Na casa de Eduardo Cunha, PF encontrou passaportes italianos para ele e sua filha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Cunha obteve passaporte italiano graças à descendência de sua mãe, Elza  | Foto: Cadu Gomes

Do Fato Online

Integrantes da Procuradoria-Geral da República classificam como suspeito o fato de Cunha ter esses documentos. Embaixada da Itália recebeu, em novembro, alertas contra o presidente da Câmara

Durante a Operação Catilinárias, realizada no dia 15 de dezembro, a Polícia Federal apreendeu cópias de passaportes italianos em nome do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), e de sua filha Danielle Dytz da Cunha.

Os documentos levantaram suspeitas junto aos investigadores da PGR (Procuradoria-Geral da República). Integrantes da procuradoria começaram a investigar se Cunha tinha intenção de deixar o país em virtude das investigações da Lava-Jato. A apreensão de cópias dos passaportes italianos de Cunha e de sua filha ocorreu na residência da família Cunha, em um condomínio de luxo no Rio de Janeiro.

A obtenção de cópias de passaportes italianos da família Cunha ratifica alertas recebidos no final de novembro pela Embaixada da Itália no Brasil. Na ocasião, segundo informações obtidas pelo Fato Online, a embaixada recebeu denúncias de que “pessoas ligadas ao presidente da Câmara” sondaram aluguel de imóveis por temporada na Itália. A embaixada, no entanto, não soube informar quem foram essas pessoas. Cunha nega que tenha procurado imóveis na Itália.

Além disso, a Embaixada Italiana também recebeu a informação de que Cunha tinha dupla cidadania em decorrência da ascendência italiana de sua mãe, Elza Consentino da Cunha. Em uma das contas da Suíça, a Triumph-SP, Cunha utilizou o nome de sua mãe como contrassenha do serviço helpdesk. A Triumph-SP é uma das quatro contas na Suíça atribuídas ao parlamentar fluminense pela Procuradoria-Geral da República.

As informações repassadas à embaixada, conforme apurou o Fato Online, foram encaminhadas à polícia Italiana. Após a fuga envolvendo o ex-gerente de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, as autoridades italianas redobraram a atenção com relação a brasileiros com dupla cidadania, como é o caso do presidente da Câmara, pelas informações obtidas pelo Fato Online.

Julius Bäer

Além das cópias dos passaportes italianos, os investigadores também encontraram na residência do parlamentar carioca vários documentos relacionados ao banco Julius Bäer, que, segundo a PGR, comprovariam o fato de que Cunha era titular e movimentava pessoalmente quatro contas na Suíça.

Outros documentos encontrados pelos investigadores durante a Operação Catilinárias na casa de Cunha foram recibos no valor de R$ 720 mil, relacionados à empresa Cingular Fomento Mercantil Ltda, de propriedade do Lúcio Funaro, ligado a Cunha. Os investigadores acreditam que os recibos podem comprovar que Cunha recebeu propina de Funaro. O empresário, pelas investigações, também pagou dois veículos da C3 Produções Artísticas e Jornalísticas, empresa de Cunha: um Hyundai Tucson e um Land Rover Freelander.

Esses pagamentos seriam fruto de uma pressão feita por aliados de Cunha contra a Schahin Engenharia para favorecer as empresas de Lúcio Funaro, tido como amigo de Cunha, em uma disputa entre a Cebel – Belém Centrais Hidrelétrica –, representada por Lucio Funaro, e a Schahin Engenharia, em processos judiciais relacionados à Central Hidrelétrica Apertadinho, em Rondônia.

Procurado pelo Fato Online, Eduardo Cunha afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que nunca procurou imóveis na Itália e que são públicas as informações de que ele tinha passaportes italianos. 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Verossimil, mas o diabo esta nos detalhes.

    “ratifica alertas recebidos no final de novembro pela Embaixada da Itália no Brasil. Na ocasião, segundo informações obtidas pelo Fato Online, a embaixada recebeu denúncias de que “pessoas ligadas ao presidente da Câmara” sondaram aluguel de imóveis por temporada na Itália. A embaixada, no entanto, não soube informar quem foram essas pessoas”:

    Ou ta confusamente escrito ou a reportagem esta escondendo a fonte da informacao, que parece ser a propria embaixada…  so que nao:

    “Alertas recebidos pela embaixada”?  De Marte ou de Venus?  Foram de Uranus por estarem na voz passiva?

    “Pessoas ligadas ao presidente da camara”?

    E eles “sondaram alugueis” na Italia?  Foi na embaixada que eles foram “sondar imoveis”?

    Se voce fosse reporter voce iria na embaixada de qualquer pais pra perguntar quem “sondou” alugueis de imoveis no pais deles sem esperar eles morrerem de rir?  Va falar pro consul ou embaixador dos EUA que voce esta “sondando alugar” uma mansao na em Miami pra saber o tamanho do peteleco…

    Mais importantemente, a embaixada “nao soube informar” quem eram essas pessoas?  E os “alertas recebidos” pela embaixada, ela ja sabe de onde vieram?  E porque cargas dagua eles ja emitiram esses passaportes sabendo com toda certeza do tamanho da encrenca Cunha?

    Muito mais importantemente, quais eram as DATAS desses passaportes italianos?  Nao era importante?  Ou a informacao que vazou nessa reportagem foi excessiva e colocaria alguma possivel acao ilegao da PF na mira?

    Por sinal, “sondagem” de algueis voce faz pela internet…  que eh o que estava sendo monitorado tambem, aparentemente.

    1. Me respondendo me a

      Me respondendo me a mim:

      Alguem notou como eh uma enorme coincidencia que quando filho da puta da direita esta envolvido a PF estranhamente comeca a detonar todas as proprias provas?

      A historia desmonta varias provas futuras, em caso voces nao notaram.

      E o vazamento NAO VEIO DA EMBAIXADA ITALIANA, ok?  Veio de uma das PF’s.

      So nos resta saber se veio da PFB ou da PF do B, o resto ta muito claro e eu TOU PUTO, ABSOLUTAMENTE PUTO.

  2. A “isenção” da justiça brasileira é espantosa.

    É só ver a diferença de tratamento dada ao Cunha e, por exemplo, ao José Genoíno. Um mora num condomínio de luxo. O outro, num sobrado simples de classe média. Espero estar vivo no dia em que for feita a exumação da AP 470 e todos aqueles que condenaram sem provas (“porque a literatura me permite”) vejam suas “reputações” jogadas na lama.

    Alguém sabe em que pé está (se é que está) o questionamento da AP 470 na Corte de San José?

    1. Ninguém sabe, principalmente

      Ninguém sabe, principalmente esses jornalistas investigativos de porta de delegacia, que chamam delegado de doutor.,

      Só para exemplificar esqueceram o tráfico de 450 kg de cocaína, transportada em um helocóptero de políticos mineiros, amigos do Aécio; do andamento do inquérito 2474 que esconde provas que inocentam Henrique Pizzolato; do caso da modelo mineira assassinada, envolvendo políticos do mensalão mineiro; das denúncias de Youssef envolvendo Aécio no recebimento de propinas da Bauruense e por aí vai.

      Enfim, corrupção e crimes das elites endinheiradas não vem ao caso.

      Exceção: o blog do Paulo Nogueira: Diário do Centro do Mundo.

    2. “É só ver a diferença de

      “É só ver a diferença de tratamento dada ao Cunha e, por exemplo, ao José Genoíno”:

      A reportagem eh feita pra JECAS.  Tem tanta coisa voando no ar que nao deu pra contar ainda.

      Me corrigindo, exceto pela minha suspeita que a internet de Cunha estava sendo levemente “monitorada” pela PF, nenhuma das minhas latidas se refere a eles, PF, como eu erroneamente me exxpressei, mas sim ao PGR:  nao eh por ser contra Cunha que eu vou me “esquecer” de uma manipulacao tao berrante assim.  EU NAO SOU E NAO QUERO SER MANIPULAVEL.

      E a reportagem mal se refere aa Procuradoria SOMENTE na prieira linha, nao eh mesmo?

      Eu nao estou aqui pra aplaudir isso nao.

  3. isso aí não quer dizr que ele

    isso aí não quer dizr que ele quisesse fugir hoje.

    talvez amanhã.

    ou em março….

    impressionanrte é a ideia que o cunha tem ou tinha

    de sua própria imunidade-impunidade.

    a polícia pegou no bolso do  paletó dele o tal bilhete 

    que o incrimina no caso  do relator da comissão

    de ética chamado pinato não sei das quantas….

    agora o passaporte para a itália, o país das mãos limpas

    onde a máfia já compõe o pib, tudo muito chique, tudo dentro da lei…. 

    e por incrivel que pareça acharam os comprovantes de

    depósitos de cunha na suiça,

    um paraíso fiscal de primeiro mundo, muito bacana tb,

    aceita dinheiro de bandidos e honestos de todos

    os quadrantes e calibres…

  4. Alguns “nobres” italianos

    Tereza Campello – Ministra

    Ricardo Berzoini – Ministro 

    Guido Mantega – ex-Ministro

    Luiz Ducci – ex-Ministro

    Marta Suplicy – ex-Ministra e Senadora

    Eduardo Suplicy – ex-Senador e Secretário Municipal

    Sérgio Gabrielli – ex-Presidente da Petrobras

    Antonio Palocci – ex-Ministro

    Marisa Letícia – ex-Primeira-Dama

    E correm boatos que Cardozo e Mercadante são portugueses, ora pois.

     

    1. bolsa troll tucana

      Jorge Bergoglio, Papa Francesco.

      Os nobres Geisel, Costa e Silva, Figueredo, Medici, Ustra, Fleury e Bonna, possuidores de folhas corridas exemplares ainda estão na fila do passaporte.

      Testa da cavolo.

    2. Ce eh chato assim ou ce

      Ce eh chato assim ou ce chupou limao?  Eh que tem mais de 30 anos que eu vejo mais ou menos seu mesmo comentario seu sendo publicado a respeito de politicos dos EUA, sabe como eh?  (E voce sabia que Obama eh muculmano que nem sequer nasceu nos Estados Unidos e que nao tem nem certidao de nascimento dos EUA?)

      Depois de mais de 30 anos de comentarios tao trogloditas e massante assim, a gente so quer mandar esses motherfuckers pros fifth circles of fucking hell.

      Nao que eu jamais diria isso, claro.  Muito menos com trogloditas.  Imagine.

      1. Tá nervoso ???

        Só achei interessante uma manchete com um fato tão corriqueiro. 

        Metade dos políticos brasileiro tem dupla cidadania. 

        Para simplificar, a grande maioria dos brasileiros que tem condições financeiras para isso, corre atrás de uma segunda cidadania.

        E o que isso quer dizer ? Absolutamente nada.

        1. “Metade dos políticos

          “Metade dos políticos brasileiro tem dupla cidadania”:

          Seu golpe nao residia nisso nao.  Seu golpe residia em nomear SOMENTE petistas.

        2. Tu estás pssando recibo

          pro Cunha? O ignobil deputado é acusado e comprovadamente um bandido e tu vens defender o crápula? Ah! Claro. Ele aceitou o peido do impitim da Dilma. Entendo.

  5. BANGU UNO

    Não sabia que precisava de passaporte italiano para ir para o presídio de BANGU 1.

    “Engenho de Dentro, quem não saltar agora só, em Realengo”…

    De REALENGO pra BANGU de trem, é só um pulinho e não precisa de passaporte.

    Também io non capisco perché MORO não os confiscou.

    Tu capisci???

     

      1. XICOMCUNHA NÃO DÁ

        Pelo amor de DEUS IVAN, não detone meu CARNAVAL.

        CHIKUNGUNYA eu aguento, mas XICOMCUNHA, NÃO DÁ!!!

        Já até comprei minha fantasia de CLAUDIA CRUZ CUNHA, um PERUCÃO, um OLHÃO, e uma TORNOZELEIRAS DE FALSOS BRILHANTES.

        A propósito, sou mulher.

  6. A Nação Brasileira , por obra

    A Nação Brasileira , por obra de todas suas instituições, está brincando de gato-e-rato com esse elemento, cuja insolência

    ultrapassou o máximo tolerável.Uma ação urgente, por favor, para o bem do BRASIL!!!

  7. Temos Eduado Cunha,

    Aécim Neves Cunha ainda livres, estranho porque as provas contra os dois já são suficientes para que aguardem o final das investigações e processos atrás das grades.

         E também nada contra José Serra e Geraldo Aidimim, nem investigação, nem processos. Enquanto isso um Tribunal Superior –  O  STJ –  produz uma página oficial como essa:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/jose-dirceu-vai-passar-o-fim-de-ano-atras-das-grades-escreve-stj-em-pagina-oficial/

    “José Dirceu vai passar o fim de ano atrás das grades”, escreve STJ em página oficial”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador