Miriam Leitão: Bolsonaro pode transformar o Brasil na Venezuela de Chávez

 
Jornal GGN – A jornalista Miriam Leitão publicou artigo em O Globo, nesta terça (23), alertando que a eleição de Jair Bolsonaro pode significar o “início de um processo de cerco à democracia, que na Venezuela do coronel Hugo Chávez começou pelo enfraquecimento do Judiciário.”
 
A jornalista escreveu que, além do filho ter ameaçado fechar o Supremo Tribunal Federal caso a vitória do PSL seja contestada, Bolsonaro “sempre foi associado ao pouco apreço às instituições democráticas.”
 
Segundo Miriam, o PT, “merecidamente”, sempre foi associado ao “risco Venezuela”, mas por outro motivo: o partido poupava críticas e até elogiava quando Chávez prometeu, depois de eleito, fazer uma “revolução socialista” no País.
 
Bolsonaro, por sua vez, também já elogiou Chávez no passado, mas por motivo oposto: porque o ditador usou apoio de parte das Forças Armadas para tentar um golpe de Estado.
 
“Hugo Chávez tentou um golpe no estilo clássico, em fevereiro de 1992. Alegava ser contra a corrupção. Conseguiu o apoio de uma parte das Forças Armadas, mas fracassou. E esse Chávez é que recebeu elogios de Jair Bolsonaro. O coronel foi preso, indultado, mas, em 1998, chegou ao Miraflores pelo voto, dizendo que faria uma revolução socialista. E foi esse Chávez que recebeu o apoio do PT.”
 
Miriam anotou que “não existe ditadura do bem” e que o medo, com Bolsonaro, não é de um golpe aberto como aconteceu no Brasil dos anos 1960, mas de ver os pilares da democracia serem minados por um governo “populista e autoritário”. A ditadura seria por aproximação dos ideais autoritários.
 
“A inaceitável fala do deputado Eduardo Bolsonaro não surge do nada. Ela reflete o ambiente político no qual seu pai sempre esteve imerso, de defesa do regime militar. Era ele atrás do pai, repetindo em mímica, o nome do torturador homenageado durante o voto do impeachment. Essa é a sua formação”, comentou.
 
Leia a coluna completa aqui.
 

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Observador Distante 5767467

- 2018-11-03 21:17:48

Tarde Demais

Tarde demais. O estrago está feito.

Dalva Maria

- 2018-10-24 20:11:41

Nã foi só isso: ele

Nã foi só isso: ele disse "que se o STF impugnar a candidatura do pai “terá que pagar para ver o que acontece". "Será que eles vão ter essa força mesmo?" Ele continuou: "O que que é o STF, cara? Tira o poder da caneta de um ministro do STF, o que que ele é na rua? Você acha que a população... Se você prender um ministro do STF, você acha que vai ter uma manifestação popular a favor do ministro do STF?"

Luiz valentim

- 2018-10-24 19:04:52

Onde é lá? Quantas pessoas se reúnem lá?
Flávio Bolsonaro disse: Lá a gente comenta que pra fechar o STF precisa de um soldado e um cabo. Porque jornalistas e mídias não questionam isso. Que grupo é este que especula e discute os passos de tomada do poder. Não nos iludamos: Essas elucubrações não são feitas por democratas. Tem que pegar a turma toda

carlos alberto r carvalho

- 2018-10-24 12:12:30

Um detalhe passou desapercebido

 Eduardo Bolsonaro esta assumindo sozinho sua fala no STF, mas o detalhe eh: lá entre nós se comenta que se colocar um cabo e um soldado no STf nos fechamos, lá entre nos aonde e quem? essa é a pergunta principal, ele (Eduardo) não criou essa frase mas um grupo

waldsonjunior

- 2018-10-23 23:48:34

Mirian Leitão

Grande piadista, mais piadas pra gente rir. Mesmo quando era pra atacar Bolsonaro, ela prefere fazer ataques ao PT, não esquece o PT mesmo, sempre com as comparações rebaixadas, não avança nunca. Vão perder, Bolsonaro vai impor um novo modus jornalístico com o apoio dos patrões de Miriam.

João Paulo_JM

- 2018-10-23 22:11:29

Chavismo não; Pinochetismo.

Venezuela coisíssima nenhuma, a Sra. Miriam Leitão como grande parte da nossa imprensa tem dificuldade ou é desonesta mesmo, se o Brasil desandar não vai ser em direção de uma Venezuela chavista, mas de um Chile pinochetista, com os seus economistinha liberaizinhos e o couro comendo para os oposicionistas.

AMORAIZA

- 2018-10-23 20:20:14

A leitoa equivocada

Eu pensava que esse povo da globo fazia tipo.

Mas pelo visto, não.

Eles não tem noção de realidade mesmo.

Vestiram a camisa e taparam os olhos.

As narinas já se acostumaram ao fedor de esgoto.

O que um salarião não faz com uma consciência.

 

Benedito Cruz

- 2018-10-23 19:30:46

“Quem pariu Mateus que

“Quem pariu Mateus que o embale”

André Oliveira

- 2018-10-23 19:16:57

Mirian está no inferno
Mirian está no inferno astral. Mesmo assim não perde o vício de sofismar "ad libitum". Depois de tantos anos ajudando seus patroes a demolir o PT esta na desconfortavel situacao de ser um peso morto para os Marinho quando o gênio que eles ajudaram a soltar da lâmpada se voltou contra ela. Com sorte no acordao que a Globo fizer com o Bolsonaro ela passe a ser correspondente especial da Globo para cobrir os importantíssimos acontecimentos políticos em Katmandu, e passar as tardes de verão por lá bebendo leite de Iaque.

josimar

- 2018-10-23 18:53:21

Esse post é um link perfeito

Esse post é um link perfeito com esse abaixo.

https://jornalggn.com.br/noticia/o-que-levou-a-venezuela-ao-colapso-economico-e-a-maior-crise-de-sua-historia

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador