As ligações da CIA com a ditadura militar no Brasil, por Matias Spektor

 
As ligações da CIA com a ditadura militar no Brasil
 
por Matias Spektor
 
 
Este é o documento secreto mais perturbador que já li em vinte anos de pesquisa. 

É um relato da CIA sobre reunião de março de 1974 entre o General Ernesto Geisel, presidente da República recém-empossado, e três assessores: o general que estava deixando o comando do Centro de Informações do Exército (CIE), o general que viria a sucedê-lo no comando e o General João Figueiredo, indicado por Geisel para o Serviço Nacional de Inteligência (SNI). 
O grupo informa a Geisel da execução sumária de 104 pessoas no CIE durante o governo Médici, e pede autorização para continuar a política de assassinatos no novo governo. Geisel explicita sua relutância e pede tempo para pensar. No dia seguinte, Geisel dá luz verde a Figueiredo para seguir com a política, mas impõe duas condições. Primeiro, “apenas subversivos perigosos” deveriam ser executados. Segundo, o CIE não mataria a esmo: o Palácio do Planalto, na figura de Figueiredo, teria de aprovar cada decisão, caso a caso. 

De tudo o que já vi, é a evidência mais direta do envolvimento da cúpula do regime (Médici, Geisel e Figueiredo) com a política de assassinatos. Colegas que sabem mais do que eu sobre o tema, é isso? E a pergunta que fica: quem era o informante da CIA?

O relato da CIA foi endereçado a Henry Kissinger, então secretário de Estado. Kissinger montou uma política intensa de aproximação diplomática com Geisel. 

A transcrição online do documento está no link abaixo, mas o original está depositado em Central Intelligence Agency, Office of the Director of Central Intelligence, Job 80M01048A: Subject Files, Box 1, Folder 29: B–10: Brazil. Secret; [handling restriction not declassified].

https://history.state.gov/historicaldocuments/frus1969-76ve11p2/d99É

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

23 comentários

  1. Lava jato

    Daqui a alguns anos saberemos das safadezas do juiz Moro e procuradores, deputados, Temer e outros da mídia que participaram do golpe a serviço do Departamento de Estado americano.

  2. Na realidade este documento é extremamente importante por …..

    Na realidade este documento é extremamente importante por vários pontos:

    1) É um documento oficial de um cooparticipante da ditadura militar de 64.

    2) É um documento que explicita claramente que as Forças Armadas durante o governo Médici mataram 104 pessoas. E isto não foi feito pelo Deops nem por outros organismos de repressão.

    3) Que o ditador Geisel autorizou a execução ilegal dos inimigos do regime militar, só estabelecendo critérios subjetivos.

    4) Que quem determinava a execução ou não era o futuro ditador Figueiredo, ou seja, quem julgaria da conveniência ou não das execuções.

    O que fica em suspenso é quantas execuções foram feitas daí por diante.

    Fica claro com isto o porquê da relutância do exército quanto a comissão da verdade.

  3. Assunto conexo e interessante:

    Os anos de chumbo da Itália (1968 – 82) estão sendo re-analisados por historiadores, e há consenso que serviços de espionagem de inimigos e aliados na Guerra Fria tinham infiltrados nos grupos de luta armada. A CIA teria tido muito influencia na decisão das Brigadas Vermelhas de assassinar Aldo Moro… Um outro grupo teria sido infiltrado pelo SDECE françês (hoje DGSE), lá havia um certo Battisti (pequeno bandido sem ligações claras com o crime organizado), que na hora dos carabinieri preder todos foi “exfiltrado” para a França onde viveu tranquilo até o fim das barreiras judiciárias na UE. Foi exfiltrado para o Brasil pela DGSE. Quem foi o advogado do Battisti no Brasil para defendê-lo contra o pedido de extradição da Itália?

     

    Um certo Barroso!

  4. Assustador, mas muito estranho!

    Inconfidência de comparsa dos crimes? Agora sob a tutela da dupla trump e temer ? Geisel o nacionalista, desenvolvimentista, quem denunciou acordo de assistência militar com os EUA ? Quem deu partida na industria nuclear brasileira? ?No enriquecimento do urânio ? Tudo mais que suspeito. Tem caroço neste angu;

    • #

      A lei estadunidense determina a abertura de documentos secretos após 30 ou 40 anos, não estou bem certo. Trata-se disso.

      Foi assim que recentemente descobrimos que durante o Golpe de 64 eles mandaram tropas aéreas e navais para cá, que ficaram estacionadas a alguns poucos quilômetros da costa brasileira. Eles pretendiam apoiar militarmente os golpistas, para o caso de alguns setores das forças armadas brasileiras não concordarem com o golpe.

       

  5. Villas Bôas já manifestou ser contrário à impunidade

    Aguardamos, agora, o que ele pretende fazer de concreto em relação a isso, ainda que os principais envolvidos já estejam todos mortos.

     

  6. Villas Bôas já disse ser contrário à impunidade

    Aguardamos, agora, o que ele pretende fazer de concreto em relação a isso, ainda que os principais envolvidos já estejam todos mortos.

  7. Interessante.
    Mas para lá da

    Interessante.

    Mas para lá da importancia histórica do documento é de se pensar as razões deste professor da FGV Matias Spektor (que escreve muitos textos sobre a lava jato e a corrupção no Brasil ), estar divulgando estas informações neste momento importante e delicado por que passamos.

    O documento é 1974 e foi liberado pelo departamento de estado americano em 2015.

    Matias também é colunista do FT e da FSP, doutor por Oxford e  crítico ferrenho da Venezuela e da classe política brasileira, fala o tempo todo sobre a corrupção pipipi popopo.   Além disso, ministra cursos sobre riscos políticos e publicou um material após o golpe de 2016: “10 desafios da politica externa brasileira” com o apoio da Fundação Konrad Adenauer (cristã, conservadora, liberal), ligada ao partido da união Democrata Alemã e do Centro Brasileiro de Relações internacionais. A velha galerinha ligada a governança global, economia globalizada…

    Ou seja, não dá prara dizer que a publicação destas informações neste momento seja desinteressada.

    10 desafios da política externa brasileira

    http://midias.cebri.org/arquivo/10desafiosdaPEB.pdf

    AQ Top 5 Corruption Busters: Sérgio Moro

    BY Matias Spektor

    http://americasquarterly.org/content/aq-top-5-corruption-busters-s%C3%A9rgio-moro

    Análise de risco político: como os agentes econômicos analisam apolítica?

    http://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/file/ARP%20Spektor%20%2718_2.pdf

    Will Brazil’s Crackdown on Corruption Continue?

    How the Political Class Threatens Operation Car Wash’s Future

    By and

    https://www.foreignaffairs.com/articles/brazil/2018-05-07/will-brazils-crackdown-corruption-continue

    • Excelente Comentario

      Prezada Luisa.

      Excelente observação. Esse artiguinho na Americas Quartely (sabendo o que é o que representa esta publicação) diz muita coisa sobre o autor.

      (…A federal judge since age 24, he [Sergio Moro] had trained abroad at Harvard University and the U.S. State Department, and cut his teeth as chief investigator in two major corruption scandals involving financial crimes and money laundering.

      Now in his early 40s, Moro was ready for his biggest assignment yet — but he also knew he couldn’t do it alone. He assembled a crack team of young, energetic judges and prosecutors who…)

      Escrevendo em português coloquial, VSF.

      Claro que não foi coincidência. Isso não caiu no colo dele por acaso. A primeira vista me parece um alerta ao possível eleitor do Bolsonaro de alto poder aquisitivo, influente, para que este fique na órbita do Alckmin. Talvez o Otavinho mandou ele divulgar.

      Boa sacada, saudações.

  8. Sobre o número de assassinatos…

    Notar, no original em inglês, que 104 pessoas foram sumariamente executadas pelo CIE durante o ano anterior (during the past year), e não durante todo o governo Médici, como aparece no texto em português. Os números da carnificina ainda estão longe de serem conhecidos.

  9. #

    Tive um velho professor de Filosofia que dizia: “todos os podres, todas as conspirações, todas as atrocidades cometidas por um governo, só vêm à tona no mínimo uns 30 anos depois”.

     

  10. O que é pior?
    A acusação sem

    O que é pior?

    A acusação sem provas do Moro sobre o triplex…

    Ou a acusação sem provas da CIA de 104 assassinatos?

    O que diriam os homens de bem deste país?

    Tuitariam?

  11. Isso é uma ameaça?

    Isso é uma ameaça?

    Porque esse documento veio à tona bem agora, quando sofremos nova investida desse golpe que vem sendo dado há décadas, da iniciativa privada do dólar contra nosso estado nacional?

    Além do que esse envolvimento dos governos dos EUA em golpes contra nós era segredo prá quem? “Estado de Sítio”, filme de 1972 feito pelo Costa-Gavras, já trazia isso…

    “Ah, a novidade é o envolvimento de Geisel e Figueiredo. Geisel era, ainal, agente da CIA!” Novidade prá quem? Quem precisa de que os EUA nos confirme o que já estamos carecas de saber para começarmos a acreditar? E mais: essa “denúncia” vai constranger os EUA a interromperem seus ataques contra nós? Ou vai reafirmar que “os EUA são foda, mesmo, hein?”

    Estou cansado de quem, ao ser alvejado, admira a arma e a pontaria do inimigo.

    • enigma n

      … + atentado contra Marielle

      O Brasil pode conseguir fechar o flanco interno. O custo do cativeiro do Presidente Lula está alto e tende a subir muito mais. Por outro lado…

      Ligações da CIA em 64. Essas ligações, porém, foram estabelecidas no final? da segunda? guerra e jamais alcançaram o nível de agora. Gina Haspel acha normal esmagar testículos de criança para obter confissão dos pais. E o que tem de gente no Brasil que acha normal ter Bloody Gina como aliada entusiasmaria Klaus Barbie.

  12. Por falar em CIA…

    Se eu fosse caricaturista, – ou seria chargista? -, eu faria uma charge na qual dois jateiros a serviço dos EUA, Deltan Dallagnol e $érgio Moro, estão na plataforma continental do Brasil, com dois jatos d’água dirigidos contra o Brasil, o qual já tem mais da sua metade desmoronada pelos referidos jatos d’água.

  13. Estado terrorista

    O maior estado terrorista e sabotador da Terra. Estão metidos onde há confusão, em praticamente todas as instabilidades políticas mundo afora. Esta conduta do império do norte remete ao passado, da conquista do oeste… e por aí vai. Imaginem se um país qualquer fizesse espionagem ou corrompessem agentes do Estado dentro do território deles e, 50 anos depois publicassem as falcatruas? É perturbador toda vez que leio estes relatórios destes cínicos descarados, contando as safadezas e armações com que montaram golpes de estados, assassinatos, roubos de riquezas… Quanto a estes generais e suas gangues: isto é o que alguns chamam de elite brasileira. Elite de merda. Covardes entreguistas. Se houvesse uma hipotética invasão do Brasil, provavelmente estes caras tomariam o lado dos inimigos e sentariam a porrada em toda a população indefesa. Pelo que ganham servem para muito pouco.

  14. o Probelma para a globo agora chama-se “Jair Bolsonaro”!

    A Globo já tirou o Lula das eleiçoões de 2018, porém seu candidato ( acho que é o chuchu! ) não decola. O joaquim já escafedeu-se, mas o chuchu não decola e o bolsonaro, sem o Lula na parada, está na frente! Portanto o próximo a ser extirpado das eleições 2018 é o Bolsonaro, que já se disse inimigo da Globo! Na minha opinião: Em São Paulo, ganha o Dória ( qq cara apoiado pelo PSDB, em São Paulo, ganha as eleições ); no Brasil, ganha aquele que for apoiado pela Globo! Minha maneira de votar: Se a globo apoia “A”, voto no “B” e fim!!!!!!! A Globo, politica e economicamente é o câncer do Brasil! Tecnicamente é perfeita, porém continua a ser um câncer e qq câncer necessita ser extirpado para que haja cura e evolução1 Esta é apenas uma opinião: a minha, mas posso estar errado!!!!!  Que o bom Deus nos proteja e nos conduza.

    Certamente esta informação a Globo já a possuía há muito, mas agora que há o perigo Bolsonaro para a Globo. O bombardeio contra o cara e os militares será intenso.

  15. Isso é pé-de-cabra na fresta da porta

    Mais um item para o Museu de Grandes Novidades.

    Qual o motivo de requentar esse assunto justamente agora? Atiçar um conflito FFAA x Esquerdas?

  16. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome