5 de junho de 2026

Renan Calheiros completa CPI mista da Petrobras na próxima segunda

Jornal GGN – Renan Calheiros (PMDB), presidente do Congresso, deve indicar na segunda-feira (19) os nomes que faltam para compor a CPI Mista da Petrobras. Ao contrário do que aconteceu com a CPI da Petrobras no Senado, na investição mista o PT e o PROS não designaram seus representantes. Os dois partidos dispõem de três vagas na comissão. Ao todo, a CPMI será composta por 16 deputados e 16 senadores como titulares.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Renan Calheiros afirmou na quinta-feira (15) que vai adotar os mesmos critérios de indicação de nomes já usados para a CPI exclusiva do Senado, que possui 13 titulares. Neste caso, o PSDB e o DEM não indicaram seus representantes pois defendem a CPI mista. A CPI do Senado é formada por maioria governista.

Uma CPI nas duas casas reduziria o espaço da situação, permitindo que os oposicionistas possam administrar a apuração para não respingar denúncias em adversários políticos da presidente Dilma Rousseff.

Com a designação dos nomes, a CPMI da Petrobras poderá começar a trabalhar logo em seguida. A primeira reunião deve ser convocada pelo integrante mais velho, que também deve coordenar a eleição para a escolha do presidente da comissão. Cabe ao presidente a escolha do relator. O quadro acima, elaborado pelo Senado, demonstra a disposição das vagas nas duas CPIs.

A CPI da Petrobras no Senado foi essa semana e já aprovou um plano de trabalho com 74 requerimentos. A comissão, presidida por Vital do Rego (PMDB-PB), tem como relator o senador petista José Pimentel. Ele elaborou o plano de trabalho que indica como primeiros depoentes o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e a atual presidente da estatal, Graça Foster.

Leia mais: CPI da Petrobras atinge gestão FHC, mas não convoca ex-presidente

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

3 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. anarquista sério

    16 de maio de 2014 8:29 pm

     
    Renan Calheiros, o impoluto

     

    Renan Calheiros, o impoluto ?

             Agora vai.

         ps: Eles não tem vergonha de filhos, netos e descendentes como passarão pela história do comportamento como presidente do senado? Se não cuspirem no caixão , cuspirão na lápide.

  2. Zanchetta

    16 de maio de 2014 11:33 pm

    KKKKK… uma semana é um que

    KKKKK… uma semana é um que não indica, na outra é o outro!!!

    Tem para todos os gostos!

    1. Nira

      17 de maio de 2014 12:41 am

      E nem precisa gastar lona

      E nem precisa gastar lona para cobrir e virar circo.

Recomendados para você

Recomendados