh dizer que o material do processo ta mais ralo que feijoes na minha, digamos, ralissima privada…

      Se fosse culpado, ele nao teria razao nenhuma pra ficar “em silencio”.

      Se fosse inocente…  muito menos!

  3. CPI……nunca ví resultado

    Já vi muita CPI pela TV. Desistí. É sempre aquela historia: deputados ou senadores ridiculos fazendo perguntas idiotas. Ah….e com cara de policia….otoridade…… No fundo, não passa de conversa entre bandidos.

     

     

     

     

  4. Fatos?

    http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2014/05/21/petrobras-desmente-gabrielli-sobre-abreu-e-lima/

    “Em nota divulgada nesta quatra-feira, a Petrobras desmentiu informações repassadas por seu ex-presidente, José Sérgio Gabrielli, à CPI do Senado. “

    ……………………………………………………………………………………………..

    PF diz haver suspeita de atuação de ‘organização criminosa’ na Petrobras

    O documento da Polícia Federal será lido no plenário pelo líder do Solidariedade na Câmara, Fernando Franceschini (PR), nesta quarta-feira (21).

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/05/1457958-pf-diz-haver-suspeita-de-atuacao-de-organizacao-criminosa-na-petrobras.shtml

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome