Rui Daher
Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor
[email protected]

Hoje eu quero sair só, por Rui Daher

jornal

Hoje eu quero sair só

por Rui Daher

Se aos nove anos de idade as sirenes da Gazeta, na Avenida Cásper Líbero, avisaram os monges beneditos do Largo que deveriam liberar os alunos para voltarem às suas casas, pois o presidente Getúlio Vargas estava morto, e dez anos depois, no rádio de meu quarto, olhando o tráfego do Viaduto Santa E(I)figênia – a Cúria ainda não me esclareceu – eu ouvia, pela Rádio Marconi, o discurso na Central do Brasil do presidente do Brasil, João Goulart, pregando as reformas de base, por que estaria eu, hoje, prestando atenção e decifrando Michel Temer e sua quadrilha legislativa, judiciária e midiática?

O Brasil não enlouqueceu. Sempre foi isso. Somos um povo que acredita ricos serem ricos porque Deus os ajuda.

Meu escritório fica perto da igreja de São Judas Tadeu. Todos os dias 28 do mês, sobretudo em outubro, seu dia, vejo filas de fiéis orando para que o Santo assim os mantenham, ricos e pobres. Iate em Angra dos Reis e churrasco na laje, por que não? Alguém leu o que dizia Jesus Cristo? Não? Pois é, os monges beneditinos me ensinaram e me desviaram o caminho.

A verdade é que estou na finitude da vida sem nunca ter lido uma obra de Lobão, José Luiz Datena, Luana Piovani ou Alexandre Frota, o que muito me entristece. São ouvidos, aquiescidos e aplaudidos. Obra perdida em troca de Darcy Ribeiro, eu, equivocado como sempre.

Não há análise sociológica, política, econômica para o que está acontecendo no Brasil. Sugiro, pois, que parem. Descaramento não merece análise.

E aqui me dirijo a duas senhoras que respeitava como jornalistas. A diretora de Redação e a adjunta do jornal Valor Econômico, que leio por obrigação profissional, Vera Brandimarte e Cláudia Safatle.

Não me refiro aos colunistas, que eles convocam para demonstrar alguma neutralidade democrática. Mentira. Façam o balanço. Na Folha contraponham Laura Carvalho, Vladimir, Duvivier e Jânio de Freitas aos demais. E tem aquele risível japonesinho.

Amigo a quem respeito sempre me garantiu a honestidade jornalística de Vera e Cláudia. Como assinante, o que lia, me fazia concordar com ele. Até que a Folha de São Paulo saiu da sociedade e a Globo ficou com o controle total do matutino. Não que a empresa dos Frias filhos seja flor que se cheire. Mas engana, tentando dar um ar de neutralidade. Já os Marinhos cagam.

Dio mio! Em poucos meses, o País se tornou um oásis de otimismo. O noticiário é de que tudo vai bem. Apenas casos de sucesso. Gostaria de incluir o meu: 50% da 1ª edição do “Dominó de Botequim” esgotados. Atenção: 10 de março, todos na Realejo Livros, em Santos.

Quero saber, Vera e Cláudia, vocês mudaram ou a Globo mandou?

 

Rui Daher

Rui Daher - administrador, consultor em desenvolvimento agrícola e escritor

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Rui,O RUI, náo. ele é mixto com brasa

    Só ler o nome do <ente>,Gente é outra estirpe. PATROCA ( significa que está aberto a conchavo$$$$$

      1. Negativo, Alan

        Rui está citando na coluna o “medalhão” do jornalismo, o Kim, que para o Leandro Fortes, sempre que vê a foto dá a impressão de que está todo cagado. 

  2. So para pensar….

    Pois então, caro Rui. O Brasil sempre foi isso. Na mosca. E é so ler a real historia do Pais ou biografias politicas que, à piori, o queixo cai e em seguida deixamos o livro cair no colo e sussurramos, meio abobalhados, “Mas sempre fomos assim….”

    No entanto, como muito pouco neste mundo é “gravado em marmore”, ainda tenho a esperança (sem ela se vive?) de que ainda vamos melhorar a instruçao do povaréu e acabar com a herança escravocrata, geradora de tanto preconceito, ignorância e defensora de sua castas com seus privilégios. Outros dias virão.

    Quanto ao Valor. O Grupo Globo precisa manter esse governo custe a quem custar. Ou seja: no nosso lombo. Pelas ligações com Yunes, empresas de fachadas e otras cositas mas, da para entender o porquê. Esperar virtu dos irmãos Marinho? A virtude para eles esta no dinheiro e no poder. Coitada da Dilma. Essa caiu de honesta.

    1. Maria Luisa,

      O que espanta é como fazem tudo tão fácil. Mudam a orientação de um dia para outro. Hoje, a manchete é “Expansão global já ajuda o Brasil via commodities”. Novidade? Há quantos anos? Como expansão global? Caras-duras. Abraços

    2. A mudança começa de baixo.
      A mudança começa de baixo. Enquanto o sonho for mudar o Brasil por meio dá faixa presidencial, vamos viver os ciclos, de progresso e destruição do futuro!

  3. ”’Na Folha contraponham

    ”’Na Folha contraponham Laura Carvalho, Vladimir, Duvivier e Jânio de Freitas aos demais. E tem aquele risível japonesinho.”

    Esqueceu de Mario Sergio Conti, Juca Kfouri, os 2 ” SÁ” e uma montanha deles.

    E Guilherme Boulos ?

    Fora os ertustidos como Benardo Mello Franco,Antonio Prata, Maecelo Coelho 

    E o que dizer de Vladimir Safatle ?

    A F S P é um celeiro de esquerdistas e comunistas(não necessariamente é a mesma coisa )

    E ainda a chamam de golpista.

    1. Sério?

      “Não me refiro aos colunistas, que eles convocam para demonstrar alguma neutralidade democrática”. Isto para o Valor. E também para a Folha com seu conteúdo comunista.

    2. golpistas, mas é só o

      golpistas, mas é só o primeiro nome.

       golpistas canalhas pervertidos. pra ficar mais completo.

      frias, civita, marinhos, mesquitas e seus congêneres. não seguem a cartilha do jornalismo. inventam, maculam e pervertem.

      mentira é mentira – mas pode ficar com pós verdade se quiser.

      e vejo q ainda nem parou pra ler o bakunim.

      se liga, fio.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador