Democratas podem manter Casa Branca se Biden sair da disputa, diz pesquisa

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Pesquisa aponta que 56% defendem saída de democrata da disputa; Donald Trump está seis pontos à frente do atual presidente dos EUA

Foto de Element5 Digital via pexels.com

O Partido Democrata possui mais chances de seguir à frente da Casa Branca caso o presidente Joe Biden desista de disputar a reeleição e outro candidato passe a liderar a chapa.

Pesquisa elaborada pela SSRS Research a pedido da CNN norte-americana coloca o republicano Donald Trump seis pontos percentuais à frente de Trump entre os eleitores entrevistados (49% a 43%).

Segundo a emissora norte-americana, existem sinais de que os dois candidatos estabeleceram bases de apoio entre seus partidários ao longo dos últimos meses, período quando Trump se viu envolvido em diversos julgamentos criminais em Nova York e também no primeiro debate eleitoral entre os dois políticos.

Entre os eleitores registrados que se consideram democratas ou com inclinação para tal partido, 56% dizem que o partido tem mais chances de manter a Presidência dos Estados Unidos com algum candidato que não seja Biden, e 43% dizem que o partido tem mais chances com ele.

Tal percentual não aumentou desde que Biden foi nomeado pelo partido nas primárias: em janeiro, 53% achavam que o partido teria mais chances com alguém que não fosse Biden no topo da chapa e 46% se sentiam mais confiantes com Biden.

A pesquisa destaca que tanto os eleitores de Biden como de Trump estão mais propensos a afirmar que suas escolhas são um voto de apoio em vez de ser um voto contra o candidato oposto, mas a eleição segue sendo conduzida pela impressão do público sobre Trump do que sobre Biden.

De acordo com o levantamento, 66% dos apoiadores de Trump dizem que estão votando principalmente nele em vez de contra Biden (acima dos 60% em janeiro), enquanto 37% dos apoiadores de Biden dizem que seu voto é mais para o presidente do que contra seu antecessor (acima dos 32% no início deste ano).

Kamala Harris como alternativa?

A pesquisa também apontou alguns políticos democratas como hipotéticos substitutos de Biden na chapa: caso a vice-presidente Kamala Harris assuma a candidatura, 47% dos eleitores registrados apoiam Trump, e 45% votariam em Harris, um resultado dentro da margem de erro que sugere que não há um líder claro em tal cenário.

O desempenho um pouco mais expressivo de Kamala Harris pode ser visto entre as mulheres (50% das eleitoras apoiam Harris em vez de Trump vs. 44% para Biden contra Trump) e independentes (43% Harris vs. 34% Biden).

Vários outros democratas foram mencionados como possíveis substitutos de Biden nos últimos dias, e cada um deles está atrás de Trump entre os eleitores registrados, com níveis de apoio semelhantes aos de Biden, incluindo o governador da Califórnia, Gavin Newsom (48% Trump para 43% Newsom), o secretário de Transportes, Pete Buttigieg (47% Trump para 43% Buttigieg) e a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer (47% Trump para 42% Whitmer).

Leia Também

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador