Navio-plataforma é entregue com 65% de conteúdo local

 
Jornal GGN – A área de Iracema Norte, do campo de Lula, polo do pré-sal na Bacia de Santos, litoral carioca, recebeu na última sexta-feira (03) o navio-plataforma Cidade de Itaguaí. A embarcação tem capacidade de produção de 150 mil barris e compressão de 8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e, nas próximas semanas, será conectada a oito poços produtores e nove poços injetores para começar a trabalhar no terceiro trimestre deste ano. 
 
O Cidade de Itaguaí foi construído com 65% de conteúdo local, ou seja, de peças e equipamentos produzidos por empresas brasileiras. Foram 12 módulos construídos no país, 10 deles no canteiro da Empresa Brasileira de Engenharia (EBE), em Itaguaí (RJ), e dois no canteiro da Schahin, em São Sebastião (SP). Já a integração dos módulos foi feita no estaleiro BrasFELS, em Angra dos Reis.
 
O navio irá atuar no bloco exploratório BM-S-11, onde a Petrobras lidera um consórcio que detém 65% da operação. A porcentagem restante é operada pela BG E&P Brasil Ltda (25%) e Petrogal Brasil SA (10%).
 
Dados do FPSO Cidade de Itaguaí:
 
· Processamento de petróleo: 150 mil barris/dia;
· Tratamento e compressão de gás: 8 milhões m³/dia;
· Tratamento de água de injeção: 264 mil barris/dia;
· Capacidade de armazenamento: 1,6 milhão de barris de óleo;
· Profundidade de água: 2.240 metros;
· Comprimento Total: 332 metros;
· Boca: 58 metros;
· Pontal (altura): 31 metros;
· Peso: 82 mil toneladas.
 
Com informações do Blog Fatos&Dados 

10 Comentários

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  1. Pequena correção

    Esse ai não é um  navio sonda e sim uma FPSO – Floating Production Storage Offloading. Uma plataforma de produção e não de perfuração, que além de produção faz o armazenamento para depois ser “esvaziada” pelos os navios aliviadores (shuttle tankers).

    Navio sonda serve para perfurar, construir e dar manutenção aos poços de petróleo. Na cadeia logística é que o que tem maior valor de afretamento.

  2. Vai ser a ultima plataforma

    Vai ser a ultima plataforma com conteudo nacional, com a liquidação das empreiteiras e o fechamento dos estaleiros devido à lava Jato, o Mauá fechou a semana passada demitindo 2.6000 operarios, agora sonda só se vier da Coreia.

  3. Catzo! Uma matéria dessas,

    Catzo! Uma matéria dessas, importante para o país, sem nenhum comentário? Enquanto isso, a estória do maluquinho que, dizem, ofendeu a presidenta, rendendo bom volume de comentários? Isso pode, Arnaldo?

  4. Isto que direita brasileira não quer

    E como cita o André, provavelmente vai ser o último navio construído no Brasil. Mas cadê os sindicatos ir para a rua e fazer barulho disto, denuciar o Amoral e o Serra? Virou tudo um bando de gordos acomodados. Estamos ferrados.

  5. Graças à inanição do governo..

    vemos ir para o ralo o sonho de termos um país forte e soberano. Mil vezes malditos. Que seus nomes sejam  inscritos na latrina da memória nacional para que as futuras gerações os amaldiçoem eternamente!

  6. Esse navio me fez lembrar uma

    Esse navio me fez lembrar uma Itália de economia viva e vibrante que, por causa da Operação Mãos Limpas, deu lugar uma itália literalmente de mãos limpas pq levada a falencia pir juizes, promotores e policiais ensandecidos, um processo judicial que levou aompoder o “impoluto” Silvio Berlusconni, magnata das comunicações..,.aqui o processo se chama Lava Jato, por sinal um nome que de uma certa forma tem a ver com mãos limpas,..o Moro está na pia lavando o Brasil,,..há  um exército de marionetes teleguiadas que acredita nas boas intenções de Moro e cia.,..,zelite zelite esperta essa nossa,,.sabe muito bem fazer a cabeça do povo para que este cave sua própria sepultura…,.

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