Em dia de Ibope, FHC diz querer Marina como aliada

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A próxima pesquisa de opinião sobre as eleições 2014, formulada pelo Ibope, está quase saindo do forno. O instituto promete divulgar os resultados às 18h desta terça (26). Até o momento, a expectativa é de que Marina Silva (PSB) tenha desempenho superior à sondagem do Datafolha, isolando ainda mais Aécio Neves (PSDB) no terceiro lugar.

No nicho tucano, o apoio à substituta de Eduardo Campos já é pauta, embora Aécio negue. A prova pública disso é a declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, hoje, afirmando que quer ver Marina integrando um possível governo do PSDB. “A recíproca é verdadeira”, disse. As informações são da coluna da Mônica Bergamo na Folha, publicadas no início da tarde de hoje.

A aproximação de FHC casa com os boatos que circulam há algumas horas sobre a pesquisa Ibope. O jornalista Lauro Jardim publicou em sua coluna que os resultados colocam Dilma Rousseff (PT) e Aécio em situação preocupante.

No primeiro turno, Dilma estaria em empate técnico com Marina, 31% a 27%, sendo que a margem de erro é de 2 pontos. Aécio aparece com 20%. No segundo turno, o jornalista afirma que Marina abre vantagem de dois dígitos sobre Dilma.

Diante dos rumores, o Ibope informou que a “pesquisa nacional que será divulgada hoje não foi concluída, portanto, os resultados que estão circulando na imprensa são especulação”.

Na segunda à tarde, antes do debate dos candidatos ao governo de São Paulo na Band, o deputado Márcio França (PSB), que agora cuida do caixa da campanha de Marina, afirmou que pesquisas internas indicam que a presidenciável virá “avassaladora” nas novas sondagens.

Sem revelar números, França afirmou que o desempenho de Marina é supreendente entre a classe C. “A classe C desloca sempre junto, as pessoas falam entre si. Ao se convencerem (em quem votar), as pessoas convencem outras”, comentou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

110 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nada mais justo!

    Como dizia um ilustre político gaucho  “é tudo farinha do mesmo saco”.

    Alguém acredita que exista diferença entre o governo dos neoliberais do governo dos banqueiros?

  2. psdb é assim que se abandona o aécio?

    Marina no colo do psdb, vai ser bem embalada, ops embrulhada.

    No ibope a depender da pergunta da pesquisa as respostas são obvias.

    1. Esperar resultado

      Concordo Toni, porém em parte. Mais uma vez a mídia, alíada aos ultraconservadores (não se esqueçam que a coordenadora de campanha de Marina é herdeira do Bco ITAU), se vale de uma situação para tentar empurrar, goela abaixo, aquilo que lhes convém.

      O corpo de Campos ainda nem esfriou e estas pesquisas, de boca de túmulo, se valem da comoção do povo em relação ao acidente. É um crescimento natural da Marina, baseado na tragédia contabilizando aí uma parte dos indecisos, que também não acreditavam em Campos.

      Mas os indices dela, Marina, vão se estabilizar  em 15 dias no máximo, e, por este motivo Toni, concordo apenas em parte com seu comentário pois pesquisas em fins de Setembro é que se aproximará da realidade, não esta.

      1. Carlos Elísio

        Com certeza. A minha  questão é que não acredito já agora, que a diferença entre Dilma e Marina tenha diminuido tanto como se especula. Somente uma redução enorme de Aécio explicaria a subida de Marina, mas isso, pela lógica, levaria a eleição a não ter 2° turno.

        Por isso prefiro esperar, para comprovar e deduzir, que realmente não há lógica alguma nestas coisas.

  3. Tenho uma certeza, para

    Tenho uma certeza, para Aécio, a eleição já era. Para a Dilma, eu acho que também. Teremos uma involução na área econômica, de volta ao neoliberalismo e o abandono ao rentismo atrasado por mais algum tempo. Essa pesquisa foi como um balde de água fria, não esperava que a Dilma caísse 3 pontos.

    1. somente
      Se Dilma nao se sustentar e cair, atencao na margem de o erro estatistico, ai sim pode perde no segundo turno. Importante eh o Aecio tambem cair na mesma proporcao para ir a segunda rodada.
      Agora tambem tem essa.
      O tempo eh muito importante para a Dilma se houver segundo turno.
      Outro ponto o quanto vai crescer Marina nesta onda levado pelos aflitos, novos trabalhadores, jovens e descontentes ou sera levada por um tsunami.
      Ontem assiste o programa eleitoral da noite. Uma merda. Coloca o Lula lah todos os dias.
      Se nao crescer com a tv.
      Kkk.
      Sabem; esperanca, superticao, saudade e papo. Coisas bem brasileira ou Dilma e o PT esqueceu?
      ditado antigo da malandragem, jah virao filho deixa pai milionario?
      Boa noite ate!

  4. Dois tipos de eleitores

    Além de todas as diferencias de classes sociais; de categorias profissionais ou empresariais; de pessoas com sentimento nacional ou pessoas egoístas que desejam um programa particular de governo; de diferentes partidos políticos mesmo, e etc., existe uma grande diferença que define dois tipos de eleitores:

    ·         Aqueles cidadãos protagonistas, conscientes e responsáveis, afetados diretamente – para bem ou para mal – pela ação do governo (qualquer governo). Normalmente são pessoas esclarecidas, que acompanham com interesse o jogo político.

    ·         Aqueles que, na sua zona de conforto ou de ignorância, votam sem muito interesse se isso fará bem ou mal ao país. Pessoas que abominam a política (ignorantes políticos) e, se pudessem, nem votariam. Jovens que, embora beneficiados pelo maior emprego ou pela nova casa, deixam essas “coisas chatas” da política para os pais. Pessoas mais abastadas, que acham que governar é privilégio de “gente fina”. Pessoas que não sonham coletivamente, mas apenas o seu sonho particular, onde não existe governo algum que consiga atende-lo a domicilio.

    O PIG tem feito um enorme desserviço ao Brasil, criminalizando os partidos e a política em geral, e aumentando a proporção de eleitores da segunda categoria acima. O PIG e a economia global converteram os antigos eleitores em meros consumidores; reuniões presenciais são trocadas por conversas no Facebook; Brasil virou um shopping; as campanhas de candidatos parecem promoções de artistas. Tudo isso serve ao verdadeiro poder (poder econômico global), que olha a democracia apenas como uma máscara de gestão pública onde este poder fica escondido do povo.

    O PT tem errado ao se deixar levar pela pauta do PIG e pela dinâmica ou lógica apenas do mercado, ao desmobilizar a juventude das ruas; ao achar que o “sonho” do Lula foi sonhado anos atrás e que os jovens de hoje não sonham mais. Ficamos no tempo passado, considerando apenas o volume de água da primeira onda, sem olhar para trás as ondas que se sucedem. Ainda é tempo, eu acho. 

  5. Previsão

    Logo mais assistiremos ao fenômeno da migração dos tucanos (não se preocupem, a espécie se mimetiza com facilidade em quaisquer ambientes). 

    1. Revoada

      Meu pai é serrista e como bom oportunista já adentrou no barco da Marina, “desde criancinha”.

      Incrivel a raiva que essa gente tem do PT. Raiva nao, inveja, porque governam melhor que eles.

      Sinto muito, Marina, mas com o abraço de afogado de FHC voce nao vai longe.

  6. Se os números forem próximos

    Se os números forem próximos disto, deve estar doendo a cabeça da DILMA e do PT.

    Da DILMA, pois de posse de um projeto para regular a midia, preferiu engavetá-lo e apesar de fazer um ótimo goverrno (na minha opinião), lançar bases para um crescimento sustentado em um futuro não muito próximo, de a petrobras estar pronto para um grande salto tanto na produção e de refino de petroleo, de melhorias em geral da infra-estrutura fico tudo escondido e para imensa maioria, escolados ou não, parece que o país esta paralisado.

    Do PT, porque percebendo do desgaste da DILMA, não lançou LULA como candidato, selando de vez as conquistas até aqui conseguidas e dando esperança de um futuro promissor.

    E por causa da burrice e teimosia de alguns, o país corre o risco de um retrocesso gigantesco, voltando ao descalabro do rentismo desmensurado, no arrocho, do desemprego.

    Se a Marina ganhar teremos um novo tripé para a economia do páis: MERCADO, ARROCHO e DESEMPREGO.

     

    1. “Se os números forem próximos

      “Se os números forem próximos disto, deve estar doendo a cabeça da DILMA e do PT”:

      ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!

      Ambos Dilma e o PT dao as mesmissimas boas vindas a Marina que deram a Aecio e a Campos.  E essa eh ambas posicao oficial e posicao nao-oficial.

    2. Não sei se os números da

      Não sei se os números da pesquisa serão os que estao sendo anunciados. Mesmo que sejam nao há motivo para desanimo. Pesquisas apenas refletem um determinado momento e podem ser revertidas. As chuvas de verão costumam ser arrebatadoras mas logo se dissipam.

    3. Lula voltando seria a derrota do PT, ganhando ou perdendo

      A democracia perderia com a volta do Lula.  Seria a prova de que o PT é Lula e isso não é verdade.  Se o PT vencer agora, vai consolidar-se como a grande força nacional.  Se tivesse ganho com Lula, a força seria Lula e não o PT.  Com Lula candidato, o PT perderia de qualquer forma. 

      Se o PT lançasse Lula, seria o poder pelo poder e não pelo país.

      1. Gostei da análise.
        Assim como

        Gostei da análise.

        Assim como o oportunismo, o pragmatismo também tem limite. De mais a mais, todos já sabemos: só uma nova ditadura de direita [sempre com a imprescindível colaboração dos USA/CIA] pode levar o Brasil para o inferno novamente. E tudo isso apesar das sonháticas antipolíticas marino-quadros-silvista/aeronescios.

        Sonhação e sonháticos à parte, creio que foi feito nos governos Lula-Dilma jamais será desfeito.

         

        E viva Celso Furtado!

        1. Pois é .. sonhação

          Pois é .. sonhação pura.

          Erundina fez um bom governo municipal. Em seguida tudo que promoveu foi desfeito pela dupla Maluf-Pita.

          Marta fez um bom governo municipal. Em seguida tudo que promoveu foi desfeito pela dupal Serra-Kassab.

          Ainda acreditas que o que Lula e Dilma fizeram  não possa ser desfeito????

           

      2. Se o PT perder agora, quem

        Se o PT perder agora, quem perde é o país, pois a Marina vai governar com os mesmos que Aécio iria governar. Ou seja o mercado, os rentistas os especuladores e banqueiros tem dois candidatos, Tanto faz qual deles ganhar o resultado vai ser o mesmo. Eles ganham e o páis perde. Simples assim.

        Por isto não deveriamos correr tal risco.

        Lula não precisaria voltar, se a sra. DILMA não tivesse engavetado o projeto de regulação de midia, e neste momento o pessimismo não teria tomado conta do país.

          1. Oras bolas … ninguém pede

            Oras bolas … ninguém pede que a midia fale bem ou fale mal… só pedimos a verdade e imparcialidade.

            A regulação da midia iria desmonopolizar a informação … iria desconcentrar o poder …iria por limites nas mentiras e manipulações …

            Só isto já colocaria a coisa em outro nível …

            E a Dilma e o PT não ficariam sitiados como estão.

          2. A análise está correta em

            A análise está correta em relação ao combate institucional que o PT deveria ter feito em relação ao monopólio da opinião. Talvez seja necessário pagar o preço por isso com uma derrota eleitoral. O PT não vai desaparecer, mas o PSDB corre sério risco disso, por isso procurará se abrigar num eventual governo Marina Silva. Talvez fazer um estagiozinho na oposição desperte no PT e em especial nos seus parlamentares a necessidade de lutar por reformas democráticas pelas quais não se empenharam muito, como a da reforma da mídia monopolista.

      1. Imagina o Império Romano

        Ou os EUA

        Ou  Inglaterra nos séculos XVIII e XIX

        Ou a religião católica

        Ou a minha pequena empresa, que faz 11 anos agora em setembro (graças a estes 12 anos de governo)

        O mundo seria muito depressivo se não tivesse esperança de melhorar.

      2. Somente os idiotas acham que

        Somente os idiotas acham que um país com o historico do Brasil teria seu futuro resolvido em 12 anos, ainda sem considerar a destruição promovida oito anos antes.

        O que conta é comparar. E os números nenhum deles desmente que o país esta melhor que 12 anos atrás. E sim podemos usuar o discurso de um futuro melhor pois tem o que ser oferecido..

  7. Se for assim acabou o

    Se for assim acabou o PSDB?

    Devemos concluir que há males que vem para o bem?

    Segundo ( se houver ) é outra eleição, não esquecendo

    o #naovaitercopa!

    1. Voto PT, mas Aécio é melhor que Marina

      Voto PT, mas Marina eleita será o desastre para esse país.  No mínimo um Collor, no máximo um Jânio.  “Governa” um ano e sai no outro.  A máscara dela vai cair, vai perder o apoio popular e a imprensa vai cair matando.

      Dói o que vou dizer, mas é Aécio é melhor que Marina.

      1. Eu diria que Aécio é menos

        Eu diria que Aécio é menos pior que Marina. Marina é uma taleban religiosa e se sente predestinada. Ademais arrebata o voto evangélico conservador em peso. Isso é um enorme perigo para o país e para a democracia.

      2. Nao tenha duvida! Nao tem

        Nao tenha duvida! Nao tem bicho mais perigoso do que o deslumbrado. JB esta ai para nao me deixar mentir.

        Colocar no poder um incapacitado para tal, vira uma tragedia quando ele acredita na propria competencia.

        Ela seguirah o roteiro dos Bancos farah essa carinha de Madre Tereza e sorverah o docura do poder.

  8. Eu acho que tudo se resolverá

    Eu acho que tudo se resolverá nos debates. Marina pode falar melhor do que Dilma, mas se Dilma souber explorar as inconsistencias de Marina, o trabalhador assalariado e ateh mesmo o conservador produtor rural irah perceber que aventuras nunca mais.

  9. Caro NASSIF, O resultado
    Caro NASSIF, O resultado dessa pesquisa será o pico da Bláblárina. Se não for impugnada, seus números decairão a cada pesquisa. Para contribuir com isso, bastará ela continuar não falando, não explicando, não mostrando o que fez e tem a oferecer. Manoel Rmellojr Também concordo q o PT está pagando o preço por ser tão condescendente com a mídia. Apanha, apanha e apanha mas não revida, da nisso. Poderia hoje, com oponentes tão medíocres, estar numa posição muito confortável. Só espero que dessa vez aprendam. Lei de mídias é urgência no Brasil.

     

  10. Só posso afirmar…

    Só posso afirmar o seguinte:

    Diz-se que no Brasil a grande mídia faz o papel da oposição, tentando a todo momento levar na mão grande o resultado das eleições.

    Eu, particular e convictamente, afirmo:

    No Brasil só há pior do que a denominada mídia hegemônica, os denominados institutos de pesquisas, que além de hegemônicos, fabricam, constantemente, números ao gosto de quem os paga.

    Só um idiota não percebe que há muito, vem sendo divulgados resultados de ‘pesquisas’ que não se coadunam com a realidade dos fatos.

    A única ou a finalidade precípua de tais ‘trabalhos’ é a destituição do atual governo, liderado pelo PT.

    Depois, vê-se o que se pode fazer, para acomodar as coisas em benefício dos de sempre!

    1. Disse tudo. Além do que,

      Disse tudo. Além do que, quais os crtérios ou premissas científicas dessa MESMICE que se autointitula  de pesquisa.

    2. Dilma

      corroborando com o texto do Zé Lima, uma coisa me chamou a atenção recentemente. Comentei uma matéria do blog Tijolaço em meu Facebook e uma pessoa criticou a matéria questionando a lisura do PT. Após isto, aproximadamente umas 30 outras correram em defesa da presidente Dilma, isto é, também não acredito que essas pesquisas estão se baseando em fatos reais. Há um concluio anti PT que é óbvio. Sou Dilma dia 05 de outubro e sempre.

      1. Me desculpe, mas não tem

        Me desculpe, mas não tem lógica.

        Se as pesquisas oficiais estivessem tão equivocadas, a campanha da Dilma, que tem muita grana, iria pagar algum instituto para divulgar uma pesquisa que eles considerassem confiável.

        Interessante que o Governo age igual a muitos simpatizantes, fica se iludindo, achando que está tudo bem e não reage.

        Provavelmente vai perder a eleição por causa disso.

        1. Concordo com você Daniel. E

          Concordo com você Daniel. E quem sabe não seria bom pro PT (acomodado, que não fez o combate com a mídia, que foi detonado e não reagiu a tempo) e seus quadros um estagiozinho na oposição, hein? Acomodação dá nisso.

        2. Sua análise está…

          Daniel,

          Não se trata de combater pesquisa fajuta com pesquisa verdadeira, nem ter muito dinheiro e contrapor uma pesquisa manipulada com outra isenta.

          Quer mais dinheiro do que a União gasta, através de seus mais importantes órgãos da Adminstração Direta e Indireta, com essa mesma imprensa e não vê nada de positivo divulgado a não ser terrorismo político, econômico e administrativo?

          Pois bem: nem todo o vultoso volume de recursos gastos pelo governo com propaganda/patrocínio tem o condão de mudar essa situação, demasiadamente, constrangedora e desleal.

          E observe que a Presidente mesmo tendo a sua disposição e, podendo usar todo o aparato de canais televisivos, a hora que lhe aprouver, quase não o faz, e quando o faz deixa-se intimidar por ameaças de interpelações judiciais, impugnação de candidatura, dentre outras patifarias, partindo sempre de gente sem a menor estatura moral para exigir satisfações desse tipo.

          Você tem razão quando quase, subliminarmente, critica a inércia do governo em não utilizar os meios adequados para combater tais ataques; mas, não é tão difícil perceber que os que combatem as ações do atual governo e o fazem quase sempre, desonestamente, têm um incomparável suporte econômico, político, midiático e jurídico que chancelam toda e qualquer ato visando desconstruir o que tem sido feito de positivo em prol, sobretudo, da mais sofrida parcela da população brasileira.   

          A situação é muito mais grave, pelo verdadeiro clima de complô que vem sendo construído, utilzando-se para isso de todos os instrumentos disponíveis, inclusive, os famigerados institutos de pesquisa, sobejamente conhecidos.

          Ademais, eu lhe proponho que me responda a seguinte indagação: o que fez de tão espetcular e grandioso a Marina Silva, para merecer que lhe sejam creditados índices que correspondem a três vezes mais as intenções de votos que tinham o falecido ex-postulante à Presidência da República, Eduardo Campos?

          Não tenha dúvida: há manipulação desavergonhada e grosseira praticada com relação a tais pesquisas. Sempre é possivel utilizar de artifícios para atingir tais desideratos.

          Não existe feito algum, por parte da Marina Silva que justifique ser a mesma merecedora de tais índices de aprovação popular e de intenções de votos, pois, a se concretizar tal disparate, não poderei deixar de inferir que significativa parcela do eleitorado é composta por meros analfabetos políticos. Só não perceberá quem não quiser!

          Entretanto, acredito, ainda que Marina Silva é na verdade a versão feminina do Celso Russomano, quando da disputa contra o Haddad à Prefeitura de São Paulo.

          Os feitos do atual governo, bem como, do antecessor, haverão de prevalecer sobre meras fantasias e propostas inconsistentes da “candidata-fenômeno”, e atual “tábua de salvação” da oposição político-midiática. 

          Os trinta e poucos dias restantes de campanha eleitoral, nos dirão, creio eu, tratar-se de mais um engodo, arquitetado pelos interesses escusos defendidos pelos de sempre.

          Uma coisa, porém, é certa: tudo será válido para abortar o atual ciclo de realizações destes governos que, com todas as falhas já demostradas e/ou comprovadas, têm sido, incomensuravelmente melhor do que aqueles que os antecederam. 

           

           

           

    3. Não nos iludemos. O jogo será

      Não nos iludemos. O jogo será pesado e o PT terá que reagir, independentemente das pesquisas ou fazendo a leitura delas. Óbvio que Marina está catalizando um voto que antes era nulo ou branco. Negar isso é negar o óbvio. É enfiar a cabeça em um buraco, tal qual avestruz. Se o PT não reagir irá sim perder as eleições. É quase certo uma aliança entre Marina e seu PSB que não tem quadros com o PSDB. Por isso o eleitor pesquisado já manifesta isso. Aécio provavelmente já dançou, a menos que a mídia levante suas lanças para salvá-lo como já fez com Roseana Sarney. Mas para o stablishment tanto faz Marina ou Aécio. Precisamos entender isso e partir prá batalha ao invés de ficar negando o óbvio.

  11. aliados?

    Após perderem ambos para Dilma, aécio e marina, no primeiro turno, podem se unir à vontade e criar um lindo e híbrido partido psdb/rede/psb e que sejam muito felizes!

  12. O cinismo do tesoureiro da campanha de Marina

    “Os documentos estavam no avião”, sugere tesoureiro de Marina. “Se não tem avião, não tem papéis”

    25 de agosto de 2014 | 22:36 Autor: Fernando Brito

    franca

    O senhor Márcio França, tesoureiro de campanha de Marina Silva, acaba de dar uma declaração ao IG dizendo que “”documento de avião você carrega no avião. Se estava no avião, já não existem mais (os documentos)”

    É uma das maiores abjeções de caráter que já vi, ao longo de 56 anos de vida, ser praticada.

    Sabe, meu amigo e minha amiga, não é diferente de você dizer que, se um carro pegou fogo, “documento de carro você carrega no carro e, se o carro pegou fogo, já não existe mais”.

    Márcio França não é um imbecil, mas é um debochado.

    Quer dizer que havia uma pastinha no avião com todos os contratos – se é que havia contrados – de compra e venda, de registro de propriedade e de manutenção. Ninguém pagou, ninguém recebeu, ninguém tem nada com isso.

    O avião fica, assim, como algo que não existiu.

    Estava tudo no “porta-luvas”.

    É bom que Marina Silva arranje logo outras explicações e outro tesoureiro.

    Um homem capaz de dizer isso não tem condições morais de tomar conta do caixa de uma barraquinha de festa junina.

    “Caiu um bucapé aqui e queimou todas as contas do caixa”

    É o impensável da canalhice algo assim, perdoem-me por sair do meu equilíbrio.

    Morreram sete pessoas, outras ficaram feridas e dezenas perderam suas casas.

    Mas não é responsabilidade de ninguém, os documentos estavam no avião e, agora, ninguém é dono dele.

    Isso é um escândalo de proporções inimagináveis que, se não for corrigido, coloca o centro da campanha de Marina Silva no campo do escárnio para com a opinião pública

     

    1. Tesoureiro marina ficha suja

      Tesoureiro marina ficha suja – “nova politica” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Tesoureiro da campanha Marina silva e vice-candidato de Geraldo Alckmin (PSDB) ao governo de São Paulo em 2014, o deputado federal Márcio França (PSB) enfrenta batalha judicial para disputar o pleito. Ele possui condenação em segunda instância, por improbidade, com perda das funções públicas, pelo Tribunal de Justiça (TJ) do Estado de São Paulo – órgão colegiado – que o deixa inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. 

      França tentou derrubar a condenação no TJ com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal, o que foi negado em maio deste ano. Agora, diz que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), sua última chance para não precisar se afastar de cargos públicos pelo período de três anos. 

  13. samba dos duendes loucos da floresta

    Pergunto-me: a Marina estava com Eduardo dede o começo, a dupla sempre nas manchetes e empacada no andar de baixo das pesquisas. Suponho que os conjunto das ideias programáticas desta estranha união fossem solidarias e participativas, sempre de  continuidade para tranquilidades dos eleitores.

    Vejo que os eleitores improvisamente despertaram para o que precisamente?

    O que mudou ou teria mudado caso o fatal acidente tivesse acontecido no exercício da presidência do Eduardo?

    A Marina teria invertido de rota?

    O que ela era atrás do biombo Eduardo? O que ela é realmente!

    No fundo as pesquisas com uma pergunta tendenciosa podem induzir uma resposta não desejada pelo entrevistado?

  14. esculhambaram o Aécio…

    e agora FHC parte pra cima da Marina

    FHC sempre foi bom de briga

    se já quase esculhambou o Brasil três vezes, imagina o que pode fazer com Marina

  15. Garnisé

    “Marina integrando um possivel governo do PSDB”. Dizem que em politica tudo pode mudar em alguns segundos, temos ai o desaparecimento de Eduardo Campos em plena campanha, algo inesperado. Mas vamos la, hoje a chegada de Aécio à presidência é tão pouco provavel, que ninguém dentro do ninho tucano acredita nessa hipotese. Logo, FHC tentando ganhar uns votinhos com os “marineiros” de ultima hora. Tem todo o direito, assim como nos aqui, de dar aquela risada hahahahaha! Esse FHC tenta dar uma de esperto, mas é tão previsivel !

     

  16. Brasil póspero e sustentável

    Para o segundo turno, Marina já tem dois dígitos de vantagem sobre Dilma. Se não houver uma impugnação de Marina, o que seria o fim do PT, ela será a próxima presidente. A campanha do medo que os governistas agora promovem é igual à do passado contra Lula.

    A aproximação entre PSDB e PSB no segudo turno e após as eleições já está acertada há muito tempo. Marina é inexperiente, mas também muito inteligente. Formará um ministério forte, não como este de serviçais tipo “sim Senhora”. O Brasil não irá acabar com Marina, pelo contrário.

    Brasil próspero e sustentával, este poderia ser o slogan de Marina no segndo turno.

    1. Cara quer sonhar é problema

      Cara quer sonhar é problema seu,mais não vem roubar e nem  reescrever a historia dos que se fu…. nos anos do nefasto neoliberalismo,

      voce não sabe o que foi a campanha do medo,pra começar a ibovesta,caia ,a cada pesquisa que o Lula aparecia vencendo,hoje a bolsa sobe quando vaza que Marina,se consolida.

      voces já pararam pra pensar por que o Grande pai neoliberal não consegue fazer nenhum sucessor do seu Partido?

      Marinaticos se atenham apenas no criterio que odeiam o PT,ou é contra politica é menos Bizzaro.

  17. Repito: depois de 50 anos de

    Repito: depois de 50 anos de lavagem cerebral televisiva, mais a insistência dos de sempre em relação ao atraso (que lhes gera lucros exorbitantes), com certeza o povaréu elegerá a Maria Osmarina. Não há bem que valha para sempre. A maldade gera estocolmos entre os mais atordoados. Depois, ora, depois ficam se queixando no boteco da esquina.

  18. A chamada ta errada.  Deveria

    A chamada ta errada.  Deveria ter sido “Em dia de ibope, FHC diz que quer SE ALIAR a Marina pro partido dele nao se afundar”.

    Ta melhor agora?

  19. Propaganda Eleitoral

    A ser confirmar estes números ou algo parecido ou, ainda, se Dilma continuar no mesmo patamar que está, na casa dos 36%, teríamos então que a propaganda eleitoral não ajudou Dilma.

    Isso significaria que os programas infinitamente superiores dela não teriam surtido efeito. Este seria o dado mais preocupante. 

    Estaríamos também diante de um dilema: como um governante vem apresentando melhoras na avaliação de seu governo, tem 11 minutos no horário eleitoral e isso não se traduz em aumento de votos?

    Isso desafiaria a lógica. Seriam abertas as portas da especulação sobre manipulação de pesquisas e etc.

    Se os números forem verdadeiros (mas afinal, o que é a verdade?), se Dilma estiver estagnada, teremos a eleição de Marina consolidada. Será apenas uma questão de tempo.

    Para a direita, FHC, banqueiros, etc, pouco importa o nome da sigla, se é PSDB, PSB, Rede. O que importa é eles voltarem ao poder. Quem desperta paixões no Brasil são Lula e o PT. Para o capital financeiro, que é o protagonista desta eleição, basta a desregulação e a liberdade especulativa.

    Estamos na iminência de termos uma presidente eleita, Marina, que nunca esboçou uma ideia efetiva do que pretende no governo, nem mesmo sobre temas elementares, como o que está ancorado na falsa dicotomia entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Nem uma linha clara. Um posicionamento político e compromissado. Um ato deliberado. Apenas palavras vagas. Apenas pseudo filosofês. Vaguear sobre tudo e não se comprometer com nada, absolutamente nada. Dentro deste guarda chuva cabe qualquer coisa.

    Basta pagar mais para levar.

    1. ELEITORADO DIGITAL

      As eleições deste ano terão a maior parcela histórica de eleitores entre 18 e 30 anos: 42 milhões de pessoas – sendo 23 milhões da classe média.

      http://www.hsm.com.br/artigos/eventos/a-politica-brasileira-e-analogica-e-os-jovens-eleitores-sao-digitais.html

      O PT tem errado ao se deixar levar pela pauta do PIG e pela dinâmica ou lógica apenas do mercado, ao desmobilizar a juventude das ruas; ao achar que o “sonho” do Lula foi sonhado anos atrás e que os jovens de hoje não sonham mais. Ficamos no tempo passado, considerando apenas o volume de água da primeira onda, sem olhar para trás as ondas que se sucedem. Ainda é tempo, eu acho. 

  20. Eu estou tranquilo. O

    Eu estou tranquilo. O resultado da apuração sairá no dia cinco de outubro. È isso que interessa. Quem quiser se descabelar por causa de pesquisas eleitorais, que o faça. Enquanto isso o pessoal do datapig se diverte ganhando fábulas com as especulações diárias na bolsa e deixando um monte de inocentes estressados.

  21. Pesquisas e mais pesquisas

    Pesquisas e mais pesquisas mas com o apoio de FHC realmente

    …ficou engraçado.

    Esperar mais prá ver que bicho  vai dar ..isso se houver segundo

    turno.

    1. rs………………………muito engraçado mesmo

      FHC e seus mistérios………………………………..arma secreta?

      há casos de intelectuais em que a única coisa que é grande é o pedestal que encomenda e outros constroem

  22. IBOPE, FHC diz querer Dilma como aliada

    Igualzinho no dia do debate de Collor versos Lula, só que na TV-Globo, será que a Marina vai levar também a pasta preta?   Se Dilma for substituida por Marina Silva na presidência  da república,  vai deixar para nós, nossos filhos e netos um legado inestimável um Brasil que orgulha qualquer brasileiro.   Portanto, podem até tirar seu segundo mandato, mas jamais apgar a sua história. 

    1. O que ainda espera o petismo

      O que ainda espera o petismo para impugnar a candidatura de Marina, já que Dilma não deixa sinal algum que irá desistir para  Lula resolver

  23. Em mais uma nota o PSB esconde novamente o dono do jatinho

    Publicado em 26/08/2014, no Conversa Afiada

    Bláblárina esconde
    dono do jatinho

    Explicacão do partido se abriga no óbvio: claro que era para fazer campanha …

    Compartilhe

     

    Na Fel-lha (*):
     

    PSB diz que empresários emprestaram jato para Campos fazer campanha

    O PSB divulgou nota nesta terça-feira (26) para abordar pela primeira vez oficialmente a polêmica envolvendo o jato usado por Eduardo Campos em 13 de agosto, dia do acidente que matou o então presidenciável da sigla e outras seis pessoas. Segundo o partido, os empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Vieira, amigos pessoais do ex-governador de Pernambuco, emprestaram a aeronave para uso durante toda a campanha.

    De acordo com o texto, o PSB iria contabilizar e declarar à Justiça Eleitoral o empréstimo da aeronave somente após o término da campanha, na prestação de contas final ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

    (…)

    A nota oficial do partido, de saida, desmente Marcio França, cabeça coroada do PSB, tucano-paulista da confiança de Eduardo Campos que tinha dito: oh, que horror !, o jatinho que caiu levava os documentos. Ou seja, pôs a culpa no morto.

    É a primeira vitima da “nova politica” para jatinhos sem dono … Clique aqui para ler: Janio, PSB e Bláblárina devem explicacoes, sim !

    E aqui para ver a Dilma dizer: candidato tem que explicar, se puder …

    Em tempo: e quem disse que eles são os donos ? Emprestaram o que não possuem …

    Em tempo2: o PSB é de uma cortante generosidade. Está muito preocupado em apurar as causas o acidente. Nem a Madre Teresa seria tão boazinha …
     

    Paulo Henrique Amorim

     

  24. O petismo poderia ter

    O petismo poderia ter destruído tudo que FHC vez, especialmente o plano real, num segundo, mas preservou tudo a até melhorou outros como a bolsa. Por isso, deveria até fazer com Aécio  desistisse agora e apoiasse Dilma.

  25. Mais uma cria do Lula?E não

    Mais uma cria do Lula?

    E não é  que o “homem ” teve que criar sua própria oposição?

    Por onde andas Aécio? Já tem gente dizendo que   Marina

    tambem é armação petista. ôooo raça! Tá engraçado..mas

    vai dar Dilma.

     

  26. Seringueiro denuncia Marina

    Seringueiro denuncia Marina Silva

    Osmarino Amâncio é uma liderança histórica dos seringueiros

    Como você conheceu a Marina Silva?
    Conheci a Marina nas Comunidades Eclesiásticas de Base. Ela trabalhou como catequista, eu também comecei como catequista e nós trabalhamos juntos. As comunidades eram ligadas à Teologia da Libertação. Depois, ela se candidatou, foi eleita deputada eu fiquei de suplente. 

    O que você pensa sobre a candidatura de Marina Silva à presidência da República?
    Eu acho que é um retrocesso total tanto pra questão campesina como pra questão da Amazônia. Ela nunca teve uma preocupação com a questão da educação. Ela foi senadora e nunca teve essa preocupação de fortalecer esse setor.

     

    Na Amazônia, ela fez toda a logística para que o agronegócio e para que as multinacionais pudessem dizimar com todo esse potencial aqui da região

     

    O que você acha da proposta de Marina a respeito do desenvolvimento sustentável pra Amazônia?
    Isso aí é a mercantilização total dos recursos naturais que ela quer implementar aqui. Hoje aqui tudo virou mercado. Hoje se propõe vender toda a madeira como matéria-prima. Tem a proposta do mercado de carbono, que garante aos empresários de Las Vegas poluir lá e “compensar” aqui na Amazônia. Isso é a proposta da economia verde. Sustentável para as multinacionais e para o grande capital.

    Isso afeta os seringueiros e os indígenas aqui. A proposta dessa economia verde vai querer expulsar essas populações de suas áreas. Eles não vão poder nem colocar o seu roçado.  A Lei de Florestas Públicas vai entregar pra iniciativa privada a sua área de floresta.


    Osmarino participa de audiência sobre desmatamento com Chico Mendes, dirigentes seringueiros e indígenas em Brasília

    O que você acha da escolha de um vice ligado ao agronegócio na chapa de Marina Silva?
    Já era algo esperado. A Marina não tem uma proposta de reforma agrária, nunca teve essa preocupação. Com a escolha desse vice [Beto Albuquerque] ela combina a imagem de lutadora que teve no passado com esse setor que sempre foi o grande inimigo daqueles que defendem a reforma agrária e lutam contra a concentração da terra. Os seringueiros e os índios vão sofrer as consequências disso na Amazônia.

    Marina sempre usou a história de Chico Mendes em sua trajetória política. O que você acha disso?
    Esse pessoal tenta dizer que o Chico era um ambientalista. O Chico nunca foi um ambientalista. Ele foi um libertário, um sindicalista socialista. O que o Chico discutiu com os ambientalistas foi uma aliança em alguns pontos. Mas a reforma agrária adequada pra essa região foi a proposta que o Chico defendeu. Pouco ante de morrer ele já tava divergindo da Marina por conta da proposta apresentada no congresso do Conselho Nacional de Seringueiro, do uso múltiplo da floresta. Isso era fazer o seringueiro aceitar o corte de madeira [comercial] aqui nas Reservas Extrativistas. Hoje o Chico estaria totalmente contra essas políticas que tão sendo implementadas.

  27. é que o resultado do peito…………..como diria Cebolinha

    não ploderia ser outro

    toda confusão, suspense, encenação e assombro, é só para os mesmos faturarem em cima como sempre faturaram

  28. Apesar da euforia em torno da

    Apesar da euforia em torno da Marina, eu ainda acredito.

    O efeito Marina é voo de galinha.

    Vai dá Dilma, para tristeza de alguns aqui do Blog.

    1. A “lógica” do momento

      Pode até não estar alinhado com a “lógica” e as estatísticas do momento mas eu tenho o mesmo sentimento. Vai dar Dilma!

  29. FHC é inteligente!

    Quer colocar Marina no mesmo saco do PSDB, ele tem que fazê-lo, pois o Aécio nem vai pro segundo turno se as coisas continuarem do jeito que estão. Será o enterro do PSDB no plano federal. Só não será a extinção total por causa do estado de SP.

     

  30. Ibope em são paulo dando

    Ibope em são paulo dando 99%

     

    Geraldo Alckmin (PSDB) – 50% das intenções de voto
    Paulo Skaf (PMDB) – 20%
    Alexandre Padilha (PT) – 5%
    Gilberto Natalini (PV) – 1%
    Raimundo Sena (PCO) – 1%
    Laércio Benko (PHS) – 1%
    Wagner Farias (PCB) – 0%
    Gilberto Maringoni (PSOL) – 0%
    Walter Ciglioni (PRTB) – 0%
    Brancos e nulos: 10%
    Não sabe: 11%

     

    http://g1.globo.com/sao-paulo/eleicoes/2014/noticia/2014/08/alckmin-tem-50-skaf-20-e-padilha-5-aponta-ibope.html

    1. O Blog tá lento pra exibir e outras falhas

      Ivan, jánão é mais culpa minha se o autoplay não tiver sido retirado. Já editei e tirei o autoplay. Talvez daqui pra amanhã… essa lerdeza… venha a aparecer por aqui. Alguma coisa mudou, já reclamei nos testes que fiz hoje, já falei com Selma, já enviei mensagem pro Contato sobre algumas falhas, mas… Vocês não têm notado essas falhas, são umas 3, desde a lista de posts recentes que por horas indicam apenas 1 comentário quando na realidade,s e voce for visitar aquele post-título tem mais de 10 comentários, não tive saco pra testar mais.

      A demora em aparecer um comentário tá emaptando com comentário de não-cadastrado, e isso pode criar mal entendidos (peidos de desculpas super atrasados, p.ex., ou reeditações como fiz agora com o autoplay. O Blog já foi avisado de sobra.

    1. Nossa ilusão com o alcance da blogosfera

      Apesar de eu achar que a blogosfera tem um alcance diminuto, e que uns blogs são vistos e lidos pelos que já têm as mesmas opiniões formadas, tô aqui. Facebooks tb. não são lugar de debates, e sim salas de estar em que todos se comportam adequadamente… Esqueci de mencionar  o marketing e seus olheiros visitantes invisíveis que certamente são em número muitíssimo maior do que os participantes. Qualquer marketing e seus agentes que se prezem fariam isso, eu, você, etc. O Nassif certamente tem estatística desses nada fantasmas que nos usam como objeto e como alvo de pesquisa interna. Assim, fico à vontade: Se o IBOPE não se vendeu no resultado de hoje, Marina ganha. Não com o meu voto. Péra, aí, não sou nem coxinha, nem traíra, nem troll, nem que raios inventarem contra quem disser opinião diferente da predominante. Não nos enganemos ou corresponderemos ao dito popular “Me engana que eu gosto”. Não é corrente positiva que vai adiantar. O povo nem sabe da existência da blogosfera alternativa, só aquelas baboseiras abundantes, jogos, etc. Preces, correntes, promessas talvez ajudem ou dêem a ilusão de ajudarem Marina. Quem for do Rio de Janeiro, confirme por aqui: soube que Romário é filiado ao PSB, mas não cita nem o partido, muito menos Marina.

  31. Sifu…

    A dado importante da pesquisa é o índice de rejeição (o índice chega de PT) de Dilma Roussefff.  Nas duas hipóteses, Aécio ou Marina, Dilma perde no segundo turno. 

  32. Não há pluralidade neste Blog

    Há um Post-Título de ontem, tarde da noite, em que afirmo que o blog não é plural. No corpo da mensagem me alonguei mais do que tinha me prometido a mim mesmo. Por via das dúvidas: não há, nem pode haver pluralidade ao-deus-dará. (Esta nota pode ser irrelevante. Alguns dos que mais observei são dos que mais respeito: são os apartidários, alguns de direita assumida que demonstram ótimo senso de humor e capacidade de ler além de entrelinhas e de bem receber provocaçõezinhas. Eles dão o tom diferencial da mesmice de (uma parte da esquerda) que assim se acha, ou é de uma militância da base da base da base. Lamento).

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=87swY4jInIo#t=49 align:left]

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador