Defesa de Lula estranha a curiosa “certeza” de Merval

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva soltou nota criticando o jornalista Merval Pereira, que solta críticas ao vento sem se informar melhor sobre o que fala. No caso, pedem que Merval faça uma leitura dos argumentos de defesa de Lula com a mesma acuidade que faz a de acusação, peça que os advogados de defesa ainda não tiveram acesso. Para a defesa, Merval se esmera em transformar o jornalismo em algo parcial, com lado e partido.

Os advogados criticam Merval, dizendo que “deveria dedicar à leitura dos argumentos da defesa” de Lula “a mesma acuidade que revela dispor na reprodução de argumentos de cunho político de alguns membros da Lava Jato em relação ao ex-Presidente, inclusive antecipando muitas vezes o juízo difamatório, antes mesmo que os advogados tenham tido acesso à peça oficial de acusação”. Na nota, diz-se que isso revela um padrão sistêmico, “o texto de hoje (6/8/2016) assinado por Merval em O Globo, nega a imparcialidade esperada do jornalismo de boas práticas e apenas reafirma seu alinhamento à ‘politização da justiça’, como sintetiza em seu título — posição já defendida por Merval em coluna publicada em 04/05/2016”.

A nota rebate a acusação de que Lula esteja fugindo da Justiça, ou mesmo desdenhando ou interpondo-se contro “o necessário combate à corrupção” quando o que faz é lutar por seus direitos e garantias. Ele também não procura criar cenário para pretenso “asilo político” ou “refúgio”, como alardeia Merval, no momento em que os advogados de defesa partem em busca da subscrição de Geoffrey Robertson para a petição encaminhada ao Comitê de Direitos Humanos da ONU sobre “seus direitos violados no Brasil”.

Robertson, lembra a nota, é uma figura de reputação ilibada como profissional na defesa dos direitos humanos. No mesmo dia das falas de Merval, ele dá à Folha uma declaração que espera que “a possível discussão sobre o caso nas Nações Unidas mostre ao Brasil que o País precisa mudar a forma como lida com alegações de corrupção”. Robertson não está defendendo uma caça às bruxas, diz a nota, mas sim a busca pelo real direito de Lula de ser “julgado por um juiz imparcial, que não esteja envolvido em ações da polícia ou do Ministério Público contra ele”.

Segundo a nota, Robertson afirmou que um país tem muito a se beneficiar quando “suas leis e procedimentos estão sujeitos ao escrutínio internacional para que atendam aos padrões internacionais de direitos humanos”. O próprio Geoffrey diz que o Reino Unido muito se beneficiou por suas leis terem sido reformadas pela Corte Européia de Direitos Humanos, e o mesmo se deu em Portugal. “O Brasil herdou o sistema português antes da reforma, e o Comitê pode apontar onde é preciso mudar para torná-lo mais justo e eficaz”, diz.

“Sem o necessário rigor técnico, Merval tenta mais uma vez desqualificar a peça que argüiu a suspeição do juiz Sérgio Moro, afirmando que Lula tenta criar ‘um clima de suspeição sobre Moro’. A defesa já arrolou fatos concretos que deixam inequívoca essa suspeição, que decorre, dentre outras coisas, pelo fato de o juiz: (i) ter feito 12 acusações contra o ex-Presidente em documento encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 19/03/2016; (ii) ter privado a liberdade do ex-Presidente por meio não previsto em lei (condução coercitiva); (iii) ter monitorado a defesa técnica do ex-Presidente; (iv) ter usurpado a competência do STF levantado o sigilo de conversas interceptadas de ramais usados pelo ex-Presidente, conduta que a lei define como criminosa; (vi) ter participado de lançamento de livro sobre a Lava Jato, com os direitos autorais já vendidos à Netflix para a produção de uma séria, que coloca do ex-Presidente no “centro” da operação; (vii) ter participado de diversos eventos com políticos que atuam em campo político antagônico ao ex-Presidente; (viii) ter  decretado inúmeras medidas cautelares injustificadas”, pontifica a defesa na nota.

Além disso, cita a peça divulgada no dia 5 pelos procuradores da República da Lava Jato, que teve por objetivo apenas produzir manchetes em jornais e revistas.  “Além de as afirmações ali contidas serem absolutamente impertinentes em relação ao assunto em discussão – a competência da Vara de Curitiba para investigar supostos fatos ocorridos no Estado de São Paulo – o próprio jornal O Globo reconhece, como registrado em outra reportagem (pág.3) da edição de hoje que “os investigadores não trazem novas provas sobre a participação do ex-presidente no esquema criminoso que atuou na Petrobras“. É o próprio jornal desdizendo o que Merval trata como verdade absoluta!”, rebate.

E a defesa finaliza a nota afirmando ser curiosa esta certeza de Merval, que “trata com tranquilidade o ‘cronograma’ de desenlace das ações que ele dá como certas para Lula. Diz que, ao final das Olimpíadas (claro, para não comprometer os investimentos das Organizações Globo com o evento), são esperadas ‘consequências concretas’, que coincidirão ‘também com o final do julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff’. Embora escandalosas, tais afirmações já não mais causam surpresa, partindo de quem partem. Mas não deixam de se constituírem como prova do irrefutável alinhamento entre segmentos da mídia e alguns membros da Operação Lava Jato, tal como já consta no comunicado dirigido à ONU”, terminam.

Os advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira assinam a nota.

Seria muito bom que o jornalista pudesse rebater a nota com fatos concretos, para que outros veículos pudessem ter acesso a tantas certezas.

 

 
Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não estamos diante de luta

    Não estamos diante de luta contra a corrupção e sim luta de classes. Temos uma elite prá lá de atrasada, a mais azeda e ranzinza do mundo. Se tivessem um mínimo de inteligência poderiam ter continuado tendo esse garoto propaganda chamado Lula, que alavancou a imagem desse pais mundo afora, imagem que hoje está jogada na lata do lixo exatamente por causa de figuras como Merdal Pereira e seus patrões sabujos. Para se ter uma idéia a que pontos chegamos, num evento como as Olimpiadas, os poucos chefes de Estado que se fizeram presentes fugiram do presidente usurpador como o diabo foge da cruz. Na verdade estavam fugindo de uma marca chamado Brasil, querem apenas nossas riquezas e: bye bye brazil…

    1. Para a plutocracia os fins justificam os meios

      Exatamente. Esse jornalista reproduz como sabujo RCA, não só a voz do dono, mas de toda uma plutocracia ignorante e sem visão para o país. Para reconquistar o poder total (nunca o perdeu totalmente) é capaz de destruir o país, incluindo indústrias, tecnologia, justiça (que já não era das melhores), Polícia Federal e finalmente a coesão social. Esta última não é de se subestimar. A parcialidade da mídia hegemônica e o seu incentivo e orquestração de protestos deixou o país próximo a uma guerra civil. Vão herdar um país muitíssimo pior do que estava há 2 anos atrás.

  2. Eu queria saber que raios o

    Eu queria saber que raios o merdal fez para estar na ABL???

    De onde saiu essa mumia? 

    Proponho o GGn fazer uma matéria mostrando a carreira do Merdal.

    Sera que ele é merece ser considrado?

    Alem de puxar o saco dos marinhos o que ele fez na vida?

    1. Veja você mesmo, caro

      Veja você mesmo, caro Vagalume do Brejo, algumas “coisas” relativas ao Merdal, que vão fazer você entender quem e o quê é ele.

      Quando o tal Merdal foi indicado à Ex-Academia de Letras (“Ex”, porque atualmente ela já perdeu seu status, desde que ela também se rendeu às imposições da Globo – como aliás também aconteceu até com os Tribunais de Justiça que se formam por indicações pelo País afora), o desprovido mental perdeu-se em delírio e burrice e disse coisas esdrúxulas em seus discursos ao adentrar a “academia”, do tipo:

      – “Logo eu que sempre detestei Poesia”…

      – “Eu nunca li um livro inteiro”… 

      É! Mas ele vestiu aquele fardão que já não tem grandeza alguma e passou a pensar que era realmente alguma coisa que prestasse.

      Cá entre nós, essa Globo não é mole não! Não bate um prego sem estopa.

  3. Estranha??????
    Deve ser piada, só pode ser.
    Até as pedras das ruas sabem que merval sabe claramente o enredo detalhado do que acontecera nas semanas que estao por vir.
    Tudo esta devidamente combinado incluindo o plano reserva a cargo dr gilmar.
    Ele, merval, só esta cometendo ato falho ao deixar escapar o que virá por aí.
    Apesar q do jeito q esta tudo tao descarado, q nem uma ruga de preocupaçao na testa do globeleza merval.
    Pelo jeito a defesa de Lula precisa acordar tbm.

  4. Infinito merval

    É por demais cansativo este “jornalista”. É sempre a mesma merva. O sujeito só fala merva, só escreve merva e quer que o país seja uma merva governado pelos seus afinados políticos de merva, blindados por uma imprensa de merva.

  5. Lula e sua defesa tem que

    Lula e sua defesa tem que atentar para o fato de que existe uma grande organização comandada pelos Marinho que tem como dirigente no braços judicial Gilmar secundado pelo Moro, na imprensa um conselho editorial formado pelas fílias midiáticas,  no braço político o PSDB formulando e o PMDB fazendo o trabalho sujo e a FIESP dando o respaldo junto com a OAB.

    uma grande organização  criminosa disposta a solapar a democracia.

    resolveram que não precisavam mais do grande acordo nacional proporcionado pelo Lula. A classe média apoiou pois precisava ter suas empregadas domésticas de volta. De que adianta ser classe média e ter que dividir o aeroporto com o porteiro?

     

  6. Deixemos o “beletrista”

    Deixemos o “beletrista” Merval Pereira envolto nas suas  “criações literárias”. Medíocres da laia dele querem é isso mesmo: serem rebatidos para assim sairem do ostrascismo. 

  7. Merval,teu lugar é na cadeia

    O “jornalista” Merval, num país democrático e de justiça séria, já estaria atras das grades,ou pelo menos respondendo a um processo milionário por difamação, bem como seus empregadores.

    A Globo ainda tenta maquiar a realidade de que vivemos em plena ditadura (chinfrim, é verdade), onde os mervais da vida são portavozes do grupo que tomou o poder atraves dos seus títeres ladrões, falsários, assassinos, estupradores, etc. Ainda precisa tentar dar alguma veracidade e legalidade ás mentiras que, por sua vontade, levariam Lula á prisão. Acontece que, cada dia se torna mais difícil não esbarrar na criminalidade e deteriorar mais ainda sua imagem diante do mundo. Um juiz claramente comprado, fraco, abusivo, não consegue dar dar de legitimidade que a empresa quer. Enfim, prender Lula para consolidar seu poder e mergulhar o país nas trevas da ditadura, parece não ser tão fácil em 2016. A menos que enfie a carapuça logo e assuma seu desejo de sangue e vingança, mostre ao mundo o fascismo que dissemina e deseja ver governando o país, não há alternativa.

    Interssante notar que essa mesma Globo, apoiadora, conivente e protagonista do golpe  de estado, se volta furiosamente contra um joguinho de Pokémon, que leva jovens e velhos ás ruas numa divertida caçada, proporcionando interação social. O que teria a Globo contra o Pokémon Go, para desatar uma campanha com tamanha virulência? Outro mistério que eu gostaria de ver esclarecido, já que Lula não é um Pokémon. A menos que voce possa confundi-locom um Mega Alakazam….

  8. Defesa de Lula estranha a curiosa “certeza” de Merval

    Não seria o caso de processar esse camarada? Já deu o que tinha que dar. Quem fala o que quer tem que receber o que merece!

  9. Algumas certezas…

    1 – É certo que a campanha da rede globo contra o LULA fez estragos IRREPARÁVEIS à sua IMAGEM desde sua saída da presidência…

    Mas, agora após ESCANCARAR O COMBATE A GLOBO, que deixou de ser coisa restrita a blogs sujos, É CERTO QUE ISSO VAI CAUSAR ESTRAGOS IRREPARÁVEIS AO JORNALISMO DA GLOBO – Jornalismo vive da VERDADES DOS FATOS, não do gosto politico do dono!

    2 – Após a adesão de colaborador do Teori ao apoio ao LULA para a ONU, o Teori, segundo jornalistas –  teria dito: NÃO ME COMPROMETAM, JÁ TENHO MUITOS PROBLEMAS!

    Assim temos a CERTEZA QUE NÃO HÁ MAIS UM ÚNICO JUIZ BRASILEIRO QUE POSSA JULGAR O LULA DE FORMA IMPARCIAL!

    A globo contaminou TUDO!

    Grande parte do judiciário acha que é PODER DA VEZ, sem olhar para as sentenças absurdas, os 2 pesos e 2 medidas – fato que vai na contramão daquilo que PENSAM SOBRE SI MESMOS!

    É o feio que se acho bonito, falta um espelho, autocrítica em favor da verdade dos fatos!

    Não há um ÚNICO JUIZ que não saiba da JIHAD da globo contra o PT e LULA e que não tenha temor diante da exposição pública, pode ser acusado de algo QUE NUNCA FEZ E VER SUA HONRA DESAPARECER ATÉ PODER PROVAR O CONTRÁRIO e DE RETALIAÇÕES VINDAS DE DENTRO DO PODER JUDICIÁRIO E MEIO JURÍDICO!

    E aqueles que acusam, ainda que não tenham provas, são aclamados como heróis!

    E qualquer atitude contrária será visto de forma ACUSATÓRIA PELA GLOBO!

    3 – Outra certeza é que caso a NetFlix venha produzir qualquer coisa que vincule o LULA ou sua imagem a corrupção, RENDERÁ PRECIOSOS MILHÕES DE DÓLARES DE INDENIZAÇÃO A IMAGEM MUNDIAL DO LULA!

    O destino do LULA talvez seja acabar rico, graças a Globo….

    E assim como o PT, mártir da mídia…

    Viver é complicado…

     

  10. Mer–val Pereira

    Este Mer–val Pereira deu a mão para o fdp do Gilmar Mendes do STF para defender o psdbosta e atacar o nosso líder, LULA.

    Facistas, golpistas não passarão.

  11. Merval, o Moro sabe que o

    Merval, o Moro sabe que o presidente Lula é uma pessoa honesta e de bom caráter. Não adianta ilações odiosas que grande parte da população já entendeu o jogo perseguidor. Vocês nuncam encontrarão crime no ex-presidente, podem criar baseado em ilações e delações sem provas. Você, Merval, vai morrer com o ódio da inveja e da injustiça dentro de seu ego fantasioso. O Lula é amado, e isso incomoda muita gente mal amada…

  12. Esse panaca do lmerval dá ” a

    Esse panaca do lmerval dá ” a certeza ” das acusaçoes porque quer ditar ao nosso queridíssimo judiciário como ele deve agir. Embora, pensando bem, com a tibieza moral dessa galera da justiça brasileira ele não precise fazer tanto esforço para fazer valer a sua vontade. E por causa desses caras pelego da nossa imprensa golpista e pornograficamente imoral que eu deixei de acreditar em qualquer coisa que venha da globo, cbn, folha estadão e dai por diante.

  13. Este senhor só faz o que os
    Este senhor só faz o que os patrões mandam!
    NÃO MINTA NÃO E NÃO PUXE O SACO PRA VER
    SE NÃO ESTARÁ NA RUA(se humilhe mesmo,sem caráter!)

  14. Processo nele

    Os advogados devem processar esse indivíduo que não tem o mínimo de ética como jornalista e o veículo no qual trabalha, processar quantas vezes for necessário até aprender que ele não está acima da lei e de outras pessoas. Processo nele sem trégua.

  15. Por que o Merval não é processado?

    Resposta: porque os advogados do Lula sabem que não há crime. Tudo isso é um jogo de palavras, pensamentos e ideologias. Cada um que analise todas as coisas e retenha o que é bom.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador