Audiência com Lewandowski sobre impeachment foi um balde de gelo em Cunha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Demonstrando sua desconfiança em relação a Eduardo Cunha, ministro abriu a reunião à imprensa e pontuou que rito do impeachment estabelecido pelo STF não dá margem a manobras

Jornal GGN – O encontro entre o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), pode ser considerado um verdadeiro banho de água fria no peemedebista, que esperava obter do ministro informações para driblar o rito do impeachment de Dilma Rousseff (PT), estabelecido pela Corte no julgamento da ADPF 378, proposta pelo PCdoB.

A audiência, que durou apenas 30 minutos, aconteceu na tarde desta quarta (23) e, por determinação de Lewandowski, foi aberta à imprensa. A Folha de S. Paulo escreveu que o “objetivo do presidente do STF foi demonstrar explicitamente uma extrema desconfiança em relação a Cunha [que é investigado na Lava Jato e coleciona um processo no Conselho de Ética da Câmara e um pedido de afastamento do mandato por parte da Procuradoria Geral da República] e barrar qualquer tentiva de pressão do peemedebista sobre a corte, o que os ministros já relataram no passado.”

A abertura da reunião aos jornalistas foi uma atitude inédita por parte do presidente do STF e deixou, segundo informações do G1, Cunha contrariado. Ainda assim, o presidente da Câmara tentou tirar com Lewandoswki dúvidas sobre a tramitação do impeachment. O magistrado, contudo, se recusou a aprofundar o assunto de maneira informal.

Lewandowski fez questão de esclarecer que o Supremo, ao julgar a ADPF 378 e estabelecer um roteiro para o processo de impeachment, não deixou margem para dúvidas. “O voto do ministro [Luís Roberto] Barroso [que foi seguido pela maioria] deixa bem claro que a decisão se refere à comissão do impeachment, não se refere a outras comissões.” A pontuação é importante porque a oposição ao governo Dilma já deu sinais de que pretende mudar o regimento interno e viabilizar a formação da comissão do impeachment no molde que foi rejeitado pelo STF: com eleição de chapa avulsa e votação secreta. 

Esses dois expedientes são usados na eleição de outras comissões da Casa e Cunha alega que o julgamento da ADPF 378 acabou lançando dúvidas sobre como proceder em eleições futuras – o que abriria espaço para uma discussão sobre o regimento interno.

Cunha ainda pediu ao presidente do STF que acelere a publicação do acórdão do julgamento, mas Lewandowski disse que é necessário aguardar a liberação dos votos de todos os ministros – apenas Barroso, que deu as principais diretrizes para o impeachment, liberou o voto para análise – e os prazos da própria corte, o que faria com que o acórdão fosse publicado apenas no final de fevereiro.

Ao final da audiência, Cunha saiu da sala afirmando aos jornalista que deve apresentar os embargos de declaração contra a decisão do STF antes da publicação do acórdão. Lewandoswski, mais uma vez, jogou um balde de água fria, dizendo que a decisão merece “ressalvas” porque o Supremo não costuma considerar “cabível” a apresentação de embargos antes do acórdão. Isso seria “futurologia”.

Na terça (22), o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, afirmou que teve um encontro com Barroso – e um dia antes, com Gilmar Mendes – para levar “argumentos para rever parte da decisão do Supremo” sobre o rito do impeachment. Os tucanos querem justamente alterar a decisão no que tange a comissão da Câmara que analisará o pedido de deposição de Dilma, para legalizar a votação secreta e chapa avulsa. Dessa maneira, as chances de o colegiado ser composto por maioria favorável à saída da presidente aumentam.

“Estamos muito esperançosos de que temos tudo para rever essa decisão do STF em fevereiro”, disse Sampaio.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

89 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ao permitir a presença de

    Ao permitir a presença de testemunhas, Lewandowski jogou por água qualquer intenção dos mesmos de sempre de colocarem palavras em sua boca depois, pela mídia. O próprio cunha poderia contar qualquer história que lhe fosse conveniente e como a imprensa tem lado, dariam credibilidade a ela sem nem se importar em dar o mesmo destaque para a versão do Ministro.

  2. Se diz que o Itamar Franco também

    adotou esta tática: o Toninho Malvadeza queria pressioná-lo, dizendo ter em mãos um dossier a respeito de determinada pessoa ou assunto e marcou uma audiência com o Itamar. 

    O TM chegou todo pomposo ao Palácio, e o Itamar o convidou para apresentar o tal dossier à imprensa, previamente reunida numa sala. 

    Não é preciso dizer que o TM não ficou feliz com isso, não é ? 

  3. Jogada de mestre, copiada do

    Jogada de mestre, copiada do Itamar é verdade, mas que demonstra a coragem e total honestidade de um grande homem público. Colocados frente a um jogo limpo, os ratos mostram seu real tamanho e força. Parabéns Ministro Lewandowski!

  4. Certíssimo. Já é

    Certíssimo. Já é constrangedor para o Min. Lewandowski apenas sair em uma foto ao lado de Cunha, quanto mais conversar com ele a portas fechadas enquanto ele articula um golpe e tenta livrar o pescoço da prisão inevitável.

    O STF não pode servir para boatos e conspirações, não pode se tornar um novo Palácio do Jaburu.

  5. À Luz do Sol

    Como já se dissera alhures: “o sol é o melhor desinfetante”. O Ministro Lewandowski expôs o vampiro à claridade. É óbvio que o ser das sombras não iria gostar. Exposição idêntica aconteceu com o então senador Antonio Carlos “Malvadeza” Magalhães. O senador alardeou, como era de seu feitio, que apresentaria ao presidente Itamar Franco um dossiê com gravíssimas denúncias de corrupção no governo . O Presidente recebeu “Malvadeza” em audiência, aberta aos jornalistas. “Malvadeza” ficou surpreso e foi desmoralizado. Não tinha dossiê nenhum. Era uma pasta cheia de recortes de jornal.

  6. Roberto Barroso foi pego em

    Roberto Barroso foi pego em flagrante mentindo para seus pares a fim de influenciar os votos.

    Ele, com o Regimento interno da Câmara nas mãos, ao ler o arquivo e incisos omite dos demais, o trecho que determina votação secreta nas eleições.

    Mentiu aos seu pares e influenciou nos votos deles com essa mentira.

    Merece ser julgado por uma comissão disciplinar no STF e ser processado criminalmente por falsidade ideológica.

     

    1. Ai, Jesus.com

      STF julga com base na Lei Maior, a Constituição Federal, e não com regimento interno de Condomínio.

      Vai pregar sandices com teus apóstolos, lá no esgoto…

      1. O Barroso desrespeitou os

        O Barroso desrespeitou os seus colegas ministros, mentindo deliberadamente que o regimento interno da Câmara dos Deputados não contempla a eleição secreta, ao omitir, na sua leitura que fazia ao Ministro Teori, regimento da câmara dos deputados nas mãos, os termos “e nas eleições”.

        Logo em seguida, acusou o presidente da câmara de “inovar”, acusando-o de só determinar a votação secreta por casuísmo.

        Ele agiu como adgovado de porta de cadeia perante seus pares.

        Tivesse ele admitido, no aparte do Ministro Teori, que realmente, regimentalmente as eleições são secretas, seus argumentos cairiam por terra. Preferiu mentir aos seus colegas.

        Esqueça o Eduardo Cunha, como é que o Barroso vai poder encarar o Teori? Vai dizer que num julgamento se “faz o diabo”?

         

  7. Não se trata de desconfiança

    Soube que Lewandowsky foi à audiência com Cunha levando um escorpião num bolso e uma carteira com cadeado no outro. São cuidados normais.

    Qualquer pessoa que se encontra com Cunha faz isso. É só nunca dar as costas a ele, que tudo bem. Ou quase.

  8. Esses golpistas podem tudo …

    É legitimo e justo ficar promovendo reuniões em cima de reuniões com os ministros do STF na esperança de alterar os resultados Julgamento??? Isso se chama lobby, pressão, e sabe-se lá mais o que …  Se o governo adotar o mesmo comportamento, logo vem a midia golpista lançar todo tipo de suspeita e ilações. Mas a oposição pode tudo, inclusive sitiar o STF. Quantas reuniões, visitas e chiliques Carlos Sampaio vai promover??? 

  9. da Justiça, Lewandowski é Luz em Pessoa…

    ante a sua, mente do Cunha é uma tela em branco

    serviu para mostrar que a gente não deve se preocupar com a arma, mas sim com quem a usa

  10. Sinceramente

    eu não entraria nem num elevador com o Cunha.

    Gente, não é possível que um pais do tamanho do Brasil esteja passando por tanta vergonha.

    Depois reclamam que somos um país de terceiro mundo.

  11. deu um lençol de craque nesse

    deu um lençol de craque nesse dantasminha golpista que 

    que queria botar mais uma cunhazinha no impeachment, nome que os

    chiques de araque e os escravocratas babacas  chamam esse golpe….

    como diria manuel bandeira,

    estou farto deste golpismo barato que para o país,

    e manda olhar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo,

    abaixo os golpistas

    todas as traições e palavras que se refiram a barbarismos universais,

    todas as transgresões regimentais e institucionais.e sintaxes de exceção,

    estou farto de golpismo traidor,

    não quero saber de política que não é libertação….

  12. Alterar a decisao do STF

    Posso rir do deputado promotor Carlos Sampaio…? quá…quá…quá…quá! Esse pessoal perdeu totalmente o GPS…A oposição, ao se aliar ao Cunha, tatuou sua marca em no corpo para o resta da sua vida. E viva a democracia!

  13. Se dizem advogados

    Tanto Cunha quanto o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, deveriam saber que antes da publicação do Acórdão não há o que embargar.  

  14. “Isso seria ‘futurologia'”.

    “Isso seria ‘futurologia'”. Boa. Além de “urubólogos”, os opositores, agora, são “futurólogos”.

  15. Escuridão

    Como diz a minha mãe, quem não deve não teme… O Cunha só é bom em fazer reuniões as escondidas, na escuridão onde habita a má índole, más intenções e a malícia. Quando as coisas tem que ser resolvidas as claras diante da nação o rejeito do deputado Eduardo Cunha sucumbi na luz da verdade. (Talves seja por isso que ele defenda com muito vigor a votação na “escuridão”  para levar o golpe adiante).  Defender uma votação que se trata do impedimento de um presidente as escuras já é sinal de que ele não esta de acordo com a ética e decencia que é obrigatória de um representante do povo… Tchau Cunha, seu afastamento é muito pouco, voce tem que ir pra cadeia.

  16. Existe uma lenda aqui no RJ,

    Existe uma lenda aqui no RJ, nos morros, comunidades e favela, que muitos malandros acabam sendo morto por um otário, por um zé mané.

    O malando se considera tão malando, que  não acredita que possa existir alguém mais esperto que ele.

    O Cunha foi para reunião no STF cheio de más intenções, jogadas, artimanhas, carta debaixo da manga, querendo botar pressão, encostar o presidente do STF na parede. Na realidade ele queria ganhar no grito, fazendo cara feia, tipo lutador de MMA.

    Bastou uma jogada simples de um “otário”, para nocautear o esperto.

    Abriu a reunião, para que todos pudessem ver o que o esperto tinha a dizer.

    Resultado, sifu !!! Bem feito, perdeu mais uma !!!

    //////

    Outro detalhe que está passando batido mas que tem um simbolismo grande.

    O Cunha convidou todos os líderes de partido para estarem com ele na reunião do STF, mas apenas dois o acompanharam.

    Segundo uma matéria no 247, isso é sinal que muitos não querem tirar foto ao seu lado, ou seja, ele está sendo abandonado.

    Por falar nisso, alguém viu o Paulinho da Força, que disse que estava com o Cunha para o que der e vier.

    Vida longa e saúde aos nossos cachorros !!!

     

    1. Você é maluco???

      Se o Paulinho da Farsa Sindical coloca o pé no STF, é capaz de sair algemado na hora…

      Por isso, o pilantra  só canta de galo no poleiro do congresso !!!

  17. só é……………………………..Ninja mesmo, peregrino?

    é! só é! é sim! é!

    lembrou-me aquela “contenda” espiritual entre o……………………Formidável…e o Fraco……………………………….

    tipo assim um contorno estudantil, quando se faz luz, incluindo outros presentes, por pena

    já comprou o bacalhau, peregrino?

    é! já! só é! na CADEG! Porto Imperial sem igual em qualquer outro mercado

    já tá na água, peregrino?

    quem? eu? claro que não, ainda! só 10 da vermelhinha, mas Budweiser, na temperatura ideal

     

    1. alguma dica estranha, peregrino?

      forre o fundo da maior panela já vista com rodelas de batata para serem sacrificadas ou queimadas

      uma camada de bacalhau por cima, dois dedos, e os mesmos dois dedos de azeite

      penetrou, vem uma camada de tomate destroçado, dois dedos também

      outra de batata, outra de bacalhau, outra de tomate com mais coisas, alho, cebola e aquele matinho cujo nome esqueci

      mais dois dedos de azeite, outra de batata, outra de bacalhau com três dedos mais um de azeite

      fogo na maior, sem dó, futucando e abrindo vez em quando para ver se a primeira de batata já está queimada

      mas, cuidado, queima muito não, só morenar

      morenou, chame as morenas e traga os vinhos

      1. presentes?

        já coloquei uma vez dos que gosto, numa tentativa de poesia de Natal

        saca só:

        Natal

        um dia de trocar presentes

        presentes por um dia……………………………………………………………………….que bonito, peregrino

        é! é sim! bonito! deixa eu sair! é! quero sair!

  18. Janot, então leve o Cunha com você. Livre-nos dele!

    Pois é, Sr Janot, se já era de conhecimento das autoridades brasileiras as denúncias sobre a existencia ilícita de contas suiças do Cunha desde 2006 e, mais do que isso, já havendo comprovaçao da existencia dessas contas pelo trabalho do ministério público Suiço encaminhado ao Brasil em 2015, por que a demora na na providencia contra este  parlamentar que respondia pela presidencia de uma das casas do Congresso Nacional?? Denuncia-lo na véspera do recesso foi o melhor que a justiça pode fazer diante da gravidade do caso?? Se a reposta da justiça brasileira tivesse sido dada à esse mau parlamentar, este nao teria levado tao longe as intimidaçoes, achaques e toda sorte de manobras conspiratórias  para evitar a sua própria cassaçao e investido pesado, valendo-se do cargo que ocupa, na instabilidade política e desordem institucional submetendo um país inteiro aos seus caprichos. 

    Com toda justeza, acho que o Sr, deveria levar o Cunha prá sua casa ou incluí-lo na sua mala de viagem. Isso amenizaria para o país, até a volta do recesso, o deboche que este Cunha promove todos os dias com os seus comparsas insultando à nós brasileiros, afinal, nao fomos nós que mantivemos esse marginal à frente da camara, aliás, é exatamente o contrário, porque manifestaçoes públicas contra o Cunha ocorreram em todo o país e continuamos indignados por ele ainda nao ter sido preso. Afastamento é pouco.

    Enquanto as Excelencias da justiça saem de férias a única sentença até agora é para nós brasileiros que temos que conviver com esse marginal e a sua quadrilha. Entao, tá…

     

     

  19. E o Gilmar Mendes o que achou

    E o Gilmar Mendes o que achou ?

    Será que não deu tempo de avisar ao amigo Cunha que o Lewandoswsk iria colacar casca de banana no caminho dele ?

    Amigo ingrato !!! 

  20. Desconfiança é pouco!

    O ministro fez bem, foi precavido, todos conhecem o teor da audiência (que foi aberta). Se fosse fechada, haveria rumores de que poderia ser tratada a absolvição de Eduardo Cunha no STF, por exemplo, além de quaisquer outras desconfanças.

    Obrigou Cunha a perguntar somente o que ele alegou à imprensa que iria perguntar, e o deputado saiu com mais uma derrota com sabor de “vexame”.

  21. Cunha deve ter ficado com a

    Cunha deve ter ficado com a mesma cara de tacho que ACM ficou quando pediu audiência a Itamar para fazer denuncia.

  22. Fui censurado por ter tese diferente de colunista da Veja

    Um colunista da Veja, chama o Ministro Barroso de “vigarista” por ter omitido em sua fala o termo “nas demais eleições” que consta do Inciso III do artigo 188 do Regimento Interno da Câmara, o que, segundo o colunista da Veja, daria poderes para que as eleições para o impedimento da presidenta fosse por voto secreto.

    Bem, considerei, no mínimo, indecoroso falar do Ministro Barroso, daquela forma, mas pior foi ele criticar o Barroso por ter omitido o termo “nas demais eleições”, e ter ele “ilibado” colunista OMITIDO TODO O PARÁGRAFO SEGUNDO E OS SEUS INCISOS DO MESMO ARTIGO QUE DISPÕE O QUE NÃO PODE SEQUER SER DELIBERADO POR VOTO SECRETO.

    Aí, eu postei essa questão e ele, malandramente, não publicou. Eis o que publiquei, apenas para dar um “esquenta” como eles gostam de falar e iniciarmos um debate (ingenuidade minha pensar que eles queria debater alguma coisa): 

     

     

    “No mesmo artigo 188, no parágrafo segundo está claro: NÃO SERÃO OBJETO DE DELIBERAÇÃO POR MEIO DE ESCRUTÍNIO SECRETO:

    I – …

    II – …

    III – …

    IV – autorização para instauração de processo, nas infrações penais comuns ou nos crimes de responsabilidade, contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado.”.

     

    Está claro que na hipótese de processo que visa apurar se o presidente ou vice-presidente ou ministro de estado cometeram crimes comuns ou de responsabilidade NÃO PODE SER POR VOTAÇÃO SECRETA.

    Basta ler todo o artigo 188 e não apenas a parte que interessa aos que defendem o impeachment.

    Quem ler todo o artigo verá que é claro que o parágrafo segundo do artigo 188 define os casos QUE NÃO PODEM SEQUER SER DELIBERADO POR VOTO SECRETO e nas hipóteses está justamente as que se pretende processar o presidente seja por crime comum, seja por crime de responsabilidade.

    Ora, é claro que lá no incisso iii onde está escrito “nas demais eleições” é um erro formal que é facilmente percebido por qualquer estudante de Direito, pois se não fosse estaria a se dizer que todas as eleições seriam por voto secreto e não haveria necessidade de enumerar as que podem e nem haveria no parágrafo segundo as hipóteses em que não podem, pois o tal “nas demais eleições” estaria englobando tudo, não havendo necessidade do artigo 188 enumerar o que pode e o que não pode ser por voto secreto, o que seria irracional”.

     

     

    CLARO, MEU TEXTO NÃO FOI PUBLICADO PELO COLUNISTA “ilibado”…

     

     

     

    1. Com todo respeito, lamento

      Com todo respeito, lamento que tenha se dado esse trabalho para apenas se frustrar mais uma vez com esse ‘detrito de maré baixa’ vulgarmente conhecido por Veja. Solidarizo.  

    2. IV – autorização para

      IV – autorização para instauração de processo, nas infrações penais comuns ou nos crimes de responsabilidade, contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado.”.

       

      Caro, essa parte refere-se a votação pelo plenário da Câmara da autorização para instauração do processo de impeachment, na qual se exige 2/3 dos votos. Não se refere a votação para formação da Comissão.

      1. Você pode desejar, mas o texto não lhe ampara

         

        Você está enganado. Primeiro que basta ler o enunciado do parágrafo segundo que diz: “Não será objeto de DELIBERAÇÃO por escrutínio secreto:”

        Primeiro: deliberação significa, discutir, debater, ou seja, não se pode sequer discutir o tema por via do voto secreto, ou seja qualquer discussão ou votação que trate do tema não pode ser por voto secreto, inclusive eleição de comissão, porque isso já é uma deliberação sobre o tema. 

        Segundo: não existe no texto do enunciado do parágrafo segundo e nem em seus incisos qualquer indicação que leve para o termo “plenário da câmara”, termo esse que você tenta enxertar forçadamente por tratar-se de um desejo seu, mas sem nenhum amparo no que está escrito.

         

        1. não existe no texto do

          não existe no texto do enunciado do parágrafo segundo e nem em seus incisos qualquer indicação que leve para o termo “plenário da câmara”

           

          ERRADO. A deliberação se refere a “autorização para instauração de processo”. No caso, a autorização para instauração do processo se dá no momento do julgamento de admissão ou não do processo de impeachment pelo plenário da Câmara e não antes. Está bem claro pelo texto. Logo, sua interpretação está equivocada.

  23. Maravilhoso o xwque-mate do

    Maravilhoso o xwque-mate do Lewandowiski. Retirou do Cunha toda possibilidade de manipular o encontro. Deixou o bandido com a brocha na mão. Não haverá “vazamentos” da conversa. O Ministro botou a imprensa pra dentro e o “of” pra fora.

  24. mundão de deus sem eira nem beira…

    mundão de deus sem eira nem beira…

    num momento supremo está lá bem na foto, na moral ao lado da lei suprema…

    em outro momento no dia seguinte estará preso, com licença poética do supremo.

    … vida loca! vida bandida! vida besta!

    é nóis! sem vacilão, sem mané…

    suave nave suave…

      1. Deve ser no…

        Deve ser no Aécio, Agripino, Geraldinho ‘chuchu’ Alckmin, FHC ‘trevoso’, Serra ‘preciado’, Paulinho da farsa, Caiado, o ‘probo’ e, por aí vai.

  25. Sifu

    Cunha sifu. 

    Tomou bola nas costas do Jacques Wagner. O nosso sionista baiano não é fraco não. Não é a toa que convive tranquilamente com o carlismo. Sabe dar e receber.

    O único problema dele é que ele pensa que terno é abadá.

  26. Atualizações sobre votação da câmara para o impeachment.

    “Não dá para simplesmente aplicar hoje a decisão de um Supremo no caso Collor que era praticamente inteiro formado por ministros indicados antes da Constituição de 88”, diz.

    Um exemplo disso é justamente a questão do voto fechado. Segundo Oscar Vilhena Vieira, professor de direito constitucional da FGV-SP, a eleição para escolha da Comissão Especial que deu o parecer no caso de Collor foi secreta.

    No entanto, nota ele, de lá pra cá houve uma evolução do debate jurídico e agora prevalece o entendimento de que todas as votações no Congresso devem ser abertas, salvo nos casos excepcionais em que está expressamente previsto na Constituição que o voto seja fechado – e a eleição para a Comissão Especial de impeachment não está entre elas.

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151216_stf_impeachment_ms 

    Excelente, Ministro Lewandowski :

    Lewandowski fez questão de esclarecer que o Supremo, ao julgar a ADPF 378 e estabelecer um roteiro para o processo de impeachment, não deixou margem para dúvidas. “O voto do ministro [Luís Roberto] Barroso [que foi seguido pela maioria] deixa bem claro que a decisão se refere à comissão do impeachment, não se refere a outras comissões.” A pontuação é importante porque a oposição ao governo Dilma já deu sinais de que pretende mudar o regimento interno e viabilizar a formação da comissão do impeachment no molde que foi rejeitado pelo STF: com eleição de chapa avulsa e votação secreta. 

  27. Lewando nocauteou o campeão

    Lewando nocauteou o campeão das malandragens e frustrou o PIG. Certamente a imprensa iria inventar muitas “interpretações” sobre esta reunião, que iria render artigos distorcidos, como sempre, do Merdal, do Reinaldo, editoriais, etc. O Bonner iria fazer cara de hipócrita indignado por algum suposto comentário do ministro e, claro, Cunha e sua turma iriam falar bobagens mil sempre a seu favor….. Mas Lewandowhiski acabou com eles. Nota 10 ministro !

  28. Lewandowski chamou a imprensa

    O presidente do Supremo não chamou a imprensa para se garantir contra o morto-vivo Cunha, mas para ela não poder mentir depois no noticiiário.

  29. O ministro Lewandowiski deu

    O ministro Lewandowiski deu uma verdadeira chinelada nessa turma de golpistas liderada por Cunha e Aécio. Ao chamar a mídia golpista para acompanhar a tal audiência, o presidente do STF deixou claro que: 1) não aceitaria pressão e chantagens comuns ao grupo de Eduardo Cunha; 2) não aceitaria interpretações de fontes secretas das falas por parte de uma mídia serviçal dos piores interesses; 3) o atual STF, apesar de Gilmar Dantas e do seu pupilo Tofolli, continua sendo o verdadeiro guardião da legalidade e da Cosntituição Federal. Claro que isso pode mudar, mas por enquanto a postura do STF contribui para devolver ao Brasil a tranquilidade necessária para a retomada do crescimento econômico, e para o afastamento da ameaça de golpes contra a democracia e contra os interesses da maioria do povo brasileiro. Parabéns ao presidente do STF, que mais uma vez mostrou coragem e altivez, diante de um escroque como Cunha e seus comparsas.

    1. É conviniente esse apoio ao STF

      Queria ver se as interpretações não tivessem favorecidos a Presidente Dilma, se alguém diria que a Corte Suprema era guardiã da Lei. Acompanhei toda a votação e me pareceu que a posição do Supremo teve um certo cuidado de dificultar a continuação do empedimento da presidente, dando ao senado poderes não claros na lei que trata do assunto e tirando o direito de uma chapa avulsa, deixando nas mãos dos líderes a escolha seletiva de quem bem quiser, isso para mim e encentivar a manipulação de resultado. O Voto do relator, para mim foi o mais sensato e menos parcial. 

       

  30.  
    … O ínclito e honrado

     

    … O ínclito e honrado ministro Ricardo Lewandowski poderia ter dado voz de prisão ao gângster psicopata e descompreendido [eduardo] ‘CU(nha)’ do ‘Aécio Furnas Forever’…
    Por enquanto a mensagem do jurista: homem de bem não conversa com moleque à porta fechada!
    A que ponto a maligna e [mega]corrupta oPÓsição ao Brasil vulgarizou o descaro!…

    … E os(as) bandidos(as) do PIG ficaram impossibilitados(as) de ‘vazar’ trechos da reunião!…

  31. LEVANDOWSKI GOLEOU

    Acho que nosso impoluto ministro copiou bem o camisa 9 do Bayern e, como dizemos no distante Ceará, ACUNHOU O CUNHA, mardando um golaço!!!

    Mas, discordando dos demais que querem a prisão desse morto que caminha. Acho que deveriam deixá-lo solto e prender apenas a Claudinha beleza e a filha. Daí será um baita castigo pro “dez pras duas”. Pense no desespero do omi!

     

  32.  
    O ínclito e impávido

     

    O ínclito e impávido jornalista Janio de Freitas “confirma o matuto: o nome do meliante *psicoPATA é mesmo ‘[eduardo] CU(nha) do Aécio Furnas Forever’”!…
    *[mais um reles] pato da FIESP do também golpista vulgar ‘[paulo] SKAFdeu-se’!

    #################################

    JANIO: AÉCIO ENVENENOU O AMBIENTE E CUNHA SE APROVEITOU

    Em balanço na véspera do Natal, colunista Janio de Freitas diz que Dilma Rousseff vai passar a festa menos ruim do que poderia prever há um mês; já Aécio Neves, constata que ele “trouxe, difundiu e incentivou o componente odiento, de esgares, de ameaças destruidoras, de passagem da política de pessoas furiosas para a fúria sem política contra pessoas”; segundo ele, o tucano “fez o envenenamento do ambiente” e quem aproveitou foi Eduardo Cunha

    24 DE DEZEMBRO DE 2015 ÀS 06:27

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/210840/Janio-A%C3%A9cio-envenenou-o-ambiente-e-Cunha-se-aproveitou.htm

  33. O comportamento do Presidente

    O comportamento do Presidente da Camara é tão ilogico e temerario que beira à loucura. O que ele alega como motivo para pedir a reunião é algo impossivel. Para esclarecer uma sentença tendo o esclarecimento efeitos juridicos o unico caminho no direito positivo brasileiro são Embargos de Declaração. Estes só são possiveis após a publicação do Acordão porque o que se pede nos Embargos é o esclarecimento de pontos que estão definidos no Aacordão. Sem esse Acordão é técnicamente impossivel entrar com Embargos porque estes dependem do que está escrito no Acordão.

    Então uma reunião com o Presidente do Tribunal não traria nenhum resultado pratico. Ficou evidente para todos que os objetivos eram criar confusão e factoides para turvar o ambiente em torno do impeachment e obliterar os holofotes sobre o processo no Conselho de Ética. Tudo isso parece obvio mas a ousadia é impressionante.

  34. Quando eu li que o Lewandowiski ia receber o Cunha

    Eu pensei, mas que merda o ministro vai fazer. Reunir-se com um canalha deste que deveria estar na cadeia em uma cela solitária.  Agora vejo que o Lewandowiski armou bonitinho para o canalha, que saiu com cara de bunda.  Mas é muito canalha este cara.  Vai demorar muito tempo para aparecer outro como ele.  O que temos de perguntar é como um país pode gerar um canalha deste.  Qauais os mecanismos que falharam que permitiram que isto acontecesse.  Alguma coisa de boa tem que ficar deste erro tremendo.

    Palmas ao Ministro. Vida longa a ele e vida curta ao canalha!

  35. Itamar Franco vs Antonio Carlos Magalhães

    O que o Lewandowski fez foi mais ou menos o que o Itamar fez com o ACM. Segundo o Fernando Morais, ” foi a única vez, em meio século de política, que acm levou um trançapé de alguém. mas hoje, parece, os fotógrafos não entraram…”

    Inesquecível a cara de surpresa do ACM e o riso amarelo de quem foi apanhado de calças curtas

  36. Audiência púdica.

    No futebol o que o Juiz Lewandovski fez tem a denominação de NÓ TÁTICO! Mas, cabe também, no caso em tela, frases daquela música, famoooooosa, cantada pelo Luiz Ayrão – O lobo da madrugada: “Você veio buscar lã. E saiu tosqueada. Ovelhinha da manhã. Sou o lobo da madrugada. só queria proteção. Com alguns milhões por mês…”

  37. Audiência púdica.

    No futebol o que o Juiz Lewandovski fez tem a denominação de NÓ TÁTICO! Mas, cabe também, no caso em tela, frases daquela música, famoooooosa, cantada pelo Luiz Ayrão – O lobo da madrugada: “Você veio buscar lã. E saiu tosqueada. Ovelhinha da manhã. Sou o lobo da madrugada. só queria proteção. Com alguns milhões por mês…”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador