Dilma reproduz ‘liderança masculina’, diz coordenadora do programa de Marina

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Maria Alice Setúbal, coordenadora do programa de governo de Marina Silva (PSB/Rede), disse em entrevista à Folha e ao Uol que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem “incapacidade política” e que seu perfil de gestora durona reproduz “uma liderança masculina”, que remete ao esteriótipo do “coronelismo brasileiro”. Para a herdeira do Banco Itaú, Marina é o oposto.

“Hoje, temos uma presidente cujo perfil é de gestão, pragmático, racional. Talvez o oposto da Marina. E o resultado que nós temos é bastante insatisfatório. (…)  O principal problema de Dilma é a questão política. Ela tem uma incapacidade de ouvir. (…) Acho que ela não tem capacidade política. Ela desagrega. O século 21 é o século do novo. Acho que Dilma reproduz uma liderança masculina. A Dilma é aquela pessoa dura, que bate na mesa, que briga, que fala que ‘eu vou fazer, eu vou acontecer, eu sei’. Isso é, no esteriótipo, do coronelismo brasileiro”, comentou.

Maria Alice ainda sugeriu que Marina terá mais jogo de cintura na questão política do que Dilma teve em quatro anos, e afirmou que a ex-senadora vai se cercar de uma equipe técnica que atrairá a confiança do empresariado, principalmente na área econômica. Ela garantiu que a candidata do PSB vai manter os compromissos já firmados por Eduardo Campos, como afirmar a independência do Banco Central por meio de uma lei.

Publicada na edição impressa da Folha desta sexta (22), a entrevista ainda aborda outros temas polêmicos para uma campanha presidencial, como a descriminalização da maconha e a “legalização do aborto”. Segundo Maria Alice, os dois assuntos não são citados diretamente no programa de governo de Marina Silva. “Em relação ao aborto, vamos tratar em em termos de direitos humanos. Ninguém é a favor do aborto, mas a favor de dar suporte às mulheres”, explicou. Na eleição de 2010, Marina se posicionou desfavorável à medida.

O programa de governo de Marina deve ser lançado no próximo dia 29. 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. hahahahaha

    a herdeira do Itaú agora vem com esse discurso machista conservador para desconstruir a imagem de uma GRANDE MULHER e defender o que há de mais atrasado na política brasileira..só rindo mesmo..

    1.  E que “presentão de grego”

       E que “presentão de grego” os marinistas dariam ao Brasil na hipótese de vitoria de sua escolhida: elegeriam a Marina e o pais seria governado por Neca do Itaú.

       Liderança masculina? Versão civilizada de uma certa baixaria que correu solta na campanha de 2010 contra a Dilma.

       Mais jogo de cintura da Marina? A julgar pela primeira reunião da candidata com a cúpula do partido hospedeiro, é melhor que a aspirante à presidente de fato exclua esse argumento. Pelo menos até consertar o estrago.

       

      1. Presentão de grego

        Neca não quer governar o Brasil. Lhe basta o Ministerio da Fazenda, e a direção da Receita Federal. E o auto de infração no valor de l8,7 bilhões, aplicado ao ITAÚ,  vai para uma pasta errada, e depois para o arquivo morto.

      2. Fora os “mal entendidos” com

        Fora os “mal entendidos” com o povo do PSB, a moça com jogo de cintura está fazendo a maior melecada nos acordos que o Eduardo já tinha feito. Haja jogo de cintura.

  2. Chamem o síndico!

    Tim Maia, vivo fosse, ia ver Prostituta que goza, Cafetão com ciúme, Traficante viciado, Pobre de direita e Banqueiro socialista

  3. Quem manda e paga a conta

    Quem manda e paga a conta está saindo do armário, afinal. Ótimo! Que mais luzes sejam postas no negócio “Marina presidente”. Será que resiste ao sol ou desidrata??

  4. Além do Discurso Horroroso,

    Além do Discurso Horroroso, Dna. NECA, podería nos dizer a quantas andam a Fatura(imposto), devido da Fusão ITAÚ/UNIBANCO ??????.A DARF já foi recolhida ????………

    1. Darf/sonegação

      Enquanto a fatura da Globo, anda por 1 bilhão, a fusão Unibanco/itaú vai a bilhões. Aí reclamam que falta saúde e educação. Os sonegadores são conhecidos, só falta a Receita/justiça cobrarem

  5. A disputa entre Dilma e

    A disputa entre Dilma e Marina de quem seja a mais incapaz politicamente é boa, penso que as duas são péssimas.

  6. Sugestão a Maria Alice

    Sugestão a Maria Alice  Setúbal, aproveite  as qualidades de Marina Silva,depois da derrota e indique-a para a  presidência do banco.

    Certamente,levará uma dose necessária de humanismo e tolerância aos insensíveis  banqueiros.

    Quem sabe,não iniciará uma  verdadeira revolução  no machismo e coronelismo  da banca  ?

  7. me engana que eu gosto !!

    É o Itaú que governaria se Marina fosse eleita. Alguém acha que o Itaú banca a campanha de Marina de graça? Só porque gosta de Marina?

  8. Os últimos acontecimentos no

    Os últimos acontecimentos no PSB, com a saída barulhenta do coordenador de campanha, demonstram todo o “jogo de cintura” de Marina…

  9. Esta é uma informação de menor importância

    Há vários outros pontos mais importantes na entrevista.

    Várias colocações batem de frente com visões de Luiza Erundina, coordenadora indicada da campanha pelo PSB.

    A longa entrevista (72 min.) tem toda cara de matéria encomendada e preparada de antemão. É, penso eu, uma demonstração da luta pelo comando da campanha.

    Leiam a integra e saibam porque:

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/poderepolitica/2014/08/1504058-entrevista-com-neca-setubal.shtml 

  10. Há 4 anos atrás…

    Na eleição passada eu desisti de Marina Silva quando, diante de acusações da campanha do Serra que queriam atingir Dilma de coisas semelhantes à acusação de hoje de Neca, a então já candidata verde se posicionou num silêncio absoluto para se benificia-se, portanto como avalista, do desespero e falta de caráter que tomaram forma naquela campanha… Sempre digo que a campanha de Serra presidente desfraldou as bandeiras do ódio que passou a ser método de campanha e de fazer “formação” política(sic) desde então. Se a Marina Silva fosse a feminina liderança que quer dizer a banqueira, ela não teria perdido a oportunidade, primeiro lá e depois agora diante de uma acusação machista da dupla Serra/Neca que encanta a parte reacionária da direita brasileira… De minha parte continuo firme no propósito de seguir os rumos do futuro até não haver mais retorno possível, sm distinções de gênero, inclusive!

    1.    Exatamente, Assis. A

         Exatamente, Assis. A aspirante a “presidente de fato” dá a senha em tom civilizado e a versão tosca original (usada em 2010) passa a correr livremente. 

    2. De acordo com o Gunter isso

      De acordo com o Gunter isso vai “bater e voltar”, afinal, soh petista bate na internet..marineiros sao “paz e amor”.

  11. Associação dos Jornais e Friboi entram na campanha de Marina com

    Vocês perceberam?

    Como é que pode?

    Quando li essa manchete confesso que não contive a raiva que senti.

    Como é possível um negócio desses?

    A Friboi, cujo proprietário, como vocês sabem, é Lulinha, filho de Lula, bancar a campanha de Marina não tem nada demais.

    O cara que conseguiu comprar a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (veja a foto) na mão do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, amicíssimo de Lula (o pai do comprador) e transformar em sua fazenda (como vocês conhecem bem a história eu pergunto; foi assim mesmo, não foi?), esse cara é um fenômeno.

     

    Mas, será que o idiota do Lulinha não sabe que Marina concorre com Dilma, a candidata do pai dele?

    Como é que pode Lulinha, o dono da Friboi, fazer campanha contra Dilma?

    Esse cara é louco.

    Quem é que consegue explicar como é que um idiota desse consegue ser um dos empresários mais ricos do país, com várias fazendas e jatinhos.

    Só no Brasil mesmo.

    Ainda ficam uns babacas falando de um tal de complexo de vira latas.

    Vou embora mesmo para os Estados Unidos, lá é que é lugar de viver.

    Onde é que vive Faustão? É lá.

    Onde que é que vive Silvio Santos (é verdade que Rachel Sheherazade está de malas prontas?)? É lá.

    Onde é que vive “Seu” Jorge, aquele que fez a música burguesinha? É lá.

    As pessoas iguais a nós estão todas indo para lá.

    Ainda bem que vou renovar o visto agora.

    Tô doido pra ir embora disso aqui.

    E vou logo avisando, é passagem só de ida.

    É green card na cabeça.

  12. E o panfleto dos Frias não

    E o panfleto dos Frias não perguntou sobre quando nossa burguesia sonega impostos ela está tirando o remédio da boca de nossas crianças e os remédios de nossos idosos.

    A burguesia paulista frequenta os melhores colégios mas não aprendem bons modos nem a educação.

    Gente a burguesia não tem escrupulos qualquer partido ela toma de assalto: socialista, verde, prn. Não tem capacidade de criar um.

    “Chega de intermediários Neca Setúbal para Presidente” –  leiam o artigo Paulo Moreira Leite. 

     

  13. Do blog do PML

      “Chega de intermediárias, Neca Setúbal para presidente”

     

    Na década de 1960, quando o embaixador norte-americano Lincoln Gordon dava seguidas e constrangedoras demonstrações de poder junto aos generais que tentavam dar a impressão de mandar no Brasil após o golpe militar, o jornalista Paulo Francis cunhou uma frase que ficou famosa: “chega de intermediários. Lincoln Gordon para presidente.”
    Sessenta anos se passaram e o Brasil mudou bastante desde então. Morto em 1997, o próprio Paulo Francis tornou-se um barítono da direita brasileira, servindo de mestre para um conservadorismo que não conseguia renovar-se por si próprio.
    O país se democratizou, os brasileiros fizeram uma constituição democrática e, dentro de poucas semanas, irão votar para presidente pela sétima vez consecutiva, em ambiente de paz e plena liberdade de expressão — isso nunca aconteceu na república brasileira, em período algum.
    Com um histórico de desigualdade e exclusão, na última década o país conseguiu avanços memoráveis na luta contra a pobreza, por uma melhor distribuição de renda. É inegável.
    Mas nem tudo se modificou, como mostra Fernando Rodrigues, na Folha de hoje.
    A entrevista de Maria Alice Setúbal, a herdeira do Itaú, que, manda a tradição aristocrática brasileira, prefere ser tratada em público como Neca, apelido familiar, é um assombro.
    Educadora, por profissão, Neca é, também, bilionária por herança. É uma conversa sem rodeios nem inibições. Desde a confirmação da candidatura Marina, a herdeira do Itaú foi confirmada como coordenadora do programa de governo. Lembra de Antonio Palocci, que teve um papel essencial na estruturação do governo Lula, depois da vitória de 2002, inclusive com a Carta ao Povo Brasileiro? Seu lugar no organograma era o mesmo. Imagine o poder de Neca.
    Maria Alice fala do ponto mais importante: autonomia do Banco Central, medida que, nós sabemos, concentra o ponto fundamental da campanha de 2014 — permitir ao sistema financeiro recuperar o controle absoluto da política econômica, definindo a taxa de juros conforme análises e projeções de instituições privadas que atuam no mercado.
    Nós sabemos que, hoje, o governo Dilma procura manter a inflação sob controle e tem obtido vitórias importantes — há quatro meses os preços estão em tendência de queda e as projeções indicam um movimento semelhante no próximo levantamento. Apesar disso, o governo não abre mão de proteger os salários e de tomar toda medida a seu alcance para manter o emprego, em seu mais baixo nível da história. Isso só é possível porque, mesmo sem dar ordens ao Banco Central, a presidência da República tem o poder de indicar e demitir seu presidente.
    A autonomia do BC é a senha para se mudar isso. Em vez de deixar a política econômica em mãos de tecnocratas que respondem a uma autoridade eleita, o que se quer é dar independência aos diretores do banco, que passam a ter mandato e assim por diante. Independência de quem? Das autoridades que de uma forma ou outra expressam a soberania popular.
    Eduardo Campos já havia se declarado a favor da autonomia do BC, postura que causou espanto nos aliados que recordavam a herança do avô Miguel Arraes. Marina disse na época que não era favorável. Parecia resistir. “Enfim”, concordou, explica Maria Alice, esclarecendo que se quer definir o assunto em lei.
    Criado pela ditadura militar, o Banco Central brasileiro guarda uma peculiaridade em comparação com originais estrangeiros. O Federal Reserve Americano, por exemplo, tem o dever de defender a moeda do país — e o emprego dos cidadãos. Essa missão com duas finalidades está lá, em mármore, na porta da instituição. No Brasil, não há referência ao emprego. Outros tempos, outros governos. Entendeu, né?

    A coordenadora Maria Alice não é uma eleitora qualquer, cujo voto representará 1/100 milhões na eleição. O Itaú é um gigante com US$ 468 bilhões de ativos em 2013. É um número respeitável por qualquer padrão, inclusive internacional. Numa lista com os 15 maiores bancos dos Estados Unidos, o Itau fica a frente de nove em ativos. Mas não é só.
    Se você comparar a rentabilidade sobre o patrimônio, o banco da coordenadora da campanha de Marina supera mesmo os maiores bancos da maior economia do planeta. Diz a consultoria Econométrica que em 2013, o Itaú teve um rendimento da ordem de 16,70% sobre o patrimônio, algo perto de US$ 70 bilhões, só no ano.
    Só para você ter uma ideia, o US Bancorp, mais lucrativo banco dos Estados Unidos, teve uma rentabilidade de 15,48%. Os maiores bancos dos EUA estão longe de exibir um desempenho comparável ao Itaú, no entanto.O Morgan, com um patrimônio mais de quatro vezes maior do que o Itau, teve um rendimento 50% menor, em termos relativos. O rendimento do Citi, três vezes maior, teve um rendimento de equivalente a um quatro daquele auferido pelo Itau, em termos proporcionais.
    O Itau não é o único banco brasileiro nessa posição. Bradesco e Banco do Brasil sobrevivem em ambiente muito parecido. A diferença é que os concorrentes não colocaram uma herdeira no comando de uma campanha presidencial, o que dá um grau de proximidade particularmente perigosa.
    O Banco Central que a coordenadora Maria Alice quer autônomo já define, hoje, a taxa básica de juros e isso explica a força do setor financeiro no país. Caso essa situação seja colocada em lei, a situação ficará ainda pior.
    Protegidos por uma taxa de juros que já foi muito mais alta no governo de Fernando Henrique Cardoso, mas segue uma das maiores do mundo, os bancos crescem e engordam recebendo rendimentos pelos títulos do governo. Com os lucros do rentismo, os bancos não tem necessidade de emprestar ao empresário nem ao consumidor, atividade que está na razão de sua existência, no mundo inteiro. A taxa média anual de juros nos empréstimos bancários, em 2013, foi de 27,3% no Brasil. Uma barbaridade. Só em Madagascar (60) e Malawi (46%) esse ganho foi maior. No Canadá ficou em 3%. Na China, em 6%. Na Italia, em 5,1% e na Suíça, 2,6%. Nos Estados Unidos, ficou em 3,2%, ou oito vezes menor do que no Brasil. Na Inglaterra, ficou em 0,50%, mais quarenta vezes menor.
    Dá para entender, assim, a desenvoltura de Maria Alice Setubal.
    Pode parecer arrogância, mas não é isso. É pura expressão de uma realidade política profunda. Alguém reclamava na França do Século XVII quando o Rei Sol dizia que “o Estado sou eu?” Era natural, vamos combinar.
    Sem demonstrar inibições maiores, a herdeira do Itau faz críticas diretas ao estilo de Dilma Rousseff. Avançando num argumento que reúne varias camadas de preconceito, nem sempre invisíveis, falou que a presidente exerce uma “liderança masculina.” Vinte e quatro horas depois que a candidatura de Marina provocou a saída de dirigentes históricos do PSB da campanha, ela achou conveniente definir Dilma como “desagregadora”.

    Marina trouxe uma representante do 1% do PIB mundial para o comando de sua campanha.
    É aquela turma que atua por cima dos estados nacionais e tem ligações frágeis com as respectivas populações porque seu horizonte é o mercado global. Como se aprende com o Premio Nobel Joseph Stiglitz, são esses interesses que impedem uma recuperação firme após a crise de 2009. O povo foi a rua em várias versões de ocupação e nada acontece. O 1% não quer e não deixa.
    As grandes instituições financeiras seguem dando as cartas do jogo, mesmo depois de suprimir 60 milhões de empregos e destruir o futuro de várias gerações de trabalhadores.
    O que a turma de 1% quer é eliminar o Estado de Bem-Estar Social aonde existe, ou impedir seu crescimento, ande está para ser construído. Isso porque ele funciona como uma garantia contra a reconcentração de renda e preservação dos direitos democráticos, que nem sempre comovem os mercados. Em alguns países do mundo, a força destruidora da crise não fez seu trabalho. Um deles é o Brasil, onde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva se recusou a tomar medidas que criariam uma Grécia infeliz e sem futuro na América do Sul. Vem daí a campanha de ódio contra seu governo e contra sua sucessora.
    É isso e apenas isso.

     

    http://paulomoreiraleite.com/2014/08/22/chega-de-intermediarias-neca-setubal-para-presidente/

  14. Filha do prefeito biônico de

    Filha do prefeito biônico de São Paulo Olavo Setubal enfiado goela abaixo dos paulistanos pela ditadura civi-militar.

    Este banco é outro filhote da ditadura o qual foi vitaminado pela mesma.

    É aquele banco que mandou agendas, para seus clientes chamando o golpe de 64 de “Revolução”, recentemente.

    O Itaú até 2002 sempre procurou mamou nas melhores tetas do estado brasileiro. E não seria agora que desisteria.

     

     

  15. Esse é mais um apítulo

    para a desconstrução da imagem da Dilma, pois a desconstrução do PT já está à velocidade da luz. Isso tudo é culpa da Dilma , do PT e do Lula que sempre acharam que o PIG não influenciaria nas opiniões do povo.
    É obrigação do Governo Federal  garantir intonações verdadeiras ao povo e isso desde o Governo do Lula foi negado ao povo porque sempre o Governo Lula-Dilma  deixou o PIG enganar o povo e isso é crime. Gostaria de saber se esse crime vai continuar se a Dilma for reeleita.

  16. trocando as bolas

    Cada vez mais  me convenço de que Marina está a fazer um papel semelhante ao de Eddie Murphy no filme trocando as bolas da decada de 80 ! ! !

  17. Pô, até parece que num sei…

    Pô, até parece que num sei… A Neca é herdeira de um grande banco que comemora a Revolução de 1964 em 31 de março e lamenta o “suicídio” de Herzog no dia 25 de outubro, é milionária, mas la no fundo, bem la no fundinho, existe uma comunista dentro do armário, daquelas que até tocam balalaica, como a namorada do Dr. Jivago. Fico me perguntando: será que Marina é mesmo uma pessoa de verdade ou é um daqueles replicantes criados pelo Dr. Eldon Tyrell, do Blade Runner, a serviço do itaúúúúú?

  18. Itaú

    É Sra. Setúbal. A questão é que a atual presidente do Brasil não se deixa levar pelo canto da sereira do capital. Aí, chamam ela de pragmática e encapaz de ouvir.

    Se for para proteger este país desse capitalísmo irresponsável defendido pela Sra., prefiro um(a) presidente surdo.

  19. Essa dupla aventureira “A

    Essa dupla aventureira “A princesa e a plebéia”  não vai dar certo, pelo menos para nós. Esse programa econômico está parecendo o programa que impuseram à Islândia, levando o país à banca rota, um país pequeno e que conseguiu dar a volta por cima, colocando naqueiros irresponsáveis na prisão. Desqualificar Dilma pelo seu modo de governar e compará-la com uma figura que dissimula, com sua aparente docilidade, o autoritarismo e a grosseria é pura bobagem. Entre os poetas gosto muito do autor de Morte e Vida severina, João Cabral de Mello Neto, seus versos secos fizerem abrir nossos olhos para o Brasil que não passa na Globo, tampouco tem a Dolce Vita (com perdão de Fellini) de nossa elite. Essa parceria com Itaú lembra, não sei porque, o episódio da quebra dos bancos islandeses, a primeira quebra européia. Que a Islândia consegiu superar em três anos.  Aliás, a grande lição dos islandeses foi  que no futuro não vão socorrer bancos quebrados. O Lehman Brothers não estava metido nessa história da quebra da Islândia ou ele quebrou na mesma éppcoa e foi socorrido? Os operadores que a Neca quer trazer para ajudar Marina  representam esse banco, são os mesmos presentes  naquele evento num hotel paulista no dia da morte de Eduardo? Banco e investidor junto da política central tem um alto grau de risco para a população, não tenho dúvidas.

  20. O que teria a dizer o sr.

    O que teria a dizer o sr. Gunter sobre a maliciosa e homofóbica insinuação da sra. Neca Itaú sobre a Presidente Dilma?

  21. Pessoas superficiais tentando

    Pessoas superficiais tentando fazer análises acadêmicas dá nisso, o reducionismo vira piada. Só rindo. Sorte dos negócios dela e da família, azar do saber pensar.

  22. Setúbal, quem te conhece que te siga….

    Até essa aí agora resolveu meter sua colher de banqueira travestida de educadora, promotora da educação- veja o  CENPEC alçado a voos em instituições educacionais públicas de todo o Brasil graças a FHC e PSDB?

     

    Itauuuuuuuuuuuuuuuu´, é apenas uma RIMA NÃO UMA SOLUÇÃO.

     

    Te mete !

  23. Claro , Marina é “feminina” por obedecer o Itau

    Feminina por ser assim, cordata…..no sentido mais “machista” do termo.  Manipulada, pelo Itaú, claro. Aliás, mulher, para o Itaú, parece ser  o que é Neca e Marina, boneca manipulada na área economica que é o que interessa ao banco. E ao mesmo tempo, Marina é  mandona e autoritaria como ela só em suas hostess.

  24. Pois é, continuando, a Marina

    Pois é, continuando, a Marina é tão “femininamente “cordata” (que feminino mais machista ein?)que já assina a lei da autonomia do Banco Central. Obedece o Banco Itaú , que que também fala pela outra, assim, na maior pelos jornais. E ela, muito “feminina” tudo bem, nem fala tem. O ideal do “perfil feminino”.

  25. Fundamentada no raciocínio do

    Fundamentada no raciocínio do cordenador da campanha Marina no blog – Gunter -, essa senhora é apenas uma militante pura e imaculada da nova forma de fazer poítica. Está nessa sem interesse algum pro banco do qual é herdeira. Um mulher fêmea e feminina cheia de boas intenções para  o país.

    Campanha eleitoral no Brasil é isso: nóis sofre, mas nóis goza.

  26. Quantos coordenadores tem

    Quantos coordenadores tem essa campanha? Tem o Giannetti, o Sirkis, a Erundina, e agora essa moça… Será que ninguem percebe a temeridade em deixar uma Setubal, herdeira do Itau, tão proximo da Presidencia? É como colocar a raposa pra tomar conta do galinheiro…  Qual é o jogo de cintura que pode ter uma fanatica religiosa?

  27. Sei.

    Sobre tudo o que disse a Setubal, com santinho da Marina nas mãos, faço a mesma cara da Dilma na foto postada: Sei!

    Esses discursinhos construidos para desconstruir o que ja sabemos como é e ao mesmo tempo criar uma imagem positiva de quem não sabemos exatamente como é. Marina maleavel, diplomatica, meiga… Eh tudo o que ja li que Marina não é.

    Do presidente da republica não é meiguice que se espera, mas muitas outras qualidades, as quais acho que Dilma Rousseff demonstrou ter sim. Essa historia de que não sabe ouvir, é a repetição de uma falacia até que torne-se realidade. 

    Quando é que o governo Marina vai tratrar de assuntos progressistas, como aborto ou casamento gay ? Nunca, jamais. 

    Quem acreditar nisso, virou biruta de aeroporto.

  28. Com a palavra, os defensores dos bons modos.

    Tem gente que prega e diz fazer diferente, porque a turma da Marina é diferente. Sei!

    Bando de hipocritas!

  29. Hoje, temos uma presidente

    Hoje, temos uma presidente cujo perfil é de gestão, pragmático, racional. Talvez o oposto da Marina. E o resultado que nós temos é bastante insatisfatório. (…)  O principal problema de Dilma é a questão política.

    Que palavreado mais  ôco!  Qual o oposto de “perfil de gestão”(sic)? “Pragmático”? “Racional”? Não saber gerir; sonhado(a) e…..irracional(no pior dos casos) e emocional(no melhor). É esse o da Marina? Que baita de elogio!

    Qual a experiência política da distinta senhora na seara política? Milita politicamente? É estudiosa do assunto? Com que autoridade empírica ou intelectual se lastreia para arguir essa deficiência? 

    O século 21 é o século do novo

    Hummm….bem……quer dizer…..Afinal, que diabo ela quis dizer com isso? Que os séculos anteriores foram todos imutáveis? A seguir por essa “lógica” ainda estaríamos na Idade da Pedra. 

    Mais ainda: que graande jogo de cintura vem apresentando a candidata Marina! Uma sutileza de elefante no must numa loja de louças. Logo nos primeiros contatos com os próceres do PSB botou para arrebentar. Quem não se afinar com seu ideário sonhático-lunático-sorumbático que vá para…… terra do Nunca.  Uma verdadeira “espalha-brasa”. A ponderar por aí, a presidente Dilma não passará de uma Bela Adormecida dos contos de fadas em comparação com a “menina” Marina no governo. 

    A neófita analista política fala como se a presidência da República, ou o Poder Executivo, fosse soberano. Ignora a arquitetura e a estrutura política-institucional do país Realça promessas eleitoreiros do finado Eduardo Campos como se fossem inevitáveis, a exemplo da autonomia para o BACEN, ou seja, que essa Lei será votada no Congresso Nacional, local onde vale a negociação, a persuassão e o jogo de interesses.  

    1. Quem diz que Dilma não tem jogo político acerta ou se revela?

       

      JB Costa (sexta-feira, 22/08/2014 às 14:34),

      Eu até pensei que ninguém ia tocar neste assunto da falta e habilidade política da presidenta Dilma Rousseff. É um problema que ao mesmo tempo que não é importante é também importante. Não é importante porque o Hommer não tá nem ai para esta questão. E é importante porque as pessoas que se manifestam sobre este assunto da falta de habilidade de Dilma na arena política acabam por se comprometer com a necessidade do exercício da política, isto é, comprometem-se em aceitar a atividade política como uma atividade importante. E é importante estas manifestações porque quem assim se manifesta, em especial cobrando de Dilma este atributo, mais se nos revela, ou talvez se devesse dizer que se revelam a serviço de uma causa.

      Eu faço este questionamento sobre a habilidade de Dilma Rousseff na arena política há muito tempo. Acho até que ela se superou tendo em vista a avaliação que eu tinha dela. Eu faço essas referências à falta de habilidade política dela como um reparo natural de quem votou e vai votar nela. Só que recentemente esta crítica está aparecendo como um mantra.

      Lá no post “Pequeno manual de como discutir política nas redes sociais” de quinta-feira, 26/06/2014 às 11:51, aqui no blog de Luis Nassif e com texto de autoria dele, eu enviei quinta-feira, 26/06/2014 às 21:56, um comentário bastante crítico a Luis Nassif. E depois de falar que as críticas que ele fazia eram inconsistentes, eu mencionei uma crítica que eu encontrara junto ao post “Para entender o desgaste do governo Dilma” de segunda-feira, 16/06/2014 às 16:47, também aqui no blog de Luis Nassif e com texto também de autoria dele.

      A crítica consistente que eu encontrara foi o ótimo comentário de Marco Antonio Castello Branco – que eu me lembre, eu nunca tinha lido um comentário dele aqui no seu blog – e que foi enviado quinta-feira, 26/06/2014 às 01:45 e que fora enviado lá para o post “Para entender o desgaste do governo Dilma”.

      Se você quiser ler o meu comentário junto ao post “Pequeno manual de como discutir política nas redes sociais”, o endereço é o que se segue:

      https://jornalggn.com.br/noticia/pequeno-manual-de-como-discutir-politica-nas-redes-sociais

      Em meu comentário para Luis Nassif junto ao post “Pequeno manual de como discutir política nas redes sociais”, eu transcrevo todo o comentário de Marco Antonio Castello Branco. E se você quiser ir direto para ler o comentário de Marco Antonio Castello Branco, lá no post “Para entender o desgaste do governo Dilma”, o endereço é o que se segue:

      https://jornalggn.com.br/noticia/para-entender-o-desgaste-do-governo-dilma

      A crítica do Marco Antonio Castello Branco é muito bem elaborada e bem mais profunda do que a crítica de Maria Alice Setúbal. No final ele dá uma escorregada, mas não é o que eu quero discuti aqui. Bem, eu procurei saber quem era o Marco Antonio Castello Branco e descobrir que é gente de alto coturno. Enfim é o típico PSDBista. No fundo, a crítica dele de que a Dilma Rousseff abraçou a ideologia “que propaga a supremacia da racionalidade técnica sobre a política” parece até para muitos um elogio, mas para esses que veem a crítica como um elogio e leem o comentário sem muita atenção ela remete a esta questão da falta de habilidade política. Não creio que este tipo de crítica traga resultados eleitorais, mas sendo repetido como um mantra talvez venha a pesar. Tudo mundo dizendo que ela não tem habilidade política, mesmo que cada um fale de coisa diferente, o que ficará no fundo é só a idéia de carência.

      E falo de mantra porque ontem li o artigo de quarta-feira, 20/08/2014, de autoria de Cristiano Romero no Valor Econômico. E o texto tem por título “Eduardo Campos”. Era de se esperar que ele fosse falar de Eduardo Campos. Dos quinze parágrafos que compõem  o artigo  praticamente só os dois últimos são sobre Eduardo Campos e fazendo elogios laudatórios ao ex-candidato à presidência da República. Pelo menos uns dez parágrafos são para falar mal da Dilma Rousseff. O terceiro parágrafo do artigo é para dizer o seguinte, na frase inicial:

      “Embora tratasse a presidente Dilma com respeito, o ex-governador duvidava do seu talento para a política desde os tempos em que Lula a nomeara chefe da Casa Civil”.

      E no fundo os elogios que Cristiano Romero faz nos dois últimos parágrafos a Eduardo Campos foram mais para dar validade as críticas que Eduardo Campos faz nos parágrafos anteriores à presidenta Dilma Rousseff. Era como se Cristiano Romero dissesse que quem fez todas as críticas a Dilma Rousseff foi a pessoa fenomenal de Eduardo Campos.

      Então dizer da falta de talento da Dilma Rousseff para a política é mais um mantra. Dito por pessoas diferentes, até com sotaque diferentes, e de certo modo tendo significado diferentes, consistirá apenas de um mantra que será percebido apenas como indicativo de que a presidenta Dilma Rousseff não tem habilidade política. Há quatro anos o mantra faria sentido, mas não foi testado eleitoralmente salvo naquela história dos bonecos de José Serra para dizer que a Dilma Rousseff não era estadista. Poucos entenderam. Agora falar em falta de habilidade da presidenta Dilma Rousseff é mais difícil porque por menor que seja a habilidade política dela ela adquiriu bastante experiência. Pelo jeito que anda a carruagem parece-me que haverá uma tentativa maior nessa eleição para que esse mantra se espraia.

      Pode ser, como creio que é o mais provável, que não terá muita repercussão eleitoral. E espero que se possa reconhecer de longe os que cantaram o mantra com as perspectiva de que ele colasse.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 22/08/2014

  30. A Dilma está bem acompanhada

    Angela Merkel, Hilary Clinton, Michele Bachelet e até a frágil Cristina Kirchner reproduzem o” modelo masculino de gestão” . Se há algum problema é com o mundo e não com a Dilma . A lorota da sra Setubal cai bem numa roda de socialites num chá das cinco.

  31. riículo.
    a representante da

    riículo.

    a representante da financeirização economica que castriga a europa e estados unidos há tempos, querendo dar uma de moralistae modernosa.

    pra cima de cima, não, jararaca.

    pra quem quer retirar o direito de milhões de pessoas, tem que ser durona mesmo, como diria  leila diniz.

  32. Alguém sabe em que pé

    Alguém sabe em que pé está
    aquela cobrança de cerca de 15 bilhões
    que a Receita Federal da Dilma iniciou
    contra sonegação de impostos na fusão
    Itaú-Unibanco?

    Isso pode explicar muita coisa…

  33. Para de falar MERDA  Setúbal

    Para de falar MERDA  Setúbal e vai pra cadeirinha de BALANÇO já passou da hora, vai com todo dinheiro USURPRADO do povo brasileiro !!!! e ver se paga aquela divída de 15 BILHÕES !!!!!!

  34. esqueceu o mais importante para o país…

    que Dilma não é de cobrar impostos com um sorriso

    agora entendo; mas não como quem entende de dinheiro

    como quem entende que Marina ou é mercadoria ou tem valor de troca

  35. Sua preocupação com o BC é

    Sua preocupação com o BC é comovente. Quer privatizá-lo , ou melhor , dar-lhe independência ( ou morte ) , livrá-lo das mãos masculinas suarentas , passar um talquinho na criança e levá-lo para a Febraban . Lá , sob os cuidados das mulheres banqueiros e suas analistas de plantão , cuidarão dele com carinho , elevando os juros à estratosfera para que ele fique bem gordinho e segure a inflação malvada …   

  36. Pois é Dona “Nheca”. Para

    Pois é Dona “Nheca”. Para administrar uma agência do Itaú, ou da Duratex, ou da Deca, qual o perfil de gerente que a senhora escolheria? A gestora Dilma ou a incógnita Marina?

    Incógnita porque alguém que é “dona” na Rede Sustetabilidade e tem como secretária do partido a herdeira de 230 mil hectares de plantação de eucalipto só pode ser um incognita. Isto porque o cultivo do eucalipto usa água intensivamente secando os mananciais e causando problemas no clima. Além de ser estéril porque não interage com a fauna e a flora brasileira. Mais respeito a natureza é impossível.

    Na região onde eu moro a Duratex comprou extensas áreas de terra da Freudenberg, uma empresa alemã. O alemão teve o cuidado de preservar áreas de mata para preservar a fauna e a flora ao estruturar a empresa. Pois bem, a primeira medida da família Setúbal foi derrubar essas áreas (assim com uma antiga estação da Paulistinha que ficava em seus domínios). Não sem antes um dos herdeiros vir com seus amigos e caçar os animais que ali haviam.

    Como sei disso? Meu marido trabalhava na empresa.

     

  37. querem tudo…

    e que o povo fique com neca de pitibiriba

    mas, se apertar no ponto certo,

    acredito que Marina vai bater na bancada, como aconteceu no JN, e gritar:

    NÃO É HORA DO BRASIL CRESCER MAS EU SOU O TRAMPOLIM

  38. Essa senhora, cuja empresa

    Essa senhora, cuja empresa deve 15 bilhões em impostos, é que seria a presidente ou ela é apenas representante de outros interesse$, maiores e mais poderosos que ela mesma?

    E Marina? Tudo que seu mestre mandar?

    Essa eleição promete: pela 1ª vez um apoiador/financiador de campanha anuncia pela imprensa o programa econômico de um futuro possível governo; Marina despindo a capa  de pureza e chafurdando no lamaçal mais fétido; Erundina, que se arrepiou toda com a foto do Maluf e negou apoio ao Haddad, se enroscando com a classe mais predadora e exploradora do mundo, sem nem ruborizar; um partido (PSB) se desmanchando na nossa frente; a mídia velha doida, porque nunca se viu frente a 2 direitas (Aécio e Marina) e não sabem em que colocar suas fichas.

    E, além de tudo uma fala machista, preconceituosa e extremamente desrespeitosa com a Presidenta Dilma. Não espanta que essa Neca tenha sido a patrocinadora da vaia na abertura da Copa.

    Estou enojada.

  39. A baixaria começou Nassif, e não foi pelas mãos da Dilma

    “Ela desagrega. O século 21 é o século do novo. Acho que Dilma reproduz uma liderança masculina.”

    1) Desagregar, que traduzido pode significar “ela e esse tal de BRICS”, temos que dar um basta nisso;

    2) Século do Novo, já sei, o século da tal “sustentabilidade”, desde que esse palavra santa não interfira com a vida do Itaú, da Natura, da Globo, dos mais ricos e, principalmente, com o desenvolvimento e modo de viver dos EUA e Europa;

    3) “Dilma reproduz uma liderança masculina”… com a palavra o marinista Gunter, que ontém mesmo veio com a choradeira de que Santa Marina está sendo vítima de uma campanha de baixo nível por parte dos simpatizantes de Dilma. Que significa, Gunter, para uma mulher, torturada, mãe, avó e Presidenta ser premiada, por uma das coordenadoras da campanha da tua candidata, com a cândida expressão “liderança masculina”?

    Nem vou comentar a razão de ser dessa senhora, herdeira do Itaú e o fato de ser ela quem está, de fato, por trás da espinha dorsal (a economia) da campanha de Marina.

  40. OsMarina têm um trabalho danado pra limpar a barra da oposicinha

    e vem logo a comandante da campanha com essa.

    e ainda escreve ITAÚ na testa da candidata.

    Trouxeram “Dilmão” de volta mas aí perto dela Marina vira o próprio Zeca Bordoada(Guilherme Karan)  da “TV macho”, já botou 4 do partido pra correr, olha a faca!!!

    é primeiro turno.

  41. Um banco privado, o maior do

    Um banco privado, o maior do Pais, BANCAR descaradamente uma candidata à Presidencia, é algo bem temerario.

    Não é absolutamente NORMAL um banco fazer isso em uma Democracia.

    Agora não se trata somente de dar casa, cozinha e lavanderia para Marina em São Paulo, a Neca é a COORDENADORA do programa, o Itau virou um partido politico, Partido Rede Itau, voces estão arriscando demais.

  42. Marina

    Olá pessoal!

     

    De um lado o milionário dono da Natura e do outro a bilionária dona do Banco Itaú. Taí! A Marina caiu na REDE.

    O problema do Brasil é a distribuição de renda quem sabe ela vai começar pelos dois “apoiadores”.

  43. Marina

    Olá pessoal!

     

    De um lado o milionário dono da Natura e do outro a bilionária dona do Banco Itaú. Taí! A Marina caiu na REDE.

    O problema do Brasil é a distribuição de renda quem sabe ela vai começar pelos dois “apoiadores”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador