Próximas semanas serão cruciais para mostrar se Bolsonaro é capaz de estancar crises

Aumenta a pressão das ruas, do Congresso e da Justiça sobre a gestão bolsonarista; enquanto isso, aliados convocam para próximo domingo atos em defesa do presidente

Jornal GGN – A instabilidade política está longe de apresentar um desfecho de equilíbrio, pelo menos é o que parece ao observar os últimos movimentos das ruas, Congresso e Planalto.

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sofreu novas derrotas na Câmara dos Deputados, no debate em torno da Medida Provisória que mudou a estrutura da Esplanada. Por maioria, a comissão que analisa a MP na Casa decidiu tirar o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) da pasta da Justiça, transferindo-a para o Ministério da Economia, além de outras medidas como devolver à Funai a demarcação de terras indígenas. O texto seguiu para os plenários da Câmara e Senado.

Essa é uma das 11 MPs em tramitação no Congresso e que expiram até dia 3 de junho. Se o governo não conseguir apoio suficiente no Congresso e a medida provisória da estruturação da Esplanada vencer, por exemplo, Bolsonaro será obrigado a retomar a estrutura anterior, com 29 ministérios alterando toda a lógica que montou para seu governo.

O governo ainda precisa impedir que o Legislativo derrube o decreto que flexibiliza o porte de armas no Brasil. A medida que facilita as regras para compra e porte de armas foi assinada por Bolsonaro no dia 7 de maio. Em seguida, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação na Justiça para suspender imediatamente o decreto. Mas, enquanto isso, o próprio Legislativo pode derrubar o texto de Bolsonaro.

Em relação às ruas, a imagem do presidente da República também não anda muito boa. O corte de recursos para a Educação gerou uma onda de manifestações dia 15 de maio levando milhões às ruas em cidades de todo o país. Pelo mesmo motivo, o Congresso decidiu por maioria esmagadora (307 votos favoráveis e apenas 82 contrários) convocar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para prestar explicações sobre o corte na educação.

Além de chamar os manifestantes de “idiotas úteis” e “massa de manobra”, Bolsonaro, por meio de aliados, convoca agora para o próximo domingo (26) atos pelo país em seu favor. A medida gerou críticas inclusive de integrantes do PSL, como a deputado estadual Janaina Paschal (PSL-SP), quanto de grupos que apoiaram sua eleição, como o MBL (Movimento Brasil Livre).

“Pelo amor de Deus, parem as convocações! Essas pessoas precisam de um choque de realidade. Não tem sentido quem está com o poder convocar manifestações! Raciocinem! Eu só peço o básico! Reflitam!”, escreveu Janaina em uma rede social no domingo (19). Também no final de semana, o MBL desmentiu, via nota em uma rede social, que apoia o ato no dia 26 de maio em favor do governo Bolsonaro.

Como se o desgaste não fosse o suficiente, partidos do chamado centrão (formado informalmente por DEM, PSD, PTB, PP, PR entre outros) querem lançar um projeto alternativo ao pacote da Reforma da Previdência do governo.

Para finalizar, surgem novos desdobramentos das investigações que envolvem o senador e filho, Flávio Bolsonaro, em esquemas de corrupção ligando ele, inclusive, a milícias no Rio de Janeiro. Na última semana, a revista Veja publicou uma reportagem com base nas apurações do Ministério Público Federal do Rio mostrando que Flávio comprou 19 imóveis por R$ 9 milhões. O órgão considera que há indícios de lavagem de dinheiro em imóveis.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só vejo uma solução para o Brasil: Impeachment Já! Ou a renúncia de Bolsonaro, bem como a do ministro da Economia, o cavalo de Troia, Paulo Guedes, e toda a sua equipe econômica por inexperiência e incompetência absoluta, pois já está comprovado que eles não entendem de economia o suficiente para recolocar o país de volta nos trilhos. Estão apostando na Reforma da Previdência, que, se for aprovada, será um desastre, e não solucionará o problema da Economia. Tem tudo pra ser um governo do fracasso!!! É como diz Lula, “O Brasil está sendo governado por um bando de malucos”. Chama Lula, que o homem dá jeito! Lula é um gigante! Lula é um ser humano fantástico! Lula é genial!!! Lula entende de Economia e de Previdência Social porque tem experiência e governou o Brasil por duas vezes e, com absoluto sucesso. Lula tem capital político, e tem prestígio nacional e internacionalmente. Além do mais, é um excelente articulador político. Lula deixou a Presidência com uma avaliação de 85% de Bom e Ótimo. Lula é o único brasileiro neste país em condições de governar o Brasil a contento, e de recolocar o país de volta nos trilhos. Lula é o único brasileiro que conhece e sabe das necessidades do povo brasileiro. Lula foi, simplesmente, o maior e melhor Presidente do Brasil de todos os tempos. Era tanto progresso que assustou o mundo! Quem não se lembra disso? Viva o ex-Presidente “Luiz Inácio Lula da Silva”, o eterno Presidente da gente! #LulaLivre #LulaPresoPolítico #LulaPerseguidopelaJustiça #LulaCondenadoSemProva #LulaInocente (Poeta nordestino, de Sousa, no Sertão da Paraíba)

  2. Só vejo uma solução para o Brasil: Impeachment Já! Ou a renúncia de Bolsonaro, bem como a do ministro da Economia, o cavalo de Troia, Paulo Guedes, e toda a sua equipe econômica por inexperiência e incompetência absoluta, pois já está comprovado que eles não entendem de economia o suficiente para recolocar o país de volta nos trilhos. Estão apostando na Reforma da Previdência, que, se for aprovada, será um desastre, e não solucionará o problema da Economia. Tem tudo pra ser um governo do fracasso!!! É como diz Lula, “O Brasil está sendo governado por um bando de malucos”. Chama Lula, que o homem dá jeito! Lula é um gigante! Lula é um ser humano fantástico! Lula é genial!!! Lula entende de Economia e de Previdência Social porque tem experiência e governou o Brasil por duas vezes e, com absoluto sucesso. Lula tem capital político, e tem prestígio nacional e internacionalmente. Além do mais, é um excelente articulador político. Lula deixou a Presidência com uma avaliação de 85% de Bom e Ótimo. Lula é o único brasileiro neste país em condições de governar o Brasil a contento, e de recolocar o país de volta nos trilhos. Lula é o único brasileiro que conhece e sabe das necessidades do povo brasileiro. Lula foi, simplesmente, o maior e melhor Presidente do Brasil de todos os tempos. Era tanto progresso que assustou o mundo! Quem não se lembra disso? Viva o ex-Presidente “Luiz Inácio Lula da Silva”, o eterno Presidente da gente! #LulaLivre #LulaPresoPolítico #LulaPerseguidopelaJustiça #LulaCondenadoSemProva #LulaInocente (Poeta nordestino, de Sousa, no Sertão da Paraíba)

  3. Quem inventou esta reportagem? Pois na realidade ela não tem o mínimo sentido. O problema agora não é se Bolsonaro vai estancar alguma coisa ou não, o problema é se Bolsonaro vai conseguir golpear ou não. Se ele não conseguir criar um clima de golpe ele simplesmente vai sofrer pressões para a renúncia.
    Mas na realidade o relógio continua a fazer Tic-tac e se demorar muito tanto a extrema-direita como o direitão (impropriamente chamado de centrão) perderão o controle do processo. Eles tem no máximo um a dois mêses para se resolverem, pois o tic-tac, tic-tac continua.

  4. Camisa da seleção, patoskaf e bíblia debaixo dos sovacos, bandana com dizeres religiosos/evangélicos, carro de som havan e seus neo escravos, e sobretudo equipamento TI de robots para divulgar o “imenso” apoio nos dementes do planalto.
    Puts….esqueci alguém?

  5. O Que se vai disputar domingo é a adesão da globo.
    Explico: Se o exército bolsominion for pequeno, a globo pisa de vez na cabeça do bolço.
    Se for maior que a manifestação dos estudantes a globo fica em cima do muro aguardando os acontecimentos, batendo uma no ferro outra na bigorna.
    E tome plim plim…

  6. Poderíamos, também dizer: serão cruciais para ver se a esquerda ainda sabe fazer política. Ou se prefere ser uma nulidade (da parte das direções).

  7. Impeachment ou renúncia é entregar o controle direto para o Mourão e os militares, sem intermediários, para viabilizar o fim da previdência social, dos direitos sociais e continuar o processo de privatizações e entrega do pré-sal!

  8. torcer por isso ou aquilo é bobeira, cara.!!!
    quem quiser avançar tem de pensar em
    acumular forças à centro-esquerda
    para retomar a politica de inclusão social….
    temer robôs é uma insanidade,
    é como admitir como verdade o
    lance infame do kit gay….
    é aceitar como verdade todas essas mentiras
    inventadas nas fake news, como aquela ridícula
    da bela mulher passeando nua por um ocrredor
    de uma universidade, rodeada de marmanjos que olhavam
    para a frente,normalmente,
    como se a belezas não existisse, demonstrando que tudo
    é uma farsa, uma grande mentira que só idiota não percebe….

  9. comovente o texto doanonio sobre lula…
    mas o que queria alertar é sobre uma possível armadilha
    que pode estar cainda a esuerda
    ao entrar nesse lance de divulgar
    tudo o que faz o bolsonaro –
    mesmo as maiores asneiras…
    chomski falou sobre trump e a grande midia
    estadunidense, mas isso poderia ser trocado
    pelo que ocorre no brasil, inclusive com a questão da
    midia alternativa que dá tudo sobre bolsonaro
    como se estivesse criticando, mas ao expor tantas
    besteiras, começa a criar reações que podem ser
    conrárias ao que imagina…..
    “Olhe a televisão e as primeiras páginas dos jornais. Não há nada mais que Trump, Trump, Trump. A mídia caiu na estratégia traçada por Trump. Todo dia ele lhes dá um estímulo ou uma mentira para se manter sob os holofotes e ser o centro da atenção. Enquanto isso, o flanco selvagem dos republicanos vai desenvolvendo sua política de extrema direita, cortando direitos dos trabalhadores e abandonando a luta contra a mudança climática, que é precisamente aquilo que pode acabar com todos nós”.

  10. Bolsonaro não tem a mínima condição de governar o país. Só vislumbro uma solução: Renunciar, ou Impeachment Já!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador