Recado do Nassif: a reviravolta na Bolívia e o fim de Ernesto, o Idiota

A reviravolta no quadro político boliviano, com o Congresso assumindo o controle político e propondo novas eleições, é alvo de algumas especulações

 Nos grupos de WhatsApp com especialistas em diplomacia e geopolítica, o chanceler brasileiro é tratado como Ernesto, o Idiota.

A reviravolta no quadro político boliviano, com o Congresso assumindo o controle político e propondo novas eleições, tem merecido as seguintes especulações.

Há sinais evidentes de que a chancelaria brasileira participou de articulações que, em um primeiro momento, levaram ao poder evangélicos fundamentalistas. Ernesto, o Idiota, aliás, foi o primeiro a reconhecer os terraplanistas como novo governo boliviano.

Esses especialistas identificam dois movimentos conjuntos da Rússia e da China, visando reequilibrar o jogo de forças no país, aproveitando o encontro dos BRICs no Brasil.

A Rússia foi a primeira a se insurgir contra o golpe. Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, declarou que o reconhecimento de autoridades legítimas na Bolívia só seria possível após eleições livres.

Ao mesmo tempo, o presidente chinês Xi Jinping praticamente comprou o apoio brasileiro, oferecendo investimentos de US$ 100 bilhões. A ponto de Paulo Guedes propor um tratado de livre comércio com a China – a pá de cal final na indústria de baixa tecnologia brasileira.

Donald Trump entra em rota descendente, depois da abertura do julgamento do impeachment. E deixa o governo Bolsonaro em má situação, não dando as contrapartidas ao Brasil pelas concessões feitas aos Estados Unidos. Sequer foram liberadas as exportações de carne fresca do Brasil. Por outro lado, a instabilidade política na América Latina, agravada por Eduardo Bolsonaro e Ernesto, o Idiota, começa a afastar investidores internacionais.

Leia também:  Mathias Alencastro: ‘Ao contrário da brasileira, ultradireita indiana soube tornar país indispensável ao Ocidente’

A reviravolta na Bolivia pode significar o enfraquecimento definitivo do trumpismo na América Latina. E a saída de Jair Bolsonaro do PSL, assim como o saída de Carlos Bolsonaro das redes sociais, pode significar um afastamento gradativo do terraplanismo dos filhos, e um banho de realismo político. Resta saber em qual fonte Bolsonaro vai beber daqui para frente. Mesmo porque, o enfraquecimento de sua base política, as investigações sobre os filhos, o tornam cada vez mais vulnerável politicamente.

De qualquer modo, parece que está chegando ao fim o momento de maior vergonha do Itamaraty, sob o comando de Ernesto, o Idiota.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

27 comentários

  1. Não vai adiantar muito.
    Ainda teremos Bolsonaro, o idiota estúpido, burro, miliciano, rachid e ladrão.
    Os filhos, todos com os mesmos adjetivos aplicados ao pai.
    Um mourão do mesmo naipe.
    Vários militares lesa pátria e tão estúpidos e burros quanto o chefe.
    Todo um ministério de estúpidos, idiotas, burros e ladrões.
    A coisa está muito feia para os lados do Brasil.
    E ainda não falei dos milhões de bozos lunáticos soltos pelas ruas.

    65
    1
    • Nada como os dias de sol forte. Incomoda o calor, arde nos olhos sua lu ez, mas ao menos vão expondo e matando os ácaros. Geralmente os idiotas se expõe facilmente, pois são vaidosos e precisam deixar em aberto suas tolices e a estupidez de idéias, já que um dos aspectos da idiotia é o de ver brilho onde a turva visão o cria. A sua repetida exposição tende a determinar o seu próprio ocaso. Em breve o Ernesto vai convidar para um samba em que ninguém irá. E a cada um que cai, escancara a escuridão em que o bolsonarismo e o olavismo convivem. Bastaram meses de realidade e luz sobre eles, para destacar sua mediocridade.

      31
    • Pois é. A manada de gado vinha desde a campanha enxergando comunista em todo canto e agora cai de mão beijada no colo do camarada Xi Jiping? Não há dúvida de que Ernesto, o Idiota, é mesmo idiota. Jesus abençoado!

      16
      • Está claro que as negociações com a China não são vantajosas para o Brasil porque soja, minérios e outros não geram empregos, enquanto o que compramos deles, geram mais empregos lá.

  2. E o Itamaraty, como fica nisso?

    O Itamaraty não tem mecanismos de defesa contra isso? Não é só o Ernesto, o Idiota, há vários diplomatas lá dentro discípulos de Olavo que estão ocupando toda a cúpula, virando embaixadores em outros países. Não há como botar pra fora notórios malucos? Como que essa corja se cria lá dentro? Que garantias estapafúrdias são essas que, uma vez lá dentro, vira intocável, inamovível? Mudem-se as regras do jogo, urgente.

    33
  3. Se o Trump perder a eleição, tenho certeza que Bolsonaro vai correr para os braços dos chineses……Vai ser engraçado de ver….E nossa bandeira será vermelha…….Chineses na Eletrobrás, chineses na base de Alcântara, chineses no MT, no PA, etc…..

    16
    1
  4. O Arnesto nos convidou prum samba, ele mora no Brás
    Nós fumos, não encontremos ninguém
    Nós voltermos com uma baita de uma reiva
    Da outra vez, nós num vai mais
    Nós não semos tatu!

    15
  5. Engana-se o Colunista, o dito ernestino não tem nadica de idiota é, como sempre foi, fruto do corporativismo desse itamaraty (também) de meia pataca. Não fosse assim, os ernestidos teriam sido demitidos há muito tempo, antes de se tornarem os abutres sem asas de hoje. Os ernestartufos são, sim, criminosos declarados a agirem contra a democracia: negocistas das trevas.

    19
    2
  6. É nisso que dá selecionar diplomatas e ministros pela experiência individual de cada um e não pela experiência coletiva…
    é assim que se junta um monte de fascistas profissionais e fanáticos totalitários, alimento principal do conflito diplomático, chegando-se ao cúmulo de subverteram praticamente todas as regras oficiais do sigilo só para aparecerem como pessoas importantes e merecedoras de obediência

    São tão burros e idiotas que até mesmo as suas interferências secretas são em voz alta, como vimos acontecer na embaixada da Bolívia

    12
    1
  7. Não sei se mudou de opinião, mas o grande defensor de Ernesto, é William Wack. Chegou a babar no elogio do discurso de posse.

  8. Estamos caminhando para uma crise dos controladores de capital no Brasil, provocadas pelo liberalismo econômicos e desastre nas relações exteriores.

    Além do conhecimento profundo dos protocolos internacionais na negociações, é fundamental um enorme conhecimento dos objetivos e das estratégias dos demais países.

    As medidas trabalhistas e fiscais estão provocando uma queda substantiva da demanda agregada. O desastre nas relações exteriores aprofunda ainda mais a queda da demanda agregada.

    O aumento desemprego pode desencadear uma onda da revolta dos trabalhadores gerando greves e bloqueios, e saques, aumentando a queda na venda de bens e serviços.

    Estas perdas econômicos vão provocar uma grande divisão entre os controladores do capital, para alterar a política econômica, e principalmente a relações exteriores.

    Os recentes pronunciamentos da Rússia e da China sobre os acordos comerciais, são alertas dos acordos comerciais efetivos poderiam ocorrer se os países fossem parceiros comerciais.

    Os produtores rurais brasileiros já estão preocupados com liberação de cota de importação livre de tarifas da soja americana, e recente liberação das importações de carne de frango americana.

    A tentativa de reaproximar da China, certamente é resultado da pressão dos produtores rurais, mas pode ser tarde.

  9. Por favor Nassifão,para os chapas dele,não se apodere da marca registrada do Papai.Idiota era exclusividade dele.Esse sujeito se você adjetivar de gatchorro,,uma mistura de gato com cachorro,ou elemelo,seria elefante com camelo,tava de bom tamanho.

  10. Esse pessoal não faz autocrítica alguma, Nassif. Podem até tirar o pé do acelerador num momento ou outro, mas vão sempre em frente. Não há mais razão, motivo, evidencia alguma pra duvidar que se trata de um bando de boçais arrivistas.

  11. Desejo que vejam a delicadeza na escolha de um ministro de relações exteriores. Todo mundo sabe que um diplomata é formado para conciliar conflitos. Principalmente se estiver no cargo de ministro. No plano individual, ninguém deseja confusão com vizinho. Imaginem no plano internacional. Uma guerra é fácil de começar e difícil de terminar.

  12. Já repararam que enquanto a gente fica se aporrinhando com uma idiotice atrás da outra, eles vão implementando a agenda do mal?

  13. Embora o desejo da oposição é secar o governo atual, não lembro de grandes atos de nossa chancelaria exceto babar Cuba e Venezuela. Duas potências mundiais no quesito fome. Quanto a CHINA ela é tudo menos comunista, e Bolsonaro foi PRAGMÁTICO. 100.000.000 fazem isso em um presidente que pensa no país. Temos GUEDES e o país vai deslanchar, vejam os índices e chorem! Podem secar! Não vai mudar a realidade.

    • “Esse é um país que vai pra frente, oh, oh, oh, oh, oh…”

      Existem mais idiotas no Brasil do que nossa vã filosofia é capaz de imaginar:

      Não houve golpe, a terra é plana, a mamadeira de piroca existe, 1964 foi um movimento saneador, a Amazônia é nossa, a Petrobras está falida, o PT destruiu o Brasil, o julgamento do Lula foi imparcial, Deus acima de tudo, Brasil acima de todos, Queiroz é um exímio vendedor de carros velhos, o porteiro mentiu, conheceis a verdade e a verdade vos libertará…

      Parafraseando o grande líder fascista em exercício:

      “kkkkkkkkkkk”

    • “Esse é um país que vai pra frente, oh, oh, oh, oh, oh…”

      Existem mais idiotas no Brasil do que nossa vã filosofia é capaz de imaginar:

      Não houve golpe, a terra é plana, a mamadeira de piroca existe, 1964 foi um movimento saneador, a Amazônia é nossa, a Petrobras está falida, o PT destruiu o Brasil, o julgamento do Lula foi imparcial, Deus acima de tudo, Brasil acima de todos, Queiroz é um exímio vendedor de carros velhos, o porteiro mentiu, conheceis a verdade e a verdade vos libertará…

      Parafraseando o grande líder fascista em exercício:

      “kkkkkkkkkkk”

  14. E Hong Cong? Entender o que está ocorrendo não é tarefa fácil. O presidente americano não tinha opção, já que a lei era à prova de veto por ter sido aprovada com maioria nas duas Casas do Congresso.

  15. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome