Contraponto à Lava Jato: como caminham as investigações contra o PSDB e Maluf

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Enquanto a Operação Lava Jato avança, gradativamente, com mais seletividade rumo ao governo e partidos políticos aliados, investigações de esquemas envolvendo oposições ou antigos caciques da política recebem o manto da blindagem em ninho paulista. Os casos mais recentes dão conta do deputado federal e ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf (PP-SP), e dos envolvidos na Operação Alba Branca, como é chamada a investigação de contratos superfaturados de merenda escolar do governo de Geraldo Alckmin (PSDB).
 
No primeiro dos exemplos, Maluf, no auge dos seus 84 anos, carrega um histórico considerável de acusações, denúncias e julgamentos por corrupção. Mas no Brasil, ainda não figura contra o parlamentar nenhuma condenação por prática dolosa (quando há intenção) ou enriquecimento ilícito. Já no exterior, Paulo Maluf foi condenado a três anos de prisão pela Justiça da França, por lavagem de dinheiro em grupo organizado. 
 
A condenação por lavagem de dinheiro, entre 1995 e 2005, determinando também o confisco de 1,8 milhões de euros e multas que somam 500 mil euros, ainda tem chances de recurso e não tem efeito de condenação dentro do Brasil. Mas tampouco é o único processo internacional contra o deputado. 
 
Em 2007, o tribunal de Nova York, nos Estados Unidos, também determinou um mandado de prisão internacional, ainda válido, contra ele, pelos crimes de desvio de mais de US$ 11 milhões em fundos públicos brasileiros que teriam sido transferidos para uma conta em um banco norte-americano. O processo fez incluir o nome do político na lista da Organização Internacional de Polícia Criminal, a Interpol. 
 
Enquanto isso, no ano de 2005, no Brasil, Maluf foi preso preventivamente por lavagem de dinheiro e evasão de divisas, mas posteriormente inocentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por considerar que sua saúde seria frágil para permanecer preso. 
 
A única sentença condenatória que pesou contra o deputado foi no episódio Paulipetro, obrigando-o a restituir o Estado de São Paulo no montante perdido estimado em 716 milhões, apenas na parte que cabia a Maluf. Mas a ação ainda está sujeita a agravos e medidas cautelares e pode ser esvaziada por ação rescisória enviada por seu advogado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
A Justiça brasileira também tem em mãos diversos documentos que indicam uma movimentação de US$ 446 milhões em contas em seu nome no exterior. 
 
Mas em mais uma conquista recente do ex-prefeito e deputado, o seu nome e o de seu filho Flávio foram retirados da lista pública de pessoas procuradas pela Interpol. A exclusão teria ocorrido há um mês, mas Maluf não quis revelar como conseguiu que fosse retirado dos procurados internacionais.
 
“Estou fora do mensalão, fora do petrolão, fora da Lava Jato, não estou no Panama Papers e votei a favor do impeachment. Agora, saí da lista vermelha da Interpol. Só falta o papa Francisco me canonizar”, ainda brincou o deputado, ao jornalista André Shalders, do Uol.
 
Ao ser questionado se achava justo ser canonizado, seguiu: “Por tudo que fiz pela cidade de São Paulo, acho que eu mereço. Amanhã, 12 de abril, completo 49 anos de vida pública. Em 12 de abril de 1967 fui nomeado presidente da Caixa Econômica Federal. Tenho muitos serviços prestados”, disse, em declaração após a sessão da comissão do impeachment.
 
Apesar de não querer explicar como conseguiu retirar seu nome da Interpol, uma das possíveis justificativas é que no ano de 2010, após ser acusado pela promotoria de Nova Iorque de movimentar ilicitamente milhões de dólares no sistema financeiro internacional, Paulo Maluf ainda se encontrou no direito de processar o promotor norte-americano Robert Morgenthau, por considerar que o alerta vermelho do órgão foi emitido de maneira ilegal. A ação, ainda que inconclusa, pode ser o motivo da exclusão de seu nome.
 
Com o feito, o deputado já faz planos com a liberdade de passear novamente pelo exterior: “vou tirar uns 15 dias em julho. No inverno, gosto de ir para a Argentina, para Bariloche. Também posso ir para Punta del Este, no Uruguai”.
 
O segundo dos exemplos de “conquistas” por liberdade em investigações de corrupção é o desfecho daquilo que ocupou as manchetes do dia 19 de janeiro, com pouco destaque, quando foi deflagrada a primeira fase da Operação Alba Branca. 
 
Mais de dois meses após serem cumpridos mandados de busca e apreensão em 22 prefeituras paulistas, suspeitas de fraudar licitações da merenda escolar nos últimos dois anos, a segunda fase prendeu o ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Leonel Julio (antigo MDB), pai do suposto lobista do esquema; o presidente da Univesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Sebastião Misiara; os lobistas Aluísio Girardia e Joaquim Geraldo; o diretor da Coaf, Carlos Eduardo da Silva e os vendedores da Coaf, Emerson Girardi e Luiz Carlos da Silva Santos.
 
Nas prisões, a principal mira era, na verdade, o atual presidente da Assembleia paulista, Fernando Capez (PSDB), citado como destinatário de propina por ex-dirigentes da Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), apontada como a responsável pelo esquema. O deputado nega as suspeitas.
 
Além de Capez, também são citados na Máfia da Merende o Secretário de Logística e Transportes, Duarte Nogueira (PSDB), o ex-chefe de gabinete da Educação dos governos tucanos de José Serra e Geraldo Alckmin, Fernando Padula; o ex-secretário da Educação, sucessor de Padula na pasta tucana de Alckmin, Herman Voorwald; o ex-chefe de gabinete da Casa Civil de Alckmin, Luiz Roberto dos Santos; e o deputado federal e presidente estadual do PMDB, Baleia Rossi.
 
Mas a novidade é que todos os sete presos no dia 29 de março já foram soltos.
 
O último a deixar a prisão foi o lobista Joaquim Geraldo Pereira da Silva, na última quinta-feira (07), quando venceu o prazo de prisão temporária, que não foi estendido. Joaquim é apontado como o intermediador de contratos e emitia notas fiscais falsas para o esquema fraudulento, diz a investigação. Em depoimento na delegacia de Bebedouro, uma das cidades envolvidas, negou envolvimento com o grupo criminoso.
 
Também já tinham sido liberados Sebastião Misiara e Emerson Girardi. Os promotores do Ministério Público de São Paulo, que analisa o caso, informaram que a Operação prosseguirá com a análise da documentação e dos computadores apreendidos, apesar de os depoimentos já terem sido concluídos. No dia da prisão dos suspeitos, o promotor Leonardo Romanelli garantiu que nenhum esquema de corrupção ocorreria “sem que no final da ponta houvesse um agente público para garantir a contratação da Coaf e receber o dinheiro da propina”. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Maçonaria. Ou sei lá!! Opuz
    Maçonaria. Ou sei lá!! Opuz day. O cara rouba , o advogados defendem, o juiz liberta e a mídia encoberta.
    Isso acontece no mundo todo e até nas cidades mais pequenas. Grupo fechado. Olha esse cara Gilmar Mendes, janot,Renan, Temer, cunha. Um amigo me falou que é banda adormecida e que a instituição é nobre.

    1. é coisa grande…

      Maçonaria não é não, é coisa  grande. Estão em todos os lugares. Não vejo saída sem apoio internacional e união incondicional e forte do povo trabalhador. Digo isto porque o inimigo conhecido  é o nealiberalismo, este esta´presonificado em várias instituições (e homens públicos, que seja), mais notoriamente o judiciario, PGR, Tio Sam e Globo. *Oposição e muitos politicos estão como sempre estiveram: na conhecida lama suja…

  2. “A exclusão teria ocorrido há

    “A exclusão teria ocorrido há um mês, mas Maluf não quis revelar como conseguiu que fosse retirado dos procurados internacionais”:

    Delatando nomes, atos, e contas de brasileiros para que eles sejam perseguidos internacionalmente…  quando for interessante pros Estados Unidos.

  3. Ou seja, vale o q está na

    Ou seja, vale o q está na mídia e não a realidade. O atual governador de SP reelegeu-se com mais de 50% dos votos, pois vale o q a mídia noticia e não a realidade das ruas. Mesmo em bairros em que sofreram muito com a crise hídrica houve votação altíssima no Alckmin. Ou seja, mesmo tendo um impacto direto no dia a dia as pessoas votaram em quem foi responsável por problemas de abastacimento de água, péssimo transporte, segurança e por aí vai.. O Maluf sempre foi rejeitado por todos até a mídia lançou o slogan Roupa Mas Faz..

    1. Seu comentario ta bem

      Seu comentario ta bem confuso, mas vou parar na primeira confusao sua:

      “vale o q está na mídia e não a realidade”

      Nao “ta na midia” nao.  O assunto eh a respeito de milhares -algumas dezenas contra Maluf- de processos de corrupcao parados no judiciario.

  4. Brasil é um país surreal

    Brasil é um país surreal mesmo: muitos dão o PT como Organização Criminosa. Só que os criminosos são do DEM, PSDB, PP, PSD, PMDB………

    Hoje mesmo numa loja de construção desta “loura desposada pelo Sol” sustentei um pequeno entrevero com algumas passantes acerca dos temas atuais da política, em especial o impeachment.

    Estávamos indo bem até a intervenção de um “enxerido”. Tese do rapaz: “todos os partidos roubaram; mas o PT roubou por eles todos juntos”. 

    Cuma? Cuma? Indaguei olhando nos olhos do cidadão. Então vamos materializar esse troço. Pergunto: 1º) Quem roubou no PT

    Ah, retruca o abestado, o Lula, o Zé Dirceu, os filhos do Lula. 

    Mesmo? “Trepliquei”:pois me informe: a) Como. b) Onde  e c) Quanto. Na sequência enumerei a evolução(inexplicável) do patrimônio de inúmeros políticos da situação e da oposição. Incluindo, claro,  Paulo Maluf. Um corrupto-cínico(ou será um cínico-corrupto?). 

    O cabra meteu o rabo entre as pernas e se mandou.

    Em verdade, em verdade, vos digo: toda essa retórica envolvendo corrupção não passa de uma tremenda HIPOCRISIA! Trata-se da instrumentalização de uma prática – condenável – no debate político-ideológico. Afinal, que argumentos sacar para combater governos que reduziram as iniquidades sociais, priorizaram políticas públicas de caráter abrangente, “republicanizaram” as instituições civis, e tantas coisas mais, se não os de cunho moralista? 

    Sem contar – eis o paradoxo dos paradoxos se confrontado com essa acusação – que criaram mecanismos para combater a corrupção, incluindo o prestígio e a operacionalidade das instâncias responsáveis pelo mister. Por esse detalhe deveriam acusá-los também de masoquistas empedernidos. 

    O PT não roubou. Apenas se utilizou de uma estratégia de cooptação com foco nos políticos visando a tal de governabilidade se esquecendo que lidava com cobras criadas. 

    Deu no que deu: foi “desvirginado” e o estuprador  colocou(coloca ainda) a culpa na donzela. Mais;  “QUENGAS” arrombadas como as do PSDB(tucanos) ainda apelando para o discurso demagógicos e hipócritas evocando supostas virtudes castas. 
     

     

    1. DESESPERO GLOBAL

      JB Costa. O maior problema chama-se REDE GROBO DE TV. A reporter Cristiane Lobo da Globo News mandou mensagem de Brasilia para outra jornalista chamada Helem, preocupada com a corrupção do PT, mandando espalhar o boato que está sendo oferecido R$1.000.000,00 para vbotar contra o impedimento e R$ 400.000,00 para faltar na sessão. E pede para todos irem pasra a rua contra a democracia. Cachorrada….

  5. Se alguém deseja deseja lavar

    Se alguém deseja deseja lavar dinheiro, procura a Mossack Fonseca e os paraísos fiscais. Mas, se deseja enriquecer-se com dinheiro de corrupção, ingressa no PSDB e arranja um cargo no governo do estado. Passará, então, a ter a facilidade da merenda escolar, os trens da CBTU e do Metrô, as obras do rodoanel, etc. Entre todas as “facilidades”, a merenda escolar é a mais divertida. Enganar o povão que necessita de transporte não tem muita graça, porque tirar merenda da boca das crianças é muito mais prazeroso, dá tesão.

    1. se alguém deseja…

      Caro Cafezá: o que a mídia,  em grande parte beneficiaria e comparsa desta centro esquerda que se instalou no poder há 25 anos, desde MDB, passando por PSDB, chegando a PT e seus asseclas,  não diz é que “todos” fizeram carreira política a partir de SP, sob o manto da “honestidade” combatendo Paulo Maluf. E a verdade surgiu. Demorou mas apareceu. Não dá para enganar a todos, o tempo todo. Creio que todos os juízes de 2.a instância, desembargadores empossados pelos governadores de centro esquerda nos estados, e mais todos os Ministros do Supremo Tribunal Federal  indicados por FHC, Lula e Dilma, fizeram um acordo para simplesmente ignorar Paulo Maluf e perseguir gente de ilibada honestidade como José Dirceu ou José Genoino. Ou todos os assombrosos casos de corrupção dos governos PSDB e PT , são factóides da grande mídia, com interesse de proteger o ex-governador. A Siemens fez um acordo de leniência acusando de corrupção sistemática os governos de SP desde Mario Covas, passando por Serra e Alckmin com este intuito também. Mas tem a Justiça americana e da França que condenaram Maluf ? Por um crime que ele não cometeu. Lavagem de dinheiro no Brasil no qual não foi condenado. Mas o 1.o Mundo é tão evoluido, que condena o assassino antes mesmo do assassinato. Vocês já viram isto na história mundial? Resumindo,  Paulo Maluf  deixará uma empresa com mais de 1 século, com mais de 16.000 funcionários (cerca de 25.000 somente na última década) , que recolhe quase meio bilhão de reais de impostos por ano. Será que PT e PSDB deixarão alguma empresa brasileira ainda viva?

  6. E por falar na Operação Alba Branca

    Capez esfregou o indicador e o polegar das duas mãos, diz delator sobre propina:

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/capez-esfregou-o-indicador-e-o-polegar-das-duas-maos-diz-delator-sobre-propina/

     

    Googlada sobre o caso:

    https://www.google.com.br/search?gbv=2&q=Opera%C3%A7%C3%A3o+Alba+Branca+capez&oq=Opera%C3%A7%C3%A3o+Alba+Branca+capez&gs_l=serp.3…534.1620.0.1862.6.6.0.0.0.0.140.666.3j3.6.0….0…1c.1.64.serp..0.2.241.uQu7uXigPJg

    1. Golpe Judiciático

      Vamos pressionar os deputados até a última hora, mas ao mesmo tempo essa votação do domingo deve ser descaracterizada e tratada apenas como uma ópera bufa, porque o golpe judiciático já foi dado! A arena da luta se dará distante do congresso das ratazanas e também do judiciário!

  7.  Só gostaria de comentar a

     Só gostaria de comentar a respeito do direito com Flavia Piovesan professora e jurista entrevistada no post Por que se discute o impeachment.? Ou seja sempre tem um “jeitinho” de só se apurar e punir o que se quer no sistema jurídico brasileiro.

  8. Ficha limpa enferrujada

    E todo mundo acreditou que a Ficha Limpa era pra pegar Maluf, mas só vai pegar o Lula…

    Quem acreditou nela acredita até em Papai Noel…

  9. MÍDIAS OFICIAIS E ALTERNATIVAS SÃO CÚMPLICES DA CORRUPÇÃO!

    A RAIZ DA CORRUPÇÃO ESTÁ NO JUDICIÁRIO!

    Ela começa no primeiro grau, e se estende aos tribunais. Em países mais democráticos o povo elege seus juízes, promotores, e delegados, junto com os políticos; e também pode cassá-los, iniciando o processo de RECALL com seus ABAIXO ASSINADOS. Juízes e promotores, como esses da reportagem, seriam cassados imediatamente!

    Existe um projeto de lei em tramitação, que pode ser rejeitado a qualquer momento no congresso. É a

    PEC 21/2015,

    que introduz nosso direito de convocar RECALL para os políticos, e também REFERENDO para derrubar leis indesejadas, como a da terceirização do trabalho, e da entrega do Pré Sal. Esse seria o primeiro passo para avançarmos a uma democracia, onde o povo exerça o controle externo do judiciário. Se não for através do RECALL, pelo menos através da eleição dos juízes do CNJ, Conselho Nacional de Jusitiça, órgão que recebe e julga reclamações sobre os juízes.

    Como ninguém na mídia brasileira aborda o tema, seja nas oficiais, ou nas alternativas, assim como os grandes movimentos sociais ligados a partidos e políticos; concluímos que existe uma ampla conivência no país, para que tudo permaneça do mesmo jeito. O que é lamentável…

    Confiram como funciona o judiciário do MUNDO DESENVOLVIDO:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/649128891889443/?type=3&theater

    E não apenas deixam de tocar no assunto, como também nos impedem de abordá-lo. É assim no Brasil 247, Viomundo, Brasil de Fato, Diário do Centro do Mundo, etc. Apenas em sites de notícias mais independentes, como o GGN, encontramos espaço para tratar da questão.

    Vejam como se exige a PEC 21/2015:

    https://youtu.be/x_ZbmgmMTBc

    https://youtu.be/RMPih7oZkX4

  10. E pensar que Maluf disse. . .

    E pensar que Maluf disse que: “Votaria a favor do impeachment porque está “enojado” com a corrupção no Brasil”. Nojo sim dá ver tanta hipocrisia, pois Paulo Salim Maluf é tido como um dos políticos mais corruptos que já apareceu neste país.

  11. UM PAIS ONDE OS CORRUPTOS SÃO

    UM PAIS ONDE OS CORRUPTOS SÃO MAIORIA NOS 3 PODERES, NÃO TEM COMO SE RESPEITAR A CONSTITUIÇÃO…!

    VEJO UM GOLPE-AVISTA, E PIOR DE TUDO: VEJO UMA SOCIEDADE OMISSA A TODOS ESSES ACONTECIMENTOS SEM NENHUMA REAÇÃO.

    NO FUTURO BEM PROXIMO, TEREMOS UM RESULTADO DEVASTADOR…!

    ESSE PODE SER O PRINCÍPIO DE UMA GUERRA CIVIL…!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador