Delúbio Soares poderá cumprir pena em casa, decide Barroso

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, relator da Ação Penal 470, concedeu a progressão do regime a Delúbio Soares, podendo cumprir o restante de sua pena em casa. 
 
Delúbio apresentou a declaração de remição dos dias em que realizou cursos. Além disso, o ex-tesoureiro do PT trabalhou na Central Única dos Trabalhadores (CUT), na Assessoria aos Sindicalizados, das 8h às 18h, recebendo aproximadamente R$ 5 mil. Como a cada três dias trabalhados, um dia de pena pode ser descontado, somado aos estudos que Delúbio realizou, conseguiu abater 117 dias de sua prisão.
 
“Observa-se a existência de dias remidos pela realização de atividades laborativas e educacionais, devidamente comprovadas e reconhecidas pelo Juízo da Execução Penal do Distrito Federal”, decidiu o ministro Barroso.
 
Leia, abaixo, os certificados de remição a Delúbio Soares, assinados pela juíza da Vara de Execuções Penais, Leila Cury.
 
Com a progressão do regime para aberto, Delúbio Soares deverá passar as noites em sua residência, mas poderá sair durante o dia para trabalhar. Não poderá frequentar bares e casas noturnas, não poderá manter nenhum contato com outros condenados, também é vetado o porte de armas, e deve ter um comportamento adequado.
 
O pedido de prisão domiciliar também foi aceito pelo procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, antes de ser decidido pelo relator do processo no STF.
 
Delúbio Soares é o quarto condenado pela AP 470 que obteve o benefício da progressão para o regime aberto. José Genoino, Jacinto Lamas e Bispo Rodrigues também cumprem o domiciliar.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns, ministro Barroso em

    Parabéns, ministro Barroso em restaurar a dignidade ao Supremo Tribunal Federal. Seja bem vindo, Delúbio, ao convívio de nossos companheiros. O tempo é o Senhor da Razão e o povo goiano lhe fará justça sufragrando o seu nome nas próximas eleições. Cabeça fria e muito trabalho pela frente em nome do desenvolvimento do Brasil!

  2. Não entendo a diferença

    Não entendo a diferença colossal entre o julgamento dos politicos e dos não politicos do mensalão. Marcos Valerio,Ramom e os não politicos estão presos e ficarao um bom tempo na cadeia já  Delubio,Genuino,Bispo Rodrigues e outros, daqui a pouco estarão se candidatando a cargos públicos.

    Este é o Brasil…….

    1. Meu caro,
      Cometer crimes

      Meu caro,

      Cometer crimes todos nós somos capazes. Na sequência sermos julgados e eventualmente condenados é uma hipótese plausível. Cumprirmos a pena e retornarmos para o meio social como sujeito de direitos e deveres é, ou seria, o final feliz dessa saga. 

      Se l”eles daqui a pouco” se candidatarem  estarão apenas exercendo um direito. A pena não lhes tolheu a condição de cidadãos. 

      Quanto os “não políticos” ainda continuarem presos é porque alguns pegaram, a exemplo de Marcos Valério e de seus sócios, penas mais longas. Entretanto, tão logo cumpram 1/6 delas e cumpridos outros requisitos também direito à liberdade condicional. 

      1. JB, acho que estamos perdendo nosso tempo

        Afinald e contas, o sujeito que não consegue entender que 6 anos (pena do Delúbio) é bem menos do que 37 anos (pena do Valério) náo vai conseguir nem ler o que a gente escreveu…

        1. é meu caro lunático e

          é meu caro lunático e fanático…..

          Acho que voce é que não está entendendo…….

          Tentei me expressar que o que politicos que já foram nossos idolos e diziam: MELHORAR A VIDA DO POVO E ACABAR COM A CORRUPÇÃO, Lembra????? eu me lembro bem que ficava todo entusiasmado. Estes sim deveriam ter pegado penas muito maiores que os não politicos, pois o dano causado por eles foram muito maiores para o Brasil.

          1. Ah, você quer a exceção da exceção?

            Tentou se expressar mas não se expressou, não conseguiu…

            “devertiam ter pegado penas muito maiores” – a que título? Qual a acusação, o fato, qual a Lei? O Mensalão já foi um julgamento de exceção, e você quer a exceção da exceção, penas maiores só porque são políticos?

            Essa sua emenda malfeita do seu comentário é a prova de que você não é desinformado, não, está de má-fé e sofre de indignação seletiva mesmo!

             

    2. na sua cabecinha…………

      Carlos Batista, na sua cabecinha, um político tem que ter uma pena agravada por ser político???

      Valerio – publicitario, Ramon – publicitario, ou os dirigentes do Banco Rural deveriam ter suas penas abrandadas por não serem políticos???

      haja paciência pra entender sua lógica.

    3. Procure ao menos se informar antes de criticar…

      Delúbio, Genoíno e Zé Dirceu foram condenados por corrupção. Estão enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Não poderão se candidatar a nada até o fim do cumprimento da pena e mais 8 anos depois disso.

      Procurem também saber a quantos crimes Marcos Valério e Ramon foram condenados e a pena total para eles, e faça o mesmo em relação a Delúbio, Zé Dirceu e Genoíno. Se não conseguir entender a diferença eu desenho pra você. 

  3. Se tivesse tido o julgamento

    Se tivesse tido o julgamento justo, jamais teria conhecido o interior da Papuda. Estaria hoje lutando por sua inocência num tribunal em Primeira Instância, tal como se encontram agora os réus do mensalão tucano, incluindo Azeredo, que espertamente saiu-se pela tangente ao renunciar o cargo de senador.

    Hoje li que os réus do mensalão, do banco rural entrarão com ação na Corte Interamericana de Direitos. Não sei por que tanta demora em exigir seus direitos lá fora, vez que aqui dentro foram impedidos.

  4. O mensalão não existiu
    É bom que se repita, no caso do “mensalão do PT, não houve uso de recursos públicos, muito menos se registrou qualquer prejuízo a quem que seja, os empréstimos contraídos juntos à rede bancária foram todos quitados, houve sim, caixa 2 eleitoral para financiamento de candidatos da base do governo visando a ampliação da base de sustentação no parlamento, o que é muito de diferente de compra de votos de deputados eleitos, isso(compra de congressistas) não existiu, tá mais do que provado que isso é uma invencionice da mídia empresarial. Mas gente fina é outra coisa, né. Cadeia mesmo só prá PPPP- Preto, pobre, puta e petista, prá esses se não há crime, inventam, dão um jeito, a Casa Grande tem sob seu controle um forte aparato midiático-penal, fazem o que querem, ferram quem querem, mandam prá cadeia quem querem, se não houver provas inventam um tal de “dominio do fato” e, como dizem, vida que segue

    O TCU reconheceu a legalidade da Operação Visanet, perícias foram feitas e nada de errado foi constatado, inclusive o serviço contratado(de publicidade) foi devidamente prestado, sendo que as provas da inocência do réus foram ocultadas por Barbosa durante o julgamento, daí a indignação das pessoas que defendem a isenção da justiça e lutam por um julgamento técnico e juridicamente aceitável. Justiça boa é justiça justa, o que não foi o caso dessa farsa montada pela grande mídia e sua infinita sede de vingança, como pode esse criminoso aparato midiático-penal fazer o que bem entende para salvaguardar seus próprios interesses. Já no caso do mensalão tucano, houve sim uso de recursos públicos, isso tá provado,  mas gente fina é outra coisa, né. O assunto agora é mensalão do PSB, será que, assim como ocorreu com os mensalão do DEM e do PSDB, vai dar em nada?Saiba maishttp://www.lexometro.blogspot.com.br/2014/04/coletanea-mensalao.html  

    1. creio que foi um grande

      creio que foi um grande mentirão,

      que continua nos arquivos da grande mídia,

      que nada retifica, embora novos dados tivessem sido divklgados pelo próprio dito pig.

       ooavatar, como  o blog

      “cidadadnia” –

      busca no google –

      rebatem com todos os dados que

      comprovam a farta do dito mensalão,

      parabéns, avatar,

      pelo  comentário.

       

    2. “O mensalão não existiu , e

      “O mensalão não existiu , e bom que se repita, no caso do “mensalão do PT, não houve uso de recursos públicos”.

      Existiu mas não existiu. E se existisse não provocou prejuizos ao cofres publicos.

      Sua posição em defesa do PT é insustentável o argumento é falho e beira o cinismo da pior espécie.

      Quando se vê replicado em varios momentos o mesmo esquema petista na administração publica não cabe mais reinvidicar inocência. Acabou a retórica do monopólio da virtude petista.

       

      1. Só tu sustentas esse

        Só tu sustentas esse argumento cretino de “monopólio petista da virtude”. Todo partido, todo político, aqui, na Conchichina, no Universo e até no inferno e no céu tem um certo quê de patifes. Mas te afirmo o seguinte: eles tem velhos e bons parceiros/companheiros. Adivinha quem são?

        Pois é: são os donos do capital, das riquezas do mundo. A matriz – aí sim! – de toda essa esculhambação que grassa não só na política, mas em todas as instâncias da vida. Só existem safados corruptos porque há os super safados capitalistas(*) por trás a comprá-los para auferir ganhos ilícitos. Não há como dissociá-los. 

        Apontar o dedo sujo para a classe política é a maneira deles não saírem do proscênio. Assim, caro Aliança, tu és um fiel aliado deles. Em nome da moral(aqui não pessoal, mas política) devias ficar quietinho.

        O verdadeiro Poder no Mundo deste que eleé Mundo é o do dinheiro. E a ganância insaciável. 

        (*) Há os honestos e bem intencionados. Entretanto se perdem na multidão das aves  de rapina. Assim como há também políticos sérios.

        1. A ruptura do atual sistema

          A ruptura do atual sistema não virá dos politicos, mas da própria população.

           “Não é a soberania do povo o que salva as repúblicas. Não são as urnas eleitorais que melhoram os governos. Não é a liberdade política o que engrandece as nações.  A soberania do povo constitui apenas uma força, a grande força moderna, entre as nações embebidas na justa aspiração de se regerem a si mesmas. Mas essa força popular há mister dirigida por uma alta moralidade social. As eleições mudam os governos, mas não os reformam. As liberdades políticas não têm por objeto satisfazer a vaidade dos cidadãos, entregando-lhes em frações dispersas o cetro do poder. O verdadeiro destino dessas liberdades está em revestirem e abroquelarem as liberdades civis, isto é, os direitos da consciência, da família e da propriedade.” Obras Completas de Rui Barbosa.  

           

  5. nem deveria ter sido

    nem deveria ter sido condenado, por ter sido um julgamento de  notória exceção.

    agora, historicamente,

    quem será julgado com todos os deméritos

    e consequencias é a grande mídia dita golpísta,

    o barbosaão e suas teorias exóticas

    nazistas sofismada

    e eufemisticamente  chamadas de teoria do fato. 

    douraram a pílula  eesqueceram que

    obscureceram a verdade histórica…

    a ver, meus jovens,

    voces que durarão o tempo

    suficiente para saberem

    do que se está sefalando. ….  

     

    1. Falta a banqueira do PT.
      “A

      Falta a banqueira do PT.

      “A banqueira de Marina é socióloga e educadora, autora de mais de dez livros, um deles ganhador do prêmio Jabuti na categoria de melhor livro didático. A banqueira de Marina é fundadora do Cenpec (Centro de Pesquisa para Educação e Cultura), referência nacional na produção de material didático, na formação de professores e na avaliação de escolas.

      Maria Alice Setubal anda de cabeça erguida e é festejada nos principais salões do país e no meio acadêmico como alguém que se dedica a melhorar a qualidade do ensino brasileiro. Especificamente nesta eleição, o “azar” de Neca, como Maria Alice é conhecida, foi nascer filha do dono do Itaú, Olavo Setubal, morto em 2008.

      E a banqueira do PT? Onde está a banqueira do PT? As pessoas esqueceram quem é a banqueira do PT? Pois a banqueira do PT dorme num banco de concreto na penitenciária José Maria Alkimin, em Minas Gerais. Dona do Banco Rural, Kátia Rabello presidia a instituição à época domensalão. Como presidente do Rural, segundo a Procuradoria-Geral da República, ela negociou os empréstimos que alimentaram os cofres do PT e o valerioduto para a compra de apoio da base aliada ao governo Lula no Congresso.

      Neca Setubal entra pela porta da frente onde quiser. Kátia Rabello era recebida às escondidas pelo então ministro José Dirceu, mensaleiro-mor, preso na Papuda. Kátia Rabello foi condenada por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas. Sua pena foi estabelecida em 16 anos e 8 meses de prisão, mais o pagamento de R$ 1,5 milhão em multas.

      A banqueira do PT é a primeira banqueira na história do país a ser condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ela está impedida de exercer cargos públicos, de gerir instituições financeiras e de comandar conselhos de administração por um período correspondente ao dobro da pena privativa de liberdade que lhe foi imputada.

      Ao contrário de Marina, que pode (e deve) se orgulhar de fazer campanha com a ajuda de Neca, Dilma Rousseff, se quisesse encontrar a banqueira de seu partido, teria de encarar a fila da penitenciária juntamente com os parentes e amigos dos demais detentos.

      As visitas sociais na unidade prisional José Maria Alkimin ocorrem de forma alternada, aos sábados e domingos, das 8h às 17h. Os visitantes, contudo, devem ser cadastrados e aprovados pelo NAF (Núcleo de Assistência à Família), no centro de Belo Horizonte.

      PS: Há de se corrigir aqui uma informação, maldosamente difundida desde que Marina virou uma ameaça ao projeto de poder do PT: Neca não é banqueira, nunca ocupou cargo no Itaú. Neca é herdeira, com 0,5% das ações do banco.

       

      1. Quem é o autor dessa “coisa”,

        Quem é o autor dessa “coisa”, Aliança Liberal? Se é aspeado tem que informar as fontes. Texto apócrifo é matéria orgânica processada e mal cheirosa é a mesma coisa.

  6. Esse tem ”estampa” pra

    Esse tem ”estampa” pra presidente.

      Além da ”estampa” tem o partido que é passaporte pra pilantragem.

             Esse seria o meu candidato.

            ””Daqui um tempo todos riremos disso”,( quando foi acusado como mensaleiro) foi seu único erro.

                       Ou a cadeia fez ele rir?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador