Com ódio e com medo, por Juca Kfouri

Sugerido por sforza

Da Folha

Com ódio e com medo

Juca Kfouri

Sem ódio e sem medo foi o mote da campanha vitoriosa para o Senado do pernambucano Marcos Freire, pelo velho MDB, em 1974, em plena ditadura.
 
Havia, então, motivos de sobra para odiar e temer.
 
Hoje, quando não há, um perigoso clima de violência verbal toma conta do debate e qualquer coisa, seja um jantar com a presidenta ou a Copa do Mundo, viram motivos para destilar ódio.
 
O ano da desgraça de 1964 está suficientemente próximo para que as lições não sejam esquecidas e sempre é bom lembrar que muita gente boa foi no embalo da histeria que culminou no golpe midiático, civil e militar. Quando se constatou que João Goulart não iria comer as criancinhas brasileiras, e que os militares tinham apoio das oligarquias de sempre, já era tarde –e só restou protestar por mais de duas décadas.
 
“Jantou com a Dilma? Petralha sem vergonha, você nunca me enganou. Vendeu-se por uma boca livre”, escreveu um cretino fundamental ao escriba, enquanto outro não menos dizia que “colunista tucano chama Dilma de pop”. Ao menos não usou outro termo da moda, tucanalha…

 
Entre os neoesquerdistas e a velha direita criou-se um fosso que transformou a discussão política, e até a esportiva, em permanente Fla-Flu, como se estivéssemos na Venezuela, embora por aqui não tenha havido nem sequer uma tentativa de democracia direta, haja emprego e os protestos contra a Copa do Mundo tenham também o sentido de “quero mais”, absolutamente compreensível e justificável.
 
É preciso ter clareza para identificar que se a violência da fome, ou da morte na fila de hospital, é ainda pior que a dos black blocs, a dos que propagam o ódio ou a justiça pelas próprias mãos também é –principalmente porque parte de pessoas tidas como letradas.
 
Esta coluna chamou a presidenta de pop porque gostou mais dela do que de seu governo e viu nela a intenção de fazer algo para tirar o futebol do atoleiro. Se fará ou não, veremos e cobraremos, como com FHC e Lula.
 
Fato é que o primeiro compromisso que assumiu já cumprirá na segunda-feira que vem, ao se encontrar com o Bom Senso F.C..
 
Mas a “pop”, a avó, o bom humor dela aqui descritos, tiveram mais a ver com a preocupação em não demonizar quem está longe de ser a capeta e de tentar trazer para um campo mais ameno, civilizado, carinhoso até, um embate que deve terminar nas urnas e não em sangue.
 
Porque é de se estranhar que nem Sarney, nem mesmo Collor, tenham despertado tamanho ódio.
 
Terá sido porque Dilma é repudiada pela elite branca como diria o insuspeito Cláudio Lembo, ou será ele também um agente do petismo?
 
Será pela ascensão dos excluídos?
 
Ou será porque ela é mulher –e como Lennon cantou, a mulher é o negro do mundo?
Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Do Tijolaço comentando a repercursão deste artigo de juca:

    Foi o que bastou.

    Desencadeou-se sobre ele uma tempestade de comentários ofensivos, grosseiros e mesmo xingamentos.

    Vocês verão que, com o passar dos dias, isso vai acontecer mais e mais vezes.

    Esta campanha passará a uma polarização maior, muito maior, que a de 2010, por obra da direita.

    Não importa que isso venha a ser, para ela própria, um harakiri político eleitoral.”

    A “hidrofobia” da direita começa a trazer muitos à razão

    1. Penso que a direita é a banca que nos explora desapiedadamente

      A campanha vai polarizar porque surgiu um candidato de oposição oposicionista : Denise Abreu.

      E a banca prefere arriscar um reset total a perder os pivilégios.

  2. Nenhuma simpatia ao autor

    Não dou muita credibilidade a esse senhor não por uma razão simples: depois que fiz um comentário no blog dele contestando, sem nenhuma grosseria ou linguagem chula, as posições políticas dele, simplesmente fui bloqueado enquanto comentarista. No entanto, dezenas de outros pululam em seu blog utilizando…grosserias e palavras chulas, para enxovalhar qualquer coisa que se assemelhe a programas de esquerda (basicamente PT, embora eu não considere o partido como “de esquerda”, mas qualquer tom avermelhado para esses tipos é expressão de comunismo puro).

    Ele não tem do que reclamar de seus leitores, pois os cultiva dessa sábia maneira – bloquear os que divergem politicamente dele.

  3. Assim como a antiga religião

    Assim como a antiga religião servia como um freio aos piores instintos humanos, porque era inerente a sua doutrina não fazer ao próximo o que não gostaria fizesse consigo mesmo, a internet se parece com uma nova religião, com uma válvula de escape para os piores instintos humanos.

    E se for pedido para atirar uma pedra que estiver sem pecado…

    1. Até parece q religiao alguma vez serviu de freio…

      Os maiores massacres da humanidade foram feitos, e continuam sendo, em nome da religiao. 

      1.   Nem me fale. Muitos dos

          Nem me fale. Muitos dos “bonzinhos” tementes a deus pregam simplesmente a destruição dos outros, que são os “intolerantes”.

      2. O maior deles, Analú, é o

        O maior deles, Analú, é o “massacre” da nossa própria condição humana:  o mais implacável sistema de dominação já criado por Homens para manter seus semelhantes sobre grilhões, dentre os quais a própria recusa da sua Identidade, do seu Ser. 

        Diz-se ser o Capitalismo a “exploração do Homem pelo Homem”. Já as religiões seriam a “anulação do Homem pelo próprio Homem”.

        Nietzsche precisa ser melhor entendido. 

        1. Caro JB
           
          Muito antes do

          Caro JB

           

          Muito antes do capitalismo os homens já guerriavam e escravizava seus semelhantes derrotados. Quanto ao capitalismo;  não vejo muita diferença em relação ao socialismo ou comunismo. Pra mim a dieferença maior é que no socialismo o governo escolhe que viverá bem e quem irá apenas sobreviver e no capitalismo a competencia irá definir quem irá sobressair. Além do mais os regimes que tivemos implementados no socialismo foram um verdadeiro desastre, vide Cuba e a ex União soviética.

          1. Sobre capitalismo e

            Sobre capitalismo e socialismo sempre lembro da frase do Millôr:

            “o capitalismo é o modo de produção baseado na exploração do homem pelo homem. O socialismo é o contrário”

          2. Mérito
            No capitalismo, principalmente na periferia dele, os principais fatores que definem quem vai “sobressair” (seja lá o que signifique isso) são os privilégios que vicejam na desigualdade. E o que dizer deste sistema de “mérito” em que as celebridades descerebradas e os filhotes de ricos são as pessoas que gozam das maiores recompensas? Complicado …

          3. Haja bobeira reacionária, repetiçao de clichês

            Dizer que qume decide quem irá se dar bem no capitalismo é a competência é prova de alienaçao mental, só pode ser. E nunca houve regimes socialistas, apenas capitalismos de estado. Além do mais, especialmente no caso de Cuba, muito melhores para a populaçao em geral (nao estou defendendo Cuba, mas acho que boa parte da populaçao brasileira gostaria de contar com as políticas de saúde e de educaçao de Cuba).  

  4. Farsesco de fala mansa

    Hoje publicou um vídeo no UOL apoiando um pessoal que protestava contra os “gastos” da Copa.

    Como jornalistas, poderia aproveitar para explicar sobre quais são estes gastos, como são feitos e o papel do governo federal. Ajudar a esclarecer.

    Poderia falar do Minha Casa, dos investimentos antecipados em infraestrutura e que gastos em estádios são, quando saõ, empréstimos do BNDES a governos estaduais e municipais ou entidades privadas.E que o valor total não passa de um terço do total.

    Poderia ainda explicar, cmo bem informado que é, sobre o golpe dado pelo seu time Cirínthians para depois de décadas sem condições de construir uma arquibanacada, constuir o estádio de abertura da Copa, com propaganda digrátis para a maior audiência global.

    Esse cara, que vive e sempre viveu deste meio bandido do futebol adora meter-se a moralizador…

    Mas só pros “outros”. 

  5. Comentário sobre

    Esta tática de Dilma é nada mais, nada menos, do que a tática do pão e do circulo.

    Todos que temos instrução, sabemos que isto foi utilizado exaustivamente em ROMA, para mascarar a realidade cruel do seu povo. No caso aqui não é tão cruel como lá, mas, assemelha. Ajudar o futebol! E que resultado efetivo terá na vida do Sr. João do agreste nordestino ou da dona Maria do Cantagalo.

    Isto tudo, sem falar nas obras correlatas que foram prometida e não andaram. Com o meu devido respeito, mas legislar em causa própria em um meio de comunição amplo é falta de compromisso social para não dizer coisa pior.

    1. me inclua fora dessa

      Zé, sou capaz de apostar  que Sr. João do agreste nordestino e a dona Maria do Cantagalo tem até mais instrução que eu e que você, uma vez que experiência de vida também é uma forma de instrução. Portanto, por favor, me inclua fora dessa de “nós os instruídos”. A não ser que você ache que o pagamento regular de mensalidades a uma UNIqualquer coisa da vida durante alguns anos é a única forma legítima de se chegar ao conhecimento. Então, deixemos que eles mesmos digam se acham importante o futebol, a novela, a música, a Igreja etc. Abraços.

    2. O que tem instrução a ver com isto?

      Meu tio não tinha diploma de nada, era marceneiro de profissão, passada de pai para filho.

      No entanto, contava com orgulho que assistiu o jogo Inglaterra x EUA, no Estádio Independência aqui de Belo Horizonte, na Copa do Mundo de 1950. Então, “resultado efetivo na vida” de outras pessoas, nem sempre é o que VOCÊ acredita que seja 

  6. Tá ficando engraçado

    Acho interessante. O sujeito não fez uma crítica construtiva à Copa e  ainda trabalha ESPN, que é sócia da FIFA. Óbvio que os leitores do JK são gente raivosa de direita, uai. Qual a surpresa?

     

  7. Ódio do derrotado

    sforza,

    JKfouri parece criança, o ódio a DRousseff supera o direcionado aos então presidentes Collor e Sarney  por dois motivos,, o primeirio -ao contrário do que ocorre com DRousseff, os dois eram os candidatos da grande mídia, e o segundo- qualquer criança já sabe que DRousseff , conforme uma gíria do turfe, “ganhará por abandono”, e lá se vão mais quatro anos de “inimigo” no Poder.  

  8. A colheita.

    Há um tempo para tudo, tempo para plantar, tempo para colher. Está num dos Livros da Bíblia, o Eclesiates.

    Confesso, sou um cristão relapso. Mas o Livro Sagrado é pródigo em ensinamentos.

    Pois é. Assim as coisas acontecem. Na linha do tempo as grosserias se transformam em veículos para o ódio.

    Já fui assíduo do blog do Juca Kfouri. Para mim, um craque na crônica esportiva. Leio – com menos frequência – e não comento, pois fui censurado. Quando ele falando de sonegação de A ou B, lembrei que Zico – um ídolo (e amigo) dele e do futebol brasileiro – já foi processado e condenado por sonegar impostos ao tempo que era jogador na Itália. Como ocorre hoje com o Messi, o Neymar, são pessoas investigadas pelo fisco local. Nada contra Zico, mas a favor dos fatos.

    Cada um tem direito à expressão, não há monopólio sobre ela. A pluralidade é essencial para a democracia, e nisso se insere à pluralidade de expressão. Enriquece o debate. As portas da tolerância estão se cerrando. E as portas da intolerância se abrem.

    Estamos colhendo esses frutos. O blogueiro – e, principalmente, o cidadão – Juca experimenta isso.

    Talvez pelo moralismo parcial dele. Exemplo disso, José Luiz Portela, ex-Secretário do Esporte em Governo tucano no plano federal, ex-Secretário de Transporte no Governo Serra, escrevia regularmente no blog dele – numa visão política tucana, claro – e com o nome dele, do contribuidor do blog, Portela, foi afastado de dar opiniões no blog. Sumiu na medida em que o nome dele, Portela, apareceu no trensalão.

    Não acredito que Portela seja um sujeito inescrupoloso, mas o UDNismo o afastou do blog como contribuinte. Pena. Houve um pré-julgamento. Os fatos indicam isso. Péssimo.

    Enfim, devemos aprender. Todos estamos sujeitos a sermos moídos por essa face negra da política.

  9. texto do Juca K. sobre encontro com a Presidenta

    Como é difícil reconhecer as coisas boas! O texto do Juca é excelente, independente do que fez ou faz, de sua posição política, inclusive da sua história pessoal. O texto está publicado, é domínio público e não pode ser renegado nem mesmo pelo seu autor. Achei um texto honesto, que não embarcou na onda da grande mídia. Parabéns Juca. ótimo texto. 

  10. Eles reclama do que fez

    Juca criticou duramente tanto FHC quanto Dilma por receber e posar em foto com Marin durante a Copa das Confederações. Agra reclama que estão lhe criticando por jantar com DILMA????? Ele critica o que ele fez!!!!

  11. Presidente Dilma, Juca e a turba

    Uma coisa é certa: a internet que tantas coisas boas nos traz diariamente também nos revelou desfiles de grosserias, má educação, despolitização, racismo, linchamentos e outras coisas similares.

    Talvez um certo anonimato, a distância do olho no olho, cara a cara permite essa covardia disfarçada de coragem. Ouso dizer que esse comportamento teria começado nos assassinatos de reputaçoes de alguns anos antes, num denuncismo ensandecido que os jornais empurraram o país numa discussão entre “surdos”.

    Um politico famoso que atravessou geraçoes teria dito entre outras intervençoes que nao combatias pessoas, mas as suas posiçoes/ideias e isso, creio eu, tornava o debate menos asqueroso.

    A imprensa ficou pior porque seus donos e fiéis escudeiros perderam limites de qualquer decência ou civilização.

    Estão tornando uma sociedade de futuro numa matilha de zumbis esfomeados que se alimentam das proprias limitaçoes. Os psiquatras os aguardam. 

    Não se fugirá das lutas sejam quais forem os campos em que se travem, mas ao fim ou nos intevalos das mesmas haverão lideranças de parte a parte para dialogoar estabelecer relaçoes e reconhecer hegemonias.

    E não serão membros dessa turba que parece ter emergido de algum esgoto que estará nessa mesa. E do mesmo modo que a mdia tradicional vem perdendo dia após dia espaço o destino da internet tende a ser o mesmo, afinal quem escreve e se expressa em ou outro meio são as mesmas pessoas.

    E isso  não tem relação alguma com a Presidente Dilma, a sua reeleição, o Juca, Copa do Mundo etc .

     

     

     

  12. Inverossímil

    Engraçado partir de um vira-casaca como Juca Kfouri – também preso político e perseguido durante a ditadura – um libelo tão vacilante quanto inverossímil.

    Da mesma forma que os black-blocs foram proscritos pela imprensa somente quando um cinegrafista dela própria morreu por conta da violência dos coxinhas acéfalos, Juca Kfouri agora fica “assustado” com o “clima de Fla x Flu” que todos nós já conhecemos desde antes de 2010, desde antes da Mayara Petruso e outros acólitos do mesmo naipe.

    Ora, durante longos 4 anos Juca Kfouri quando abre a boca pra falar de política é para repetir à perfeição a cartilha dos Frias, a não ser quando insinua que a mulher de Aécio Neves apanha dele, ou seja, é lamentável que um cara tenha se tornado tão ranzinza quanto incoerente só porque tem netinhas, e agora que conheceu Dilma Rousseff e descobriu ao vivo que ela não tem chifres nem cauda com flecha na ponta nem exala enxofre, porque provavelmente está “irritado” com “a carga tributária”, a “corrupção” e a “inflação”, descobre que seus milhares (sic) de leitores são em sua grande maioria os mesmos lobotomizados pela mídia merdorrágica que empunharam um rojão em direção ao rosto do cinegrafista.

    Agora Kfouri está com medo da hidrofobia que ele mesmo estimulou ou fez vista-grossa durante mais de 4 anos? Parei de assistir ao Cartão Verde por causa de dois ranzinzas insuportáveis: ele e o Flávio Prado. Tem tanto pesqueiro bom em São Paulo, recomendo a ambos.

  13. Não gosto do Juca Kfouri.

    Não gosto do Juca Kfouri. Inclusive em comentário anteriores já externei isso. Mas aqui avaliamos os temas, os argumentos, não as pessoas.

    Nesse sentido, a crítica dele é pertinente. Se possível obter um pouquinho da atenção desse rapaz, lhe diria:

    “Juca, conhece aquele ditado antigo quem planta ventos colhe tempestades? Pois é, meu jovem, vocês estão colhendo o que plantaram desde quando passaram a fazer um jornalismo niilista; do contra só para ser(ou parecer) do contra; “jornalismo” da desesperança, da desconfiança em tudo e em todos; “jornalismo” seletivo, autossuficiente e moralista(no sentido pejorativo do termo). 

    Vem reclamar agora? E quando essa virulência, esse “ódio” e esse “medo” era contra o outro lado, onde se escondia a indignação, a estupefação?

    Bem vindo, Juca, a este  mundo “real” dos quais tu foste um dos demiurgos”.

      

    1. Prima donna.

      Kfouri é um dos melhores textos da imprensa brasileira. É um jornalista corajoso que já comprou boas brigas com poderosos.

      Porém, como pessoa, é alguém que conjulga o universo na primeira pessoa do singular. Uma pena, as vezes deixa que essa característica pessoal contamine seus artigos.

      Felizmente o presente não é um desses casos.

  14. Contramão

    Desta vez, irei numa grande contramão em relação às observações aqui feitas sobre o Juca. Tanto como analista do futebol quanto de política e sociedade é um dos jornalistas mais preparados e com posições quilômetros à esquerda dos demais cronistas esportivos do país.

    Suas reclamações dos governos petistas surgiram depois de várias decepções que teve com atitudes prometidas, mas não cumpridas, por Lula, de acabar com os desmandos em CBF e outras excrescências da cartolagem.

    No jantar com Dilma, renovou essas esperanças. Simples assim. 

     

    1. É isso.

      Estou com você nessa, Rui. Tenho a mesma opinião. Se todos os jornalistas esportivos do país fossem como o Juca Kfouri, o panorama seria muito melhor do que é hoje, tanto no futebol quanto nos demais esportes. 

  15. .. “golpe MIDIÁTICO, civil e

    .. “golpe MIDIÁTICO, civil e militar”…”e que os militares tinham apoio das oligarquias de sempre”.  O Juca Kfouri não tem coragem de nominar essas oligarquias golpistas como a Globo, da qual faz parte (CBN),  ou da Folha/UOL, que emprestava veículos para “os serviçinhos” da ditadura. Muito menos da Veja em que deu total apoio à “estória” de que o ex-ministro Orlando Silva recebia propinas na garagem do ministério dos esportes.

      Olha aí JK  percebendo enfim o que a mídia oligárguica, na qual teve e tem amplo espaço,  tem produzido de preconceito, ódio e radicalismos. Aliás, comentários como este não são aceitos por ele e sua equipe em suas páginas, ao contrário de outros que destilam ódio e violência verbal.

  16. Não me surpreendo com o artigo: faz parte de uma tendência atual

    O artigo não é surpreendente. Longe disso. Faz parte da tendência de todos os críticos da Copa do Mundo do Brasil retroagirem nos últimos dias. Deve ter existido um acerto em off entre eles mesmos, nada discutido com o Governo Dilma, exatamente. Uma coisa que partiu deles, até por temor de que os incentivos que fizeram ao longo dos últimos anos possam ter despertado um lado violento e radical que pode sair do controle e comprometer seriamente a imagem do Brasil e deles mesmos enquanto profissionais.

    Se eu não estou errado, o artigo de Juca Kfouri é mais por medo de ser responsabilizado do que qualquer outra coisa. Todos eles estão receosos do que pode acontecer.

    E não é para menos: além das consequências legais, comerciais, junto ao grande público, de serem acusados de terem incentivado o caos, existe a principal consequência, que é eles mesmos serem vítimas da violência.

    Afinal, se virar batalha campal, vai ter gente de ambos os lados. E quem você acha que os defensores da Copa do Mundo vão considerar como um dos inimigos (adversários já não serão mais considerados)?

    Jornalistas como Juca Kfouri entram na linha de tiro, é claro. Daí esse medo e mea-culpa toda no artigo. Ele está nitidamente com medo de sofrer as consequências do que escreveu contra a organização da Copa do Mundo. Esse medo atua nas mais diversas áreas: profissional, política, legal, pessoal, junto ao público etc.

    Ele está com medo. É só isso.

     

    1. Resumindo: JKzinho estava com ódio,

      agora está com medinho.

      P.S.: Abandonei o blog dele quando “noticiou” que Aécio Neves batia na namorada. E olha que não voto mais no psdb, seja Serra ou Aécio desde 2006, mas essa foi demais. Fora a boçalidade dos comentaristas de lá, dignos da veja.

  17. ESPERTO O MENINO, NÉ NÃO, MARCONI PERILLO?

    Tadinho do Juquinha, atacado, vilipendiado e tendo seus olhos ameaçados por cuervitos, que ele pacienciosamente também ajudou a criar, alimentando-os, talvez à falta de índicios para nova teoria da conspiração, como a da Copa da Alemanha, quando então nem Trajano aguentava mais as esquemáticas e transcendentais desconfianças conspiratórias do Kfuro.  Juquinha é como Crusoé, sempre sobrevive, mas espremendo o texto e indo direto ao que realmente interessa, esperto o menino, né não, Marconi Perillo?

  18. Atenção: Esse Juca não é Chávez.

    Não levo fé em ”comunista” que vira tucano.

    Eu não leio nada dele porque não creio na exótica espécie.

    Mas, quem quiser que ajude o Juquinha a comer seu caviar.

  19. na minha época, tínhamos definição…

    … pra esse tipo de comportamento : “porra loca” , ou  “vira casaca” , ou “canalha corrompido”…

     

    sei lá, entende… acho que… vai daí… então, talvez, quem sabe.  Pois é…………………………..

     

    FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador