Na França, Sebastião Salgado diz que impeachment é golpe imoral

Jornal GGN – Em entrevista para um rádio francesa, o fotógrafo Sebastião Salgado afirmou que o processo de impeachment contra a presidente Dilma é um “golpe de estado imoral”, ressaltando que o Brasil tem uma imprensa de direita que combate o Partido dos Trabalhadores. Para ele, o processo faz parte de uma revanche política de uma classe política corrupta que quer voltar ao poder.  Leia a entrevista abaixo:

Da RFI

Sebastião Salgado diz que impeachment é golpe de estado imoral

O renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, que acabou de ingressar na seção de fotografia da Academia Francesa de Belas Artes, deu nesta terça-feira (19) uma entrevista à rádio France Inter, na qual afirmou que o processo de impeachment contra Dilma Rousseff é um golpe de estado imoral e analisou o legado do PT para o Brasil. Leia abaixo.

Vamos falar primeiramente do Brasil, um país atualmente dividido. De qual lado você está?

Com certeza não estou do lado que deu um golpe de estado. A esquerda chegou ao poder com uma proposta interessante. Durante 400 anos tivemos apenas uma classe dominante no comando do país e, nos últimos 13 anos, houve uma verdadeira redistribuição de renda. São mais de 40 milhões de brasileiros que estavam abaixo da linha da pobreza e que passaram à classe média. Há políticas sociais muito mais interessantes que antes, mas a elite que perdeu o poder tentar voltar de todas as maneiras. Temos uma imprensa de direita que combate o PT. Não sou filiado ao partido, mas não concordo que se elimine a democracia no Brasil através de um golpe de estado imoral.

 

Você acha que se trata de uma revanche política?

Totalmente. Além disso, a classe que quer voltar ao poder é a classe mais corrupta que podemos imaginar. No mandato anterior de Dilma, houve 1.200 processos contra a corrupção.

O PT mantém suas promessas sociais? O país realmente foi transformado?

O PT não estava realmente pronto para promover mudanças das dimensões propostas. Havia uma base do partido que era corrupta e que teve o mesmo comportamento dos outros partidos. Temos também que cobrar o PT. Mas o balanço é o mais positivo que o Brasil já teve.

O que nós choca aqui na França quando escutamos o termo “golpe de estado” é que não faz muito tempo que o Brasil passou por uma ditadura. É legítimo falar de golpe?

Poderíamos usar outro termo, mas parece um golpe. Estão tentando destituir um governo legítimo e democrático, é a primeira etapa de uma grande luta.

O que você achou do Prêmio Pulitzer dado a fotos de refugiados (dividido entre a agência de notícias Reuters e o jornal New York Times, este com fotos do brasileiro Mauricio Lima)?

Dizem que o fotojornalismo está morto, não é verdade. Ele conta a história. O que eu vejo nessas fotos é o espelho de uma sociedade. Hoje falamos muito de correntes migratórias como se fosse algo novo. Mas elas sempre existiram: a única diferença é que agora elas chegam à Europa. A história é exatamente a mesma.

A história é a mesma, e os dramas humanos continuam. A originalidade das suas fotos é o preto e branco. Por que essa escolha?

Nunca fotografei em cores. A cor provoca uma perda de concentração no momento de fotografar. Podemos dar poder e dignidade com o preto e branco. Desde 1980, trabalho com essa estética.

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vai haver LUTA e quanto mais povo do nosso lado, MELHOR!

    Depois da entrevistas de ontem e de hoje da presidenta Dilma.

    Ficou claro a INJUSTIÇA QUE SOFRE!

     E mais: A injustiça que sofre é por razões ÓBVIAS: NÃO HÁ JUSTIÇA AGINDO DE FORMA EFICIENTE NA DEFESA DA DEMOCRACIA.

    Há uma demora, um “medo” da justiça em agir – cada um explique de seu jeito:

    Eu acho que a justiça quer CRIMINALIZAR A DILMA e se ela mexer um dedo, será suficiente – o cunha pode dar bufetadas!

    Agora quem NÃO PODE FICAR SEM EXPLICAÇÃO É O POVO!

    As explicações da Dilma, ás vezes são técnicas e NÃO ALCANÇAM O POVO!

    DEVEMOS EXPLICAR PARA QUEM NÃO ENTENDE, quem já entende ficará com Dilma, a menos que seja da oposição!

    A MÍDIA NÃO TEM INTENÇÕES DE EXPLICAR NADA!

    Como então plicar ao povo, sem ser pela mídia ou algo que algum juiz indefira?

    A internet!

    TODOS OS MODOS DE DIVULGAR DEVEM SER USADOS, REDES SOCIAIS E ETC…

    Animações explicando DE FORMA SIMPLES E LINKS QUE POSSIBILITEM aprofundamento QUE POSSIBILITEM ACESSO A CONTEÚDO EM 2 GRAUS; para pessoas sem conhecimento especifico da área e dados para especialistas da área.

    Um medico pode não compreender sobre contas públicas, mas pode entender algo NÃO MUITO TÉCNICO e isso vale para quem tem cursos técnicos de TODAS AS ÁREAS!

    Tem serviços na internet que permite fazer animações simples que podem ser compreendidas por qualquer um!

    A animação deve conter explicações:

    _Diferença entre presidencialismo e parlamentarismo – para acabar com retóricas tipo as do Gilmar mendes e postar referência a constituição.

    _Os créditos complementares – a ideia que Dilma passou da compra e dos 100 reais é boa com informações para buscas será IMPORTANTÍSSIMA;

    _O TCU e as pedaladas e REFORÇAR QUE, quando algo se torna CRIME, NÃO PODE RETROAGIR COMO AGORA! Seja tudo explicado de forma simples para que POSSA VIRALIZAR…

     

    Local onde se pode fazer vídeos animados, são muitos vai um de exemplo.

    https://goanimate.com/

     

  2. A escória mais repugnante da

    A escória mais repugnante da classe politica, junto com chefe do crime organizado, Sr cunhaladrão, quer assaltar o país. cadê o judiciário que devora 1/3 do nosso PIB e nada faz. PRISÃO PARA CUNHA E SEUS FAMILIARES

  3. lembro que depois de 64

    lembro que depois de 64 demorou um pouco

    para haver uma reação internacional….

    agora, a reação foi imediata….

    espero que nossas vozes de repúdio a essa infamia ressoem

    pelo mundo  como nunca dantes ressoaram…

  4. Intelectual que se preza defende o PT. . .

    Intelectual que se preza defende o PT, e não precisa morar debaixo da ponte e comer sanduíche de mortadela para fazer isso, como pregam alguns. “Se defende o PT, tem que levar uma vida de miserável”. O maior problema deste país é a distribuição de renda injusta e  o PT conseguiu pelo menos reduzir consideravelmente o número de miseráveis, deu chances de estudo de terceiro grau a filhos de pobres estudiosos. Também deu um teto, a muitos que nem sonhavam em deixar de pagar aluguel e valorizou o salário mínimo que se não é uma maravilha é bem melhor do que nos tempos de FHC tanto comparado ao dólar como a outros parâmetros.

    1. A burguesia fede

      Falou muito bem. Mas é realmente difícil para quem teve uma caminha com teto desde sempre, nunca precisou trabalhar na infância, sempre teve o que comer e vestir, entender o que é viver na miséria sem perspectiva nenhuma. Esses mesmos que não entendem reclamam dos pobres e miseráveis como se nunca ter tido chance alguma na vida fosse uma escolha. Se já é difícil ter o que se deseja com amparo familiar, imagine sem.

      É tão raso ser coxinha.

       

  5. Se acabar a miséria o

    Se acabar a miséria o Sebastião Salgado bem como toda aqueles na humanidade que não consideram sadio uns terem tanto enquanto outros nada tem vão ter motivos de sobra para comemorar, provavelmente o Salgado vai poder se dedicar mais a fotografar o mundo do trabalho e aquelas paisagens maravilhosas que com sua genialidade conseguiu retratar como ninguém, mas enquanto isso não vem temos que ter paciência e ler alguns comentários tolos e sem nenhum sentido.

  6. Precisão de Fotógrafo

    Sebastião Salgado fotografa um País doente, que extirpa a democracia, engana seu povo, golpeia a justiça..
    Acaso, Corrupção Cura Corrução???

  7. Sebastião Salgado
    Sou uma grande admiradora do trabalho de Sebastião Salgado, mas tenho que discordar da sua opinião com relação a chamar impeachment de golpe! Sabemos que os opositores políticos estão adorando a situação para tirar proveito próprio.
    No entanto, embora o começo da gestão petista tenha se saído bem, a situação em que estamos economicamente é catastrófica. Eu sou uma eleitora arrependida como tantos outros…
    Além disso, a campanha eleitoral da atual presidente não foi nada democrática: Desviou dinheiro do Estado (muito).
    Nosso país foi à bancarrota,estamos com milhões de desempregados, descobrimos que fomos roubados e ainda querem nos cobrar a conta!
    Eu sei o quanto precionei o Congresso com meu esforço de formiga. E olha que somos um formigueiro. Basta o o fotógrafo olhar fotos das manifestações! Isto sim é DEMOCRACIA!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador