Grupo de advogados tenta derrubar Toffoli às vésperas de assumir o Supremo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O jornal Valor informa nesta terça (31) que um grupo de advogados tenta acelerar o processo de impeachment de Dias Toffoli às vésperas de o ministro assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal. Toffoli já é alvo de dois pedidos de afastamento da Corte e, de acordo com a publicação, um deles foi aditado para inserir um suposto escândalo de lavagem de dinheiro envolvendo o banco Mercantil.
 
O Valor explicou que o grupo de advogados usou uma reportagem da revista Crusoé para atualizar o pedido de impeachment de Toffoli. Na matéria, conta que Toffoli supostamente recebe uma “mesada de R$ 100 mil” em uma conta do banco Mercantil, transferidos pela sua esposa, a advogada Roberta Rangel, e que o banco teria identificado “indícios de labagem de dinheiro nas transações”.
 
Contudo, nenhum órgão do governo foi acionado para investigar o caso. O Ministério da Fazenda não quis se manifestar sobre a veracidade dessa reportagem, anotou o Valor.
 
O pedido de impeachment diz que Toffoli troca favores com o banco Mercantil porque, além dessa questão da suposta mesada, ele teria beneficiada a instituição num julgamento no STF, após ter obtido desconto nos juros de um empréstimo de R$ 1,4 milhão. O ministro nega e diz que respeita as regras de suspeição da Corte.
 
No mesmo pedido de impeachment, o grupo também argumenta que Toffoli, por causa de suas relações passadas com o PT, deveria declarar-se impedido para processar ações envolvendo José Dirceu. Ao contrário disso, ele votou pelo habeas corpus do ex-ministro da Casa Civil.
 
No STF, o grupo de advogados também pede que o Senado seja obrigado a analisar o pedido contra Toffoli. Segundo o Valor, o documento é precário em fundamento e tende a ser rejeitado na Casa.
 
O outro pedido de afastamento de Toffoli versa sobre a votação do habeas corpus de Lula, da qual o petista saiu derrotado.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso já era esperado e não constitui novidade

    As quadrilhas judiciárias e midiáticas, além das estrangeiras, sempre fizeram pressões, visando enquadrar os ministros do STF que se mostrem recalcitrantes em chancelar a agenda deles. Foi assim com Lewandowski (que entre 2005 e 2012 não se deixou intimidar, mas que se acovardou em 2016 e aceitou conduzir o golpeachment), com Teori Zavascki (que nos menos de 5 anos que atuou na côrte aceitou parte das ameaças e chantagens, mantendo o gângster Eduardo Cunha na presidência da Câmara dos Deputados, mesmo tendo provas públicas de que ele cometia crimes mno exercício do cargo, afastando-o somente após a infame aceitação do pedido de golpeachment), que por não ser de confiança dos golpistas (“um cara fechado”, segundo senador-profeta, Romero Jucá) foi providencialmente “acidentado e morto” num avião em que viajavam um empresário réu em ações penais no STF e duas mulheres; passados mais de 18 meses desse “acidente”, não se conhecem as causas. PF, MP, judiciário e mídia golpista NÃO TOCAM mais no assunto, que caiu no esquecimento.

    Dias Toffoli é dos mais fracos tecnicamente, além de ter uma  fragilidade que os golpistas sempre exploraram e continuam explorando: o caso do irmão, que foi condenado por crime eleitoral e que foi salvo pelas manobras de Gilmar Mendes, de quem Toffoli se tornou refém, desde que nomeado para o STF. O mais fraco dos argumentos de pressão contra Toffoli é o fato dele ter sido AGU no governo Lula ou advogado  para o PT. Se esse critério valer para os outros, Gilmar Mendes deveria ser destituído, assim como Alexandre de Moraes (que era filiado ao PSDB, serviu a governos tucanos e fez campanha para candidatos do partido, mesmo quando ministro da justiça de Michel Temer). O pavão Luís Roberto Barroso advogou para o Grupo Globo e até hoje o escritório de advocacia da família presta esses serviços. O pusilânime Edson Fachin não resistiu nem mesmo à sabatina d e10h, no Senado, quando da sua nomeação; de garantista e defensor de movimentos sociais passou a punitivista-mor, de fazer inveja a Torquemada e Savonarola.

    Rosa Weber, além de incompetente e despreparada para o cargo, é outra covarde, como ficou claro no dia 5 de abril; bastou um recado de genarais golpsitas, para ela se enrolar num voto ambíguo, de mais de 1h e negar ao Ex-Presidente Lula o direio constitucional de aguardar em liberdade o julgamento dos recursos nos processos persecutórios que os golpistas lhe movem.

    Dias Toffoli é tão fraco quanto Rosa Weber e já está cedendo às pressões e arreganhos dos golpitas de coturno, microfones e câmeras.

  2. Falta informação

    Um juiz do Supremo, quando toma posse, é informado pela secretari do dia, mês e ano em que assumirá a presidência do STF. Porque é um sistema de rodízio, a menos que alguém morra, o calendário é seguido estritamente. 

    Com a iminência da posse de Toffoli, neste momento bananeiro da atual república bananeira brasileira, investiram contra o Toffoli, porque ele vai libertar o Lula, é lógico, 

    O que a matéria não informa, é que essa patifaria pelo impedimento do Toffoli  assumir a presidência do STF teve início por conta de um advogado FDP chamado Modesto Carvalhosa, dito jurista, que a galera de esquerda compartilha alegremente.

    A regra, de assumir a presidência do STF por rodízio, vale para os nossos. 

     

  3. Se for para levar a sério as noticias

    Se for para levar a sério as noticias propaladas na midia, este “Grupo” de advogados paladinos da justiça,  deveriam pedir o impedimento de Gilmar de Fux, de Barroso de Moraes , assim como o de Moro (  senhora Moro e Zucolloto)  de Dallagnol e vários outros que foram citados em notícias e jornais. Mas me parece que o objeto da chantagem agora é Toffoli. Barbosa, Barroso e Fachin já aceitaram a pressão a muito tempo. Mas estas omissões me dizem muito não?

  4. Concordo com o impeachement
    Concordo com o impeachement desse juiz muquirana, desde que antes, na ordem , impitimar, Gilamr Mendes, Alexandre de Moraes, ministro do golpe , Carmem Lúcia, que prevaricou e depois pode ser esse ajudante do Gilmar Mendes.

    Fux e Barroso, tambem podem compor a lista.

  5. Com essa composição do
    Com essa composição do Senado, duvido que algum ministro caia.

    Serão todos apoiados pelos senadores golpistas, até porque, estão fazendo sua parte no golpe direitinho.

    Detonando o PT e mantendo Lula preso.

  6. Vão cuidar da casa de vcs,

    Vão cuidar da casa de vcs, seus malandros. Cadê o Bahamas Club OAB(?), que tem visto a Constituição ser usada como papel higiênico da direita e da extrema direita e nunca se manifestou?  Vcs tem sorte que “NESSA PORRA” não nasceu nenhum ERDOGAN, senão, muitos de vcs já estariam mofando numa cela no CARANDIRU. Nenhum presta. Ninguém pensa no País como um Estado Livre e Soberano. Só pensam no dia de hoje. O dia de amanhã não virá, pensam vcs. Mas ele virá. E a roda da SAMSARA continua girando. E, os que hoje se locupletam com a miséria da grande maioria, podem estar amanhã sem teto, cegos, aleijados, implorando um bocado para botar na boca e não encontrarão. É o destino traçado pelas próprias mãos.

  7. Golpe é assim mesmo…

    Não ponho a mão no fogo por ninguém mas… 2 (dois) pedidinhos? Digo “pedidinhos” porque, oras, sem nenhum documento anexado?

    Sérgio Moro tem um monte de agumentos sólidos, com provas e até com reconhecimento dele próprio (nas escusas ao STF), para “largar o osso”, não larga e ninguém diz nada…

    Ê golpe, hein?

  8. Simples. Basta que…

    … o ministrro abrra um processo  para que prrovem a acusação. O STF não tem poder? Olha o que aconteceu com o Delcídio, após suas declaraçõoes. Quem não deve, teme? Mas se o ministro não agir em defesa da orópria honra e e submeter ãs venhas pressões da mídia, fique aos leitores refletir o que acontece e quais, porque e por onde certas forças aparecem para controlar e conduzir o destino desse não tão supremo. Se o ministro capitular,  será muito sintomático…

  9. Abrir processo com base em

    Abrir processo com base em reportagem de uma revista porca como essa é piada de péssimo gosto. Apenas o juiz de piso da república bananeira de curitiba aceitaria.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador