Cardozo sai da Justiça mas não deixa o Executivo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Publicado às 15:20 e atualizado às 15:50
 
 
Jornal GGN – Apesar de abandonar o Ministério da Justiça, com pressões de alas petistas contra o esquema montado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal de mirarem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Eduardo Cardozo não abandonou o Executivo.
 
Cardozo assumiu a Advocacia-Geral da União, a pedido da presidente Dilma Rousseff – uma forma de se afastar da linha de frente com a responsabilidade após a quebra de sigilos fiscal, telefônico e bancário de Lula, mas seguir ao lado de Dilma.
 
O novo ministro da Justiça será Wellington César Lima e Silva, procurador baiano ligado ao ministro da Casa Civil, Jaques Wagner. De acordo com a Folha de S. Paulo, o procurador já foi chamado ao Palácio do Planalto para oficializar o convite da presidente.
 
Wellington já chefiou o Ministério Público do Estado da Bahia por duas gestões, de 2010 a 2014, e é visto com reconhecimento pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot.
 
As trocas foram confirmadas nesta segunda-feira (29).
 
Leia mais: Com investigações sobre Lula, Cardozo deixa Ministério da Justiça
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

91 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cardozzzzzzzo gosta mesmo é…

    de emprego em gabinetes! E amigos banqueiros, tucanos… 

    Ele gosta é da boa vida, de fingimento e falta de compromisso com a democracia. 

    Esse incompetente, covarde, devia é ir para o inferno, e rápido!

    José Eduardo Cardozo envergonha o serviço público, o governo, o PT e todos os brasileiros de coragem, que arriscam a pele por seus ideais de uma nação justa e democrática.

  2. Saco de estrume

    Dilma tirou um saco de estrume do Misitério da Justiça e o colocou na Advocacia Geral da União.

    Menos mal. Quem sabe agora possamos ter um ministro da justiça ( comentário feito com esperaça moderada e ceticismo justificável).

    E o governo continuará com um saco de estrume inerme encostado em algum lugar.

    Haja…

  3. Psicologia de botequim

    A insegurança emocional da presidente é evidente, notória, indisfarçável. Desalojou o Renato Janine do MEC para manter o Mercadante no Executivo, agora o mesmo com o Zé Cardoso. Não sei da atuação do Adams na AGU, mas é pouco provável que o Zé Cardozo ao menos se equipare ao antecessor. Quanto ao novo ministro, a situação é gravíssima: perda de controle, quebra de hierarquia, insubordinação na Polícia Federal. Qual o peso político do novo ministro? Ninguém sabe, apenas que vem abençoado pelo J.Wagner. Muito pouco. 

    Boa notícia: agora sai a tese de doutorado do Zé, já pode marcar as passagens para Salamanca. 

    1. Segundo fontes o Adams estava

      Segundo fontes o Adams estava querendo sair há muito tempo.

      O peso polico desse procurador é zero.

      Até agora, só atiçou a turma de PF, que não gosta do MP.

      Vamos ver no que vai dar….

    2. Absoluta e rigorosamente nada a ver

      Quantos votos tinha o excelente ex Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro? Ele saiu no contexto da reforma ministerial feita em conjunto por Dilma e Lula, em outubro do ano passado. A saída dele nada tem a ver com “insegurança emocional” (só néscios podem acreditar em tamanha estultice). Tem a ver com uma coisa chamada POLÍTICA. 

      Quanto à AGU, José Eduardo Cardozo tem totais condições técnicas para suprir a ausência do competentíssimo Luis Inácio Adams. 

      Quanto à “benção” do novo Ministro da Justiça, é algo bem óbvio: vem com a benção de Dilma, Lula e Jaques Wagner. 

      Por fim, insegurança emocional quem tem são os frangotes assustados, que desde o ano passado, como crianças choronas, diziam que o golpe não passaria de fevereiro. Depois de março, de abril, de maio, de junho, de julho, de agosto, de setembro, de outubro, de novembro, de dezembro, etc…

      1.  
        Diogo, vosmecê  esqueceu

         

        Diogo, vosmecê  esqueceu que estes mesmos frangotes são os mesmos corneteiros do caos. São os missionários da desgraça e do fim do Brasil. Viviam berrando, vaticinando o apagão energético total. Não satisfeitos, espalhavam que não haveria Copa. Desde que o Lula os enxotou do governo, adoeceram e se envolvem numa raivosa conspirata em busca de arrumar justificativas para através de um golpe de Estado retomar a sanha de entregar os destinos do País aos seus patrões.

        Orlando

         

      2. Diogo, entendo e respeito suas posições

        Mas falo com conhecimento de causa: Adams foi quase desastroso para a AGU. Só não foi pior porque abaixo dele tem muita gente boa trabalhando duro pra fazer da AGU um órgão de ponta.

        Ele foi o primeiro ministro membro da carreira. Ao invés de capitalizar isso, ele lutou arduamente contra várias reivindicações históricas da carreira, inclusive manifestando-se publicamente contra, como no caso dos honorários incluídos no novo CPC. Por isso passou à história como o mais impopular de todos os AGU’s, dentre os membros da carreira.

        Lembra do sujeito que ele nomeou e fez o nº 2 da AGU, mesmo contra a vontade de Dilma? O resultado todos vimos: a operação Porto Seguro, que garantiu muitos meses de pancadaria grossa da mídia em cima do Lula e da Dilma.

        Vou ficar por aqui, pra não me comprometer…

  4. Um dos nomes cotado é o do
    Um dos nomes cotado é o do procurador Wellington César, baiano, ligado ao ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, e bem avalizado pela Procuradoria Geral da República, onde tem bom trânsito.

    Aqui na Bahia é reconhecido como o mais hábil procurador chefe dos últimos tempos.

  5. Notícia boa e ruim

    BOM: Wellington é ligado ao ministro  Jaques Wagner, que criticou a condução da lava-jato várias vezes.

     

    RUIM: Rodrigo janot gosta dele, e Janot é tucano (ou ao menos tucanólatra).

  6. Já vai tarde. Mas se ficar o

    Já vai tarde. Mas se ficar o homem de Dantas como DG, o tal de Leandro Coimbra, de nada adiantará. Tem que trocar o DG e todos agentes e delegados da PF que trabalham em Curitiba, inclusive o superintendente pra fazer a PF voltar a ser republicana e não mais tucana e aecista, o que é uma vergonha.

    1. ?

      Não aprende o quê?

      Dilma atendeu aos apelos do antigo Campo Majoritário e substituiu o ex Ministro da Justiça por alguém da confiança de Jaques Wagner e, por tabela, de Lula. 

      Cardozo na AGU vai fazer um excelente trabalho. Tecnicamente ele é um dos melhores quadros jurídicos do governo federal. 

      1.   Defender um cabra desses é

          Defender um cabra desses é ir contra o próprio partido do qual você diz fazer parte. Você deve ser o último dilmista num raio de 1000km.

        1. Não conheço Diogo Costa mas

          Não conheço Diogo Costa mas pelo o que eu tenho lido dele aqui no blog, ele é um sujeito que faz colocações corretas, ponderadas e bastante embasadas.

          Faço críticas ao posicionamento de José Eduardo Cardozo mas o que disse Diogo Costa sobre o Cardozo é a mais pura verdade, por isto que, para mim,o posicionamento do Ministro se torna mais estranho ainda.

          Diogo Costa é comentarista que tem os dois pés no chão bem em cima da realidade, de fatos e dados.

          Procure ler seus comentários. Vale a pena, mesmo que não concorde. Boa parte você vai concordar, mesmo que contrariado.

          Não conheci esquerdista que não seja afeito a uma autocrítica quando se vê diante de argumentos baseados na realidade, fatos e dados.

        1. ???

          Levá-la para o impedimento? De onde vossa senhoria tirou essa pseudo informação?

          A única coisa que se sabe até agora é que a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional vai votar a aprovação das contas presidenciais de 2014 agora no mês de março. 

          O relator da matéria, Senador Acir Gurgacz (PDT-RO), já apresentou relatório favorável à aprovação das contas de 2014. Ou seja, o parecer do TCU, que rejeitou as contas de 2014, tem tudo para ser derrotado no Congresso. 

          Com isso as espúrias motivações, presentes no pedido de impedimento, cairiam por Terra. 

          Não sei se vossa senhoria percebeu, mas quem perdeu o ‘time’ do golpe foram justamente os golpistas. 

      2. Diogo, para o bem do debate e
        Diogo, para o bem do debate e da consciência da maioria dos q acompanham o blog, VC poderia elaborar mais sobre as qualidades desse (nem tanto) ex-ministro…

        Um comentarista falou sobre as leis de combate a corrupção, como legado do Cardozo na justiça, isso deveria estar ligado ao governo Dilma. Entretanto, quando se olha a atuação da PF, MP e Moro sob essas leis, permitidas pela Dilma, tem se a impressão de q a atuação desses órgãos é feita a revelia das leis aprovadas pelo atual governo. O qual o invés de carregar consigo o bônus do combate a corrupção, carrega a pecha de corrupto. O Cardozo, por ser ministro da justiça, não pode ser culpado por essa situação?

        Obviamente que a péssima situação econômica em que nos encontramos colaborou pra isso. Mas o governo está nas cordas há muito tempo e isso é preocupante.

      3. Mas ela deve ter tido um

        Mas ela deve ter tido um trabalho muito estafante e minucioso. Não é fácil descobrir o pior. Parece que ela se esmera, diante de um leque de probabilidades, conseguir achar sempre a pior.

  7. Vai largar o osso e ficar

    Vai largar o osso e ficar desempregado? O cara não tem voto nem para sindico do prédio, como advogado deve ser incompetente. Se sair do governo vai viver de que?

    1. .

      José Eduardo Cardozo tem tantos votos que foi eleito para deputado federal em 2002 (o mais votado do PT de São Paulo) e em 2006.

      Não concorreu em 2010 – quando se elegeria novamente, com facilidade – para fazer parte da coordenação da primeira campanha de Dilma. 

      José Eduardo Cardozo é procurador concursado do município de São Paulo. Logo, não precisa de absolutamente nenhum cargo político para sobreviver. 

      1. Prezado Diogo Costa.
        Suas

        Prezado Diogo Costa.

        Suas colocações aqui no blog estão entre as que considero mais lúcidas e úteis.

        Como tenho formação em engenharia, não me sinto apto a julgar com profundidade as questões jurídicas, permanecendo sempre em dúvida em relação às críticas que fazem aqui (e em todos os prog-blogs) sobre a atuação do ex- ministro Cardoso.

        Gostaria de saber sua analise sobre a atuação dele à frente da pasta e sua saída do ministério.

  8. E o que isso representa na

    E o que isso representa na atual situação da política nacional? Que diferença o novo ministro pode fazer com relação a operação de “sabotagem” da Lava-Jato?!

  9. Off topic

    (Nassif e desenvolvedores:  TODOS os links de fim de pagina estao com o counter errado e fazem reload da mesma pagina ao invez de irem pra proxima)

  10. Exatamente nisso que eu

    Exatamente nisso que eu estava pensando! Agora os acordos de leniência, importantíssimos, param completamente! Ta tudo perdido mesmo! A PF não quer esses acordos, portanto…

  11. Os alunos do Damásio

    Os alunos do Damásio agradecem!

    E o substituto? O procurador baiano pode até ser bom de serviço, competente, mas deve ter ciência precisa das peças nas quais deverá mover dentro da PF, MPF TRF. Só assim conseguirá armar seu jogo. Se for um pouco inquieto, já terá feito mais que o inerte Zé Cardoso. Mas, tendo em vista os precedentes de Dilma nas nomeações, é preciso ver para crer.

    Caso contrário, teria sido mais prudente um advogado reconhecido na praça, com trânsito político e visão pragmática, para tentar reogarnizar a influência do Governo no judiciário.   

    De toda forma, fica a sensação de 45 minutos do segundo tempo.

  12. Bichinho de estimação

    Não sei de quem sinto mais vergonha, se da Dilma ou do Zé cardozo.

    Como um Homem se sujeita a isso. ficar num cantinho quientinho, a espreita de uma vaga no STF?

    Como um Homem se sujeita a ser praticamente escorraçado do governo pela direção do partido e o grosso da militancia, entre a qual me incluo, e ainda assim nele, governo, permanecer com uma espécie de premio de consolação?

    Como um homem se sujeita a ser transformado em um bichinho de estimação da chefe do executivo?

    Bem…Talvez não estejamos falando de um Homem; é possível?

     

     

     

  13. Nassif;  Paulo Lacerda Já  

    Nassif;  Paulo Lacerda Já   !!!!!!!!

    Seja lá quem e como for o novo ministro da Justiça é vital para o Brasil o retorno do corajoso,  íntegro e competente  delegado Paulo Lacerda, somente ele pode colocar ordem na PF.

    Genaro

  14. Confirma-se a minha

    Confirma-se a minha desconfiança. Não foram as reclamações do PT que fizeram o Cardoso largar o osso da Justiça. Foi a formalização para investigação sobre as relações espúrias de FHC, Globo e Mossac. 

    Continua com uma sinecura no governo. O fato de um ministro parvo como o Cardoso ter tanto prestígio junto a presidente mostra o quanto o  governo Dilma é medíocre.

    1. Errada!

      A matéria disse a real: Cardozo saiu porque foi o “último a saber” da ofensiva da Lava-Jato contra Lula. O que é espantoso é Dilma preservá-lo depois. A coisa toda tem um cheiro de traição que vou te contar…

      Parei de confiar na Dilma. E não duvido que Lula tenha feito o mesmo.

      1. “Cardozo saiu porque foi o

        “Cardozo saiu porque foi o “último a saber” da ofensiva da Lava-Jato contra Lula”:

        Nao basta ele ser burro e mediocre nao!  Nunca ouviu falar de Eduardo Guimaraes tampouco!  O Edu disse ou nao disse que ia acontecer?

        Que va pros quintos dos infernos mais rapido.

  15. “e é visto com reconhecimento

    “e é visto com reconhecimento pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot”.

    Xiii !! Sei não !!

    Elogio vindo daquele que só bate em Chico !

    Fico com pé atrás.

    Não devemos esquecer, que membros do judiciários se protegem, não importa se municipal, estadual ou federal. Eles fazem parte de uma casta exclusiva.

    Vamos ver se vai mandar investigar os 450Kg de cocaína, triplex global, e o esquicido caso do dono do jatinho.

    Vamos aguardar !

  16. É ver para crer, embora agora já seja um puta rabo de foguete!

    Espero que não seja mais um infiltrado ou incompetente, como começo a suspeitar até do presidente do partido governista, Rui Falcão!

    Mas a passividade deste partido e governo ao enfrentar esta guerra absurda contra o Brasil e os brasileiros é um “espanto espantoso!”.

    Com alvos gigantes para atacar sem medo de errar, como Aécio, ÉfeGagá, Cerra, Privataria, Furnas, Banestado, reeleição, etc. e ainda tendo o comando da PF, da ABIN (fora a retaguarda das FA) para investigá-los e desnudá-los todos, muito além de barcos de lata, é realmente inacreditável que apanhem tanto!

    O problema não é só se enfraquecerem. Muito pior é fortalecer esta oposição mediocrrérima como jamais se viu! Já perderam o respeito, os limites! Virou uma suruba de micos excitados em festa!

    Se há uma estratégia secreta sócio-politico-cultural nesta atitude passiva e defensiva (sim ainda admito esta “possibilidade”), tomara que ela dê frutos antes de eu morrer, de angústia e azia! E sorte a quem sobreviver…

    E olha que sou Dilmolulista, mas não sou petista! O partido, que no meio de tanta mediocridade é, dos grandes, o menos pior, que se vire como achar melhor! 

    Espero que o meu partido não volte mais uma vez a se apequenar.

    Sua sigla é: Bê Érre A Ésse I Éle.

  17. Um grandíssimo desprestígio

    Um grandíssimo desprestígio para a Advocacia Publica, com certeza Cardoso fara la o que fez no MJ, NADA. E agora ele esta colocando amigos dele aqui p defende-lp. E so o q faltava! Competencia onde meu caro? Cardoso e uma vergonha do governo Dilma, sem pulso, sem comando, uma lástima!

    1. Absoluta e rigorosamente nada a ver

      A AGU não tem nada a ver com o TSE. 

      Quem defende a chapa de Dilma no TSE não é a AGU, mas sim os advogados do PT e do PMDB. 

      Teu comentário é incrivelmente sem lógica. Aliás, é ilógico do princípio ao fim. 

      1. O papel de José Eduardo Cardozo

        Diogo,

        Além dos advogados do PT e do PMDB, os advogados pessoais de Dilma também defendem a presidenta (similar para Temer). Assim, não se pode simplesmente dizer que a permanência de Zé Cardozo no governo, agora na AGU, não favorece a pessoa de Dilma no sentido das ações de impeachment e no TSE. Pois, especialmente neste segundo mandato, qual foi o papel principal de Cardozo no Mnistério da Justiça senão o de um defensor da pessoa de Dilma? Que exerceu sem maiores questionamentos da mídia/ oposição/ mp/ justiça golpistas, em troca do seu comportamento pusilanime e favorecedor do pesado golpe contra o PT e as esquerdas, que bandidos incrustados no aparelho de estado (mpf/pf/justiça) desenvolvem abertamente, em especial contra Lula.

        Mantido no governo, agora na AGU, José Eduardo Cardozo vai continuar na sua missão principal, a de defender a pessoa de Dilma, usando, não digo a estrutura do Estado, mas o poder de voz nos meios de comunicação derivado do cargo. Na AGU, ele inclusive pode, por missão legal, atuar mais ainda, neste caso mais corretamente, contra o impeachment, combatendo um dos pés podres do golpe, a decisão golpista do TCU, como fez Luiz Inácio Adams, com grande correção. E não se tenha dúvida que, com o golpista Gilmar, o argumento TCU será usado a pleno também no TSE.

    1. Que pena! Quer dizer que esse

      Que pena! Quer dizer que esse Dayello não vai deixar de ser o Diretor Geral da PF? Será que trocaram seis por meia dúzia? A conferir.

  18. Apenas a se lamentar

    O nível de impropérios e ofensas carregadas de ódio dirgidas ao Ministro Cardozo pelos lulistas é de se lamentar. 

    São dignos de integrantes de facções de extrema direita. Aquelas que eles mesmos acusam de serem as disseminadoras do ódio.

    Queiram ou não, o Ministro Cardozo participou ativamente do maior legado que deixará o governo Dilma : as leis de combate à corrupção que levaram o Brasil a um outro patamar, a poder se comparar aos países com menores índices de corrupção do mundo. Uma legislação moderna.

    Se o lulismo não estava preparado para esse tipo de país, não devria tê-lo prometido durante vinte longos anos.

    Se as novas leis, e uma nova atitude republicana, se voltaram contra o próprio PT e o governo Lula, a culpa não está nas novas leis nem nas novas atitudes , mas sim naqueles que preferiram se aproximar de diatadores corruptos como José Eduardo Santos de Angola, Robert Mugabe do Zimbábue, Teodoro Obiang da Guiné Equatorial, os presidentes da FRELIMO de Moçambique, de Recep Ordegan da Turquia e tantos outros.

    As proximidades e afinidades de Lula demonstram qual sua idéia de país.

  19. Ecoam pelas mídias

    Ecoam pelas mídias panegíricos ao ministro Cardoso ao tempo em que imputam aos petistas malvados e ao Lula o seu crepúsculo na equipe da presidente Dilma. 

    Neste Brasil varonil TODAS, absolutamente TODAS, as referências ou inferências acerca do Bem e do Mal; do certo e do errado. da bondade e da maldade; são ponderadas tendo por lastro  o PT, Lula e demais líderes partidários. Ações ou omissões que por ventura os atinga, mesmo que de raspão, serão justificadas e exaltadas. 

    Óbvio que o sempre sublinhado (pelo próprio) “republicanismo” de Cardoso(eufemismo para frouxura) cairia nas graças deles. Abdicar do comando de uma instituição em armas, polícia judiciária da União, e nesses últimos anos majoritariamente anti-petista, só poderia render “ibope” e uma entrevista. nas páginas amarelas(de vergonha) da VEJA. 

    Por que a presidente o prestigiou tanto? Esperou até a undécima hora para defenestrá-lo? Das três uma: 1) Amizade e relacionamento fraterno deixando de lados os interesses maiores do seu governo e do próprio país. 2) Falta de entendimento ou entendimento equivocado da situação. 3) Pirraça. 

    Estamos tratando de um cidadão de bem, um bom parlamentar e um petista histórico. Nada existe que possa embasar críticas de cunho pessoal. Agora como ministro……….Bem, os fatos falam por si.

    PS: olha a herança: especula-se que a PF estrebuchará se o novo chefe da instituição for egresso do MP. Quem em sã consciência poderia mesmo em sonho prever tanta autossuficiência?

    Se a presidente Dilma ao menos piscar para uma eventual sedição quanto a essa escolha é este cabeça chata que desembarcará do governo. 

    Tremei Dilma!

     

    1. Olha aí o “monstro”. Fugiu

      Olha aí o “monstro”. Fugiu totalmente de controle. Isso não é uma Nota: é uma afronta ao Chefe da Instituição que nada mais é que a presidente da República Federativa do Brasil. Chefe de Estado e de Governo. Comandante-em-Chefe das Forças Armadas. Representante do país junto à Comunidade Internacional. Guardiã primeira da nossa soberania. Muito pouco, não?

      Nota à Imprensa

       

      Os Delegados da Polícia Federal receberam com extrema preocupação a notícia da iminente saída do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em razões de pressões políticas para que controle os trabalhos da Polícia Federal

       

       

       

       

       

       

       

      Os Delegados da Polícia Federal receberam com extrema preocupação a notícia da iminente saída do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em razões de pressões políticas para que controle os trabalhos da Polícia Federal.

      Os Delegados Federais reiteram que defenderão a independência funcional para a livre condução da investigação criminal e adotarão todas as medidas para preservar a pouca, mas importante, autonomia que a instituição Polícia Federal conquistou.

      Nesse cenário de grandes incertezas, se torna urgente a inserção da autonomia funcional e financeira da PF no texto constitucional. 

      A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal permanece compromissada em fortalecer a Polícia Federal como uma polícia de Estado, técnica e autônoma, livre de pressões externas ou de orientações político-partidárias.

      Contamos com o apoio do povo brasileiro para defender a Polícia Federal.

       

  20. Não conheço o novo ministro

    Não conheço o novo ministro mas é fato que entra em um momento péssimo, onde qualquer tentativa de botar ordem na casa será explorada pela imprensa como o início de uma operação-abafa. Antes tarde do que nunca, mas é incrível a capacidade da Dilma de deixar para tomar as atitudes mais contundentes aos 47 do segundo tempo.

    A essa altura os editores do PIG devem ter colocado metade de suas equipes para chafurdar a vida do novo ministro a fim de arrumar qualquer coisa que possa intimidá-lo. Agora é torcer, vamos ver no que dá.

  21. Alex Solnik
    Alex Solnik é
    Alex Solnik

    Alex Solnik

    Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais “Porque não deu certo”, “O Cofre do Adhemar”, “A guerra do apagão”, “O domador de sonhos” e “Dragonfly” (lançamento setembro 2016).

    Polícia Federal estava se transformando no 4º poder

    29 de Fevereiro de 2016Compartilhe no Google +Compartilhe no TwitterCompartilhe no Facebook 

    Na geléia geral em que se transformou a política brasileira criou-se uma lenda segundo a qual a Polícia Federal é um órgão autônomo que pode investigar o que quiser, do jeito que quiser, sem dar satisfações a ninguém e colaborando, inclusive, para derrubar um governo eleito do qual faz parte. Uma completa subversão da ordem.

    Em qualquer wikipedia da vida é fácil encontrar a definição de que a Polícia Federal é uma instituição subordinada ao Ministério da Justiça.

    Nunca entendi porque o agora ex-ministro da Justiça não se pautava por essa premissa.

    E deixou que o diretor da Polícia Federal, que agora deverá ser substituído, invertesse as coisas, dando a entender que o ministério é que era subordinado a ele.

    Permitir que uma instituição armada subordine o governo e não o oposto é um perigo imenso para a democracia. O poder civil, numa democracia, é que deve comandar o poder militar.

    Tanto o ministério da Justiça quanto a Polícia Federal têm o dever de defender o governo dos seus inimigos, que não são poucos, e não atuar para enfraquecê-lo, como vinha acontecendo.

    Foi o que vimos, para citar um exemplo próximo, durante o governo Lula, quando o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos atuou a favor do governo e impediu que caísse depois da delação, não premiada, de Roberto Jefferson.

    Vamos ouvir muito, nesses dias, queixas de policiais federais e até de comentaristas políticos, alegando que José Eduardo Cardozo estava certo ao deixar a Polícia Federal livre, leve e solta, ignorando, sem querer ou de propósito que há uma hierarquia a ser respeitada. Tanto no governo quanto na imprensa. Senão não existiria diretor de redação, cada repórter poderia fazer o que quisesse.

    Do jeito que as coisas estavam indo a Polícia Federal estava sssumindo o papel de polícia política, tal como no III Reich, com poder de tomar suas próprias decisões sem dar satisfações ao ministro e ao governo do qual faz parte.

    A Polícia Federal não pode constituir um poder em si mesma, assim como o Exército. Os poderes são apenas três. Ambas devem obedecer ao poder civil, é assim que reza a constituição. A comandante-em-chefe do Exército é a presidente da República, tal como acontece em todas as democracias do mundo.

     

    http://www.brasil247.com/pt/blog/alex_solnik/219067/Pol%C3%ADcia-Federal-estava-se-transformando-no-4%C2%BA-poder.htm

  22. Eu só queria saber por que

    Eu só queria saber por que cargas dágua, Cardozo não demitiu o DG, o homem que claramente o saboteu como ministro da justiça e permitiu que a raia miúda da PF fizesse dele, Cardozo, motivo de chacota dentro da PF. Sabe-se que Daiello foi o homem que tentou de todas as maneiras abortar a Satiagraha e sabotou protógenes Queiroz. Fala-se das ligações de Cardozo com Dantas. Daiello teria alguma informação para chantagear Cardozo? Cardozo cai, mas não consegue que Daiello se demitisse. Estranho isso.

  23. Judiciário Zikado

    Judiciário Zikado

    Há autoridades judiciárias reclamando do Brasil. Uma delas chega a afirmar que o país está “zikado” por causa de mosquitos transmissores do vírus zika, e, claro, culpa o governo pela existência dos mosquitos vetores. O texto adiante é réplica a uma destas reclamações, a que culpa o governo pela existência dos mosquitos, e guarda semelhança estrutural com ela.

    O Judiciário Brasileiro está, literalmente zikado. Depois de prejudicar a economia nacional com seus surtos “decisídios” que,  quando não inviabilizam, atrasam conclusão e multiplicam custos de grandes obras das quais o país não pode prescindir (e. g., grandes hidrelétricas); de prejudicar a economia com estardalhaços, vazamentos e heterodoxias jurídicas, especialmente na Lava Jato, sob lógica de messianismo religioso-medieval inaceitável, trazendo insegurança jurídica que inibe investimentos; de reclamar de algumas das consequências do ataque que ele mesmo faz aos maiores segmentos da economia (petróleo, gás, infraestrutura pesada etc.), como perda de grau de investimento e aumento do risco Brasil; da tortura de Estado praticada por ele contra investigados com prisão a perder de vista na tentativa de ouvir destes o que quer, analogamente ao que era feito na Ditadura militar; de ter admitido oficialmente, em decisão inacreditável de sua mais alta corte, condenar réu a prisão sem provas, desfaçatez judicial pouquíssimas vezes vista; de ter negado a réus o direito a dupla jurisdição, descumprindo compromisso que o Brasil assumiu internacionalmente, como se fôramos república de bananas cujo Direito parece sofrer de microcefalia técnica e moral; de ter feito vista grossa face a denúncias robustas de delitos de facção política (especialmente os de que são acusados membros do PSDB), caracterizando-se, por tais decisões injustificáveis, como judiciário pornograficamente polarizado partidariamente; de ter encetado descarada perseguição a líderes políticos, escarafunchando a vida de pessoas (Lula, por exemplo, tentando desmoralizá-lo para prejudicá-lo politicamente), em vez de delitos potencias, deformação judicial-funcional típica de republiquetas da pior espécie; de sugar descaradamente bateladas de recursos que dão aos servidores do judiciário padrão nababesco de vida, não obstante suas trágicas e proverbiais ineficiência e ineficácia traduzidas em processos que duram décadas; de consumir recursos (medidos em PIBs) que nenhum judiciário do mundo consome (o judiciário brasileiro é um dos mais caros de mundo, se não o mais caro); de ingerir indevidamente nos outros poderes promovendo baderna institucional; entra agora em colapso generalizado.

    O Judiciário vive desacerto e desencontro, legislando e interferindo em ações de executivos (de prefeituras ao executivo federal); descumprindo leis e a própria Constituição, como agora na autorização de prisão de réu sem condenação transitada em julgado; vazando informações sob sigilo judicial que aparecem na mídia diariamente; atribuindo-se por meio de manobras jurídicas talvez legais, mas ilegítimas, vencimentos superiores ao limite a que eticamente estão obrigados.

    As sujeiras do Judiciário não são apenas de ordem ética e moral, há ainda a contaminação da sociedade pelo fascismo (violência e intolerância políticas que se expressam nas ruas e nas redes sociais, alavancadas por pessoas deformadas política, ética e moralmente), oriundo do descalabro autoritário e desrespeitador de direitos de acusados e réus, especialmente se de viés trabalhista, perpetrado pelo judiciário. O populacho chamado de classe média vendo o desrespeito do Judiciário para com representantes dos trabalhadores, acha-se no direito de desrespeitar todos os que têm posições simpáticas aos trabalhadores. O fascismo cultivado na sujeira moral em que jaz o Judiciário fez vicejar o Zika moral que está a adoecer o tecido social com gravidade jamais vista no Brasil. Teremos um novo integralismo? Ou um nazismo tupiniquim? O respaldo que o Judiciário dá ao fascismo antes difuso tornou-o concentrado e perigoso.

    Não se pode aceitar um Judiciário que no afã moralista, autoritário e politicamente partidário de combater a corrupção prejudique mais o país do que a própria corrupção (o prejuízo imposto à economia pela Lava Jato, por exemplo, é maior do que o prejuízo causado pela corrupção que ela diz combater). A moral é meio para o alcance de bens éticos, não um fim em si mesma. A moral não está acima de bens éticos. Moral é meio, apenas, para o alcance de bens éticos

    Só uma pessoa completamente desinformada pode escrever, como o fez a autoridade judicial, que o capital privado tem fim social. Falta a essa pessoa leitura de textos econômicos, como por exemplo, os de Adam Smith, pai do chamado liberalismo. Além da falta de leitura de textos sobre economia, falta informação do que vem sendo feito no país. Falta conhecimento das contas nacionais, pois o item que individualmente mais consome recursos estatais é o que se destina a pagar o serviço da dívida que alimenta regiamente o tal do capital privado. Isso sem se falar da sonegação de R$ 500 bi/ano, crime cometido principalmente por capitalistas.

    O governo foi eleito para mandato de quatro anos. Continuar no poder até que o mandato termine é o certo, não o golpe de Estado, como querem alguns, e como parece defender a autoridade judicial em seu artigo.

    A argumentação em favor da quebra do princípio da presunção de inocência feita pelo desembargador é completamente inepta. A decisão do STF contraria explícita e claramente o texto constitucional, e o STF não é assembleia constituinte.

    O STF na tentativa, talvez, de corrigir a morosidade estarrecedora do Judiciário que torna decisões judiciais ineficazes muitas vezes por tardar em demasia, levando à impunidade, incorreu em erro maior: rasgou a Constituição e violentou o princípio da presunção de inocência. Cometeu um erro muito maior do que aquele que, presume-se, pretendia corrigir. Quanto ao que faz os EUA por meio de sua justiça, como menciona o desembargador, o faz de acordo com sua Constituição. A Constituição Americana não nos rege. A seguir por aí, logo O Estado Brasileiro condenará à morte e matará, porque a Constituição Americana permite.

    Há muito mais a contestar do artigo, mas, com sinceridade, o amontoado de clichês e de puerilidades que se seguem no texto após o trecho que li desanimam. Replicar seria elencar obviedades e informações largamente divulgadas, seria perder tempo.

    Se o artigo do desembargador é amostra representativa do nível intelectual e de informação de nossos juízes, o Brasil, e não apenas o Judiciário, está realmente zikado.

  24. PF pede “apoio do povo”! Virou partido ou es-cu-lham-ba-ção?!

    Uma notícia que apareceu (e sumiu rapidinho, não salvei a tela, o cachimbo caiu, hehe) é que com o anúncio da saída do hiperativo ministro, a PF (os de sempre) está pedindo “apoio do povo”!

    Que apoio? Que povo? Os coxinhas? O “povo” do PCC? Os chefes da oposição e das instituições por eles aparelhada desde sempre? Qqissu minhajenti?

    Rapaz, se policial, procurador e juiz (conhecem algum?) começarem, digo, continuarem a fazer política (já vi até propaganda do MP na TV!)…

    TAMUFU dicumforça!

  25. PF pede “apoio do povo”! Virou partido ou es-cu-lham-ba-ção?!

    Uma notícia que apareceu (e sumiu rapidinho, não salvei a tela, o cachimbo caiu, hehe) é que com o anúncio da saída do hiperativo ministro, a PF (os de sempre) está pedindo “apoio do povo”!

    Que apoio? Que povo? Os coxinhas? O “povo” do PCC? Os chefes da oposição e das instituições por eles aparelhada desde sempre? Qqissu minhajenti?

    Rapaz, se policial, procurador e juiz (conhecem algum?) começarem, digo, continuarem a fazer política (já vi até propaganda do MP na TV!)…

    TAMUFU dicumforça!

  26. No passado, quando a PF se

    No passado, quando a PF se atreveu a investigar as irregularidades do SIVAN, o delegado responsável foi exonerado, pra aprender a não investigar tucano. Depois, quando a PF se atreveu a investigar o Banestado, o delegado responsável foi exonerado, pra aprender a não investigar tucano. Depois outro delegado assumiu o caso Banestado e, como se atreveu a investigar tucano, foi demitido da PF. Os delegados da PF e seus sindicatos pelegos, todos simpatizantes do tucanato, ficaram de bico calado.  Agora vêm com essa estorinha de independência.

    São subordinados sim ao Ministro da Justiça. Está lá na Constituição.

    Não podem fazer escutas ilegais no cárcere, como fizeram com Alberto Youssef. Se o fizerem, estão sujeitos às penas previstas na Constituição e no Código Penal.

    Não podem usar a instiuição para fazer proselitismo político-partidário, como fazem atualmente contra o PT.

    Não podem fazer denúncias seletivas. Como pode: apuram um bote a remo e deixam de apurar um helicóptero cheio de cocaína?

    Não podem escolher pessoas ou partidos polícos a serem investigados. 

    Não podem vazar peças sigilosas para a grande mídia. Se houver vazamentos, têm o dever constitucional de apurar. Se não apurar, alguém precisa ser responsabilizado e responder criminal e administrativamente por tamanha incompetência. 

     

     

    1. Exatamente o q eu
      Exatamente o q eu pensei.

      Queria saber o q esse sujeito tem com D. Dilma, ou vice-versa. (aqui sem nenhuma conotação que não seja respeitosa).

      P©rr@ (desculpem), mas um ministro q é rejeitado pelo partido do governo, ao qual ele é filiado (!!!!!!), pelos partiados aliados dos governo, por simpatizantes das políticas do governo (militantes ou não), por juristas, advogados e pessoas interessadas na manutenção da ordem democrática e do estado de direito….e o maluco fica lá, boi na sombra, e a mulher não faz nada.

      O Lula teve q gritar no meio da rua pro infeliz meter o pé, isso depois de deixar o nome do Lula na merda. Depois de ajudar a deixar o governo do qual é ministro nas cordas.

      E a única coisa q a maioria queria era isenção nas investigações, pra que todo mundo que errou pagar. Independentemente do partido. E um pouco de respeito pela memória recente do maior líder político do país.(A desconstrução ou não do mito Lula é tarefa pra história, não pra meia dúzia de justiceiros, incorfomados que o seu candidato a presidente perdeu eleiçáo.)

      Só quem chora pelo cara ter caído é a oposição.

      O sujeito, de tão competente que é, vai se tornar O Advogado do governo.

      O cara foi contratado pra fazer a seguranca de um sítio. Ele viu armarem um circo próximo da casa principal. Viu que estavam enchendo o circo de gente e o circo não tinha segurança/nem estrutura. O sujeito pra acabar com o circo, ajuda a colocar fogo no circo! Quando o fogo está chegando na casa do dono, esse faz o sujeito de encarregado por apagar o fogo. Com sorte cai uma chuva e faz o serviço por ele, do contrário…

      Valeu D. Dilma e pt saudações.

  27. Era pra colocar um quadro
    Era pra colocar um quadro político lá, o Paulo Pimenta, Wadhi Damous, Requião qualquer um desses acabaria com a tucanagem da PF e a tornaria de fato republicana.

  28. o importante agora e saber

    o importante agora e saber como atuará op futuro ministo da justiça…

    lendo os comentárioops, percebo de novo que o diogo tá

    mandando muito bem, como sempre…

    lucidez e conhecimento…

  29. Fora da Ordem, por Bob Fernandes

    Num verso de “Fora da Ordem”, Caetano Veloso diz: “Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína”.

    Extrapolando a canção, muito parece fora da ordem. E fora do tempo também.

    Lula, enfim, falou sobre acusações de ser dono de sítio em Atibaia e tríplex no Guarujá. Disse não ser dono dos dois imóveis.
    O sítio seria de Jacó Bittar, que com amigos o teria comprado para Lula utilizar quando deixasse a presidência.
    Gente da Odebrechet coordenou obras no sítio. Investigam Lula em busca de conexões na Lava Jato.
    Sábado no Rio, no aniversário do PT e para militantes do PT, Lula deixou claro: é briga de rua e, também, nas ruas. Sobre o tríplex do Guarujá atacou:
    -Descobriram um tríplex, que não é meu. Inventaram uma tal offshore, disseram que era dona do meu triplex. (…) Como acredito em Deus, que aconteceu dois dias depois?
    Prosseguiu Lula:
    -A tal offshore que veio do Panamá pra ser dona do meu triplex é, na verdade, dona do triplex da Globo em Paraty, do helicóptero…
    Em meio à fritura e farta exposição de acarajés, Cardozo saltou para a Advocacia Geral da União. Deixou o ministério da Justiça, que… comanda a Polícia Federal.
    Polícia Federal que vai investigar Fernando Henrique Cardoso. Como, por quais conexões Miriam Dutra foi sustentada no exterior?
    Ainda Política & Polícia, nas páginas do jornal Folha de S.Paulo. Convenção para escolha do candidato do PSDB a prefeito de São Paulo.
    O ministério público investiga Sobral, ex-chefe de gabinete e aliado de Andrea Matarazzo, pré-candidato a prefeito.
    Sobral, sócio de Herencia, ex-diretor do Teatro Municipal, onde teriam embolsado R$ 20 milhões. Já o cabo eleitoral “Celebridade” apoia João Dória.
    Num grampo telefônico, “Celebridade” revela pagamentos que Dória teria feito a militantes do PSDB:
    -Ninguém quer trampar de graça. Sair de casa pra votar no Dória? Quem é Dória?
    João Dória, candidato de Alckmin, ganhou e foi para o segundo turno com Matarazzo. Com dominical briga de rua; socos, pontapés, urna eletrônica quebrada…
    Goldman, ex-governador, e José Anibal, tucanos, querem anulação da eleição do PSDB.
    Muita coisa está fora da ordem.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=eKNURW_JJ3w%5D

    ***

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=iQ4IBFC2YWk%5D

    Vapor barato, um mero serviçal do narcotráfico
    Foi encontrado na ruína de uma escola em construção
    Aqui tudo parece que é ainda construção e já é ruína
    Tudo é menino e menina no olho da rua
    O asfalto, a ponte o viaduto ganindo pra lua
    Nada continua
    E o cano da pistola que as crianças mordem
    Reflete todas as cores da paisagem da cidade que é muito
    Mais bonita e
    Muito mais intensa do que no cartão postal
    Alguma coisa está fora da ordem
    Fora da nova ordem mundial…
    Escuras coxas duras tuas duas de acrobata mulata
    Tua batata da perna moderna, a trupe intrépida em que fluis
    Te encontro em Sampa de onde mal se vê quem sobe ou desce a rampa
    Alguma coisa em nossa transa é quase luz forte demais
    Parece pôr tudo à prova, parece fogo, parece, parece paz
    Parece paz
    Pletora de alegria, um show de Jorge Benjor dentro de nós
    É muito, é grande, é total
    Alguma coisa está fora da ordem
    Fora da nova ordem mundial…
    Meu canto esconde-se como um bando de Ianomâmis na floresta
    Na minha testa caem, vêm colocar-se plumas de um velho cocar
    Estou de pé em cima do monte de imundo lixo baiano
    Cuspo chicletes do ódio no esgoto exposto do Leblon
    Mas retribuo a piscadela do garoto de frete do Trianon
    Eu sei o que é bom
    Eu não espero pelo dia em que todos os homens concordem
    Apenas sei de diversas harmonias bonitas possíveis sem juízo final
    Alguma coisa está fora da ordem
    Fora da nova ordem mundial…

     

  30. MEIA DEMISSÃO

    Na vida privada não existe meia demissão. Ou se está dentro, ou se está fora. Na política, a lei da gravidade não existe.

    Manter esse último “porquinho da Dilma” dentro do governo, mesmo em outra função menor, é debochar da inteligência dos brasileiros. É inimigo na trincheira, na certa!

  31. Sinceramente, se eu pudesse

    Sinceramente, se eu pudesse fazer perguntas a Cardozo, perguntaria como a PF, tão competente,  

    1-  não descobriu de quem era a cocaina aprendida no helicoptero dos Perella?

    2- se descobriu de quem era, por que abafou?

    3-  não descobriu de quem era o jatinho que matou Eduardo Campos?

    4 – não indiciou FHC por receber mesada de 75 mil por praticamente 1 ano da Odebrecht, como a própria PF divulgou?

     

    Apenas essas perguntinhas

    1. “1-  não descobriu de quem

      “1-  não descobriu de quem era a cocaina aprendida no helicoptero dos Perella?”:

      Dos DONOS do judiciario mineiro.  E nem houve tentativa de se ocultar isso.

  32. PF tá reclamando e

    PF tá reclamando e “convocando o povo”? Vai te catar…

    Alguém já viu jogador lançando manifesto porque a diretoria trocou o treinador? Já viram coroinha, sacristão ou padre de interior lançando manifesto por causa do Papa escolhido pelos Cardeais? Nomear, afastar ou aceitar renúncia de ministro é da conta de presidente da república, a maior autoridade de um país. Tem coisa neste país que virou uma verdadeira casa da mãe joana, com todo respeito às casas das mães joanas. Tem sargento querendo mandar mais que tenente, capitão, até mesmo querendo mandar mais do que general de divisão… Qual é o “garoto propaganda” da PF? O Japa Bonzinho… Por aí dá pra ter uma ideia do nível de esculhambação da coisa.

    1. Mourinho na segunda passagem e Felipão no Chelsea

      discordam de vc, só ver que os jogadores tiravam o pé não jogavam com vontade até a troca de técnicos

  33. Ai Ai Caramba Ai Ai AI

    Dilma anuncia saída de Cardozo, que assume a AGU

    :

    Em nota, o Palácio do Planalto oficializou na tarde desta segunda-feira 29 que José Eduardo Cardozo deixará o Ministério da Justiça e assumirá a chefia da Advocacia Geral da União (AGU) no lugar de Luís Inácio Adams, que já havia anunciado sua saída do governo; como previsto, assumirá o Ministério da Justiça o ex-procurador Geral da Justiça da Bahia, Dr. Wellington César Lima e Silva (abaixo, à dir.), indicado pelo ministro Jaques Wagner; a presidente aproveitou as mudanças para nomear Luiz Navarro de Brito na Controladoria Geral da União (CGU), que estava sendo comandada interinamente por Carlos Higino

    29 de Fevereiro de 2016 às 15:45

     

     

    247 – A presidente Dilma Rousseff oficializou, em nota divulgada na tarde desta segunda-feira 29, que José Eduardo Cardozo deixará o Ministério da Justiça e assumirá a chefia da Advocacia Geral da União (AGU) no lugar de Luís Inácio Adams, que já havia anunciado sua saída do governo.

    Como previsto, assumirá o lugar de Cardozo o ex-procurador Geral da Justiça da Bahia, Dr. Wellington César Lima e Silva, um nome indicado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, também baiano.

    A presidente aproveitou as mudanças para nomear Luiz Navarro de Brito como novo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), que até então estava sendo comandada interinamente por Carlos Higino, desde que Valdir Simão foi nomeado ministro do Planejamento.

    Cardozo deixou o comando do Ministério da Justiça sob pressão e críticas do PT de que não tinha o controle da Polícia Federal, responsável por operações consideradas abusivas pelo partido. O ministro sempre defendeu a independência da corporação e argumentava que não podia interferir.

    Nesta segunda, a Associação dos Delegados da PF divulgou uma nota em que dizia ver com “extrema preocupação” a saída de Cardozo. A troca no Ministério da Justiça deixa em dúvida a permanência no cargo do diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello.

    Leia abaixo a nota do Planalto:

    A Presidenta da República Dilma Rousseff informa que o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deixará a pasta e assumirá a chefia da Advocacia Geral da União, em substituição ao Ministro Luiz Inácio Adams que solicitou o seu desligamento, por razões pessoais.

    Assumirá o Ministério da Justiça o ex-Procurador Geral da Justiça do Estado da Bahia, Dr. Wellington César Lima e Silva.

    Assumirá o cargo de Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União, o Sr. Luiz Navarro de Brito.

    A Presidente da República agradece os valiosos serviços prestados ao longo de todos estes anos, com inestimável competência e brilho, pelo Dr. Luís Inácio Adams, e deseja pleno êxito à sua atividade profissional futura.

    Agradece ainda ao ministro-interino da CGU Sr. Carlos Higino pela sua dedicação

  34. Aí … Dona Dilma premia ele …

    Não é genial? Esse cara costurou a boca de um sapo e colocou dentro do travesseiro da Dilma. Não é possível!

  35. Só tem uma coisinha que está

    Só tem uma coisinha que está me preocupando, é a manutenção do Daiello no comando da PF. Parece que é uma mudança para não mudar nada.

  36. Pesadelo!

    Sempre tive a esperança, Oh! que tristeza, que o cardoso com seu jeitão de bobo tivesse uma carta na manga…

    Que houvesse na república um grupo que pudesse DEFENDER A REPÚBLICA DE QUAISQUER VIOLAÇÃO QUER FOSSEM ESTRANGEIRAS OU NACIONAIS….

    Que estivesse alerta 24 horas por dia vigiando a pátria…

    Que dureza, acordar e dar com o vigia babando e toda sorte de trama sendo engendrada por gente PAGA COM DINHEIRO DO ERÁRIO PUBLICO!

  37. Muito interessante a

    Muito interessante a estratégia de conluio entre a PF e o MP , especialmente da PF que é do executivo, de adotar procedimentos irregulares de vazamentos, interrogatórios direcionados, banalização de prisões sem provas e depois a mídia acusar o governo por tentar se defender. E o governo, refém do imobilismo, até quando adota medidas “republicanas” de redução de gastos é acusado de “prejudicar as investigações”. Foi fraco até agora, se tentar se fortlecer vai ser acusado disso. 

  38. Será que Vai?

    Nassif: diga a Presidenta que o ex-ministro é uma boa pessoa, que o respeitamos como cidadão. Agora, como político, sai de baixo. E nosso receio é que ele não venha a tornar-se o novo Toffoli. Lembra? Ela o demitiu e ele “escreveu na unha” o nome dela. Associou-se ao de Diamantino e a ala feminina da Corte e está causando um fuzuê danado, tanto no STF, como TSE. Este de agora é fraquinho, no trato de Brasília. O grupo que o “elegeu” também sabe disso. Pra quê o risco? Quanto ao novo ministro, só o tempo dirá. Mas vale lembrar que o Brasil é muito maior que a Bahia. E o vespeiro dos delegados federais ligados ao PDSB/DEM/PPS já lançou “panfleto” em forma de Manifesto. Queremos ladrões presos, queremos que se iguale Furnas e Trensalão ao Mensalão ou Lava Jato. Queremos investigação de todos os tríplex, do Guarujá, da ilha em Paraty e aquele na Av. Foch (Paris). Não queremos substituir um suposto grupo de ladrões por outro grupo, comprovadamente de ladrões.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador