Janot pede que STF reconheça a autoridade do MPF para investigar políticos

Jornal GGN – O procurador-geral da República Rodrigo Janot pediu ao Supremo Tribunal Federal que reconheça e confirme que o papel de coordenar as investigações contra suspeitos com foro privilegiado na Operação Lava Jato cabe ao Ministério Público Federal em sintonia com a PGR, e não à Polícia Federal, exclusivamente. 

A Folha de S. Paulo publicou, nesta quinta-feira (30), que Janot encaminhou um ofício ao relator da Lava Jato no Supremo, ministro Teori Zavascki, para que “seja determinado à autoridade policial que somente execute as inquirições pendentes mediante prévio ajuste com o procurador-geral sobre tempo, local e configuração dos respectivos atos.”

Para a imprensa tradicional, as autoridades “rivalizam” sobre o controle da Operação que desbaratou o cartel de empresas que atuava na Petrobras, com patrocínio de políticos. A conotação é de que Janot está exercendo algum autoritarismo quando cobra da Polícia Federal prestação de contas sobre os inquéritos que envolvem parlamentares. “Janot pediu ao ministro-relator do caso, Teori Zavascki, que obrigue a Polícia Federal a informar semanalmente à Procuradoria qualquer acréscimo aos autos do inquérito”, escreveu a Folha.

O GGN publicou no último sábado (25) um artigo no qual apresenta o protesto do senador Humberto Costa (PT), que é investigado na Lava Jato por suspeita de ter recebido dinheiro desviado da Petrobras para a campanha de 2010. O parlamentar pediu agenda com Janot para reclamar da morosidade da Polícia Federal em colher a versão dos investigados. Costa teve de se dirigir à delegacia voluntariamente, antes que o prazo para cumprimento das diligências do seu inquérito se esgotasse. Parafraseando a assessoria do senador: enquanto a PF demora para ouvir o outro lado dos fatos, a imprensa continua malhando os políticos diariamente.

Para a Folha, o pedido de Janot “contraria a PF, que defende maior autonomia para os delegados nas investigações. A disputa provocou uma crise com o Ministério Público e já levou à suspensão de depoimentos.”

O PGR pediu mais 60 dias para a apuração de alguns casos – de 26 inquéritos contra políticos, ele precisará prorrogar 19. Teori analisará a demanda. 

Redação

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só quero saber de uma coisa,

    Só quero saber de uma coisa, quando os tucanos irão entar na lava jato.

    Não estou nem ai se é pela PF,MPF ou PQPF

    Quero ver tucano entrando em cana na operação lava jato.

    Chega de proteção !

      1. Cardoso!!!!!! Esquece, um

        Cardoso!!!!!! Esquece, um omisso. Sobre os delegados aecistas do Paraná, quais as providências tomadas?

        Ministro da Justiça que não sabe indicar seus subordinados, não merecia segunda chance, mas a presidenta com a sua teimosia, o manteve no segundo governo. Um ministro da Justiça que é mais conhecido pela sua omissão.

  2. Só queria saber se tem alguém

    Só queria saber se tem alguém imparcial aí nesse história. De um lado temos os delegados aecistas e do outro os “intocáveis” procuradores que não tocam nos tucanos, também porque não procuram.

    O Janot pelo menos não é da República do Paraná, mas se ele está agindo assim para aparecer no pig como “aquele que pegou político ladrão”, terá que seguir a “metodologia” da República que dá porrada em professor

  3. DÁ SÉRIE: É TUDO FARINHA DO

    DÁ SÉRIE: É TUDO FARINHA DO MESMO SACO ATRÁS DO RECONHECIMENTO DA “CASA GRANDE” COMO INSTRUMENTO EFICIENTE PARA ACABAR COM O SOCIALISMO NO BRASIL.

    E A “ZELOTES”???

    E OS 20 ANOS DE TRENSALÃO???

    E O MENSALÃO TUCANO???

     

    HIPÓCRITAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  4. Lindo!
    Temos, então a PM para

    Lindo!

    Temos, então a PM para “controlar” o povão; a PC pra aliviar a “classe média”; a PF pra ir atrás de uma ou outra quadrilha dentro ou fora do serviço público; e, por fim o MP pra escolher qual político perseguir.

    Esse é o nosso modelo de várias polícias; não é repartição por atribuição, circunscrição, nada: é pela “cara do cliente”.

    … E o Luiz Antonio Paixão só se revirando no túmulo…

  5. De novo a briga pelo poder

    Nassif, tuas fontes no MPF continuam te enganando. Segundo o texto acima Janot pede ao STF que diga que ” o papel de coordenar as investigações contra suspeitos com foro privilegiado na Operação Lava Jato cabe ao Ministério Público Federal em sintonia com a PGR, e não à Polícia Federal, exclusivamente”. Em nenhum lugar existe que os Delegados da PF pediram pra coordenar com exclusividade as investigações contra suspeitos com foro privilegiado.

    Se me mostrarem onde existe isso eu retiro tudo que já disse sobre o MPF, em meus comentários. A verdade é que o MPF quer controlar tudo pelo poderque isso proporciona… simples assim. Será que o Nassif não enxerga isso?

    Mas uma vez insisto: Busquem quem pediu o fim da investigação do Helicóptero do pó… dos Perrellas. Porque aqui só se bate na PF?? A PF investiga gregos e troianos. Vide a Operação ZELOTES, que foi levada a termo por Delegados da PF… A PF nào tem culpa se a mídia familiar não divulga por motivos já exaustivamente elencados aqui, inclusive.

    O MPF quer, é projeto de poder, ter controle do ciclo completo da investigação… Isso sem controle externo NENHUM. Quem fiscaliza o fiscal? isto é uma Aberração, não existe em lugar nenhum do mundo. POR QUE isso não é questionado aqui? 

    A última foi essa :

    ConJur – CNMP decide que Ministério Público pode ter sistema de grampos – http://www.conjur.com.br/2015-abr-28/cnmp-decide-ministerio-publico-sistema-grampos?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

    Como assim, o MINISTÉRIO PÚBLICO decide???

    Quem vai fiscalizar o uso de grampos pelo MPF? 

    Isso está muito ERRADO, será que não está claro?

  6. doutor janot quer exercer a

    doutor janot quer exercer a plenitude do poder político-jurídico para administrar escândalos.

    doutor cardozo que se cuide, na primazia institucional de ofício vassalo serviçal dos donos do poder.

  7. De fato, político deveria só

    De fato, político deveria só ser investigado por delegado o bairro em que reside. Esses consegue arrancar de vagabundo até crime que ainda pensam de cometer. Sem levar que o nível de produtividade desses as nossas cadeias atestam que é fabulosa

  8. MPF e PF

    Complementando, me dei ao trabalho de pesquisar na legislação, no caso, o regimento Interno do STF:

    “Capítulo I

    DA AÇÃO PENAL ORIGINÁRIA

    ………

    Art. 230-C¹. Instaurado o inquérito, a autoridade policial deverá em sessenta dias reunir os elementos necessários à conclusão das investigações, efetuando as inquirições e realizando as demais diligências necessárias à elucidação dos fatos, apresentando, ao final, peça informativa.

    1 Atualizado com a introdução da Emenda Regimental 44/2011.

    § 1º O Relator poderá deferir a prorrogação do prazo sob requerimento fundamentado da autoridade policial ou do Procurador-Geral da República, que deverão indicar as diligências que faltam ser concluídas.

    1 Atualizado com a introdução da Emenda Regimental 44/2011″

    Bem, acho que isso explica tudo. O que o Janot quer é passar por cima desta norma. Aqui no Blog existem vários comentaristas advogados e juristas. Podem me desmentir, se for o caso.

     

  9. Com toda cereza, quem deve

    Com toda cereza, quem deve estar se roendo é a PF. Esta não engole Dilma desde quando ela mudou a indicação do Diretor Geral. Vem fazendo campanha aberta contra o Governo. Quando se vê cenas como aquela dos policiais subindo os mros da casa de Vaccari, e dentro da casa dele bisbilhotando as gavetas do quarto do invesigado – tudo mostrado em vídeo -, não se tem outra ideia senão de que a PF trabala em comum acordo com a imprensa para enxovalhar quem ela deseja, e de preferência os petistas. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador