A justiça é como as serpentes. Só morde os pés descalços, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

“A justiça é como as serpentes. Só morde os pés descalços”

por Jeferson Miola

“A justiça é como as serpentes. Só morde os pés descalços”.

Eduardo Galeano, um humanista que eles jamais terão dentre um dos seus.

O julgamento de exceção da Dilma na Câmara dos Deputados é um golpe de Estado que jamais seria cometido contra um Presidente conservador. É um golpe perpetrado contra um governo popular, dos de baixo, um golpe contra um governo passível de ser picado pela serpente da [in]justiça, porque é um governo dos “descalços”.

Fosse outro o governo ameaçado de golpe que não um governo popular presidido por uma mulher inocente e digna; enfim, fosse um governo destes golpistas que hoje ferem a democracia, talvez o STF tivesse sido menos solene e parcimonioso. Talvez tivesse atuado preventivamente em defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito tal como não consegue atuar na circunstância atual.

O Supremo Tribunal Federal, voluntária ou involuntariamente, permitiu que a crise política chegasse a um estágio dramático. Agindo passivamente, contribuiu para a evolução crítica do risco institucional [i] sendo complacente com os abusos e arbitrariedades da força-tarefa da Lava-Jato – em especial o justiceiro Moro; e, [ii] sendo condescendente com a permanência de Eduardo Cunha na Presidência da Câmara, o principal vetor de instabilidade golpista. Ao mesmo tempo, o STF contraditoriamente impediu a Presidente Dilma de nomear Lula para a Casa Civil, fato que fragilizou o governo.

Os juízes Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello são exceção, são os únicos da Corte que atuam com consciência apurada sobre a gravidade dos acontecimentos.

O golpe ultrapassou a primeira barreira – os golpistas alcançaram 367 votos na Câmara; 25 além dos necessários. A partir de agora, a batalha será no Senado, que precisa aceitar a denúncia por maioria simples, para só então instalar o julgamento que pode durar até 180 dias sem Dilma na Presidência.

A dificuldade para o governo aumentou muito, mas o jogo não acabou. Ainda que as dificuldades sejam enormes, é necessário cobrar dos golpistas o alto preço pelo atentado que cometem contra a Constituição e o Estado Democrático de Direito. Se for para morrer, que não seja uma morte ajoelhada diante de tiranos que conformam maioria institucional para rasgar a Constituição.

As ruas devem bafejar o Senado defendendo justiça e legalidade; por isso é essencial o revigoramento da mobilização democrático-popular e um padrão de luta social ainda mais intensa. Os golpistas não devem ter trégua.

É cada vez mais sólida a consciência no país e no debate público internacional sobre a natureza golpista da tentativa de derrubada da Presidente Dilma. Cresce a consciência democrática de que Dilma é uma presidente inocente e íntegra vítima de uma conspiração do vice Temer com o apoio de uma turba de deputados corruptos chefiados por Eduardo Cunha em troca de impunidade na Lava-Jato.

Esse clima que domina não só o noticiário sério do mundo, como agências, governos, instituições e organismos internacionais, também alarma o meio jurídico internacional, com juristas renomados alertando o caráter de exceção do juízo da Presidente Dilma. Que esse clima internacional encoraje a Suprema Corte do Brasil a defender o Estado de Direito sem temer a pressão golpista da mídia.

A denúncia do golpe e dos interesses na deposição da Dilma, assim como a disputa de uma narrativa dos acontecimentos, é a chave tanto para a derrota do golpe, como para a recomposição futura do PT, do campo democrático-popular e do conjunto da esquerda brasileira.

Jeferson Miola, integrante do Instituto de Debates, Estudos e Alternativas de Porto Alegre (Idea), foi coordenador-executivo do 5º Fórum Social Mundial

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Depois de tudo que gastaram

    Depois de tudo que gastaram para perpetrar o golpe nada mais os deterá.

    O Judidicário, através do MOro e do STF e o MPF  atingiram seu objetivo com a sua “mani pullite”,. assim como na Itália, e em nome do combate a corrupção, levaram ao poder o maior corrupto que já pisou por estas terras. Que desculpa darão agora?

    Ou alguém dúvida que o verdadeiro presidente será o Cunha?

    Mas, o golpe perpetrado por esta gente covarde sem escrúpulos ainda não está completo. Falta prender o Lula e confiscar tudo que ele e sua família tem, assim como fizeram com o José Dirceu.

    A história se encarregará de contar isto aos nossos netos, que desde já estão com o futuro comprometido.

     

  2. É só ver…

    É só ver a atuação dos meios de comunicação e da Justiça em relação aos mesmos delitos cometidos por Michel Temer.

    Aí fica claro o preconceito nesta situação.

  3. Galeano

    Galeano, como poeta, tinha um ouvudo fino. Sua observação sobre a justiça é quase uma paráfrase do Martin Fierro:

    “la ley es como el cuchillo:

    no ofiende a quien la maneja.”

    A tal história que a história se repete como farsa é uma comparação muito particular do Marx sobre os dois Napoleões.

    A história se repete porque somos os mesmos desde sempre, apenas com armas melhores, que matam mais.

    Qualquer tiranete cliente  poderia, hoje, dizer de Washington o mesmo que o Jugurta disse de Roma (ver Salustio)

  4. Guerra em varias frentes

     O STF junto com PF estao esperando a queda da Dilma para atacar o PMDB de Cunha, eles querem acabar com o PT e PMDB, O impeachment no Congresso é mais fácil porque Cunha tem 200 deputados na mão dele, pois distribui propina a todos, no Senado espero ser diferente, Temer aposta em ser presidente para acabar com a Lava Jato ou Lava Jato acaba com o PMDB.

  5. Crise econômica

    O processo é irreversível. Se fosse apenas crise política ……. 

    Mas a conjunção com a grave crise econômica castigando a população faz com que muitos queiram a saída de Dilma não pelo fator corrupção , mas sim acreditando que ” se dará um jeito nessa situação” – a situação econômica . 

    Após o término da votação , as comemorações nas ruas foram gerais. Infelizmente.

    1. Crise Econômica

      A Câmara dos Deputados boicota o Governo durante mais de um ano e a culpa da crise é da Dilma? Desculpem-me, mas com as denúncias feitas ao STF sobre o bandido Cunha e até o pedido de afastamento da presidencia da Câmara, feita pelo Procurador-Geral da República, responsabilizam os juizes da Suprema Corte pelo estado político atual do Brasil. Claro que com perversos reflexos sobre a economia… Não escaparão do julgamento da História.

       

  6. A realidade é que os

    A realidade é que os fracassados nas urnas estão tomando o poder e isso já faz tempo. O golpe teve seu ápice ontem, não há muito espaço para protagonismos. Nem à esquerda, nem à direita. A luta que restou para a resistência  é muito difícil e vai ser longa, muito longa. Temos que pensar urgente no tipo de comunicação que teremos na reconstrução da democracia que nunca foi plena. Lutar o mais que pudermos no curto prazo será necessário para que não haja heróis constituídos na farsa. Mais do que a urgência da luta é a consistência que teremos de dar a ela no avanço de nossa resistência.

  7. Com esse golpe os poderes se

    Com esse golpe os poderes se nivelarão e atuarão como sempre atuaram. Em harmonia. Afastada a desarmoniosa, honesta, o mercado reagiria positivamente anunaciava um dos veículos sem valor para influir os ilustres deputados já devidamente chantageados de que se não votassem a favor da moralidade do Temer e do Cunha, seriam incriminados em várias instâncias que nos envergonham. Das quais não nos livraremos seja qual for a reforma política implantada. Não vejo saída para esse novo jugo ao qual fomos submetidos. O dos bacharéis. Salvo alguns doutores de fato, que presam a justiça, a maioria está aí para desvirturar princípios, se acovardar e cometer injustiças. Se nivelam aos políticos que temos. É dos políticos, também, a missão de vigiar. Mas é da justiça a incumbência de julgar e punir. Se estão de mãos dadas, as academias que tem o monopólio do saber poderiam explicar melhor essas relações que começam a ser exercitadas já nos primeiros ciclos de ensino. Que saudades do José Alencar…

  8. “câmera”


    na sessão extraordinária da última quinta-feira, 14 de abril, em 3 oportunidades, ministros do supremo tribunal federal empregaram a palavra “câmera” para se referir à câmara dos deputados. um deles foi rosa weber.

    como pode um juiz se expressar dessa forma?

    como pode um sujeito da estatura moral de gilmar mendes estar juiz da mais alta corte do judiciário brasileiro há quase 14 anos?

    rosa weber, a personagem mais lamentável naquela noite de iníquas figuras – pior que gilmar mendes – no final da sessão, acomodou-se sem qualquer preocupação com uma postura que jamais terá, e dormiu, de lado na poltrona, sono solto.

    isso foi no que se reduziu o judiciário brasileiro, o mais caro do mundo.

    por tais motivos, impõe-se um expurgo completo na magistratura e, pelos mesmos motivos, também nos ministérios públicos estaduais e federal: essa gente insulta o cidadão-contribuinte. 

  9. Temer: O Traiçoeiro I. Aécio:

    Temer: O Traiçoeiro I. Aécio: o bufão II. Cunha: o Bacanal I.
    O Triunvirato do espetáculo mais nojento da história do Brasil. 
    (e o ideólogo, FHC, o Raputin II) 
    Um golpe sórdido, tão ou mais grave do que o golpe de 1964. Um golpe de corruptos para salvar o chefe dos bandidos, um golpe marcado pela vingança. Nem Maquiavel pensou nisso.
    São canalhas que votaram “sim” “por Deus”, “para minha filhinha”, “pela minha mãe”, “para minha mulher”. Essa é a cara da República das Bananas. Votar por Deus? Isso é medievalismo. Não leram a Constituição, mas os Manuais da Inquisição e queimaram uma mulher honesta na fogueira, sem direito à defesa. O crime da condenada: dar força para a lava jato.
    A República é laica. As imagens vistas no mundo inteiro dos representantes do povo brasileiro fizeram o mundo vomitar. E triste ver uma parte da classe média, branca, eleitores do Aécio, com renda maior de 10 salários mínimos, apoiando, abraçada ao Cunha, o símbolo da bandidagem internacional. Representam a marcha da família, propriedade e tradição de 1964. Hoje eu vomito sobre os urubus, na esperança de que a Inquisição vai um dia ser destruída.

  10. Aliados

    É impossível não concluir que, ao menos até ontem à noite, o STF foi aliado dos golpistas, no mínimo por omissão. Não há argumento que livre suas excelências dessa responsabilidade. Entraram para a história negativamente.

     

  11. Para além da luta imediata

    Para além da luta imediata que temos que travar neste momento , peço que quem saiba me informe sobre o movimento que quer controle do judiciário pelos outros dois poderes e pela sociedade. Nem sei se existe tal movimento. Se não existir acabo de lançar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador