Defesa pede liberdade de Lula e suspensão da transferência de presídio

Pedido é destinado ao ministro Gilmar Mendes, que pode decidir ou não pela concessão de uma liminar para colocar Lula em liberdade imediatamente

Jornal GGN – A defesa de Lula encaminhou uma petição ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, requerendo a suspensão da transferência do ex-presidente da sala especial em que cumpre pena desde abril de 2018 em Curitiba, para o presídio de Tremembé II, no interior de São Paulo.

A defesa argumenta que Lula tem direito a uma sala de Estado Maior e que se a Polícia Federal em Curitiba – sob o comando de Sergio Moro – entende que não pode mais garantir a segurança do ex-presidente, o petista, então, deve ser colocado em liberdade imediatamente.

“A prevalecer esse entendimento de que o Estado não tem condições de assegurar ao Paciente a Sala de Estado Maior, impossível cogitar-se na piora da sua situação jurídica”, como a transferência de Lula para um presídio comum.

“Nessa hipótese — de reconhecida incapacidade do Estado de assegurar os direitos previstos na Constituição da República e nas Leis —, cabe conceder ao Paciente o restabelecimento de sua liberdade plena, jamais colocá-lo em situação de maior vulnerabilidade jurídica e pessoal.”

Segundo a defesa, diante da situação, é “imperiosa a concessão de medida liminar para devolver ao Paciente a sua liberdade plena ou, subsidiariamente, assegurar-lhe o cumprimento – açodado – da reprimenda em sala de Estado Maior ou, ainda, sustar os efeitos da decisão prolatada pelo juízo da execução, abstendo-se de tomar qualquer decisão até o julgamento meritório” de um habeas corpus que trata da suspeição de Moro, que deve ser retomado pelo STF ainda em agosto.

Leia também:  #VazaJato: Sergio Moro orientava e participava de reuniões da PF para definir operações

A petição ainda observou que a jogada da Lava Jato para “constranger” Lula ocorre “no momento em que novas e graves revelações sobre a conduta de agentes envolvidos na Operação estão sendo trazidas a público por diversos veículos de imprensa em parceria com o portal The Intercept.”

A defesa também criticou a decisão da juíza Carolina Lebbos, que antes de determinar a transferência de Lula, negou o pedido de cumprimento de pena em sala de Estado Maior.

Segundo os advogados, nem Sergio Moro rejeitou essa hipótese, pois foi ele quem pediu que Lula ficasse preso na sede da PF em “razão da dignidade do cargo ocupado”.

Defesa pede liberdade de Lula e suspensão da transferência

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

6 comentários

  1. LIBERDADE PRA LULA…LIBERDADE PRA LULA…LIBERDADE PRA LULA…LIBERDADE PRA LULA…LIBERDADE PRA LULA…LIBERDADE PRA LULA…LIBERDADE PRA LULA.👊👊🇧🇷👊👊

    Lula não deve ser transferido da PF de Curitiba, principalmente para presídio comum…Ficará exposto, à mercê dos desmandos dessa corja maldita comandada pelo Morolixo e Bostanaro..Lula Está preso injustamente, sem provas e precisa ganhar a sua LIBERDADE. .#LulaPresoPolítico #LulaLivreJá #TodosEstamosComLula #TodosSomosLula #NinguémSoltaAMãoDoLula 👊🇧🇷👊

  2. Toda essas jogadas em torno de Lula é prova de que a Lava Jato não passa de um mar de lama dentro do estado de Direito. Lula sairá dessa muito maior do que eles pensam, já esses juízes jogaram o nome no esgoto da história.

  3. o ferrnando brito do tijolaço disse
    que essa decisão vingativa
    de moro contra lula
    sairá pela culatra porque
    apressará o julgamento da
    suspeição do ex-juiz pelo stf….

  4. Creio que quem deve resolver a urgência do pedido é o presidente do STF pois o Tribunal está julgando ADI cujo relator é GM.

  5. Novamente, se vê o complô armado por Sérgio Moro, nomeia um juiz pau mandado, para fazer o serviço sujo dele, já que não é mais juiz e sim ministro da justiça, é impressionante como este sujeito é manipulador, ordinário, crápula, deveria ser exonerado do cargo que ocupa, está evidente o que armaram sem provas, aonde estamos, que país é este, o que nós estamos assistindo é repugnante.

  6. Até tu, Randolfe?!! Bateu o desespero na ‘turminha’ da Lava Jato !!! Tentaram inventar uma transferência e aumento da pressão sobre a prisão de Lula, para que com este factóide, seja possível a mudança de noticiários sobre os escândalos e crimes do Poder Judiciário Brasileiro nas figuras de MP Federal e Sérgio Moro, com subserviência explicita de STF, para compor uma fábula rotulada de Processo Criminal contra o ex-Presidente. É Justiciamento puro !!! É o uso da Máquina e do Poder Público, neste caso o Judiciário, para fins pessoais e políticos. Mas na Terra da Aberração, da Inocência, da Patrulha Política, do Golpismo, do Fascismo Esquerdopata, de Lesa-Pátria e Traição explícita, tudo é possível. 9 décadas de atraso e miséria. Até Aqueles que cavaram a cova, caírem no seu próprio buraco. O pior é que uma Nação inteira, mais de 200 milhões de Brasileiros, aceitam serem guiados por cegos. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome