24 de junho de 2026

FBI realiza mandado de busca na sede da TelexFree

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Jornal GGN – Agentes federais do FBI e do Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos invadiram a sede da Telexfree Inc. nesta quarta-feira (17) para atender mandado de busca expedido pela Justiça por conta do processo de investigação das acusações de um esquema que levou a empresa a faturar bilhões de dólares de forma ilícita. Reguladores do Estado de Massachussets acusam a TelexFree de praticar o chamado “esquema de pirâmide”, no que pode ser uma das maiores fraudes financeiras internacionais.

De acordo com o jornal The Boston Globe, a empresa, que vende um sistema de voz sobre IP – VoIP –, atraiu centenas de milhares de investidores para atuarem como revendedores, prometendo margens de lucro astronômicas. Muitos deles, nos Estados Unidos, segundo o jornal, são imigrantes que, na maioria dos casos, depositaram todas as sus economias em troca de kits de propaganda. Algumas chegaram a ameaçar suicídio por conta das perdas.

Leia também: Para reguladores de Massachussets, TeleFree faturou US$ 1 bilhão em esquema de pirâmide

Além do esquema, também há acusações de fraude e de lavagem de dinheiro. A ação desta terça-feira acontece após a empresa pedir, no começo da semana, concordata federal no Estado de Nevada, onde fica uma de suas duas empresas nos EUA. Reguladores de valores mobiliários de Massachusetts entraram com ação civil contra a empresa no dia seguinte, acusando a Telexfree de uma fraude de US$ 90 milhões no país e de US$ 1 bilhão em todo o mundo – incluindo no Brasil. O secretário de Estado William F. Galvin acusou a empresa de direcionar suas investidas à comunidades de imigrantes brasileiros em Massachusetts.

No Brasil, a Telexfree fechou as portas em junho do ano passado, depois que um juiz determinou a investigação de fraude, o que desencadeou uma onda de preocupação de seus clientes e investidores em todo o mundo. A empresa está sob investigação por lavagem de dinheiro no Brasil e também na República Dominicana.

Leia também: TeleFree declara falência nos EUA

Também há investigações em Ruanda e Uganda. De acordo com o The Boston Globe, há investidores em países como Equador, Espanha, Holanda e África do Sul. As rádios de Massachusetts receberam centenas de ligações de ouvintes afirmando que perderam economias de uma vida com a TeleFree. A empresa negou as acusações em comunicados à imprensa e em vídeos on-line distribuídos em vários países.

Com informações do jornal The Boston Globe.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

7 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. jc.pompeu

    17 de abril de 2014 4:22 pm

    seu nassif tem que enviar a

    seu nassif tem que enviar a notícia – fatos & fotos FBI no encalço dos facínoras teleguiados herbalife – para a educação instrutiva do ministro cardozão… para quando este, no cargo da justiça divina, acordar para o mundo real a vida como ela é… “alôoh! ministrô está lá… telexfree pra você!”

  2. alfredo machado

    17 de abril de 2014 4:41 pm

    TelexFree

    No patropi, parabéns pro blogueiro, o primeiro e único a abrir o verbo contra o esquema pega-otário, e dali veio o fechamento da malandragem e o alerta global, quando a pirâmide desabou. 

    Sob a crítica de inúmeros otários participantes do golpe, levou ao conhecimento das instâncias cabíveis do governo federal, no caso um ministro preguiçoso que pregiçoso se manteve, e a campanha só evoluiu por conta de providências tomadas em âmbito estadual. 

    Sempre existirão pessoas dispostas a comprar terreno na Lua, bilhetes premiados, caixa de sapatos cheia de $$$, etc…,  e também participar de pirâmides, não consigo sentir pena desta turma. Vi a primeira pirâmide há quase cinquenta anos, no intervalo aproximado de dez anos aparecia outra, e assim é até hoje.

     

     

     

  3. Fernando J.

    17 de abril de 2014 4:51 pm

    Deveria ser divertido, mas não é

    Entrar na página do Facebook da TelexFree (405.285 curtidas) e ler os mais de 2 mil comentários após cada postagem da empresa deveria ser hilário, mas não é, é triste ver pessoas humildes, simples, iludidas por esse esquema fraudulento de pirâmide. O conto do bilhete premiado não termina, apenas se modifica com o tempo. São pessoas simples, como disse, basta ver como escrevem. É constrangedor ler os depoimentos, perderam muito dinheiro,estão desesperadas, e ainda acreditam na “recuperação” da empresa.E a TelexFree transformou o “negócio” em algo messiânico, é um tal de Deus pra cá e Deus pra lá que nõ tem fim. E tudo isso aconteceu debaixo das barbas das autoridades fazendárias e jurídicas brasileiras, apesar de tudo o que o Nassif alertou desde o princípio. 

    1. Alan Souza

      17 de abril de 2014 7:08 pm

      Não são só simplórios…

      Não são só simplórios, humildes, que entram nesses esquemas. Em cada pirâmide nova dessas, sempre tem um pessoal que entra primeiro, uma turma acostumada a faturar com essas malandragens, e esses arrebanham os incautos, simplórios – mas também atraem uma boa carrada de espertalhões e aproveitadores interessados em ganhar dinheiro fácil e rápido.

    2. warlem

      26 de abril de 2014 10:10 pm

      Humildade?

      Não confundam humildade com burrice! É exatamente por isso que não temos uma educação adequada. Quanto mais pessoas burras, mais cabeças para se manipular.

  4. Alan Souza

    17 de abril de 2014 5:18 pm

    “Não, não é pirâmide!”

    “É 102% seguro e legal”, dirão os TelexFreaks…

  5. Don Pedro

    17 de abril de 2014 11:13 pm

    TelexFree
    Agora, se forem espertos lá nos EUA, vão descobrir que a maioria dos brasileiros lá estão em violação das leis de imigração também e vão todos para a cadeia. Especialmente em Boston. Todos mamando na TelexFree com o Sann Rodrigues como cabeça do negócio. Esse também vai pra cucuia.

Recomendados para você

Recomendados