PRE defende direito de Padilha à cobertura da TV Globo

Jornal GGN – A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo se manifestou favorável ao pedido de Alexandre Padilha, candidato do PT ao Governo do Estado, de ter exposição diária na TV Globo, como vem sendo feito com Geraldo Alckmin e Paulo Skaf. O procurador regional eleitoral afirmou que a TV Globo não tem a obrigação de conceder espaço idêntico aos candidatos, “entretanto, a não cobertura diária das campanhas de todos os candidatos, permitindo ao eleitor/telespectador a exata dimensão do pleito, claramente representa um privilégio aos candidatos em melhor posição, uma vez que a tendência de manutenção em suas posições, sem a divulgação razoável das demais candidaturas, é evidente”. 

Enviado por Alfeu Esf

PRE/SP opina pelo direito de Padilha ter cobertura diária da TV Globo

Do Ministério Público Federal

Em parecer, procurador Gomes da Silva afirma que candidato tem direito à exposição diária, mesmo que o tempo de cobertura não seja igual ao dos dois primeiros colocados nas pesquisas

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP) manifestou-se parcialmente favorável ao pedido do candidato do PT a governador, Alexandre Padilha, de ter na TV Globo tratamento isonômico na cobertura jornalística. Em parecer, o procurador regional eleitoral auxiliar, Paulo Thadeu Gomes da Silva, opina que, pelo princípio da isonomia, assegurada pela lei eleitoral, Padilha tem direito à mesma periodicidade de cobertura jornalística dos candidatos que aparecem diariamente nos telejornais. 
Na representação ajuizada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), Padilha e a Coligação para Mudar de Verdade apontam tratamento desigual por parte da emissora de TV, que tem como critério destinar espaço – tempo e periodicidade – no telejornal proporcional ao desempenho de cada candidato nas pesquisas. Dessa forma, somente dois candidatos têm aparecido diariamente em seus telejornais.

A lei eleitoral veda tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação por parte dos meios de comunicação. O objetivo é evitar “influência indevida da mídia” nas eleições, buscando-se assegurar igualdade de oportunidade dos candidatos na formação da opinião política, afirma Gomes da Silva. 

Para o procurador, a igualdade de oportunidade de acesso à mídia tem a ver com o pluralismo político e não pode ser dissociada da proporcionalidade. Não se trata, afirma, de “mera aplicação de um tratamento formalmente igual, numa perspectiva aritmética”.

O procurador pondera que não se pode obrigar um veículo de comunicação televisiva a fazer coberturas diárias, porém se uma emissora decide fazer cobertura diária, como é o caso, “tem-se de realizar essa cobertura com relação a todos os candidatos”, cabendo ao veículo de comunicação definir o tempo destinado a cada candidatura, o que se representa pela proporcionalidade.

Gomes da Silva argumenta que a TV Globo não tem a obrigação de conceder espaço idêntico aos candidatos, “entretanto, a não cobertura diária das campanhas de todos os candidatos, permitindo ao eleitor/telespectador a exata dimensão do pleito, claramente representa um privilégio aos candidatos em melhor posição, uma vez que a tendência de manutenção em suas posições, sem a divulgação razoável das demais candidaturas, é evidente”. 

O TRE/SP indeferiu, nesta sexta-feira, 22 de agosto, o pedido do candidato petista.

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif
    O PRE é favorável mas

    Nassif

    O PRE é favorável mas no final do texto está:

    O TRE indeferi o pedido petista.

    Como fica então, aparecerá ou não no PIG?

    1. Se o TRE indeferiu, não

      Se o TRE indeferiu, não aparecerá diariamente até alcançar o percentual cabalistico estabelecido pelo canal. O melhor é crescer, já é hora.

  2. Sexta feira negra na goebbels

    Todas as novelas e jornal nacional bateram recordes negativos:

    http://conexaotvaudiencia.wordpress.com/2014/08/22/cobras-e-lagartos-registra-pessima-audiencia-e-bate-novo-recorde-negativo-nesta-sexta-22/

    http://otvfoco.com.br/audiencia/boogie-oogie-marca-pessima-audiencia-e-bate-recorde-negativo/

    https://conexaotvaudiencia.wordpress.com/2014/08/23/o-rebu-registra-pessima-audiencia-e-bate-recorde-negativo-nesta-sexta-22/comment-page-1/

    http://famososnaweb.com.br/malhacao-registra-pessima-audiencia-nesta-sexta-feira-22/

    https://conexaotvaudiencia.wordpress.com/2014/08/23/imperio-registra-pessima-audiencia-e-bate-recorde-negativo-nesta-sexta-20/

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2014/08/jornal-nacional-registrou-indices.html

     

    Jornal Nacional registrou índices negativo histórico nesta sexta (22)

     
    No ar há mais de 40 anos na grade de programação da Globo, o “Jornal Nacional” atingiu nesta sexta-feira (22) a pior média de audiência desde o seu lançamento. As informações foram divulgadas  no  site “TV Foco”
    O noticiário comandado por William Bonner e Patrícia Poeta amargou 15,6 pontos de média.Nesta sexta-feira (22), é a pior audiência de sua história. O Jornal Nacional, teve  17 de pico e 27,1% de participação. No horário, o SBT ficou na vice-liderança com 8,8, e a Record apareceu em terceiro com 6,8 pontos.

     

     

  3. futebol

    O Padilhense ainda é time da Segunda Divisão. Time fraco com torcida pequena não dá ibope.

    Daqui a pouco até o Juventus, o Moleque Travesso da Rua Javari, vai querer reivindicar cota de TV.

    (Sugestão: chama o advogado do Fluminense que ele quebra essa fácil fácil.)

  4. Se a Procuradoria é a favor e

    Se a Procuradoria é a favor e o TRE/SP é contra, prá que é que serve a Procuradoria, se seu parecer não vale porra nenhuma?!!!

  5. Vai pra casa Padilha..

    É lógico que Padilha tem mais do que 6% dos votos paulistas, é praxe que o PT reserva 1/3 dos votos. Quem é pesquisado ainda não leva a sério o Padilha, mote de um humorístico antigo, mas no decorrer  do processo, assim que Padilha for reconhecido como cidadão bom, ele vai levantar a firma do PT em S.Paulo. Natural.

  6. reclamar da Globo é maior cilada…

    Globo não respeita nada e tem todo apoio desses controladores de araque

    apesar dos enfeites e verbetes com ares de que os direitos são iguais para todos, TRE apenas reconhece e apoia o que ela faz, ficando como se agindo legalmente a partir da sua intervenção ou parecer

    não adverte, apenas reconhece e incentiva

    1. Debate

      Concordo, correu do pau para não ser linxado em praça pública. Típico de político covarde. Ficou 2 dias de férias sem fazer nada (já está acostumado com isto).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador