Em gesto eleitoral, Bolsonaro tenta processar Alexandre de Moraes

Jair Bolsonaro entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) por abuso de autoridade contra o ministro Alexandre de Moraes

Jair Bolsonaro entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) por abuso de autoridade contra o ministro Alexandre de Moraes. A medida, que não deverá ter seguimento na Corte, é um gesto do mandatário para seus ataques ao STF que servirá de material político para a campanha de reeleição deste ano.

O objetivo do mandatário é deslegitimar inquéritos contra ele, sua família e aliados, como é o caso de atos antidemocráticos de bolsonaristas e da investigação das Fake News, sobre a disseminação de notícias falsas, do qual Moraes é relator.

Na peça enviada ao Supremo, a defesa de Bolsonaro alega ser “injustificada a investigação no inquérito das fake news, quer pelo seu exagerado prazo, quer pela ausência de fato ilícito”.

Afirma que o inquérito “não respeita o contraditório” e que Moraes decretou medidas contra investigados “não previstas no Código de Processo Penal, contrariando o Marco Civil da Internet”.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

“Mesmo após a PF ter concluído que o Presidente da República não cometeu crime em sua live, sobre as urnas eletrônicas, o ministro insiste em mantê-lo como investigado”, afirma.

Na referida live, realizada em julho de 2021, Bolsonaro questionou a segurança do sistema eleitoral brasileiro. A partir de então, ele passou a integrar diretamente a lista de investigados do inquérito.

Na ocasião, Bolsonaro disse que apresentaria “prova bomba” sobre fraudes nas eleições de 2014 e de 2018. Sem nunca apresentar tais provas, o mandatário manteve o discurso de que haveria irregularidades nas urnas eletrônicas.

O presidente alega que ao ser alvo do inquérito, houve abuso de autoridade, entre outros motivos, por ele ter sido alvo de “matérias pejorativas” relacionadas à investigação.

Leia a íntegra da peça assinada pelo mandatário contra Alexandre de Moraes:

noticia-crime-bolsonaro-moraes-stf

.

LEIA TAMBÉM:

Urnas eletrônicas: entenda o funcionamento, segurança e curiosidades

Bolsonaro volta a questionar sistema eleitoral e diz que “não cumprirá qualquer decisão” de Moraes

Inquéritos sobre milícias digitais e fake news são unificados por Alexandre de Moraes

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador