Gilmar agora diz que pode cassar Lula por abuso de poder na campanha

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, disse na segunda (11) que Lula, se eleito, pode vir a ser cassado não apenas por questões envolvendo a legalidade de seu registro de campanha, mas também por alguma denúncia de abuso de poder econômico.
 
Antecipando um eventual terceiro turno – da mesma forma que ocorreu quando da reeleição de Dilma Rousseff – Gilmar disse que será preciso apurar quem anda financiando as caravanas e outras agendas públicas de Lula.
 
“Há estruturas aí que já passam da linha, jatinhos, deslocamentos de caravanas, ônibus, reunião organizada de pessoas e tudo mais. Tudo isso precisa ser avaliado. Acho que esse vai ser o tema do tribunal já em fevereiro”, comentou. 
 
O mesmo serviria para o deputado federal Jair Bolsonaro, que tem feito até viagens internacionais. 
 
“Aqui não há só essa pergunta sobre a legalidade. Quem está financiando? Isso pode levar ao reconhecimento de abuso de poder econômico, que pode levar à própria cassação do diploma. É preciso ter muito cuidado com isso. Mas isso está sendo registrado, embora nós tenhamos evitado –eu fui voto vencido– a aplicação de uma sanção”, disse.
 
Gilmar fez referência a uma ação rejeitada pelo TSE que cobrava medidas contra a antecipação de campanha por parte de Lula e Bolsonaro.
 
Os comentários de Gilmar foram feitos durante sua passagem por Washington, para assinatura de um convênio com a Organização dos Estados Americanos, para que a instituição acompanhe as eleições de 2018 no Brasil. Segundo reportagem da Folha, a OEA deve “conhecer melhor o sistema brasileiro e apresentar contribuições para o seu aperfeiçoamento.

18 comentários

  1. É O CALHORDA DO FHC, O GRANDE

    É O CALHORDA DO FHC, O GRANDE RESPONSÁVEL POR ESSA DEGRADAÇÃO GERAL

    Quem de fato comete abusos é este desqualificado senhor. “É A DEGRADAÇÃO DO JUDICIÁRIO.” Foi o jurista Dalmo Dallari quem escreveu na Folha um artigo profético sobre a indicação de GM ao STF por Fernando Henrique Cardoso.

    Pois é. Justamente esse indivíduo desqualificado. O outro calhorda que não consegue conter sua língua viperina,  e, vive abusando da velha tática de apontar nos outros defeitos e abusos sobre os quais pavimenta sua própria deletéria atuação pública, digo, política.

    Como um juiz do supremo consegue a trampolinagem para atuar como comentarista de TV, compra e venda de gado, fechar negócios de seu cursinho com órgãos públicos etc.. Não satisfeito com tamanha pouca vergonha, emprega alguns colegas do stf na esquisita escolinha de sua propriedade. Especializada em fazer negócios com o Estado. Um verdadeiro escárnio com a decência.

    O sujeito ainda encontra brechas entre suas viagens Internacionais, às nossa custas, naturalmente. Nos intervalos, trata de comparecer ao Plenário do que restou da esculhambação em que atiraram o STF, e ali, proferir infindáveis blá blás. Via de regra, visando favorecer aos interesses de seu grupo político e distribuir alguns HCs pros seus clientes. Ao cabo, durante os discursos dos demais, dormir roncando feito um porco gordo.

    Isso tudo sem prejuízo dos sei lá quantos meses de férias, feriados, domingos, dias santos, recessos, e o diabo que os carregue pras profundezas de um infarto no miocárdio.

    Orlando

  2. Mais uma de seu Gilmar Paraguaçu

    O bom soldado do PSDB não falha! Mas até quando Catilina vai abusar de nossa paciência? Em que gaveta encontra-se o pedido de impeachment de seu Gil? Esse uso do poder judiciario para atacar os inimigos politicos tem que ter fim. Isso é uma aberração. Lula é apenas um pré-candidato, ele não esta nos meios de comunicação de massa; suas caravanas vão às cidades e os encontros são publicos, vai quem quer. Agora, doi saber que o PT ainda tem subvenção para fazer essa viagens pelo Pais, hein… O PSDB, sem dinheiro das empreiteiras, vai se arruinar economicamente. Insuportaveis esse Lula e esse PT, hein, Paraguaçu!

    • Perfeito seu comentário

      ” Gilmar Paragaçu” muito bom para esse sujeito.

      É gente, eu falei e escrevi que essas eleições (se acontecer) seriam as mais  manipuladas pela direita fascista. Como a direita fascista não tem votos, ela tenta ganhar na base da roubalheira.  

       

       

  3. Balões de ensaio.

    Agora diz, depois os compadres repercutem. Aí se avalia se colou ou não.

    Tendo colado, é só usar um pretexto, um apetite, uma “convicção” e muita falta

    de vergonha na cara e ir em frente. Que se dane a ética, a honestidade intelectual,

    o que dizem e o que pensem. Afinal, quando era bebê fazia cocô, e já era merda!

    ( Eufemismos não funcionam, me desculpem.)

  4. Verdade indigesta

    Quem mesmo botou o Gilmar lá?

    Quem será o próximo “conciliado” a liderar um golpe no país? Com a proximidade de Renan Calheiros, fica a impressão que a calhordice faz parte do jogo político nacional, sem direito a questionamento. Quanto realism, quanto pragmatismo. Pra quê? Sem bom senso, dá nisto.

    O Lula e a esquerda deveriam aprender com o Temer: vitória é um prato que se come quente. Mas, tem que comer tudo. Raspar o prato. Esvaziar a panela. Não sobrar nada. 

    Se esfriar, coalha. Aí, vira vingança. Tá cheio de gente esperando esfriar.

+ comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome