Coronavirus: Governo brasileiro entende que já há pandemia, e critica OMS

A pandemia muda o enfrentamento da doença e, no lugar de tentar localizar casos, o sistema passa a atuar para evitar mortes em grupos de risco, diz Wanderson Oliveira

Jornal GGN – Para o Governo brasileiro, OMS já deveria ter reconhecido que há uma pandemia de coronavírus, e órgão peca em não dizer que é impossível conter o vírus. As declarações foram dadas pelo Secretário de Vigilância em Saúde à coluna Painel, da Folha.

Esta demora da Organização Mundial de Saúde em reconhecer a pandemia de coronavírus é motivo de preocupação para o secretário Wanderson Oliveira, de Vigilância em Saúde, que disse em áudio enviado a autoridades, que o órgão ‘peca em não dizer de forma franca que o vírus se espalhou e que não é possível contê-lo’. Para ele, a pandemia muda o enfrentamento da doença e, no lugar de tentar localizar casos, o sistema passa a atuar para evitar mortes em grupos de risco.

Para o secretário de Vigilância a posição da OMS é um dos motivos que dificultam o convencimento da sociedade de que não há razão para pânico.

Com informações da Folha.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o tal fulano não tem nada melhor pra fazer do que criticar a OMS?……
    Ele diz que a OMS “peca em não dizer de forma franca que o vírus se espalhou e que não é possível contê-lo” e ao mesmo tempo “Para a pasta da Saúde, a posição da OMS é um dos motivos que dificultam o convencimento da sociedade de que não há razão para pânico.”
    Resumindo……A OMS deve dizer, assim na lata, que o vírus se espalhou e que não é possível contê-lo e isso vai acalmar/convencer a população de que não há razão para pânico….Um digno representante do gov Bolso…..não diz coisa com coisa…….
    Pequeno exemplo de uma verdadeira, da pesada, pandemia:
    Gripe espanhola de 1918/19-Vitimando entre 50 e 100 milhões, algo entre 2,5 à 5% da população do planeta, com a população atual isso daria algo em torno de 175 milhões e 350 milhões de mortos……
    Estamos nos 90.000 casos confirmados…..Devagar com o andor….

    1. O critério pandemia só muda o status e as ferramentas de enfrentamento, e tem critérios específicos para ser declarada, não tem relação com o número de mortos, como você sugeriu na comparação com a gripe espanhola.

    1. Pois é….Seria muito interessante contar quantos mortos teremos no fim do ano pelo Covid-19 e comparar com quantos mortos teremos por dengue, pela “prosaica” pneumonia ou diabete…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador