Articulação com militares para queda de Dilma já havia sido vazada em áudios do PMDB

As revelações de Temer em seu livro, de que a queda de Dilma Rousseff estava sendo sondada junto a militares, já constavam em áudios de Jucá, Renan e Sarney

Jornal GGN – As revelações do ex-presidente Michel Temer, em seu livro, de que a avaliação do governo de Dilma Rousseff estava sendo sondada junto a militares antes do impeachment, em 2016, já constavam nos áudios de conversas reveladas entre os peemedebistas Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney.

Além do famoso “grande acordo nacional”, “com o Supremo, com tudo”, que virou o foco e manchetes dos meses seguintes no país, desde maio de 2016, um trecho dos áudios já indicava que este acordo envolvia, também, os militares.

É o que relembra Rubens Valente, hoje colunista do Uol, que à época trabalhava na Folha de S.Paulo, jornal que obteve os polêmicos áudios. O trecho foi citado por Jucá, em uma das conversas com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

“Sempre achei, desde o começo, que um trecho das conversas não havia recebido o destaque que merecia nas análises dos observadores políticos, nas ruas e nas redes sociais. Tratava-se de uma revelação lateral mas muito preocupante feita por Jucá numa das conversas com Machado. O então senador disse que estava conversando – ou consultando, sentindo a temperatura – com “alguns ministros do Supremo” e de comandantes militares a respeito do impeachment. E, principalmente, disse que recebeu um aval dos militares”, lembrou Rubens.

O peemedebista dizia para Machado que conversou “com alguns ministros do Supremo” e que estava “conversando com os generais, comandantes militares”. “Está tudo tranquilo, os caras diz que vão garantir”. A frase de Jucá era sobre o acordo para a derrubada de Dilma.

“Era estarrecedor esse tipo de conversa porque, depois dos 21 anos da longa noite dos arbítrios, ilegalidades e crimes cometidos pela ditadura militar, lá estava de novo parte da elite política brasileira abrindo espaço para militares opinarem sobre assuntos políticos civis. Nós sabemos como esse filme acaba”, concluiu o jornalista.

“O contexto do diálogo (“querem tirar ela”) deixou bem claro para mim que esses generais deram o sinal verde para a traição de Temer e do PMDB”, continuou. Narrando que havia passado dias se perguntando “quem eram os comandantes” e que hoje, no livro de Michel Temer, faz mais sentido.

Seriam o então comandante do Exército, Eduardo Villas Bôas, e o general Sérgio Etchegoyen, mais tarde nomeado chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) os militares que Jucá também sondou anteriormente? É a pergunta que ainda não foi respondida.

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu não sei o que era pior, se a canalhice do temer ou a inoperância da Dilma.
    A Dilma processou a veja por aquela capa canalha de 2014? Não;
    A Dilma tomou providências quanto ao escandaloso partidarismo antipetista da lava jato? Não;
    A Dilma fez a batalha da comunicação? Não;
    A Dilma tomou providências quanto inoperância total do Zé da justiça? Não;
    Apesar do Zé da justiça não ganhar nenhum causa em favor da Dilma, ela o demintiu? Não;
    Fiquem a vontade pra acrescentar mais, porque meu tempo é curto e as falhas foram muitas, muitas ok.

    1. A bem da verdade ela tentou a única cartada, Lula para frear o estouro da estupidez.
      A bem da verdade os sócios no golpe planejado desde a primeira eleição do Lula executaram o script, com stf, parlamento, judiciário, forças armadas, imprensa, bancos, fazendeiros, kataguiri, mbl, a pasionaria descabelada, os manipulados dos vinte centavos, o povo bovino etc.
      A bem da verdade procurou ajuda das milícias, mas…..

    2. Fel: apesar de oportuna sua colocação, você deixa PresidentaDilma como uma espécie de vilã da bagunça e da bagaça daquela época. Ninguém, num governos democrático (diferente de agora) conduz sozinho. Já lhe passou pela cachola perguntar ao próprio PT estas sua dúvidas shakespeariana? Aquela esquerda festiva que ornamentava a coroa onde estava? Mesmo com seu tempo curto, faça um esforcinho pra responder…

      1. JCordeiro, o que me impede de perdoar as falhas da Dilma é saber que pela sua ingenuidade em acreditar nas instituições sem fazer política, ou seja, manter sempre um diálogo com os representantes das mesmas, ele entregou a cabeça do Lula de mão beijada pra estes mediocres caiporas de curitiba. Um gigante como o Lula sendo humilhado por este povo mequetrefe da justiça curitibana. Humilhação esta, que não acabou. Vemos até hoje o presidente de maior apoio popular sendo tratado como um leproso, que ninguém quer tocar, por todas as instâncias jurídicas do país. Disse e repito, a Dilma foi o maior acerto ético do Lula e o seu maior errro político.

    3. Caro fel. Sem fazer nada disso, foi deposta. Já pensou se fizesse? Seria apedrejada em “praça pública” ou fuzilada “a bem da moral e dos bons costumes”.

      1. Pelo menos sairia lutando. A sua subserviência ao golpe me deu a imaginar se ela não o apoiou? Deixar ser gravada ilegalmente por um juiz mequetrefe de 1º instância e ficar por isto mesmo? Deixar sua imagem virar imagem de tiro ao Alvaro da PF e deixar quieto? Por muito menos, estes meliantes deveriam ser espulsos do serviço público, processados e condenados por espionagem da presidencia da república e estímulo a violência contra um chefe de estado

    4. Ora, quando um cidadão, usou uma caricatura dela como tiro ao alvo e ninguem fez nada, ao contrário, o cidadão ficou famoso, foi dada a senha……qualquer presidente com vergonha na cara exigiria a demissão do cidadão assinada em cima da mesa em 24 horas….e ele que se virasse depois na justiça para recuperar o cargo, mas o recado estaria dado…..

  2. Nassif: você que é antenado na matéria, diga se conhece, desde boquinha da noite de 14 de Novembro de 1889, alguma tramóia, alguma safadeza ou alguma sedição política-social (e até econômica) em Pindorama que não tenha passado pelo crivo dos VerdeSauvas? Eu não consegui. Veja lá se descobre. Tô no aguardo…

  3. Nesse caso,Eduardo Bananinha teria toda razão.Para derrubar Dilma bastava um cabo e um soldado.Se duvidar,um soldado e um cabo de vassoura.

  4. Será que alguém achava que os militares não estão envolvidos no golpe continuado? Com a derrubada de Dilma? Com a prisão de Lula? Com as protelações do STF?
    Nunca houve golpe, em lugar algum deste mundo, que não contasse com a participação de militares.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador