Haddad questiona tentativa de impedir registro de Lula antes do STJ

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

O vice de Lula critica a tentativa da Procuradoria-Geral da República de encurtar os prazos legais
 

Fotos Públicas
 
Jornal GGN – Advogado e candidato a vice de Lula, Fernando Haddad afirmou na tarde de hoje (15) que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deveria aguardar o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre a liminar para suspender os efeitos da condenação em segunda instância, antes de tomar qualquer decisão sobre a elegibilidade do ex-presidente.
 
Haddad fez uma crítica sobre a declaração de Raquel Dodge, procuradora-geral, que tenta agilizar a impugnação da candidatura de Lula na Justiça Eleitoral. O candidato a vice do ex-presidente disse que a Procuradoria não quer “esperar a manifestação do STJ antes de decidir o registro”, mas que se deve seguir o rito processual.
 
“Estamos ingressando, pela Lei da Ficha Limpa, com um recurso liminar no STJ para suspender os efeitos da condenação em segunda instância. Como que o Tribunal Superior Eleitoral vai se manifestar antes do posicionamento do STJ?”, questionou. “Me parece incompatível com a legislação em vigor”, completou.
 
Para o candidato na chapa de Lula, essa atuação da PGR representa a “perseguição aos direitos do presidente”. “O que se vê e que parece é que essa perseguição aos direitos do presidente não tem fim”, criticou.
 
A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa com jornalistas, nesta quinta-feira (16), em São Paulo, após evento promovido pelo Todos Pela Educação.
 
Aos jornalistas, Haddad também comentou sobre a tentativa do Ministério Público da Operação Lava Jato tentar barrar as suas visitas a Lula, ainda que ele esteja registrado como advogado do ex-presidente. Em petição, o procurador Deltan Dallagnol pediu que a Polícia passe informações sobre as visitas.
 
“Eles não estão lá para saber do que a gente trata. Ou tem escuta?”, argumentou. Estou dizendo que fui lá conversar sobre um documento essencial para o registro. Não existe candidatura sem registro. E não existe registro sem plano de governo. Como vou elaborá-lo sem ouvir o candidato?”, disse.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lula, o homem que enfrentou o

    Lula, o homem que enfrentou o império

    E a cada arbitrariedade cometida contra o presidente, escreve-se mais uma belíssima págiana na sua biografia imcomparável. Lula, o homem que enfrentou o império.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador