10 de junho de 2026

Lula sanciona Código de Defesa do Contribuinte com vetos

Nova lei disciplina relação entre fisco e contribuintes, cria figura do devedor contumaz e fortalece estímulos à conformidade tributária
Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula sanciona a Lei Complementar 225/2026, criando o Código de Defesa do Contribuinte para todo o país.
Lei define devedor contumaz como quem mantém inadimplência reiterada e impõe restrições a esses contribuintes.
Programas Sintonia, Confia e OEA visam estimular conformidade e cooperação entre fisco e contribuintes.

Esse resumo foi útil?

Resumo gerado por Inteligência artificial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Complementar n.º 225/2026, que institui o Código de Defesa do Contribuinte e avança no combate ao chamado devedor contumaz — contribuinte que utiliza repetidamente a inadimplência tributária como estratégia de negócio. A publicação saiu no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (9).

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A nova lei passa a orientar a atuação tributária em todo o país, ao estabelecer direitos, garantias e deveres nas relações entre contribuintes e administração tributária, além de criar parâmetros para identificar bons pagadores e contribuintes cooperativos.

Pela nova legislação, a figura do devedor contumaz refere-se a pessoas físicas ou jurídicas com inadimplência reiterada e injustificada, que se perpetua ao longo do tempo e é utilizada como vantagem competitiva indevida.

Quem for comprovadamente enquadrado nessa categoria fica sujeito a diversas restrições: impedimento de receber benefícios fiscais, contratar com a administração pública e exclusão de algumas vantagens legais em processos tributários, mesmo após pagamento de débitos.

A lei também cria programas para estimular a conformidade tributária, como o Programa de Estímulo à Conformidade Tributária (Sintonia), o Programa de Conformidade Cooperativa Fiscal (Confia) e o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (Programa OEA), com foco em autorregularização e cooperação entre fisco e contribuintes.

Dentre os vetos presidenciais, estão trechos que ampliavam benefícios fiscais e flexibilizações — como descontos de até 70 % em multas e juros e a possibilidade de uso de garantias alternativas — considerados de risco fiscal ou em desacordo com as normas vigentes.

Tatiane Correia

Jornalista, MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo. Repórter do GGN desde 2019.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados