Augusto Nardes recebia “mesada” e irmã de Aécio era operadora de propina, diz Corrêa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-deputado federal e ex-presidente do PP, Pedro Corrêa, delatou políticos da base e da oposição e o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, em acordo de investigação da Procuradoria-Geral da República.
 
O atual ministro do Tribunal, enquanto era deputado federal pelo PP, entre 2003 e 2005, teria recebido propina pelo deputado José Janene, morto em 2010, junto à Petrobras e outras estatais que tinham diretorias indicadas pelo partido. O montante recebido foi classificado por Pedro Corrêa como “mesada de Augusto Nardes”, em um dos capítulos da delação premiada homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Corrêa afirma que quando Nardes foi nomeado ministro do TCU, em 2005, um recibo que comprovava o pagamento de propina foi destruído para que não “prejudicasse a nomeação”, contou. De acordo com Corrêa, esse recibo era de valor “baixo”, entre R$ 10 mil e R$ 20 mil.
 
Além de Nardes, na delação de Pedro Corrêa tem os chamados “operadores de propina”. Na lista, está o nome de Andrea Neves, irmã e uma das principais assessoras do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que atuou no comando da gestão do tucano à frente do governo de Minas Gerais.
 
Depois da irmã de Aécio, também são citados como operadores Marcos Valério, e Benedito Oliveira, conhecido como Bené, investigado nas suspeitas de irregularidades na campanha de Fernando Pimentel ao governo de Minas, em 2014.
 
Na delação, um capítulo exclusivo é dedicado a irregularidades no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), como a aprovação da emenda constitucional que possibilitou a sua reeleição, em 1997. FHC contou com apoio financeiro do empresariado para aprovar o projeto, como Olavo Setubal, do Banco Itaú. “Olavo Setubal dava bilhetes a parlamentares que acabavam de votar, para que se encaminhassem a um doleiro em Brasília e recebessem propinas em dólares americanos”, diz trecho da delação.
 
Também há cinco anexos sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cinco sobre a presidente Dilma Rousseff. Lula é apontado por ter atuado em favor da nomeação de Paulo Roberto Costa na diretoria da Petrobras. O ex-presidente teria dito a José Eduardo Dutra, à época presidente da estatal, para acertar o nome de Costa, em 2004.
 
“Lula, eu entendo a posição do conselho. Não é da tradição da Petrobras, assim, sem mais nem menos trocar um diretor”, teria afirmado Dutra à época. De acordo com Côrrea, Lula respondeu: “se fossemos pensar em tradição, nem você era presidente da Petrobras, nem eu era presidente da República”, afirmou. De acordo com o depoimento, 15 dias depois da conversa, Costa foi nomeado na Petrobras e o PP destravou a pauta do Congresso Nacional.
 
Com informações da Folha de S. Paulo
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Acho que a nação brasileira

    Acho que a nação brasileira deveria fazer uma petição pública, obrigando o Janot e Moro aceitarem a deleção “definitiva”, defendido pela Odebrecht.

    Se queres passar o Brasil a limpo chegou a hora !

    Nada de omissão

  2. Como pode um ANTI PETISTAS

    Como pode um ANTI PETISTAS RAIVOSO , conhecido principalmente pelos Gaúchos ha décadas, estar à frente de Órgão como o TCU????  Virou palanque político? RUA para esses verdadeiros

    corruptos

  3. Entendi bem? O PP fez

    Entendi bem? O PP fez chantagem? Nomeie o Paulo Roberto Costa e nós destravamos a pauta!!! Que FHC estava no bolso dos Marinhos(e agregados*), ja sabiamos, mas quais eram os interesses do Itau? Seria o PROER? Qunato o Santander teria desembosado? Teria o Moro aberto a caixa de pandora brasileira? Se ele não conseguir fechar ele vai ser engolido por ela. Com foi que chegamos até aqui? Será que foi apenas porque a nossa elite esta encontrando seus porteiros em Paris? Por causa das Gessicas? Por que não tem mais feijoada na ponte aerea Rio-SP? Acho que notaram que estavamos limpando o sangue VERMELHO da nossa bandeira verde e amarela.

     

     

    * agregados: o resto da grande midia.

    1. O BC, o Banestado

      O interesse do Itau?

      Mandar no Banco Central.

      A maior privataria tucana não foi a Vale nem as Teles, foram os bancos estaduais privatizados. Ali privatizou-se o próprio dinheiro, a poupança nacional, o governo perdeu definitivamente a capacidade de regular os juros, ficando refém do dito mercado que, no Brasil, não passa de um cartel de bancos, muito pior do que das empreiteiras.

      O itau ficou com diversos bancos estaduais. Benge, Banestado etc

      1. E a SELIC chegando a 45% a.a.?

        Não é uma bela moeda de troca?

        Paga US 200 mil por deputado e recebe de volta uma SELIC de 45%; nem traficando drogas ganhariam tanto dinheiro!

  4. E isso é o estrago que só UMA

    E isso é o estrago que só UMA grande empreiteira pode fazer. Imagina se todo mundo resolver falar…

    Querem saber? É melhor a gente nem saber tudo o que acontece nos bastidores, porque se tudo vier a tona chegaremos a um só terá conclusão: devolver o Brasil aos indígenas (e porque não? Já que tratamos tão mal esse pais), e começar tudo de novo.

  5. Antes de ouvir, não é possível juízo de valor

    A priori o MP NÃO PODERIA RECUSAR A DELAÇÃO DA ODEBRECTH, pelos motivos alegados, A MENOS QUE O MP TENHA UMA PAUTA QUE CONSTRUTURA TERÁ QUE SEGUIR OU NOMES QUE ELA TENHA QUE DELATAR!

    O que seria coação, crime!

  6. Silencio total na

    Silencio total na midia-porca, então banco mais raivoso contra o PT e aliado da ambientalista de boutique financiou a reeleição do principe dos ociólogos que vive querendo dar lição de moralidade, e que logo logo a ex amante irá depor e mostrar os documentos que comprovam que ele pagava pensão a ela por uma empresa de fachada e que a irmã mandava até irmão, o do tcu recebia um “porfa”, tudo isso não é novidade para nós, e parece que não interessa muito, aliás cade o Lula nessa lista????

  7. A diferença na relevância das delações e das notícias

    Aecio e é delatado por propinagem controlada pela maninha em sua gestão (dindin$)

    Nardes por mesada (dindin$)

    FHC por compra de votos pública e confessa, admtida até por ele próprio em entrevista (dindin$)

    Lula é mencionado por uma frase relacionada à uma indicação política para destravar votações no Congresso, notando-se que Costa não tinha “bandido” escrito na testa, e só foi ser descoberto 10 anos depois.

    Ou seja, a delação de todos na lista, exceto o Lula, envolve DINHEIRO, PROPINA, direta e explicitamente, e a do corcitivado ameaçado de prisão sem crime uma mençaõ de conversa política, sem NENHUM tusta envolvdo.

    Adivinhem qual será o destaque na míRdia?

    Não dou doce porra nenhuma, pois sei que todos vão advinhar e eu não sou padaria…

  8. Quando Moroengueira que não é Kid vai prender Olavo Setubal?!

    Querem prender o Lula por causa de pedalinho e não vão prender o Seu Tubal por comprar o Congresso Nacional para alterar a Constituição CASUISTICAMENTE para beneficiar um presidente PARÇA da “sua” República?

    Quero ver os caras em roupas de guerra, camufladas como no Iraque, com bazucas e metralhadoras, helicópteros e câmeras levando o dono do (vai tomar no) Itaú e chefe da Blablá algemado, às 6:00h da matina para a vara de Anusritiba, com direito à escala em Congonhas.

    É o que deve exigir um cidadão que frequenta domingueiras da av. Couxista, “contra a corrupção”!

    Quero ver o “herói” da moralidade nacional, seus MPfettes e PFettes, que “vão varrer a corrupção”, colocar o Olavo defecando de cócoras por 9 meses até fazer uma delação “premiada”

    Quando ele fizer isso, vou começar a acreditar que não é um juíz parcial, ilegal, futriqueiro e nefasto para a nação brasileira.

    Vamulá, “lider da Forbes”, mostra quitué macho!

  9.  
    Olha o furnão de novo,

     

    Olha o furnão de novo, pessoal. Há anos venho escutando essa história da lista de furnas, o que atualmente podemos dizer sem medo de errar: Furnas, furnão! Desconfio que só não pegou de vez, o furnão, porque lá sempre foi o ninho de tucanos. 

    O juiz lá da provincia, opa, olha preconceito com o interior. Melhor, lá do Paraná. Ele gosta de alegar aquele surrado principio do direito adminsitrativo: a tal publicidade. Publicidade só quando lhe convém, infelizmente. Como pode alegar tal princípio se demorou mais de mês para divulgar uma lista que contempla seus apoiadores tucanos  e demos,  enquanto gastou menso de duas horas para entregar horas de conversas grampeadas irrugularmente, para a Globo? 

    Realmente, o senhor Moro não tem tanta moral quanto julga a ter. Pois até hoje não assinou nada pedindo apurações acerca do furnão de Furnas, mesmo com tanta evidência caindo do céu como frutas amadurecidas caem de suas árvores durante um vendaval!

    Se o Sérgio Moro fosse tão correto e preocupado com o verdadeiro combate a corrupção jamais patrocinaria atos coniventes com a corrupção de Furnas, o furnão tucano, pra contrariar a multidão da Paulista, dos domingos matinais! 

    Queria ver o Moro partir pra cima do furnão, com a mesma metrica que vai a caça de Lula. Também adoraria assistir ao Procuadores lavados partindo pra cima do furnão de Furnas. 

    Como até o presente momento nem o Moro, nem os lavados procuradores da provincia, esboçaram qualquer reação ao rigoso inverno de informações peremptorias de roubalheiras praticas nas margens de Furnas, ou melhor, furnão. Acreditgo que esses hérois moralistas sabem que, lamentavelmente, seus poderes vão até certo ponto, por imposições globais. 

    Dura realidade para os mortais lavadores de sujeira condicionada!

     

  10.  
    Olha o furnão de novo,

     

    Olha o furnão de novo, pessoal. Há anos venho escutando essa história da lista de furnas, o que atualmente podemos dizer sem medo de errar: Furnas, furnão! Desconfio que só não pegou de vez, o furnão, porque lá sempre foi o ninho de tucanos. 

    O juiz lá da provincia, opa, olha preconceito com o interior. Melhor, lá do Paraná. Ele gosta de alegar aquele surrado principio do direito adminsitrativo: a tal publicidade. Publicidade só quando lhe convém, infelizmente. Como pode alegar tal princípio se demorou mais de mês para divulgar uma lista que contempla seus apoiadores tucanos  e demos,  enquanto gastou menso de duas horas para entregar horas de conversas grampeadas irrugularmente, para a Globo? 

    Realmente, o senhor Moro não tem tanta moral quanto julga a ter. Pois até hoje não assinou nada pedindo apurações acerca do furnão de Furnas, mesmo com tanta evidência caindo do céu como frutas amadurecidas caem de suas árvores durante um vendaval!

    Se o Sérgio Moro fosse tão correto e preocupado com o verdadeiro combate a corrupção jamais patrocinaria atos coniventes com a corrupção de Furnas, o furnão tucano, pra contrariar a multidão da Paulista, dos domingos matinais! 

    Queria ver o Moro partir pra cima do furnão, com a mesma metrica que vai a caça de Lula. Também adoraria assistir ao Procuadores lavados partindo pra cima do furnão de Furnas. 

    Como até o presente momento nem o Moro, nem os lavados procuradores da provincia, esboçaram qualquer reação ao rigoso inverno de informações peremptorias de roubalheiras praticas nas margens de Furnas, ou melhor, furnão. Acreditgo que esses hérois moralistas sabem que, lamentavelmente, seus poderes vão até certo ponto, por imposições globais. 

    Dura realidade para os mortais lavadores de sujeira condicionada!

     

  11. Corruptos e chantagistas.

    Quinze dias depois o PP destravou a pauta no Congresso… O PT tem governado desde sempre sob chantagens de congressistas. Está aí o ódio que dedicam à Dilma… Cada vez mais admiro a honestidade de Dilma!  Eis o motivo de não deixá-la governar há um ano. Concluo que os que avidamente pedem seu  impeachment, têm muito a esconder sentem a falta das benesses. Quem quer o afastamento da Presidenta é inegavelmente suspeito. Vejamos a Lista!!!

     

  12. O crasso erro do PT: querer

    O crasso erro do PT: querer correr atrás de ladrão munido de baleadeira (estilingue) com munição de mamona (frutos). E os caras com fuzis e pistolas israelenses, foguetes russos, tanques americanos…

    RESULTADO: Ladrão pondo honestos na cadeia sob acusação de roubo e com um monte de tolos e malandros a pedir o apedrejamento.

    É impressionante: ainda não vi um chamar o PT de ladrão pra não ser… ladrão. No mínimo sonegador de impostos; no mínimo. Êta inversão de valores da peste!

  13. E ela caiu direitinho na ratoeira armada pelo PIG.

    Já no primeiro mandato Dilma caiu na ratoeira que lhe foi armada.  Ela foi instigada, não somente a ser  honesta como parecer honesta.  A imprensa começou devagar. Um ministro aqui, outro ali. A imprensa jogava dúvida sobre a honestidade de Dilma e ela mais do que depressa destituia seu ministro.  Comprou paçoca com cartão corporativo?  Rua!!.  E ela vestiu a roupa de incorruptível, ao preço de cada vez mais se isolar. Não agiu só.  Ela teve o inestimável apoio do Zé da justiça.  Ao mesmo tempo que se expunha e se isolava, não fazia nada contra os desmandos da imprensa.  Até tolerou o caso da sonegação fiscal da Globo, quando teve todas as oportunidades para cortar a cabeça deste monstro. Pouco a pouco foi ficando só, chegando ao ponto de se isolar do povo devido sua política enconômica anti popular.  Já ví péssimos políticos em minha vida, mas a Dilma é um caso de estudo. Por absoluta falta de opção fomos levados a reelegê-la. Ela é nossa mala sem alça e desta mala depende hoje a continuidade da democracia popular no Brasil. Assumamos nossa mala.

    Frases que, independente do desfecho, ficarão marcadas em nossa memória:

    1-Lutar contra a corrupção, doa a quem doer.

    2-Que não sobre pedra sobre pedra!

    3-Este governo é Republicano e não interfere na acão da PF.

    4-A PF tem autonomia para fazer o que quiser.

    5- Estamos fazendo uma Revolução Republicana

    6- Estamos refundando a República no Brasil.

    Uma grande piada de mal gosto.  Quem quiser realmente combater a corrupção no Brasil, tem que fazer  uma Revolução Popular e colocar alguns milhares dos maiores corruptos na forca. Os pequenos não pode. Se fizer isto não sobra um diretor de estatal, um reitor de universidade, um empresário, um vereador, não sobra ninguém. E tudo isto para que em poucos anos novos corruptos tomem conta de tudo novamente.

    Vai Dilma, vai ser gauche na vida.

  14. MAS É CLARO QUE É GOLPE!
    ENGANAR É … FAZER VOCÊ ACREDITAR QUE NÃO SEJA GOLPE, PORQUEÉ GOLPE!ISTO SIM É ENGANAR! ISTO SIM É GOLPE! E eu me explico, se interessar a você saber:“Seria um golpe? É si, é um golpe de estado”> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/30/seria-um-golpe-e-sim-e-um-golpe-de-estado/ SABOTADORES, TRAIDORES, GOLPISTAS, LADRÕES REUNIDOS PARA DERRUBAR A ÚNICA HONESTA NESTE COVIL!

    https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/31/enganar-e-extra-homenagem-a-manipuladora-maior/

    VAMOS MOSTRAR A NOSSA CARA.

    ‪#‎ÉGOLPE‬
    ‪#‎BRASILCONTRAOGOLPE‬
    ‪#‎RENUNCIATEMER‬

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador