Gilmar agora diz que pode cassar Lula por abuso de poder na campanha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, disse na segunda (11) que Lula, se eleito, pode vir a ser cassado não apenas por questões envolvendo a legalidade de seu registro de campanha, mas também por alguma denúncia de abuso de poder econômico.
 
Antecipando um eventual terceiro turno – da mesma forma que ocorreu quando da reeleição de Dilma Rousseff – Gilmar disse que será preciso apurar quem anda financiando as caravanas e outras agendas públicas de Lula.
 
“Há estruturas aí que já passam da linha, jatinhos, deslocamentos de caravanas, ônibus, reunião organizada de pessoas e tudo mais. Tudo isso precisa ser avaliado. Acho que esse vai ser o tema do tribunal já em fevereiro”, comentou. 
 
O mesmo serviria para o deputado federal Jair Bolsonaro, que tem feito até viagens internacionais. 
 
“Aqui não há só essa pergunta sobre a legalidade. Quem está financiando? Isso pode levar ao reconhecimento de abuso de poder econômico, que pode levar à própria cassação do diploma. É preciso ter muito cuidado com isso. Mas isso está sendo registrado, embora nós tenhamos evitado –eu fui voto vencido– a aplicação de uma sanção”, disse.
 
Gilmar fez referência a uma ação rejeitada pelo TSE que cobrava medidas contra a antecipação de campanha por parte de Lula e Bolsonaro.
 
Os comentários de Gilmar foram feitos durante sua passagem por Washington, para assinatura de um convênio com a Organização dos Estados Americanos, para que a instituição acompanhe as eleições de 2018 no Brasil. Segundo reportagem da Folha, a OEA deve “conhecer melhor o sistema brasileiro e apresentar contribuições para o seu aperfeiçoamento.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gilmar e Moro devem sem

    Gilmar e Moro devem sem querer, escorregarem numa casca de banana, bater com a cabeça no chão e irem tomar uma ceveja gelada com o capiroto.

    O Brasil não precisa desses tucanos. 

  2. Enquanto a direita tentava
    Enquanto a direita tentava emplacar seu candidato, Doria, ninguém achava que havia abusos…
    Curioso é que o que não falta no Brasil são políticos travestidos de apresentadores de programas de TV e rádio e proprietários desses veículos sem nenhum esforço em disfarçar suas preferências partidárias abusando do poder conferido pelas concessões públicas do espectro eletromagnético, permanentemente, em um quadro da absurdo desequilíbrio entre competidores e seu Gilmar nada fala.
    Democracia? Piada!!!

  3. A Rede Globo disse que a

    A Rede Globo disse que a caravana do Lula foi um fracasso.

    Gilmar Mendes diz que ela foi um sucesso.

    Portanto, se a Rede Globo não cassar Gilmar Mendes em virtude dele desautorizar a versão oficial dos fatos que foi divulgada pelo clã Marinho o próprio Gilmar Mendes deveria cassar o clã Marinho por mentir acerca do resultado da caravana do Lula.

    O conflito entre Gilmar Mendes e o clá-Marinho é, de qualquer maneira, o aspecto mais importante desta notícia. 

  4. Se abuso desse em cassassão,

    Se abuso desse em cassassão, seria Gilmar ministro ainda? Dá para imaginar alguém mais abusado que o beiçudo ministro? Seu repertório de abusos vai do econômico ao moral, passando por abusos midiáticos, verborrágicos, e principalmente, abusa de nossa paciência.

    Dá para ver a candidatura do Lula como um verdadeiro videogame. Vários níveis e vários monstrengos. O primeiro, Moro, e sua trupe do TRF-4 nem de longe é o mais dificil de ultrapassar. Antes mesmo do Lulão fazê-lo, o último, Gilmar, já mostra suas armas, quais sejam, o semi-predencialismo e o TSE. 

    Estado democrático de direito? Fala sério, o Brasil é um videogame. 

  5. Suspeição

    Juiz que se manifesta fora dos autos enquanto juiz, e não enquanto cidadão, é suspeitíssimo. Gilmar Mendes se manifestou fora dos autos enquanto juiz, não enquanto cidadão.

    Vai ser suspeito assim lá na casa do Aécio Neves, seu Tribufú Bailarino de merda.

    Quando eu era estudante e fazia estágio curricular numa Procuradoria Geral de Justiça de um dos Estados dessa Fodoração, a Procuradora Geral me conduziu pelo braço para o meio de outros prucuradores, me girou a fim de que todos vissem a minha cabeleira e disse que se eu passasse num concurso da Procuradoria que ela presidia, eu não assumiria. Todos sorriram. Ela não viria a ser suspeita se me impedisse de assumir meu posto, caso eu concorresse e fosse aprovado, pois ela não era magistrada, mas que ela era suspeita, ah, ela era sim. E me explorava além da conta. Me dava muitos processos para eu minutar pareceres. Não sei por onde anda aquela sujeita, se já foi dar água aos bodes.

    Por falar em dar água aos bodes, quando o Gilmar baterá seu rabo na cerca do latifúndio?

  6. Se o Lula já está cometendo

    Se o Lula já está cometendo abuso de poder econômico o que estaria o golpista fazendo com o exercício do poder? Mas esse não vem ao caso porque é um maçon da turma dele. Que hoje, 12/12/17, acaba de nomear a ex do sr. Gil para diretora da Itaipu Binacional. A propósito: diretora costuma aparecer na da sede empresa para a qual é indicada?

    1. Quando você fala de “cadela

      Quando você fala de “cadela vadia no cio” cê se refere à sua mãe? Se não for, seria mais adequado dizer “vagabundo, pervertido, canalha sórdido, traidor da pátria, etc. Se os cachorros vagabundos vão atraz da “cadela vadia no cio”, não é culpa dela, mas dos machos tarados. Passe bem e refaça essa sua maneira de falar mal de femea. 

  7. Voto de pobre é pura corrupção!
    Nassif, GM vai passar o comando do TSE para Luiz Fux em fevereiro, mas antes disso poderá impugnar a vitória de Lula antecipadamente, uma vez que só a corrupção pode explicar a razão das pessoas irem a pé, de muletas, cadeiras de rodas ou na carroceria de caminhões para ver Lula falar e – cúmulo dos cúmulos – anunciarem que irão votar nele! Como GM está percebendo, não bastou ter criado o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições no TSE, para impedir blogs e redes sociais de darem guarida a posicionamentos pró-Lula, uma vez que essas multidões nem conectadas à rede estão. Talvez um Conselho da Mobilidade possa proibir essas concentrações de pessoas que, desprovidas de aviões, helicópteros ou carros próprios, insistem em prestigiar o candidato oposicionista. Mesmo fora da presidência do STE, GM poderá contar com a ajuda dos novos juízes que ele indicou para a corte, todos oriundos de seu Instituto Brasileiro de Direito Público (mantido com dinheiro da JBS e outros corruptores similares), mas o golpe de misericórdia poderá ser mesmo sua intenção de permitir o uso de caixa dois para financiar campanhas eleitorais – e, por tabela, criminalizar pequenas doações voluntárias com a mesma finalidade, pois como é possível tolerar esse absurdo de pobre querer decidir eleição e acabar derrotando o partido que o colocou no STF em 2002, via FHC?

  8. É O CALHORDA DO FHC, O GRANDE

    É O CALHORDA DO FHC, O GRANDE RESPONSÁVEL POR ESSA DEGRADAÇÃO GERAL

    Quem de fato comete abusos é este desqualificado senhor. “É A DEGRADAÇÃO DO JUDICIÁRIO.” Foi o jurista Dalmo Dallari quem escreveu na Folha um artigo profético sobre a indicação de GM ao STF por Fernando Henrique Cardoso.

    Pois é. Justamente esse indivíduo desqualificado. O outro calhorda que não consegue conter sua língua viperina,  e, vive abusando da velha tática de apontar nos outros defeitos e abusos sobre os quais pavimenta sua própria deletéria atuação pública, digo, política.

    Como um juiz do supremo consegue a trampolinagem para atuar como comentarista de TV, compra e venda de gado, fechar negócios de seu cursinho com órgãos públicos etc.. Não satisfeito com tamanha pouca vergonha, emprega alguns colegas do stf na esquisita escolinha de sua propriedade. Especializada em fazer negócios com o Estado. Um verdadeiro escárnio com a decência.

    O sujeito ainda encontra brechas entre suas viagens Internacionais, às nossa custas, naturalmente. Nos intervalos, trata de comparecer ao Plenário do que restou da esculhambação em que atiraram o STF, e ali, proferir infindáveis blá blás. Via de regra, visando favorecer aos interesses de seu grupo político e distribuir alguns HCs pros seus clientes. Ao cabo, durante os discursos dos demais, dormir roncando feito um porco gordo.

    Isso tudo sem prejuízo dos sei lá quantos meses de férias, feriados, domingos, dias santos, recessos, e o diabo que os carregue pras profundezas de um infarto no miocárdio.

    Orlando

  9. Mais uma de seu Gilmar Paraguaçu

    O bom soldado do PSDB não falha! Mas até quando Catilina vai abusar de nossa paciência? Em que gaveta encontra-se o pedido de impeachment de seu Gil? Esse uso do poder judiciario para atacar os inimigos politicos tem que ter fim. Isso é uma aberração. Lula é apenas um pré-candidato, ele não esta nos meios de comunicação de massa; suas caravanas vão às cidades e os encontros são publicos, vai quem quer. Agora, doi saber que o PT ainda tem subvenção para fazer essa viagens pelo Pais, hein… O PSDB, sem dinheiro das empreiteiras, vai se arruinar economicamente. Insuportaveis esse Lula e esse PT, hein, Paraguaçu!

    1. Perfeito seu comentário

      ” Gilmar Paragaçu” muito bom para esse sujeito.

      É gente, eu falei e escrevi que essas eleições (se acontecer) seriam as mais  manipuladas pela direita fascista. Como a direita fascista não tem votos, ela tenta ganhar na base da roubalheira.  

       

       

  10. Balões de ensaio.

    Agora diz, depois os compadres repercutem. Aí se avalia se colou ou não.

    Tendo colado, é só usar um pretexto, um apetite, uma “convicção” e muita falta

    de vergonha na cara e ir em frente. Que se dane a ética, a honestidade intelectual,

    o que dizem e o que pensem. Afinal, quando era bebê fazia cocô, e já era merda!

    ( Eufemismos não funcionam, me desculpem.)

  11. Verdade indigesta

    Quem mesmo botou o Gilmar lá?

    Quem será o próximo “conciliado” a liderar um golpe no país? Com a proximidade de Renan Calheiros, fica a impressão que a calhordice faz parte do jogo político nacional, sem direito a questionamento. Quanto realism, quanto pragmatismo. Pra quê? Sem bom senso, dá nisto.

    O Lula e a esquerda deveriam aprender com o Temer: vitória é um prato que se come quente. Mas, tem que comer tudo. Raspar o prato. Esvaziar a panela. Não sobrar nada. 

    Se esfriar, coalha. Aí, vira vingança. Tá cheio de gente esperando esfriar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador