Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

Palco armado no TSE, por André Araújo

Palco armado no TSE, por André Araújo

A Banda de Música do sistema CBN-Globonews tem trombeteado o novo enredo após o fim das férias no Guarujá, agora trata-se da aparição de delatores premiados no Tribunal Superior Eleitoral, tal qual almas penadas a assombrar os ilustres Ministros. Trata-se de movimento curioso. O TSE é um tribunal essencialmente político, não é juizado criminal. Delações não são conclusões, depende do conjunto probatório que se encontra nos autos que o juizado diz ser impossível levar ao Tribunal porque são muito volumosos.

Ora, a presença só do delator sem os autos não é suficiente para tomado isoladamente para criar prova de um processo de tal importância que visa à cassação da Presidente e do Vice-presidente. Sem os autos a delação é peça inconclusiva, então qual a serventia de se transportar delatores para essa deposição?

Criar-se-á obviamente apenas um espetáculo com evidente  repercussão midiática, não se sabe se com ou sem televisionamento.  Mais um capítulo da série Justiça-Espetáculo de gosto duvidoso e que nada constrói.

A tese que se quer provar e divulgada à exaustão sem nenhuma análise pela Banda de Música é que dinheiro de propina pode ter se transformado em doação legal e assim contaminado a campanha da chapa Dilma-Temer. A tese é discutível.

O dinheiro de propina supõe-se que saiu do caixa de uma empreiteira e foi “esfriado”, isto é, teve algum documento ou nota fiscal para legalizar a saída do caixa. Essa operação tem custos: na saída há impostos cobrados pela emissão da nota, no mínimo, mais algum serviço que dê base à nota. Uma vez “esfriado” esse recurso ele já não é mais da construtora, saiu de seu controle contábil, é dinheiro frio na mão de algum operador, político ou burocrata.

Ora, se já saiu do caixa da empreiteira, a contabilidade já registrou o pagamento de alguma forma, esse recurso já não está mais na empresa como é que a mesma empreiteira vai fazer uma doação legal com um dinheiro que já não é mais seu,  já foi entregue a terceiros? Não faz nenhum sentido lógico. A doação vem de caixa 1, recurso legal no caixa da empreiteira, esse da propina já não existe mais no caixa da empresa porque foi entregue a um operador ou político. A “doação” da construtora à campanha vem do caixa legal da empresa, é contabilizada e o partido passou recibo, não pode ser o mesmo dinheiro da propina porque esse já não está mais em poder da empresa e não há como ela doa-lo.

A “doação” para campanhas é escriturada nas duas pontas, de quem deu e de quem recebeu, é dinheiro quente da empresa,  não há outro caminho. O dinheiro da propina segue caminho completamente diferente e, do momento de pagamento em diante, será sempre dinheiro frio, caixa 2, não tem como fazer parte de doação legal, porque essa tem origem e destino devidamente contabilizado, sempre caminho legal, nunca foi propina, são dois dinheiros diferentes.

Se é isso que se quer demonstrar no TSE não faz o menor sentido, a menos que eu tenha entendido mal essa novidade.

Mas é assim que o circuito CBN-Globonews tem repetido ad nauseam. Hoje mesmo Gerson Camarotti cantou o refrão no programa EM PAUTA ” dinheiro de propina serviu como doação à campanha de Dilma-Temer”.  Sinceramente não entendi.

 

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nâo tenha dúvida

    Certamente será um espetáculo midiático.

    Vamos amarrar algumas coisas aqui, lembrando à fraca memória seletiva de alguns que:

    “A CAMPANHA DE AÉCIO TEVE DOAÇÕES DAS MESMÍSSIMAS EMPREITEIRAS QUE DOARAM À CAMPANHA DE DILMA.”

    Seguem alguns links que vão elucidar e refrescar a memória:

    https://jornalggn.com.br/noticia/tse-aponta-15-irregularidades-em-campanha-de-aecio

    https://jornalggn.com.br/noticia/as-explicacoes-de-aecio-para-o-dinheiro-das-empreiteiras-em-sua-campanha

  2. Vamos ver

    Parece que realmente você não entendeu a operação.

    Uma obra pública foi superfaturada. Confirmação feita tanto pelo contratado quanto pelo contratante, no caso a Petrobras, que inclusive é co-autora das ações para recuperar o valor excedente pago.

    Este dinheiro entrou, obviamente, no caixa da empresa. Tudo aparentemente legal.

    Conforme confirmação também da contratante, na figura de diretores que decidiam as contratações e dos contratados, na figura de seus respectivos administradores, em contrapartida a contratada doaria parte de valor excedente ao partido político que detinha o poder de indicar os diretores que contratavam as obras.

    Tudo aparentemente legal.

    Restou alguma dúvida da operação do sistema ? 

    1. Dúvida restante

      Não sou o André, mas fiquei com uma dúvida.

      Se estava tudo tão combinadinho como você narra, por que então precisavam o tesoureiro da Dilma ir pedir dinheiro para os empreiteiros???

      Teve um que disse que se sentiu coagido. Como assim??? Num tava tudo combinadinho????

      Outra coisa, o PT recebeu doaões para campanhas em diversos estados e municípios nos quais não estava no poder. Nesse caso, não era propina??? E as doações para quem estava no poder, era propina??

      Seguir esse caminho de criminalizar as doações legais só serve para deixar claro que o que querem é criminalizar o PT e ponto final. 

    2. Dúvidas

      Como explicar as doações aos partidos que não estavam no poder?  Será porque eles tinham perspectivas de chegar lá, ou porque comandavam Estados e Municípios onde as mesmas empresas executavam obras?  E qual seria a porcentagem aceitável de lucro de uma empreiteira numa obra de bilhões de reais? Ela poderia utilizar parte desse lucro para executar uma política de boa vizinhança com os poderes públicos? Vc. já viu algum ladrão de dinheiro público dizer que roubava para sí mesmo? Eles sempre pediam “para os chefes”, “para os partidos”, pois do contrário os extorquidos iriam aos diretores denunciar o vigarista…

    3. Faltou provar. Delação, sem

      Faltou provar. Delação, sem documentos não é prova. Vão usar a documentação oficial das doações (caixa 1) como prova? Faz ideia do absurdo que isso representa? Estão dizendo então que seria melhor ter recebido as doações sem registro (caixa 2), já que qualquer doação legal, oficial e documentada passa a ser prova de crime.

      Nesse caso, o absurdo é ainda maior porque, aparentemente, apenas constituem crime as doações oficiais do governo federal. Mas todas as empreiteiras também realizaram obras para governos estaduais e municipais, e também fizeram doações para essas campanhas. Essas são doações “limpinhas”, apenas as do PT são “sujas”? Faça-me um favor.

      1. Exato!!! A lógica é essa, mas

        Exato!!! A lógica é essa, mas o triste é saber que os meritíssimos podem julgar como bem quiserem, baseados em alguma novíssima e talvez obscura teoria do direito. affff.

      2. Bem

        Quem confessou o crime que esclareça. 

        No caso específico de que trata o post, ou seja da chamada operação Lava-Jato, que conforme decisão antecipada do STF só pode se debruçar sobre os crimes contra a Petrobras, as doações foram para o PT.

        No caso da Operação Publicano, do MPE do Paraná, as verbas desviadas tanto da Secretaria da Fazenda quanto da Secretaria da Educação teriam alimentado a campanha do tucano Beto Richa.

        Mas aí, cada estado terá que resolver seu  problema. É uma questão de respeito a ordem constitucional, que define a jurisdição dos Ministérios Públicos e das polícias, divididos em estaduais e federais.

        Para a Justiça eleitoral server a mesma regra, quem cassa governador, em primeira instância, como ocorreu há poucos dias no Amazonas, é o TRE, quem cassa Presidente é o TSE.

         

    4. Mas isso não é o dinheiro da

      Mas isso não é o dinheiro da propina, é o dinheiro do overprice.  A descrição feita na midia está errada.

      Overprice é recurso que entra contabilmente registrado na empresa e propina é dinheiro que sai ilegalmente da empresa.

      Nessas questões as definições e os pontos dentro do movimento são cruciais para a analise juridica.

      1. Não sei

        Quem está dando essa definição de propina é você. 

        Não é do entendimento geral, nem da justiça, que só pode ser chamado de propina valores transferidos sem contrapartida contábil.

        Só para exemplificar, Eduardo Cunha está sendo acusado pelo PGR de ter recebido propina através de doações feitas por empresas a igreja assembléia de Deus. Com recibo e CNPJ.

        http://www.cartacapital.com.br/blogs/direto-de-sao-paulo/cunha-usou-assembleia-de-deus-para-receber-propina-diz-pgr-5886.html

        Via de regra, todas as propinas que os colaboradores dizem ter pago tem contrapartida contábil, geralmente notas frias de empresas frias, que era justamente o trabalho dos operadores. 

         

        1. Não sou eu que uso a

          Não sou eu que uso a expressão “propina”, é a midia inteira nesse caso.

          Ontem o Gerson Camarotti no programa EM PAUTA

          disse textualmente que há provas em Curitiba de que dinheiro de PROPINA (ele usou esse expressão) foi usado como doação legal de campanha.

          1. Sim, eu entendi

            Mas você é que definiu que o que tudo que é pago com contrapartida contábil deixa de ser propina.

            Esse não é o entendimento nem da Justiça e nem da sociedade, inclusive da mídia, conforme meu link acima.

            Muito pelo contrário. A maioria das propinas atualmente é paga de maneira dissimulada através de documentos.

            O Cerveró tinha empresa de fachada para receber propina, paulo Roberto Costa também tinha. Eles confessaram isso.

            Prá quem não tinha ou não queria ter, o Youssef oferecia as empresas dele e cobrava por isso.

        2. muda o codinome para zeus,

          muda o codinome para zeus, mas o argumento é sempre o mesmo do

          pica-pau, do collingwood,  do bonna, assessores do moro e da lava-jato..

          é sempre o mesmo argumeno enviezado que jamais garante o direito de defesa,

          vai logo escrachando que o cara é culpado, como tb faz despudoradamente gilmar mendes….

          é sempre o mesmo arguomento  em defesa do direito do inimigo,

          basta o convencimento do juiz de que o cara é inimigo para julgá-lo culpado….

          ou em defesa da frase espúria do moro: “não tenho provas mas a literatura me permjte condená-lo”….

          chega de literatura direitista-punitiva..

          o que se quer é justiça, sem adjetivações calhordas…

          1. Amigo, não sou eu

            Os crimes já foram confessados pelos que os cometeram.

            Que coisa mais tosca, querer ficar provando a inocência de quem se declara culpado e dá provas do crime.

             

          2. Dúvidas

            Tenho algumas dúvidas

            Talvez o dono da empreiteira tenha afirmado que pagou a propina através de doações por conveniência. Vamos supor o seguinte.

            O diretor X da Petrobrás confirma que a empresa pagou um preço acima do valor de mercado (superfaturado) pelos serviços da empreiteira X.

            O dono da empreiteira X confirma que faturou acima do valor de mercado.

            (Deduzo que não houve licitação por parte da Petrobrás, porque se houve, precisaríamos   saber o preço das outras empresas concorrentes antes de afirmar que houve superfaturamento).

            Aí entra a questão da propina. Como foi paga essa propina e para quem. Possibilidades:

            1.       A propina foi paga diretamente pelo dono da empreiteira X através de um depósito na conta do Diretor da Petrobras na Suíça.

            2.       A propina foi paga indiretamente, disfarçada em doação de campanha para o PT.

            O dono da empreiteira X, sob prisão, afirma, através da delação premiada,  que a propina foi através de doação de campanha. É o que lhe convém para livrar sua cara.

             

            Se a empreiteira X costuma doar para as campanhas dos candidatos do PSDB e também dos candidatos do PT, como alguém pode  afirmar que as doações para o PT são pagamentos de propina? E se o dono da empreiteira pagou a propina através de doações, o diretor da Petrobrás não levou nada?

          3. Não se esqueça ZEUS,Hitler

            Não se esqueça ZEUS,Hitler convenceu os Alemães q Judeus eram o mal da nação!!

            Abre o teu olho ZEEEEUS,não se deixe manipular!!!

    5. O dinheiro do

      O dinheiro do superfaturamento tem marca? Como provar que o que entrou na campanha da Dilma veio daí? E tem outro detalhe. O lucro proveniente do superfaturamento fica registrado na contabilidade da empresa? Que eu saiba vai para o caixa 2. Do caixa 1 da empresa para o caixa 1 da campanha é doação legal. 

      A doação registrada no TsE da empreiteira x ou y para a campanha da Dilma ou do Aécio é o que sempre foi. Agradar ambos os possíveis futuros presidentes para ter boas relações com os governos. 

      Mas o mais importante de tudo é o seguinte. Dinheiro do esquema para a campanha de uma presidente que demitiu o funcionário chave do próprio esquema? Que estava permitindo o desmonte do esquema? 

      O mais lógico é que o que foi para o Aécio tinha essa origem. Com a promessa de eleito, ele estancar o desmonte. Alias em determinado momento chegou a ser o favorito e é arroz de festa na boca dos delatores

      1. Bem

        Não adianta discutirmos isso.

        Quem está afirmando que o dinheiro doado ao PT e ao PMDB  provinha das obras da superfaturadas da Petrobrás são os diretores da estatal e os empreiteiros colaboradores.

        Não há o que provar.

        É apenas uma questão de convencimento do(s) juiz(es).

        Trata-se de um esquema em que supostamente participaram três agentes criminosos, e dos três, dois já confessaram o crime. 

    6. Legal

      Você afirma categoricamente que a obra pública foi superfaturada, emprestando ao termo “superfaturada” viés criminoso. Não deveria ter tal certeza.

      Considere inicialmente o seguinte: você vai a um supermercado e compra 10 kg de arroz de determinada marca a R$ 90,00. Descobre adiante que em outro supermercado pagaria R$ 50,00 pelo mesmo arroz. Teria o primeiro supermercado cometido crime? Deveria você ir a polícia e denunciar o primeiro supermercado?  O gerente e os donos do supermercado que cobrou mais caro deveriam ser processados criminalmente? A maioria das pessoas capazes de pensar acha que não.

      Supondo, para argumentar, que propina tenha sido paga, não se pode inferir que ipso facto houve superfaturamento. O vendedor pode ter desistido de parte do lucro, como teria feito o segundo supermercado do exemplo anterior ao praticar preço mais baixo. Vendedores, para sobreviver, desistem muitas vezes de lucro, quer reduzindo preço, quer pagando propina.

      O fato da Petrobras querer eventualmente ser ressarcida de preços que teria pago a mais não implica que tenha havido crime. Ademais, pagar propina para poder trabalhar é coisa comum no Brasil, tanto nos negócios com o Estado como nos negócios privados: as pessoas são achacadas nos Detran’s e acabam pagando propina. Fornecedor de alimentos dá propina a gerente de supermercado para pôr sua gôndola em local mais visível.

      Como você deve saber, os preços pagos pela Petrobras a fornecedores são balizados por preços internacionais. Para que sua tese possa ser levada a sério, prove que os preços pagos estão acima dos preços internacionais. Mas não só isso: prove que o sobrepreço que você alega existir foi criminoso (lembre-se de que praticar preço alto não é necessariamente crime). Acho difícil de provar.

      E mais, se o dinheiro entrou legalmente, pois foram cumpridas todas as exigências legais, isto é, as leis foram cumpridas, onde está a ilegalidade? Difícil de provar, se não impossível, que algo ilegal foi feito, se TODAS as leis foram cumpridas.

  3. Doação como propina

    Acho que eles querem provar que a doação foi condicionada a alguma vantagem em licitação.

    A empresa ganha uma licitação com preço acima do normal em troca de uma doação legal para campanha, mas o dinheiro da doação vem do valor maior arrecadado no contrato de alguma obra.

    Pelo menos imagino que seja isso que eles querem provar, mas fingem que isso não acontece com os outros candidatos!

    1. Meu caro, na vida real o

      Meu caro, na vida real o caixa de uma grande epresa tem milhares de ENTRADAS de dinheiro por dia e milhares de SAIDAS,

      como é possivel dizer que uma dessas entradas, aquela da estatal superfaturada, é o mesmo dinheiro da saida para doação a um partido? Como é possivel identficar que em uma Odebrecht, em cujo caixa entre mais de 100 milhões de Reais por dia e sai

      outro tanto, 4 milhões de Reais que foi doada à uma campanha é  o mesmo 4 milhões que entrou de conta superfaturada da Petrobras?

      Dinheiro é fungivel, é um bolo de varias origens, não tem na empresa uma gaveta como numa casa onde fica o dinheiro do pão, da açougue, do tintureiro separadinho. Essa é uma visão de leigo que não sabe como funciona uma grande empresa.

      1. Exatamente!!
        e outra, as

        Exatamente!!

        e outra, as empresas doaram para todos os candidatos que tinham alguma chance de vitória. Como “demonstrar” que o dinheiro da Dilma veio da propina e o do Aécio, não? Ainda mais sabendo que os operadores eram todos da época do governo PSDB (ou “não vem ao caso”)?

        mas o problema todo é que não importa se é ou não possível provar. Se quiserem vão dar um jeito, apelando pra alguma teoria do direito que permita condenar sem prova. E como ninguém julga o juiz…

         

         

        1. Resumindo: O PT não pode

          Resumindo: O PT não pode fazer campanha; Caixa2 vira mensalão ( corrupção ativa lavagem de dinheiro, peculato, evasão de divisas, formação de quadrilha, etc…. Caixa1 é propina ( O PT usa o TSE para lavar dinheiro) e, doação de militantes, segundo GM, tb é lavagem de dinheiro….

          Bora galera, fazer uma rifa pra eleger o Lulão em 2018! 

          1. CNMP adiou a oitiva de Lula,

            CNMP adiou a oitiva de Lula, amanhã na Barra Funda mas Ato em apoio ao ex-presidente está mantido!

      2. Pois é, A.A. Eu achei que eu

        Pois é, A.A. Eu achei que eu é que não estava entendendo. Depois de ler seu post fiquei mai tranquila. É, mesmo mais uma ” criação” pra criminalizar de qq maneira.  O problema é que se já combinaram acatar essa invenção, não restará muito o que fazer. Como ocorreu com o domínio do fato no STF, vamos aceitar pq não tem outro jeito pra condenar e ponto. 

        Tb não entendi como ficarão todas as demais campanhas; Moro está criminalizando doaçõees oficiais. Pode ser que seja uma forma de acabar com o financiamento empresarial sem precisar passar pelo legislativo.

        Curioso é fizeram o impossivel para negar o caixa 2 na AP470 e agora criminalizam o caixa 1.

  4. Entendeu sim meu caro amigo

    Entendeu sim meu caro amigo AA. A mídia não quer explicar, ela quer tumultuar. Já teve algum canal de TV que mostrou a declaração de renda de Lula sem o triplex? Já teve algum canal que mostrou as reportagens da imprensa livre mostrando e dmonstrando quem são os proprietários do sítio de Atibaia? O negócio da imprensa hoje, com a excelente ajuda da República do Paraná, é lançar cada vez mais merda no ventilador e incutir cada vez mais a culpa do PT na cabeça dos cidadãos, para que olhos fiquem vermelhos e a ansia escorrendo nos lábios cerrados de vngança.

  5. Moro  Globo  Estadao   Folha

    Moro  Globo  Estadao   Folha  de  Sao  Paulo   estao  pouco  se  importando  se   ha  elementos  comprobatorios  contra a  presidente, o que eles  querem  é justamente  sempre  criar  mais  uma  enrolada  para  que  cada  dia   se tem  uma  nova  denuncia  contra o  governo  contra  paresidente  e contra Lula. Entenderam ou  quer  que eu  desenhe? Eles  querem  tambem  levar  os  processo  cada  vez  mais  perto de  2018. Porque  Sergio Moro  nao  termina  com a  Lava jato? Porque  nao é do seu interesse, se ele   terminar  ela  sai  de  suas maos.  e  em  outras  instancias  como ja  ocorreu  os  reus  sao inocentados  porque la  nao tem  o esquema  montado  por  Moro  e  procuradores  comissionados. Seria  uma  otima  se  algum,  juiz  quebrasse  o sigilo  bancario de  todos  esses  procuradores, inclusive  de delegados  e policiais  federais  do paraná.  a  republica  dos   funcionarios publicos  corruptos. 

    Cada dia   eles  vao  inventar  um  novo  processo, uma  nova diligencia,  para que  sempre  esteja  com  Moro  é  exatam ente por isso  que  o Moro  enviou  uma  papagaiada  para  o  TSE. Segundo o que li  nao é  Gilmar  Mendes  quem vai  ocupar a  Presidencia do TSE. e sim  Rosa  Weber. mais  ele  pode  declinar  do cargo  como  ja  houve  com a  relatoria  para  tentarem  empurrar  para o  Gilmar  mendes.  

    Por  outro lado,  a propria  Rosa  Weber  nao  merece  confiança   ela  tem  ligaçoes   ou  parentesco  com  muitos  mafiosos  e  é incerto o que  ela  poderá  decidir. 

     

    1. Rosa é a substituta, estava no banco

      Edson, ontem eu expliquei mas voce não teve ter lido.

      O Ministro Toffoli sai do STE como presidente e membro efetivo. O Gilmar assume a presidência;

      A Rosa sai do banco de reservas e assume a titularidade no lugar do Toffoli, como membro efetivo.

      Então na bancada do STE dos quadros do STF ficam o Gilmar, o Fux e a Rosa.

  6. Entendeu sim meu caro amigo

    Entendeu sim meu caro amigo AA. A mídia não quer explicar, ela quer tumultuar. Já teve algum canal de TV que mostrou a declaração de renda de Lula sem o triplex? Já teve algum canal que mostrou as reportagens da imprensa livre mostrando e dmonstrando quem são os proprietários do sítio de Atibaia? O negócio da imprensa hoje, com a excelente ajuda da República do Paraná, é lançar cada vez mais merda no ventilador e incutir cada vez mais a culpa do PT na cabeça dos cidadãos, para que olhos fiquem vermelhos e a ansia escorrendo nos lábios cerrados de vngança.

  7. MORALISTA?

    Este é o morolista sem moral.

    E a mansão dos marinhos em nome de uma empresa de lavagem de dinheiro panamenha envolvida na lavajato vai ser investigada?

  8. Estão desesperados, esse é o

    Estão desesperados, esse é o entendimento que deveria ter, caro André Araújo.

    Na certa não encontraram absolutamente nada relevante contra Lula e Dilma que justifiquem a prisão do primeiro e a cassação da segunda.

    A segunda fonte de desespero podem ser os números da opnião pública em relação a Lava Jato e aos alvos dela, obtidos através de pesquisas:

    – Despencou o interesse da população em relação à Lava Jato (até os coxinhas latem menos)

    – Lula ainda é considerado o melhor presidente de todos os tempos por 40% da população

    *Nota: não acredito em pesquisas, mas como eles acreditam piamente …

    Outras coisas que ficam cada vez mais evidente é a perseguição à Lula feita pelo circo Mídia-PF-MPF-Moro, blindagem total à tucanos, golpismo e inconformismo com o mal sucesso do enorme plano da oposição em 2014.

    Outro ponto é que muita gente esclarecida (exclua disto os expectadores do Mahattan Conection) vê clatramente que a crise política e economica do país se deve à Lava Jato, Moro, Globo e Cia.

    Como escrevi em outro post, quem muito se abaixa expõe o traseiro.

  9. excelente…

    não fosse a inclinação de alguns cabeças do TSE em incriminar apenas o PT, diria que o espetáculo poderia ser até muito útil, o uso de delatores, pois este tipo de manobra com dinheiro de campanha poderia ser contida pelo medo

    vejo outra possibilidade, pela aceitação de alguns cabeças importantes, influentes, de que o Cunha não pode ser retirado, que vem a ser o seguinte: aplicar em todos e anular tudo, abrir caminho para uma nova eleição

    o que também não deixará de ser um desastre

    tudo tão absurdo, e igual, que podemos pensar qualquer coisa como sendo o desejo das grandes famílias em segredo

    1. e a única forma…

      de mostrarmos ao mundo que, em política, não somos mais um republiqueta, é impedindo os que já participaram, impedindo que concorram novamente

      algo que poderá se confirmar, com a entrada de novos atores no PMDB

  10. Gente, não sei se já contei a

    Gente, não sei se já contei a história do Flamengo contra o Bonsucesso no campeonato carioca de mil novescentos e sessenta  e algo pois é o Bonsucesso era o lanterninha e para cumprir a tabela foi lá o Flamengo só precisando do empate e a torçida inclusive eu prestigiou em peso comparecendo no velho Maracanã.

     

    O campeão daquele ano foi o Bangu.

    1. Final: 18/12/1966 – BANGU 3 x

      Final: 18/12/1966 – BANGU 3 x 0 FLAMENGO

      Bangu: Ubirajara, Fidélis, Mário Tito, Luís Alberto, Ari Clemente, Jaime, Ocimar, Paulo Borges, Ladeira, Cabralzinho e Aladim.

      Flamengo: Valdomiro, Murilo, Jaime, Itamar, Paulo Henrique, Carlinhos, Nelsinho, Carlos Alberto, Almir, Silva e Oswaldo.

      Gols: Ocimar, Aladim e Paulo Borges (Bangu)

      P.S.1 – Almir, só pra melar a vitória do Bangu, iniciou uma das maiores porradarias no velho Maraca.

      P.S.2 – Paulo Borges foi vendido para o Curintias por Um Bilhão de Cruzeiros.

      P.S.3 – Ubirajara foi parar no Botafogo.

      P.S.4 – Estávamos falando de que mesmo ?

  11. mais um artigo esclarecedor

    mais um artigo esclarecedor do andré….

    mas a grande midia golpísta não quer esclarecer, quer complicar…

    quer arranjar uma narrativa que determione o golpe

    como fez no mensalão…

    aí fica repetindo a mesma versão que eles inventaram por semanans e meses…

    mudam-se os repórteres e redatores, mas a narrativa mentirosa

    continua lá nos arquviso…é só copiar…..

  12. Tucanos desesperados descolam um boi de piranha…

    Desesperados a parte tucanalha do PSDB arranja boi de Piranha….sobrou pro Neymar, foco nele, pauta nele.

  13. Mal Intencionado

    Luis Nassif esse artigo é mal intencionado, já começa com uma falácia de que o TRIBUNAL Superior Eleitoral não julga Crimes, ora pra que serve um tribunal a não ser pra julgar?

    Qual é o tribunal que julga crimes eleitorais como compra de votos? E financiamento ilegal de campanha?

    Não tem nada de show midiático não, vocês estão procurando pelo em ovo pra defender o indefensável.

    Vocês acham que com essa desinformação coordenada vão continuar a enganando todo mundo? 

    Respeitem as instituições ! Respeitem a Justiça Federal ! Respeitem a Polícia Federal!

    Quem deve vai pagar

    1. Vai se tratar Coxinha Alienado (Pleonasmo)

      Coitado. Vai se tratar Coxinha Alienado (Pleonasmo). Ou ao menos faça um cursinho relâmpago de interpretação de textos para não passar tanta vergonha aqui no Site. 

    2. Quem não respeita as

      Quem não respeita as instituições é justamente esse juiz, que promove vazamentos ilegais, dá entrevistas falando pelos cotovelos sobre a operação em andamento, emitindo assim juízo antecipado, não mantêm a discrição que seria recomendável para alguém em sua posição, preferindo os holofotes, enfim, está cheio de coisa para falar desse juiz de primeira instância que ganhou (da mídia – por que será ?) uma repercussão maior do que a posição que ocupa.

      Pode esquecer, vocês já perderam. 

  14. Fim do terceiro turno

    O país não aguenta mais um governo que não governa. Nas cordas, sendo chantageado pela camara, senado e burocrtadas de todas as castas. A sociedade não aguenta mais pagar por essa inércia.

    Que haja logo um desfecho e venha Aécio Neves presidente. Ufa!! Estaremos livres do PT de uma vez poir todas. Nós precisamos de um governo que governe. Que planeje e execute! Não chore por mim, petezada. Chore por Cardoso e demais petistas que cederam a chantagem da burocracia nababesca dessa república de Barnabés.

    1. Piada de mau gosto

      Que venha Aécio Cunha presidente? É pra rir?

      Aécio Cunha é playboy cuja história foi forjada nos bares e restaurantes de Ipanema.

      Aécio Cunha é playboy que, como senador, bateu recorde de improdutividade, zero por cento de aproveitamento: ignorado por pares, senador tucano não aprovou nada em quatro anos de mandato (dado de out 2014).

      Aécio Cunha é playboy mimado que, para realizar seu capricho de ser presidente do Brasil, vem tumultuando o país e trazendo prejuízos para todos em razão da baderna que promove no Congresso, obedecendo a tática de estropiar a nação para assim criar insatisfação da população com o governo. Prejudicando o povo, que, assim, aceitaria o golpe de Estado, Aécio Cunha et caterva creem que chegarão ao poder.

      É este sujeito que você quer na presidência porque você não aguenta mais a baderna que ele promove (deixe de ser enganador, o país está sendo governado e as obras de grande vulto que estão em andamento e sendo concluídas provam este ponto) na tentativa de inviabilizar a governabilidade? Ora, você é bastante engraçado.

  15. Infelizmente é muito simples

    Infelizmente é muito simples o raciocínio, eles querem ligar a vitória em licitações da Petro a doações para o PT, com base em delações dos executivos das empresas. Neste caso, pretensamente os valores foram superfaturados e as empresas repassaram parte ao PT.

    Isso é uma cafajestisse em primeiro lugar pois baseia-se meramente em delações induzidas pelo moro (escrevo propositadamente em minúsculas para destacar meu desprezo por esse juiz provinciano, ignorante, capacho da Globo e dos tucanos). Mas principalmente por que todas as doações para campanhas dos principais partidos, incluídos os da oposição, se baseiam em relações desse tipo, as empresas doam para ter acessos e facilidades. Isso é inerente ao sistema capitalista (nem sei dizer se existe outro sistema). A maioria dos parlamentos no mundo tem grande influência ou mesmo estão na mão de corporações privadas, o dinheiro manda no mundo, descobriram isso agora?

    O que deveria haver é uma proteção das instituições quanto a práticas radicais, pois nada resiste a um ataque à raiz. Neste caso, o ataque é seletivo, busca eliminar somente o PT, que é a esquerda que tocou na ferida, qual seja, os dois brasis, o que serve e o que é servido. O que é servido e quem o representa tudo pode, já o que serve e quem o representa tem seus bolsos revirados por qualquer suspeita. Porém as instituições brasileiras AINDA agem como instituições de republiquetas, salvo a ação do STF estancando o impeachment. Torçamos para que eles repitam a dose, me parece uma das únicas saídas para o amadurecimento de nossa república.

  16. Heil Gilmoro! Ou a multiplicação de pães quentinhos…

    Estou curioso para entender a “contabilização de caixa 2” (hahahahahahaha!) onde o dinheiro sai de uma empreiteira para as mãos de diretores estatais com DNA tucano e ao mesmo tempo a mesma empreiteira usa o “mesmo” dinheiro, agora saído das contas caixa 1 registradas legalmente para doações de campanha de Chicos e de Franciscos (já que o senador Aecius Bicudus recebeu tipicamente MAIS das mesmas empreiteiras do que Dilma).

    É a quase total tentativa (eficaz!) de imbecilização da “nata” coxinha da sociedade brasileira, que já idolatra um onipresente juiz salvador da pátria, que tem o bicus, digo, mani pulite … na verdade só uma, a “destra”.

    Sieg Heil!

  17. Marcos Nascimento – Mal Intencionado

    Sr. Marcos Nascimento acho que o único MAL INTENCIONADO aqui é o senhor, senão vejamos alguns tópicos de seu comentário:

    1o) ” Luis Nassif esse artigo é mal intencionado, já começa com uma falácia de que o TRIBUNAL Superior Eleitoral não julga Crimes, ora pra que serve um tribunal a não ser pra julgar? “

    Por acaso sr  Nascimento o FERNANDINHO BEIRA MAR foi julgado pelo TSE  ? logo o TSE não julga crimes, julga a prestação de contas de campanha, prestação de contas aliás do PT que foi APROVADO por UNANIMIDADE em 2015 porém o sr. Gilmar Tucano Mendes insiste em procurar mimimis para tentar impor sua vontade à frente da vontade de 54 Milhões de eleitores, esquecendo ele Gilmar Tucano Mendes que a prestação do seu protegido Aécio Cunha Neves tem 18 anotações de irregularidades não esclarecidas.

    2o) “Respeitem as instituições ! Respeitem a Justiça Federal ! Respeitem a Polícia Federal!” 

    Essa PF , MPF e essa JF partidarizada merece mesmo respeito ??? A justiça não deveria ser cega sr. Nascimento ? a Justiça não deveria julgar a todos sem olhar a quem ??? E por acaso é o que estamos assistindo ??? O sr. acredita que essa justiça que está aí,  é igual para todos ??? E essa PF cujo seu mais ilustre personagem o “Japônes Bonzinho” já havia sido expulso por envolvimento com tráfico de drogas é isenta também ??? E o justiceiro do Paraná cujo pai foi membro fundador do PSDB do Paraná é um juiz neutro ??? Integro ??? Então porque ele soltou um acusado de destruir provas e prejudicar um processo ??? É porque esse acusado estava destruindo provas contra o Triplex da Famiglia Marinho então ele tem salvo conduto ???

    Sr. Marcos Nascimento assim como o senhor pede respeito as intstuições, por favor, respeite a inteligência alheia e, principalmente, respeite o LUIS NASSIF cuja trajetória todos conhecem, já o enhor é o FAMOSO QUEM ???

     

     

     

    1. Boa, Diego!

      Os jogos da copa foram disputados nos campos da várzea do Rio Tiete, que estavam prontos e eram intensamente utilizados pelos peladeiros nos finais de semana, nas décadas de 1.959, 1.960.. Era emocionante vero espetáculo cedido aos da senzala.

      Eram centenas, milhares, talvez, um ao lado do outro, nos dois lados da calha do Tietê, que foi surrupiada pela ganância imobiliária. Os paulistanos pagam por isso até hoje.

      Na verdade, para mim, pelo menos, não teve copa nenhuma! Foi uma humilhação só! NO CAMPO!

      Fui!

      Critérios matemáticos, mas baseados em mentes asnáticas!

  18. Os golpistas da direita ,
    Os golpistas da direita , entre eles Globo ,mídia e o judiciário tucano por muito menos deram um jeito de incriminar o PT no Mensalão e conseguiram conde ar sem provas, e vocês acham que para montarem um circo farsesco para fazer o mesmo no TSE será difícil ou impossível?
    Eu não acredito nesse judiciário corrupto do Brasil, casa da direita.
    Vão colocar pressão total nos outros ministros do TSE e com Gilmar PSDB MT no lugar do Joaquim Barbosa podem ter certeza que será um teatro dos horrores para dar o golpe contra Dilma e o PT. Gilmar atuará como político de oposição como sempre criando cena para o PIG inventando mil mentiras contra o PT como esse ataque que acusatório, caluniador que fez contra o PT recentemente. Será mais um circo armado mas agora com o mafioso empresário juiz do PSDB tentando emplacar o seu Oscar.

  19. Nós vivemos um tempo da

    Nós vivemos um tempo da JUSTIÇA COM CONVICÇÃO!
    Não precisa de provas!

    Ela cria as conecções!

    Se você for vizinho de um traficante, ela dirá que é IMPOSSIVEL que você não tenha se aproveitado desta situação!

    Que isso é possivel!

    Tudo é possivel, até não ser verdade!

    Ai, É QUE SÃO NECESSÁRIAS AS PROVAS!

    Veja a reportagem da antena da OI perto so sitio que o LULA visitava!

    Isso vira crime!

    Se o corrupto corrompe e voce pega dinheiro com ele, você sabia e corrompeu tambem! 

    Por isso eles TIRARAM O PSDB DESTA JOGADA, PARA ESTE GRAN FINALE!

    basta que a mídia CONVENÇA A “OPINIÃO PÚBLICA” para que o RÉU SEJA CONDENADO!

    Isso é verídico para casos ONDE HÁ LUTA POLÍTICA!

     

  20. Os Entubados da Tuba

    Entendeu, tanto que o espanto diz respeito ao nível medonho e a mediocridade continuada, dessa camarilha jurídico-midiática incompetente, que a Casa Grande escalou para dar o golpe paraguaio em governo democraticamente eleito e em estado catatônico desde então, o que revela ainda maior e incompreensível aos seus, a incompetência da camarilha escalada.  

    A descoberta da Mossack Fonseca no triplex global em Parati, o cavalo de pau do PSDB, incluso Aécim, ditado pelas pesquisas não divulgadas, deixando DEM, bob freire, paulinho da Força e demais consorciados paraguaios, pendurados na broxa, e hoje, a inesperada divulgação da charge triplex do Laerte, escancarando a “indecência” dos glúteos globais, na Folha, atestam que o condomínio ensaiado às pressas entre o maestro que faz a diferença na banda de musica de Curitiba e o supremo pífano do planalto central, com seu fiel novo gaiteiro, é o mal ensaiado canto dos “cisnícos” no palco do TSE, no espetáculo, “OS ENTUBADOS DA TUBA”, sob patrocínio da Globo e Associadas no Millenium, Maçonaria Jurídica brasileira e Congregação Bufunfeira Inter-Nacional.

    Quem diria, o golpe paraguaio acabou no Guarujá.

    1. Pois é, e por incrível que

      Pois é, e por incrível que pareça uns malucos de facebook estão pautando o VALOR sobre a antena da Oi em Atibaia.

      Haja mediocridade.

      Se há algo bom nisso tudo, é a exposição da mediocridade desta grei.

  21. “Ora, se já saiu do caixa da

    “Ora, se já saiu do caixa da empreiteira, a contabilidade já registrou o pagamento de alguma forma, esse recurso já não está mais na empresa como é que a mesma empreiteira vai fazer uma doação legal com um dinheiro que já não é mais seu,  já foi entregue a terceiros? Não faz nenhum sentido lógico. A doação vem de caixa 1, recurso legal no caixa da empreiteira, esse da propina já não existe mais no caixa da empresa porque foi entregue a um operador ou político. A “doação” da construtora à campanha vem do caixa legal da empresa, é contabilizada e o partido passou recibo, não pode ser o mesmo dinheiro da propina porque esse já não está mais em poder da empresa e não há como ela doa-lo.”

     

    André, sua análise é irretocável. Exige apenas conhecimento básico de Direito para compreendê-la e acatá-la sem pestanejar.

     

    “A “doação” para campanhas é escriturada nas duas pontas, de quem deu e de quem recebeu, é dinheiro quente da empresa,  não há outro caminho. O dinheiro da propina segue caminho completamente diferente e, do momento de pagamento em diante, será sempre dinheiro frio, caixa 2, não tem como fazer parte de doação legal, porque essa tem origem e destino devidamente contabilizado, sempre caminho legal, nunca foi propina, são dois dinheiros diferentes.”

     

    Conclusão óbvia. Ninguém ousará atacá-la, a não ser alguém que não esteja bom da cabeça.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador