USP é a melhor universidade da América Latina, diz ranking

Um dos critérios de análise não foi positivo para o Brasil: o nível de empregabilidade entre os que se graduam nas universidades brasileiras é baixo

USP foi eleita a melhor universidade em diversos aspectos de ranking internacional – Foto: Divulgação

Jornal GGN – A USP (Universidade de São Paulo) é considerada a melhor universidade da América Latina, avaliou a 10ª edição do “QS World University Rankings“.

A consultoria internacional utiliza quatro critérios para avaliar os melhores cursos, ranqueando as instituições de ensino de acordo com estas métricas de análise: a reputação acadêmica com base em pesquisa de 94 mil respostas; a reputação entre os empregadores; as citações e referências em artigos.

E, por último, o chamado índice H, que mede a produtividade e o impacto dos trabalhos de acadêmicos. Este índice analisa o conjunto dos trabalhos mais citados do acadêmico e as referências recebidas em outras publicações.

A consultoria internacional reúne analistas globais de ensino superior, que fazem a comparação do desempenho de mais de 13 mil programas universitários de 1.368 universidades diferentes em 83 lugares do mundo.

Apesar de ser considerada a melhor universidade da América Latina, a USP ficou atrás somente da Universidade Nacional Autônoma do México no quesito entre os programas mais classificados entre os top 50.

Por outro lado, um dos critérios de análise não foi positivo para o Brasil: o nível de empregabilidade entre os que se graduam nas universidades brasileiras é baixo. Isso porque apenas 3 dos programas em destaque no país estão entre os 50 melhores do continente neste indicador de reputação entre empregadores.

Nesse quesito, o departamento de Engenharia Civil e Estrutural da USP é o que tem maior reputação na empregabilidade no país, recebendo uma pontuação de 90,2% na opinião dos empregadores. E o total de 28 programas com a maior pontuação neste quesito no Brasil são dentro da Universidade de São Paulo, e não estão em outras instituições.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não existe Investimentos na Área das Exatas em todo Brasil. A USP é uma marco deste atraso, juntamente com as Universidades Federais Não formamos Engenheiros, Matemáticos, Físicos,… Em contrapartida a FFLECH forma quase toda Elite Fascista Esquerdopata dos Feudos Públicos e Políticos nestas décadas todas, desde o Golpe Civil Militar QuintoMundista de baixa patente do Ditador Caudilhista que…(adivinhem?) criou a USP e as Universidade Federais !! Mas não é muita coincidência? Diga para Nós FHC, Serra, Juca Kfouri, Haddad,… Afinal estamos na Pátria das Coincidências. É vergonhoso para um Campus com tantas Mentes Brilhantes e Faculdades Prestigiosas continuar com aquele córrego fétido e poluído atravessando toda sua extensão. Assim como é vergonhoso que Universidade que gasta uma fortuna de mais de 25 milhões de reais, num Muro de Vidros desnecessário, segregacionista e elitista, não dispor para todas suas Funcionárias e Alunas, vagas de Creche para seus Filhos. Assim como não ter até hoje, construído uma Passarela coberta, policiada e iluminada entre o Campus e Estação de Trens do outro lado da Marginal Pinheiros. Sabemos que muito destas ações medíocres, como a segregação do Campus da Universidade, usado por toda População Paulista, partem de décadas de Governo Tucano iniciado pelo pária Mario Covas que fechou a área da Universidade e murou toda Raia Olímpica. Mas finalmente estamos nos livrando de tamanha desgraça. São Paulo está sendo desinfetado, como Jânio Quadros fez com a poltrona da Prefeitura, contaminada pela presunção de FHC. Quanto à Universidade, mesmo com tantos erros e desvios, continua orgulho de São Paulo e Brasil. Concertemos o medíocre uso político de Universidade tão gigantesca. É Nossa obrigação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador