Bolsonaro mobiliza o que há de pior no Brasil, por Jânio de Freitas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Fotos Públicas
 
Jornal GGN – “Esses marginais que cometeram esse crime [morte de um açambarcador de terras] não merecem lei, não. Merecem é bala”, disse Jair Bolsonaro, durante um discurso no sul do Pará.
 
“Bolsonaro está levando pelo país afora, com maior presença nas áreas mais conturbadas, a sua pregação da violência e da arma como “um direito dos cidadãos”, em detrimento das condutas legais. É propaganda contra a Constituição”, escreveu Jânio de Freitas, em sua coluna para a Folha de S.Paulo deste domingo (15).
 
E sentindo-se livre para defender e incentivar publicamente assassinatos, o pré-candidato à Presidência passa longe do risco de ser processado criminalmente ou preso. “Bolsonaro jamais correu tal risco, nem qualquer outro decorrente de leis. Desde o início como agitador da violência, quando usou a então mulher para ameaçar com o corte explosivo da água para o Rio, caso sua turma de tenentes não recebesse aumento, Bolsonaro aplica à vontade a sua vocação”, afirmou Janio.
 
“Para ele não há Procuradoria-Geral da República, Ministério Público, Judiciário, como não houve Justiça Militar. Há pouco, o comandante do Exército posou com o pré-candidato para foto logo incluída na campanha eleitoral”, apontou, concluindo: “Bolsonaro mobiliza o que há de pior no Brasil”.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como disse no Twitter. O
    Como disse no Twitter. O problema não é Bolsonaro aplaudir e incitar a violência criminosa de militares e policiais. O problema é a Procuradora Geral do MPF fazer de conta que isso não é tipificado como crime grave no Código Penal. Raquel Dodge tangencia a prevaricação? Esta é a verdadeira pergunta que deve ser feita.

  2. Arf.

    Não sei  o que é pior: o texto do janio ou o comentário do adevogado!

    bolsonaro junta o que há de pior do Brasil, ou seja, o próprio brasil: violento, machista, homofóbico, e que ainda vive sob a lei de anistia.

    bolsonaro, caros beócios, é só o vidro de emergência, a válvula de escape do capital quando a farsa do estado de direito não acomoda mais a pobretada!

  3. LIBERDADE, LIBERDADE … ABRA AS ASAS SOBRE NÓS

    Não estamos na Era da Redemocracia que combateria o Personalismo e o Caudilhismo na Política? As opiniões do Bolsonaro são apenas opiniões. E quanto mais querem censurá-lo mais dão motivos para aqueles que o apoiam. Não adianta rotular a Pessoa sem contrapor suas Idéias. Isto é o Caudilhismo Fascista que dura 88 anos. 40 anos somente nesta farsante Redemocracia. Ditadura fantasiada de Democracia. Lobo em pele de cordeiro. Estado Absolutista de Voto Obrigatório concebido em Golpe de Quartéis Militares que então interessava à Elite que ascendia no Golpismo. Parceria com Militares então era proveitosa. Será que os Brasileiros que pensam em votar em tal Candidato são piores que aqueles que pensam em votar em outros? Querem combater as opiniões de Bolsonaro? APRESENTEM AS SUAS !!!!!! Parem de oferecer ao Povo Brasileiro mais um CAUDILHO !! Mais um Dom Sebastião!!! Mais um Pai dos Pobres!!! Mai um Messias que está sofrendo por todos Nós !!! Este papo furado de Elites que surgiram com o Fascismo de Vargas NÃO COLA MAIS !!!! E vemos como o desespero já bate à porta. Quem mais se comprometer com a Absoluta Liberdade e Poder Diretamente exercido pelo Povo Brasileiro ganhará as Eleições. E isto nos foi arrancado nestes 88 anos fascistas. LIBERDADE, LIBERDADE … ABRA AS ASAS SOBRE NÓS !!!! 

  4. alerto mais uma vez…

    o que mais fortalecerá o Bolsonaro será o inconformismo dos seus adversários com as decisões judiciais, porque o terror das palavras, nos casos em que já foi levado a efeito, sempre se alimentou do inconformismo para depois poder jogar a culpa nos inconformados

  5. Quem com ferro fere
     

    Com ferro será ferido?

    Pra mim, quem confere o ferro, conferido será ferrado.

    De um jeito ou de outro quem deve jair se preparando é ele.

    Se ele conseguir a proeza de fazer armar a população, dia desses alguém vai exercer sobre ele o que ele gosta tanto: a violência.

    Se ele não conseguir, alguém também fará exercer sobre ele o que ele mais ignora: a justiça.

  6. Temos que confrontar a

    Temos que confrontar a realidade: Bolsonaro é a cara do Brasil.

    O fato desse sujeito fascista e medíocre ser o único candidato com viabilidade política até o momento é prova de que o brasileiro médio se vê nele.

    A esquerda deve entender que jogo está jogando e precisa compreender que tipo de povo é o brasileiro.

  7. A hipocrisia da classe média no Brasil

    O PSDB era a grande esperança da classe média em interromper o processo de aumento da distribuição de renda, mas depois de quatro derrotas seguidas para o PT, a classe média entrou em desespero, e se mobilizou abraçando qualquer bandeira ou proposta contra o Governo da Presidenta.Dilma.

    Podia ser contra a copa do mundo e as olimpíadas que ela tanto adora, contra corrupção, mesmo votando em corruptos, por passe livre, mesmo andando de carro, o que a classe média quer mesmo é afastar o risco do fim dos empregados e das empregadas domésticas, que o processo de aumento de distribuição de renda vem diminuindo dia após dia.

    Mais do que eleger Jair Bolsonaro, a classe média deseja acabar com as eleições.

    1. Essa pregação contra a classe média…

      Essa pregação contra a classe média foi uma das maiories causas da queda do prestígio do PT junto às camadas mais politizadas da sociedade.

      No momento em que os petistas viram que tinham conquistado o apoio da massa do eleitorado de baixa renda, acharam que podiam dispensar a classe média urbana e progressista que embalara o partido desde o seu nascedouro. Puro delírio de grandeza. Deu no que deu.

       

  8. A tarefa dos serviços domésticos

    A mobilização da classe média contra o Governo da Presidenta Dilma, na verdade é a mobilização contra o fim de um dos privlégios da classe média do Brasil, que na maioria dos países é reservados apenas ao muitos ricos, o privilégio de não ter que realizar as tarefas domésticas.

    Está classe média que se mobiliza desesperadamente contra a melhoria da distribuição de renda, tem em Jair Bolsonaro sua últimas esperanças de manter os mais pobres como fonte de seus empregados e empregadas domésticas, já que acreditam que com Jair Bolsonaro, teremos a volta do militares e o fechamento do regime democrático. A única forma de manter o atual modelo perverso de concentração de renda, que permite a classe média se livrar dos serviços domésticos contratando empregados domésticos junto a população mais pobre.

    Os mais pobres são a grande maioria da população, e no regime de eleições democráticas aqueles que defendem uma melhor distribuição de renda tem mais chances de vencer as eleições, principalmente depois dos Governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma.

    O fim do monopólio da informação pela maior parte da grande mídia, e a expansão da internet e dos telefones celulares com acesso  internet, também contribui para diminuir a capacidade de formação de opinião pela maior parte da grande mídia.

    Restando a classe média apenas elementos como Jair Bolsonaro e a volta dos militares, para manter o privilégio de se afastar das tarefas domésticas.

  9. O sujeito é parlamentar pelo

    O sujeito é parlamentar pelo RJ há 7 mandatos, o que equivale até hoje a 27 anos e… Como ex-militar deveria ter o escopo na Segurança.

    No entanto, só sabe pregar que todos devem andar armados e deitar declarações preconceituosas contra negros e gays.

    Afinal, nesses 27 anos atuando como parlamentar pelo RJ, qual foi a lei ou a iniciativa tomada por ele para diminuir a violência ou melhorar o problema da segurança no RJ ?

    Já declarou que não fala de Economia porque não entende de Economia, mas de gays ele fala muito…

    O cara é uma fraude fascista.

     

  10. O Brasil de fácil explicação

    A Censura nada esconde mas revela e revela muito. Estado Absoltista e fascista mantido por sua Elite Esquerdopata nestes 88 anos. Não descobriram que a CENSURA não cala ninguém?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador