Tombini sai do Banco Central e vai para o FMI

Jornal GGN – Alexandre Tombini comandou na quarta-feira (8) sua última reunião do Comitê de Política Monetária. Ele foi substituído no comando do Banco Central por Ilan Goldfaj, que teve a nomeação aprovada pelo Senado na terça-feira (7).

A saída de Tombini motivou uma série de mudanças nas direções das instituições financeiras. Ele ficará no lugar de Otaviano Canuto como representante do Brasil no Fundo Monetário Internacional.

Canuto irá para o Banco Mundial, onde assumirá o cargo de diretor executivo do Brasil no lugar de Antônio Henrique Silveira. Silveira, por sua vez, irá para o Banco Interamericado de Desenvolvimento.

As trocas devem estar concluídas até o começo de agosto.

Da Agência Brasil

Tombini será o representante do Brasil no FMI, diz atual ocupante do cargo

Por Wellton Máximo

Após deixar o comando do Banco Central, Alexandre Tombini será o representante do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo o atual ocupante do cargo, Otaviano Canuto. No FMI desde maio do ano passado, Canuto deu a informação sobre Tombini hoje (8), ao sair de reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Canuto informou que será deslocado para o cargo de diretor executivo do Brasil no Banco Mundial (Bird), órgão internacional que financia projetos em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Já o atual representante do país no Bird, Antônio Henrique Silveira, irá para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Nesta quarta-feira, Tombini comandará sua última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) antes de ser substituído por Ilan Goldfajn, cuja nomeação para presidir o BC foi aprovada ontem (7) pelo Senado. O Copom define os juros básicos da economia, atualmente em 14,25% ao ano.

Segundo Canuto, as trocas ocorrerão até o começo de agosto. A Agência Brasil ligou para o Banco Central para confirmar a ida de Tombini para o FMI, mas a assessoria do órgão disse que não vai se manifestar.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O macaco tá certo.

    Esse povo não consegue emprego fora dos cabides?

    Solta um agarra outro.

    Que coisa?

    Ninguem lá de cima perde o emprego efetivamente, daí a extrema preocupação deles com os índices de desprego quando se reunem para estabelecer as taxas.

    Não precisam explicar, só queria entender, como dizia o macaco do planeta.

  2. Os economistas são as únicas

    Os economistas são as únicas pessoas no mundo que roubam legalmente o seu país e conseguem prestígio para serem promovidos em cargos de confiança.

    Tombini merece respeito internacional, pois soube plantar inflação e entregar a colheita de juros, impressionando a democracia do livre mercado. Influenciou consideravelmente o impeachment como uma forma de austeridade e preocupação com resultados financeiros.

    Distribuiu diariamente vinte mil contratos de swaps reversos, para especuladores com direito de recompra pelo Estado. Foram mais de 210 bilhões reais de prejuizo entre intervenções de câmbio e swaps.

    Mas o BC demonstrou que estava lutando para defender a recuperação dos investidores que participam da setima economia do mundo.  Esta é a histórinha que a imprensa golpista ainda compactua.

    Click em: – https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=quanto+o+Brasile+perdeu+com+a+venda+de+swaps+reversos

    BC tem prejuízo de quase R$ 120 bilhões no ano com swaps cambiais

     

    g1.globo.com/…/bc-tem-prejuizo-de-quase-r-120-bilhoes-no-ano-com-swaps-cambiai…  30 de set de 2015 – Esse valor, de acordo com o BC, supera as perdas com os swaps cambiais. … de classificação de risco – o endividamento brasileiro subiu em agosto. … Recentemente, perdeu o “investment grade” da Standard & Poors e teve de … O Banco Central oferece um contrato de vendade dólares, com data de …

    Economia – BC tem perda de quase R$ 90 bilhões com intervenções … g1.globo.com/…/bc-tem-perda-de-quase-r-90-bilhoes-com-intervencoes-no-cambio-em-…

    6 de jan de 2016 – Entenda: swap cambial, leilão de linha e venda direta de dólares · Após … De forma geral, o BC registra lucro com esses contratos quando o dólar cai e perde … de classificação de risco – o endividamento brasileiro subiu em ..

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador