4 de junho de 2026

Para Fernando Morais, elite teme continuidade de projeto do PT

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – Jornalista, biógrafo e escritor, Fernado Morais sai em defesa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que ele acompanha desde 2011, e diz que ele nunca esteve envolvido em esquemas de corrupção. O escritor diz que a elite do país teme a consolidação de um projeto que “tirou 40 milhões de brasileiros da miséria”. 

Em entrevista para O Tempo, Morais afirma que setores do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e do Poder Judiciário atuam de forma política e partidária para tentar minar o PT. Morais está escrevendo um livro sobre a trajetória do ex-presidente e espera poder lançá-lo ainda em 2016. 

Enviado por Marcelo R S

Do O Tempo

 
Um dos autores mais lidos nos últimos anos no país, Morais acompanha o ex-presidente Lula desde 2011. Seu próximo livro, que pretende lançar ainda neste ano, será sobre a trajetória do líder petista de 1980 a 2010.
 
Pela primeira vez, o ex-presidente Lula é alvo de investigações por envolvimento em esquemas de corrupção. Na sua avaliação, por que só agora essas denúncias estão surgindo contra ele?
 
Lula não está nem nunca esteve envolvido em esquemas de corrupção. Ele, Dilma e o PT apenas são os alvos visíveis. O que se teme é o novo projeto de nação que vem sendo implantado há 13 anos no Brasil. O que está acontecendo é que a elite que dominou esse país durante meio milênio tem medo da continuidade e da consolidação desse projeto que, entre outras virtudes, tirou 40 milhões de brasileiros da miséria, que fez uma revolução sem dar um tiro. É disso que eles têm medo.
 
O senhor acredita que exista um movimento instalado para derrubar o PT? Quem seriam os responsáveis?
 
Acredito, sem nenhuma sombra de dúvida. Setores do Ministério Público, do Judiciário e da Polícia Federal têm agido impunemente de forma política, partidária e eleitoral para tentar minar o projeto instalado no Brasil pelo PT – partido ao qual, que fique claro, não sou filiado. Um olhar mais atento, porém, mostra que os interesses e os personagens que estão na margem direita desse rio são velhos conhecidos dos brasileiros. São os mesmos que levaram Getúlio (Vargas) ao suicídio, em 1954, que tentaram impedir a posse de JK (Juscelino Kubitschek), que tentaram derrubá-lo com os frustrados golpes militares de Aragarças e Jacareacanga, que tentaram impedir a posse de Jango (João Goulart) e depois o derrubaram em 1964. Nada disso, no entanto, seria possível se os golpistas de hoje não tivessem à sua disposição a maior parte dos grandes órgão de imprensa do país. Mas as coisas mudaram (com a internet). Agora eles mentem à noite na televisão, e nós desmentimos de dia. Acabou a moleza.
 
Durante seus mandatos, Lula foi considerado o responsável por importantes conquistas sociais do país, como distribuição de renda, expansão da economia, situações que o colocaram como um dos maiores líderes do mundo. Acha que essas denúncias comprometem o legado do ex-presidente?
 
A resposta a essa pergunta quem deu foi o próprio Lula, na festa-comício do aniversário do PT, no Rio. A declaração dele não deixa margem a dúvidas: “Em 2018, eu estarei com 72 anos. Mas se eu perceber que nosso projeto de Brasil está ameaçado, serei candidato à Presidência da República com o tesão de um jovem de 30 anos!”.
 
Por causa dessas denúncias, pesquisas recentes mostraram que a popularidade do ex-presidente Lula está em baixa. Pelo que o senhor tem acompanhado, isso o abalou ou, como ele demonstrou no Rio, lhe deu mais determinação para voltar ao cargo em 2018?
 
Se agora, debaixo de um tiroteio jamais visto na história da nossa imprensa, as pesquisas dizem que Lula estaria seguramente no segundo turno, imagine o que vai acontecer daqui a dois anos. Se Lula não tivesse chances de se eleger presidente em 2018, ninguém se importaria com ele, nem estariam vasculhando sua vida e a de seus familiares.
 
Essa trajetória de Lula pode ser comparada a de algum outro estadista?
 
Getúlio Vargas, talvez. Mas isso quem vai dizer serão os seus e os meus netos.
 
Sobre o livro, o senhor poderia dizer desde quando está acompanhando Lula e até quando o acompanhará?
 
Estou acompanhando o ex-presidente Lula desde 2011. Rodei o Brasil e rodei o mundo no calcanhar dele. Não será uma biografia, mas um recorte da vida dele que vai de sua prisão, em abril de 1980, até o encerramento de seu segundo mandato, em 2010.
 
Quando será o lançamento?
 
Livro a gente sabe quando começa, mas nunca sabe quando termina. Mas como Deus é pai, e o sangue de Jesus tem poder, espero publicá-lo ainda em 2016.

 

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

37 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. José C B

    7 de março de 2016 6:46 pm

    Pobre de nós

    Este sujeito é cosiderado um intelectual.

    Lula não tirou 40 milhões da miséria. Lula os aprisionou lá para sempre com o programa de transferência de renda do qual uma parcela deles jamais sairá e outros tantos a ele terão que aderir.

    Fernando Morais não consegue entender que os tais programas de transferãncia neo-liberais nada mais são do que a ferramenta pensada há quase um século pela escola austríaca ( a vencedora ) a ser usada como resposta a exclusão de uma parte da humanidade do mercado de trabalho.

    A conta é óbvia, só não enxerga quem não quer. 

    Um emprego numa industria moderna custa hoje cerca de U$ 80mil em investimentos iniciais, com esse valor, numa continha básica, sustenta-se uma família a U$ 80/mês por mil meses., mais de 80 anos.

    E vai se fazer indústria prá quê ? O mundo não aguenta mais crescer industrialmente. E além do mais crescer industrialmente significa rebaixar o valor do produto, na velha e imbatível regra de demanda versus procura.

    Esses caras não conseguem entender a grande maquina capitalista trabalhando o mundo.

    Lula, coitado, é apenas uma engrenagem desta máquina.

    Os caras ainda ficam raciocinando em termos “elite nacional” sendo que todos os povos do mundo estão na mesma situação, não conseguem enxergar 20 anos prá frente.

     

    1. Policarpo

      7 de março de 2016 7:16 pm

      Só para entender

      Só para entender …

      Escola austríaca é aquela que queria mostrar os erros de Lord Keynes nos anos 40 mas que teve de esperar outros 40 anos para aparecer a Thatcher, Reagan e finalmente o Tea Party para os resgatar e os levar a sério?

      Escola austríaca é aquela que ficou 40 anos para escrever um livro contra a Teoria Geral de Keynes que redundou em nada já que ninguém estuda a teoria do capital de Hayek ou a praxeologia de Von Mises e todo mundo é obrigado a estudar macroenconomia keynesia e ler a teoria geral do emprego e do juros de Keynes nos cursos de economia?

      Por acaso a escola autríaca era aquele acreditava que prognosticava que a Europa e os Estados Unidos estavam nos anos 40 a caminho da servidão e do totalitarismo justamente quando viveram os melhores anos de capitalismo e do estado de bem estar social?

      1. José C B

        7 de março de 2016 9:06 pm

        Esta mesmo

        É a vencedora. Pelo menos por enquanto.

        Inão quer dizer absolutamente que eu concorde com ela.

        Como vemos, tanto Estados Unidos quanto europa já atigiram a servidão.

        O resto do mundo nem se fala.

        Ou você acredita realmente que os 7 bilhões de habitantes do planeta alcançarão os níveis  de bem estar social dos anos dourados na Europe e nos Estados Unidos???

         

        1. Policarpo

          8 de março de 2016 12:20 am

          Vencedora? Vencedora do

          Vencedora? Vencedora do que?

          Meu filho o buraco é mais embaixo.

    2. paulmoura

      7 de março de 2016 8:10 pm

      Que faculdade de economia você estudou?

      porque na que eu estudei não é nada disso.

      A propósito, há muito tempo atrás, numa palestra de Hayek, perguntei-lhe:

      -Por que um pais com os recursos, teritório e tamanha população não consegue sair da linha do subdesenvolvimento?

      *resposta: eu não sei nada do Brazil.

      A escola austríaca era somente uma escola ideológica bancada pelo capitalismo.

      1. José C B

        7 de março de 2016 9:01 pm

        Beleza

        E você pergunrou para Keynes se ele conhecia o Brasil ?

        Ora meu amigo, a transferência de renda, a miséria humanamente aceitável, não tem pátria, está por todo o mundo.

        1. paulmoura

          7 de março de 2016 11:01 pm

          Não, não perguntei

          Não não perguntei, não tive essa oportunidade.

          Mas poderia-nos fazer o favor e perguntar-lhe.

          Não vale responder que não há mais possibilidade por conta de sua inexistência.

          Dá, claro, um pouco mais de trabalho mas podes ler seus livros e de seus discípulos. 

          Vai lá e não vale resumeta so Wiki. 

           

          1. José CB ( aguardando aprovação )

            8 de março de 2016 1:33 am

            Meu amigo

            Keynes está na banca da esquina, não é cultura e nem conhecimento.

            Se as suas teorias funcionaram um dia, hoje já não mais funcionam.

            Não há mais a menor possibilidade de pleno emprego em qualquer economia minimamente modernizada.

            Esta é a dura realidade. Por mais que governos façam investimento diretos ou financiem investimentos NÂO haverá emprego para todos os 7 bilhões de habitantes deste planeta.

            Nâo haverá investimento que chegue. E mesmo que chegar, o que faremos com os bens produzidos ? Se considerarmos a indústria automobilistica ( apenas porque é a mais badalada pelos governantes de terras brasilis ), num aumento proporcional ao que se propoõe numa visão keynesiana, com os modernos processos de produção, irá se produzir tantos carros empregando tão pouca gente que terá que se distribuir carros gratuitamente. 

            E aí eu lhe pergunto : Que vantagem maria leva ? O que o investidor capitalista ganha com isso ?

            Basta olhar para a China, onde quem controla é bagaça toda são engenheiros, e não economistas sonhadores, já pisaram no freio porque simplesmente a conta não fecha. Vai sobrar gente no final.

             

  2. Pereira LF

    7 de março de 2016 7:10 pm

    Estava em coma? Acordou agora?

    Esse cara é um lunático. O PT herdou a coisa mais importante que possibilitou os programas sociais: a estabilidade da moeda. Estragaram tudo. Lula, surpreendentemente foi bem. Dilma é um desastre. O PT está desmoralizado. 

    1. paulmoura

      7 de março de 2016 8:00 pm

      Estabilidade de que?

      quanto era a  inflação em 2002?

      Qual era a taxa de juros em 2002?

      Prove-nos, que não és lunático, respondendo somente a essas duas perguntas!

    2. Sea of Shit

      7 de março de 2016 11:10 pm

      Lunático é quem não sabe o que fala

      Quem estabilizou a moeda foi Itamar Franco, que entregou a inflação de 4 dígitos já reduzida a 21% a/a. A inflação entregue por FHC estava em mais de 12% (e crescendo) portanto maior que a de agora, “na crise do fim do mundo”. O país quebrou 3 vezes e devia ao FMI. com juros “baratinhos”, mas exigências mortais de desmonte da economia, soberania e da sociedade.

      Mas na época, não era sequer “crise”, já que a míRdia apoiava a continuidade com Serra. Já agora é ” a maior crise da História” … assim como tentam fazer crer que foi o “mensalão®” e agora o “petrolão®”, menores por ex. que a Zelotes (que transformaram em perseguição a filho de Lula), privataria (~100 Bi) e Banestado (> 100 Bi), todos maiores e arquivados ou sequer investigados. O Youseff, bandido reincidente que operou toda a bandalha, estará solto e com alguns milhões de aposentadoria (se é que não vai tri-incidir).

      Tirando o PIB, com mais da metade de sua redução atual diretamente ligada à uma irresponsável, inepta e farsesca operação policial fasci-partidária e o restante à política de não permitir que se governe o país, TODOS os indices sócio-econômicos ainda estão melhores do que as que FHC entregou, apesar desta “imensa” crise forjada em nefasto .embargo ao país

      Vá se informar primeiro para não vomitar opinião..

  3. Photios Andreas Assimakopoulos

    7 de março de 2016 7:18 pm

    Visionário José CB

    Sugiro a leitura do livro “Vozes do Bolsa Família”; entre em contato com Lucia Fattorelli (em http://www.auditoriacidada.org.br) e principalmente amasse um pouco de barro. Talvez a periferia do Maranhão em :

    (https://www.google.com.br/maps/place/Maranhão/@-2.5571875,-44.3269782,3a,75y,231.92h,76.62t/data=!3m7!1e1!3m5!1svaSAcawYikvlzqd9PJvJEw!2e0!6s%2F%2Fgeo2.ggpht.com%2Fcbk%3Fpanoid%3DvaSAcawYikvlzqd9PJvJEw%26output%3Dthumbnail%26cb_client%3Dmaps_sv.tactile.gps%26thumb%3D2%26w%3D203%26h%3D100%26yaw%3D301.11972%26pitch%3D0!7i13312!8i6656!4m2!3m1!1s0x7edd77a9bcc1ce5:0x6276aba3d96c2934!6m1!1e1)

    É bem possível que com esse lustro, consiga enxergar não vinte anos à frente, mas como veêm as famílias simples, o supermercado no começo do mês.

     

    1. José C B

      7 de março de 2016 9:19 pm

      Essa é a idéia

      Acalmar sua consciência e a de outros tantos milhões porque as pessoas estão sendo mantidas na miséria. Mas uma miséria que sua consciência aceita.

      Agora lhe pergunto, implantamos a transferência de renda neo-liberal há 13 anos, certo  ?

      Porque não fazem uma  pesquisa com os adolescentes que são presos e apreendidos todos os dias pelas forças do Estado nas ruas do Brasil porque, sem perspectiva nenhuma de vida, cairam nas malhas do crime, para saber se as suas famílias foram assistidas pelo Bolsa-Família há 5, 10 ou mesmo há 13 anos ??? 

      Sabe porque não se faz ?

      Porque vai se descobrir que a transferência de renda NÂO resolveu o problema.

      Em lugar disso, fica-se propagandeando as crianças comendo o que dá com a esmola recebida.

      Daqui a 5 anos serão outras crianças, daqui a 10 anos outras, e outras e outras.

      Fora isso, um ou outro caso, que pela própria excentricidade vira exemplo. de alguém que saiu da miséria.

      Foca-se na excessão; Como se isso não acontecesse desde os tempos da escravidão, quando algumas crianças que nasciam escravas acabavam sendo propritários de outros negros.

       

      1. maria valeria adamelk

        8 de março de 2016 4:36 am

        tendencioso

        Acho que você esqueceu de comentar o que o Sr Alkmin fez com a merenda das pobres crianças e engavetou os escandalos do metro, entre outras. Como se chama isso mesmo?

  4. Pedro Pereira

    7 de março de 2016 7:34 pm

    Verdade Fernando, eles devem temer,

    ,principalmente, a oposição sem projeto e os niilistas sem compromisso com nada.

    Imagina Dilma terminar o governo com 3 mega hidroeletrcas em funcinamento, Norte Sul e Trans Nordestina, Transposição do São Franscico, 2 refinairias novas, modelo de partilha plenamente implantado, Banco dos Brics financiando infra estrutura, Submarino Nuclear, novos caças Grippen, Angra 3. Aí vai ficar dificil para os derrotistas fracasso manicos, que compõem grande parte da oposição e os niilistas br.

    Estes devem torcer com todo afinco que as forças do atraso e dá sabotagem que vem de curitiba arrebente com tudo, taque fogo no circo, e impessam que este país cumpre seu destino de ser soberano, democratico e cidadão.

  5. Dr Plácido Domingo

    7 de março de 2016 8:07 pm

    Como falam bobagem

    Mais um imbecil.

    A elite teme é não conseguir arrumar dinheiro para bancar tanto parasita e assistido.

    1. paulmoura

      7 de março de 2016 11:07 pm

      Nós não somos tão

      Nós não somos tão estúpidos… Parasitas matam seus fornecedores.

      Nós preferimos a simbiose, suga mas não mata.

      Para escrever há que ter ideação. 

  6. Edson Victor

    7 de março de 2016 8:12 pm

    Qual é afinal o “projeto do PT”?

    Antes de mais nada, vale dizer que essa ladainha oposicionista-miRdiática de “projeto de poder” é ridícula, já que qualquer partido político que se preze objetiva alcançar e perpetuar-se no poder tanto quanto puder.

    Uns democraticamente, outros promovendo e apoiando golpes e totalitarismos.

    Isto colocado, vamos ao Pêtê:

    Sem tecer teorias do que “possa ou deva ser”, mas apenas avaliando fatos e resultados conseguidos e comparados ATÉ este MONUMENTAL processo de sabotagem oposito-miRdiático que o país está sofrendo, com o “devido dane-se o país”, desde pelo menos meados de 2013, fora os “escândalos” mensaláticos e outros circos farseco-hipócritas:

    1) Melhorou com reconhecimento e aplauso mundial a maioria dos indicadores sociais da sofrida população brasileira, de distribuição de renda a IDH.

    2) Reativou os investimentos em infra-estrutura carência primordial deste país, arrasada e paralisada pelos fernandinhos e seus neoliberettes.

    3) Apoio à indústria nacional remanescente do aleijamento fernandista e até do renascimento daquelas destruidas em nível de maiores do mundo à praticamente NADA (ex: industria naval).

    4) Melhorou até então a quase totalidade dos índicadores macro-econômicos (desemprego, dívida, PIB, renda, etc.) em relação ao nefasto-liberalismo demotucano de FHC e associados politicos.

    5) Tirando o PIB atual, derrubado em mais de sua metade por uma operação que deveria ser simplesmente policial (e é política, partidária escandalosa e paralisante), TODOS os demais índices mesmo com a crise forjada para destruir o país AINDA SÃO MELHORES QUE OS DEIXADOS POR FHC EM 2002 (inflação, renda, desemprego, dívida SEM FMI, etc.).

    6) Incentivou ou não interferiu negativamente na indústria, no comércio e, principalmente nos bancos, os ícones capitalistas que se mantem operando normalmente e com gigantescos lucros. Ou seja, a atividade econômica no país é eminentemente capitalista!

    7) Investiu em educação como não se fazia há décadas. principalmente no período neoliberal, onde se destruiu a melhor qualidade do ensino público em detrimento de um ensino privado caça-níqueis e fora do alcance de todos.

    8) Fortaleceu a saúde pelo SUS, embora sabotado pela extinção do imposto criado pelos tucanos (e não utilizado por eles na saúde), bem como à propaganda constante que exibe uma saúde estadual e municipal precárias e com farto roubo de verbas federais, como culpa principal ou única do governo central.

    9) Investiu e investe pesadamente em habitação, com um programa que foi usurpado pela sanha imobiliária gerando uma bolha cuja causa é desta sanha e nao de quem promove a construção.

    10) Deu prestígio governamental à estatais como a Petrobrás, a qual afinal descobriu que o Brasil tem riquezas petrolíferas de enorme monta e que ela é a MAIS COMPETENTE DO MUNDO para explorá-las, apesar da sabotagem corrupta de alguns diretores e gerentes bandidos que lá já estavam na missao de transformar o Bras em Brax e na escandalização de valores que frente ao pré-sal e aos valores gigantescos são grandes mas não a afetam significativamente (muito menos que a variação inernacional dos preços, que vale para todas as petroleiras mundiais.

    11) Permitiu que as instituições funcionassem livres, sem freios, comandos e aparelhamentos (quem aparelhou foi a atual oposição demotucana, como se pode constatar nas diversas instituições, MPF, Justiça, polícia, etc.). Nunca se investigou tanto, mesmo o próprio governo. Nunca os demais poderes usaram tanto de seu poderes, institucionalmente.

    12) Já é suficiente…

    RESUMO do “projeto”

    1) Investir em GENTE, o principal patrimônio de qualquer país (e o nosso carece de investimentos)

    2) Administrar os resultados do país de forma mais bem sucedida e legítima que os neoliberais, que quebraram o país 3 vezes, destruiram sua indústria, geraram desemprego, baixa renda e entregaram o país em estado PIOR do que nesta “grande crise”, cujo único índice agora pior é o PIB, destruido por uma mera operação policial (necessária, mas irresponsável e partidária) e por uma intensa ofensiva para não permitir que o país seja governado!

    3) Permitir (como de fato) que o capitalismo e a politica (republicanamente) sigam seu rumo, o que fez com que chegássemos a ser uma economia maior que o outrora império onde o sol nunca se punha” e fossemos admirados (e premiados) na comunidade internacional.

    Ou seja: nada a ver com comunismosa, eCubas, Coréias, Venzuelas ou outras babaquices comparativas.

    Pergunto:

    Qual é o projeto dos demotucanos?

    1) Vender (ou dar) as riquezas,o patrimônio do país e o suor dos brasileiros (porque somos “ladrões e incompetentes”)?

    2) Tornar-nos um país desrespeitado e ridículo, de “zelite” e sua subgente, envergonhando-nos até com “conduções coercitivas” esdrúxulas de ex-presidentes? Como seremos respeitados na comunidade internacional? Com esporros de Clintons aos nossos presidentes? Com uma “*elite” bananeira?

    3) Não fazer uma só proposta ao país, mas gastar cerca de 2 anos tentando derrubar um governo (re)eleito regular e democraticamente, com pedalinhos e outras ridicularidades? Paralisando o Congresso e o Governo? Criminalizando tudo (que não é deles) com ações não vistas nem na ditadura?

    Não, senhoras e senhores: assim como não tenho religião, não sigo partidos…

    Mas sei escolher projetos.

  7. paulmoura

    7 de março de 2016 8:15 pm

    Fernando acho que estamos esquecendo de algo…

    mais que tirar 40 milhões de brasileiros dos braços da fome O PT criou a LUZ para 54 milhões que viviam na escuridão da ignorância política. 

    A fome dói, mas a ignorância política é fatal. 

    E acho que esse é o grande papel dos BLOGs progressistas. 

    1. Andre Araujo

      7 de março de 2016 11:56 pm

      54 milhões?  O proprio

      54 milhões?  O proprio Ministerio de Minas e Energia em um balanço do Programa dá o numero de 15,6 milhões de pessoas.

      Acesse a pagiana do MMe e lá está.

  8. Athos

    7 de março de 2016 8:20 pm

    IDIOTA de esquerda
    Papo furado para zepelim de esquerda.

    Identifique seus inimigos!

    1. paulmoura

      7 de março de 2016 8:28 pm

      Eii

      Zepelim de esquerda?

      O que é? Por favor explique.

      Deixa eu ver se me enquandro.

      1. Athos

        8 de março de 2016 5:12 pm

        Muito simples
        Vc coloca em uma frase a palavra “elites” e vc vai concordar com ele .

        Entendeu meu caro Zepelim.?

  9. Fábio de Oliveira Ribeiro

    7 de março de 2016 8:23 pm

    Discordo. O que a elite
    Discordo. O que a elite brasileira teme é a soberania popular. E este temor está essencialmente ligado ao processo de ocupação e exploração do novo mundo. Quando cá chegaram os portugueses eram em menor número que os índios. Aliaram-se a uns para poder exterminar os outros e conseguir assim consolidar a posse do litoral. O avanço para o interior seguiu o mesmo padrão. Segura a terra muito desejada, os colonos para cá trouxeram milhares e milhares de negros. Em pouco tempo já havia mais negros que brancos, mamelucos e índios. O terror do índio se transportou para o negro. A soberania dos índios hostis concorria com a dos portugueses e foi destruída. Uma soberania dos negros nunca poderia ser admitida. Resultado: perseguição incansável dos negros fugidos e destruição impiedosa dos quilombo. Um processo civilizatório como este (que não tem nada de civilizado, aliás), só poderia gerar o medo pavor da soberania popular se esta ousar se tornar independente do controle da elite. Não é difícil, neste contexto, entender porque a elite diz estar vivendo sob uma ditadura do PT. De fato, a única democracia que a elite reconhece é aquela que existe entre os iguais (ou seja, entre os membros da elite). Todos que não fazem parte da elite ou a ela não se submetem são elementos indesejados. Mesmo que sejam a maioria da população, sua soberania nunca será aceita. Em algum momento a maioria terá que exterminar esta minoria arrogando, prepotente e racista. Quando isto ocorrer só direi uma coisa: um pequeno passo na história, um grande passo para a renovação da civilização brasileira.

     

    1. Renato Lazzari

      7 de março de 2016 11:05 pm

      “O que a elite brasileira teme”…”

      “…é a soberania popular.”

      Justamente, Fabio. E essa soberania é o projeto do PT e de Lula. Claro que se fosse outro partido e outro político que não o PT e Lula, que tivesse alcançado a responsabilidade pelas instituições democráticas, a reação dos que se sentem como se fossem um segmento diferenciado e superior do povo seria exatamente a mesma.

      E para muito além do BF, programas de fomento ao micro, pequeno e até médio empreendedores estão sendo tocados com atenção pelo PT, em parceria com o sistema “S”, por exemplo. E isso sem prejuízo aos projetos de melhorar os sistemas públicos educacional, de saúde, de moradia e de infra-estrutura. Dê uma olhada nos benefícios já alcançados, por exemplo, pelas obras de transposição do Rio São Francisco. Mas há muitos, muitos outros projetos, que vem sendo tocados heróica e bravamente pelo PT e por outros partidos atentos à sociedade brasileira como um todo, apesar da resistência da “elite” (que não faz por merecer nem o “O” do termo “oposição”).

      A independência do Brasil em relação ao dolar us based, os tratos que o Brasil vem mantendo com outros países da América Latina, da África, Ásia… os BRICS, por exemplo, e o estabelecimento da soberania pátria ao nosso país choca-se de frente com os projetos estadunidenses, tão aclamados, idolatrados e bajulados por essa elite, de estabelecimento de hegemonia mundial.

      O problema está na soberba e na arrogância daqueles que, em sabotando os planos do PT (mas, repito, de qualquer outro que fizesse o que o PT está fazendo), não titubeiam em trair nosso povo, nossa pátria. Para esses, se não houver miseráveis, eles não se sentirão “classe média”, alguns até com o distintivo de “alta”.

  10. Andre Araujo

    7 de março de 2016 10:29 pm

    Argumentos primarios,

    Argumentos primarios, indignos de um excelente escritor como Fernando Morais. Nunca 40 milhões estavam passando fome, nem no Oeste da Africa tem esse numero de famintos, dados demagogicos, sempre houve pobreza no Nordeste mas passar fome é de paises deserticos, no Brasil raramente houve crises famélicas nem nos tempos do Imperio.

    Frases demagogicas que não colam mais, o problema hoje é a formação de um Estado Policial Judicial de dominio que equivale a uma ditadura e esta deva ser a luta e não a defesa da demagogia tosca do bolsa familia mesmo porque Morais é ele mesmo

    elite dos pés a cabeça a bordo de uma Harley Davison de 200 mil Reais em que se locomove  fumando charutos Cohibas de 200 Reais depois rebatido com rum Zacapa que custa uma nota.

    Demagogia não cola mais nem para o povão, há argumentos muito melhores para evitar empulhações de grupos salvacionistas sem apelar para a “”cartilha da fome que o PT eliminou” isso é coisa de porta de sindicato e nem a tia Nena acredita.

    1. emiliocury

      7 de março de 2016 10:34 pm

      Resposta perfeita.  Esquerda

      Resposta perfeita.  Esquerda caviar das mais representativas, o autor…

    2. Renato Lazzari

      7 de março de 2016 11:17 pm

      Será que é obrigatório que,

      Será que é obrigatório que, para ter visão socialista, para enxergar o estado como viabilizador de prosperidade, há que ser pobre? Será obrigatório, para todos os que pretendem se destacar, que pise na cabeça de quem quer subir?

      O que tem Fernando Morais, em termos materiais, tira dele o mérito como defensor de um Brasil mais justo? Aposto que, por ele, todos os brasileiros andariam em suas Harley-Davidson e fumariam charutos… se quisessem, claro. Talvez o que tenha Fernando Morais para além dos bens materiais – e não esses – é que seja o que faz dele alguém de destaque, será que não?

      1. Andre Araujo

        7 de março de 2016 11:50 pm

        Tem muito a ver. É uma

        Tem muito a ver. É uma questão de atitude. Um esquerdista de raiz tem postura de esquerdista, é algo bem sutil mas real.

        Uma atitude esquerdista não comporta esse contraste entre o que penso e o que faço. Está ai o José Mujica para exemplificar.

  11. altamiro souza

    7 de março de 2016 10:33 pm

    certamente poucos além de

    certamente poucos além de fernando morais  conhecem tão bem

    o grande estadista lula e seu projeto popular de inclusão social que

    transformou o brasil pára mnelhor, em vários itens que se analisar…

    a oposição e esses ionteresses que querem o golpe temem  mesmo é a

    permanencia dese projeto fundamental para que o país continue a se desenvolver…

  12. Ze Guimarães

    7 de março de 2016 10:52 pm

    Republicanismo

    Não sei o que a elite teme, mas eu temo o continuismo do republicanismo caso o PT permaneça no poder.

  13. NICKNAME

    7 de março de 2016 11:35 pm

    Ou O GGN pára de dar margem ou fomentar ilusões ou

    ou se desmoraliza. Permanecerá , continuará, receberá audiências e clap-clap-claps dos rebanhos que há tempos tomaram conta do Posts do Dia, a Irmandade, a Beatice, os que ainda hoje negam completamente a AP470. Uma tentativa de mudança de rumos, ainda bem, mas muito tímida, sem mea culpa, está aqui neste link https://jornalggn.com.br/noticia/colaborem-com-a-reportagem-cooperativa-do-ggn#comment-862201

    1. NICKNAME

      7 de março de 2016 11:36 pm

      uma mentirinha

      conversei com uma  amiga de Porto Alegre (a capital de longe mais politizada, na média, e mais civilizada, ‘hors-concours’ no país). É minha ex-cunhada. Perguntei e fiquei ansioso pela resposta que foi: TODOS os simpatizantes e petistas que ela conhece e com quem tem contato não acreditam mais no conto da carochinha. Dói, dói, muito, mas a democracia avança também com dores, pode até haver seletividade, 2 pesos e 2 medidas, “justiças” que também dóem muito.

  14. Andre Araujo

    8 de março de 2016 12:02 am

    Acredito que o nivel de

    Acredito que o nivel de debate aqui não permite mais o uso de chavões de porta de sindicato, tirou tantos milhões da fome, deu luz para tantos milhões, isso é muito tosco, chavões de piqueteiros, é necessário argumentação mais elevada.

    1. Renato Lazzari

      8 de março de 2016 12:33 am

      Tem razão: melhor falar de

      Tem razão: melhor falar de idéias do que de pessoas, menos ainda na tentativa de diminuí-las, que tal?

      Que tal, a propósito não da pessoa de Fernando Morais mas das realizações concretas do PT, o post do colega Edson Vitor, abaixo ( https://jornalggn.com.br/comment/862016#comment-862016 ), que tomo a liberdade de transcrever:

       

      1) Melhorou com reconhecimento e aplauso mundial a maioria dos indicadores sociais da sofrida população brasileira, de distribuição de renda a IDH.

      2) Reativou os investimentos em infra-estrutura carência primordial deste país, arrasada e paralisada pelos fernandinhos e seus neoliberettes.

      3) Apoio à indústria nacional remanescente do aleijamento fernandista e até do renascimento daquelas destruidas em nível de maiores do mundo à praticamente NADA (ex: industria naval).

      4) Melhorou até então a quase totalidade dos índicadores macro-econômicos (desemprego, dívida, PIB, renda, etc.) em relação ao nefasto-liberalismo demotucano de FHC e associados politicos.

      5) Tirando o PIB atual, derrubado em mais de sua metade por uma operação que deveria ser simplesmente policial (e é política, partidária escandalosa e paralisante), TODOS os demais índices mesmo com a crise forjada para destruir o país AINDA SÃO MELHORES QUE OS DEIXADOS POR FHC EM 2002 (inflação, renda, desemprego, dívida SEM FMI, etc.).

      6) Incentivou ou não interferiu negativamente na indústria, no comércio e, principalmente nos bancos, os ícones capitalistas que se mantem operando normalmente e com gigantescos lucros. Ou seja, a atividade econômica no país é eminentemente capitalista!

      7) Investiu em educação como não se fazia há décadas. principalmente no período neoliberal, onde se destruiu a melhor qualidade do ensino público em detrimento de um ensino privado caça-níqueis e fora do alcance de todos.

      8) Fortaleceu a saúde pelo SUS, embora sabotado pela extinção do imposto criado pelos tucanos (e não utilizado por eles na saúde), bem como à propaganda constante que exibe uma saúde estadual e municipal precárias e com farto roubo de verbas federais, como culpa principal ou única do governo central.

      9) Investiu e investe pesadamente em habitação, com um programa que foi usurpado pela sanha imobiliária gerando uma bolha cuja causa é desta sanha e nao de quem promove a construção.

      10) Deu prestígio governamental à estatais como a Petrobrás, a qual afinal descobriu que o Brasil tem riquezas petrolíferas de enorme monta e que ela é a MAIS COMPETENTE DO MUNDO para explorá-las, apesar da sabotagem corrupta de alguns diretores e gerentes bandidos que lá já estavam na missao de transformar o Bras em Brax e na escandalização de valores que frente ao pré-sal e aos valores gigantescos são grandes mas não a afetam significativamente (muito menos que a variação inernacional dos preços, que vale para todas as petroleiras mundiais.

      11) Permitiu que as instituições funcionassem livres, sem freios, comandos e aparelhamentos (quem aparelhou foi a atual oposição demotucana, como se pode constatar nas diversas instituições, MPF, Justiça, polícia, etc.). Nunca se investigou tanto, mesmo o próprio governo. Nunca os demais poderes usaram tanto de seu poderes, institucionalmente.

      12) Já é suficiente…

      RESUMO do “projeto” [a que se refere Fernando Morais]

      1) Investir em GENTE, o principal patrimônio de qualquer país (e o nosso carece de investimentos)

      2) Administrar os resultados do país de forma mais bem sucedida e legítima que os neoliberais, que quebraram o país 3 vezes, destruiram sua indústria, geraram desemprego, baixa renda e entregaram o país em estado PIOR do que nesta “grande crise”, cujo único índice agora pior é o PIB, destruido por uma mera operação policial (necessária, mas irresponsável e partidária) e por uma intensa ofensiva para não permitir que o país seja governado!

      3) Permitir (como de fato) que o capitalismo e a politica (republicanamente) sigam seu rumo, o que fez com que chegássemos a ser uma economia maior que o outrora império onde o sol nunca se punha” e fossemos admirados (e premiados) na comunidade internacional.

  15. Eudes Gouveia da Silva

    8 de março de 2016 12:16 am

    Vamos parar de disputar quem

    Vamos parar de disputar quem é mais de esquerda. Lula 2018. E pronto.

  16. Jofran Oliva

    8 de março de 2016 12:23 am

    Havia muita gente passando fome sim. . .

    Havia muita gente passando fome sim. Só não sabe disso quem nunca viajou pelo interior do nordeste, quem nunca foi a uma pequena cidade, inclusive dos estados do sul do país. Trabalhei três anos no nordeste nos anos 80, no interior da Paraíba e visitava pequenos produtores rurais, que só comiam feijão cozido com água e sal, nada mais. A Pastoral da Criança começo no norte do Paraná na cidade de Florestópolis-PR, uma das regiões mais ricas do país, que tinha um dos maiores índices de mortalidade infantil do país, por subnutrição. Trabalhei três anos como voluntário na Pastoral da Criança e previ seu fechamento devido à melhoria das condições econômicas da população e consequentemente da alimentação do povo. É natural que a fome no Brasil não era uma fome da Etiópia, do Sub-saara africano, mas tinha muita fome sim. A própria VEJA publicou uma capa que registrava a morte de não sei quantas pessoas de fome por dia, no final do governo FHC.

Recomendados para você

Recomendados