A terceirização dos call centers

Por sergior 

Do excelente PAY-TV, mais uma decisão de Gilmar Mendes, contrária aos interesses dos trabalhadores

Do PAY-TV NEWS

Terceirização terça-feira, 23 de novembro de 2010, 15h32

STF concede liminar a favor da terceirização de call center

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar que garante a terceirização das atividades de call center das empresas de telefonia. A Vivo recorreu à última instância da Justiça brasileria contra uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que afastou aplicação de dispositivo da Lei Geral de Telecomunicações e considerou irregular a terceirização das atividades de atendimento a clientes, por considerar que se trata de atividade essencial para o funcionamento das empresas telefônicas, ou atividade-fim.

SeguSegundo o ministro Gilmar Mendes, enquanto a Súmula 331, inciso III, do TST limita a possibilidade de terceirização à atividade-meio das empresas de telecomunicações, o artigo 94, inciso II, da Lei Geral das Telecomunicações permite a contratação com terceiros para o desenvolvimento de atividades inerentes, acessórias ou complementares.

“Em um juízo sumário de cognição, os termos utilizados não parecem ser sinônimos, o que evidencia a existência de fumus boni juris que justifica a concessão da medida liminar pleiteada. Esse entendimento é reforçado por outras decisões recentes do TST contrárias ao acórdão ora questionado. Ademais, reconheço que a decisão reclamada pode acarretar graves prejuízos de difícil reparação ao reclamante, além de estar fundamentada em ato normativo cuja incerteza quanto à efetividade tem gerado insegurança”, afirmou o relator.

Na ação ao STF a Vivo ainda sustentou que a Terceira Turma do TST teria afastado a aplicabilidade de dispositivo da LGT sem ter declarado expressamente a sua inconstitucionalidade. De acordo coma Vivo, este ato viola a Sumula Vinculante 10, do STF.Da Redação. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador