
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ) informou, nesta quinta-feira (19), que identificou o mecanismo que liberou o acesso repentino da rede social X no país e que já agiu para o “restabelecimento do bloqueio”, determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Alguns usuários brasileiros conseguiram acessar a rede social porque a empresa do bilionário Elon Musk passou a usar endereços de IPs vinculados a servidores da empresa americana Cloudflare, um serviço de proxy reverso em nuvem, que faz o uso de IPs dinâmicos e dificulta o bloqueio da plataforma pelas operadoras de internet.
O X chegou a informar que a mudança foi feita porque a infraestrutura para fornecer o serviço na América Latina ficou inacessível para sua equipe após o bloqueio no país, o que causou uma “restauração involuntária e temporária do serviço para usuários brasileiros“.
O X ainda publicou, em sua conta de Assuntos Governamentais Globais, que espera que a plataforma volte a ter acesso liberado no país “muito em breve“, uma vez que as ordens do STF estão sendo cumpridas, como o pagamento de multas e a suspensão de perfis “antidemocráticos”.
“Embora esperemos que a plataforma fique inacessível novamente em breve, continuamos os esforços para trabalhar com o governo brasileiro para retornar muito em breve para o povo do Brasil“, publicou.
Segundo a Anatel, no entanto, “a conduta da rede X demonstra intenção deliberada de descumprir a ordem do STF“. A Agência ressaltou ainda que “eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão as providências cabíveis”.
Ainda na noite de ontem, a Anatel disparou notificações para 20 mil operadoras e provedores de internet determinando novamente o bloqueio da plataforma, após receber apoio da Cloudflare.
A empresa americana trabalhou para que a suspensão seja possível sem afetar demais instituições e empresas que utilizam a mesma rede no Brasil, como o próprio Supremo e até bancos privados.
Leia também:
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Um sujeito que já disse que dá golpe em qualquer país não tem o benefício da dúvida. Ele sempre será culpado.