Impacto da Lava Jato foi mais negativo do que positivo para o País

Operação destruiu setores da economia nacional, moldou o cenário político e representou mais uma capítulo deplorável na história da grande mídia

Jornal GGN – Mais de cinco anos depois do início da Lava Jato, o impacto sobre o País foi mais negativo do que positivo, na opinião de criminalistas, jornalistas e políticos que participaram de um evento em São Paulo, nesta segunda (25), para discutir o balanço da operação.

A Lava Jato destruiu setores da economia nacional, moldou o cenário político de acordo com as convicções de seus membros, representou um capítulo crítico na história da grande mídia – que atuou em conluio com os procuradores e juízes – e também maculou os tribunais superiores, que não souberam agir a tempo de coibir os abusos.

“O STF (Supremo Tribunal Federal) não questionou conduções coercitivas e uma série de coisas que foram fazendo o Ministério Público Federal se sentir cada vez mais confiante a cometer excessos”, comentou o criminalista Pierpaolo Bottini.

“Não tivemos capacidade de salvar essas empresas e punir seus dirigentes. (…) As empresas foram destruídas e seus dirigentes seguiram ricos. Tivemos juízes de 1ª grau fazendo política”, lembrou o especialista em Direito Empresarial, Walfrido Warde, autor de um livro sobre o impacto financeiro da Lava Jato.

O ex-presidenciável do PSOL Guilherme Boulos avaliou que o “impacto político não foi criado apenas pelo Moro. O discurso dos apoiadores da lava jato é uma reedição do discurso do udenismo. Aquela coisa do Carlos Lacerda de usar o combate à corrupção como instrumento para ataques políticos contra líderes populares.”

Já Reinaldo Azevedo disse que a “imprensa adotou uma dinâmica de servidão voluntária em relação a essa operação.”

As informações são do Conjur.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  A caixa-preta do coronavírus no Brasil

4 comentários

  1. Em 2015/2016 já dava para perceber o quão venenosa era essa Hera. Sempre pareceu muito óbvio que travestido de “combate a corrupção” tinhamos um projeto de retomada do poder por grupos que representam o pior da “casta” nacional.
    Inclusive fiz alguns comentários onde chamava atenção para o que parecia um caráter perene da tal operação, haja vista que adotavam um processo midiático de vazamento à conta-gotas conforme quem deveria ser encurralado.

  2. Claro que para muita gente a Lava Jato foi ruim. Interrompeu, ou ao menos diminuiu, a fonte infinita de corrupção, propina e financiamento dos partidos políticos. Como podem estar satisfeitos?

    2
    5
  3. FALA SERIO! O PAIS MERGULHADO EM CORRUPCAO E A LAVA JATO FOI RUIM!!!
    E SE NAO TIVESSEM FEITO NADA, O PAIS IRIA CONVIVER para sempre com a corrupção??? Qualquer pessoa com bom senso sabe que os verdadeiros frutos da lava jato irá aparecer com os anos que virão, fazendo com que bandidos pensem melhor antes de roubarem o PAÍS.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome