Juízes federais decidem: paralisação no dia 15 de março

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Foto Metro Jornal
 
Jornal GGN – A Ajufe (Associação dos Juízes Federais) avisa que haverá uma paralisação no dia 15 de março. A decisão foi tomada após a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) marcar para o dia 22 o julgamento que decide se os juízes têm ou não direito ao auxílio-moradia. Com o benefício, a maioria deles pode ganhar acima do teto constitucioinal, que hoje está em R$ 33.701,00.
 
Em todo o Brasil é facultado aos juízes o recebimento do auxílio-moradia. Mesmo para aqueles que têm imóvel na cidade onde trabalham ou mesmo que morem há anos no mesmo município. Ele só não é pago se o próprio juiz recuse o valor. 

 
Os juízes que não querem perder o benefício alegam que o auxílio é uma forma de compensar a falta de reajuste.
 
Segundo a Ajufe, 81% entre os mais de 1.300 votantes foram a favor da paralisação, que chamam de ‘movimento de indignação contra o tratamento dispensado à Justiça Federal’.
 
Em nota, a entidade afirma que a Lava Jato vem mudando a cultura brasileira em relação à corrupção, combatendo-a. E sem limites. Afirmam que muitos poderosos estão atrás das grades. Por isso, diz a Ajufe, ‘a forma encontrada para punir a Justiça Federal foi atacar a remuneração dos seus juízes’.
 
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O nível de degradação do

    O nível de degradação do Judiciário alcança seu máximo  com essa pantomima estrelada pelos juízes federais. Difícil saber o que é mais ridículo e absurdo: o movimento em si ou as motivações. Estamos nos referindo a uma casta incrustada no Serviço Público batendo pezinho e exigindo que permaneçam intocáveis seus privilégios imorais e ainda se queixando de “perseguidos”. Deveriam, isso sim, tomar vergonha na cara. 

  2. Juízes ? E se alguém tivesse

    Juízes ? E se alguém tivesse alguma dúvida elas desapareceram. Eles aprovam a Lava Jato, que vem combatendo a corrupção, sem limites. Qual corrupção ? Qual o significado do “sem limites” ?

  3. Um dia???

    Acho que eles pensam que um dia de paralisação dos juizes é como um dia de paralisacao dos trabalhadores do transporte público, dos coletores de lixo… enfim, que vai fazer uma grande diferença para a sociedade.

    Esse pais, de fato, não é sério….

    Lá vem o judiciádio, descendo a ladeira…

  4. Voce abre o site da aJUFE e

    Voce abre o site da aJUFE e vem  esta nota em CAIXA ALTA.

    NOTA OFICIAL
    Encerrada a consulta aos associados, que integram a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), na data de ontem (28/02), os juízes federais se manifestaram, por ampla maioria, compreendendo 81% de mais de 1.300 votantes, pela realização do movimento com paralisação no próximo dia 15 de março. A indignação contra o tratamento dispensado à Justiça Federal se materializou.

    A operação Lava Jato vem mudando a cultura brasileira em relação à corrupção, combatendo-a, sem limites, o que está comprovado pela condenação de diversas autoridades nacionais que ocuparam cargos expressivos, fato inédito, até então, na história da República. É bom lembrar que várias pessoas poderosas estão atrás das grades.

    Assim, a forma encontrada para punir a Justiça Federal foi atacar a remuneração dos seus juízes. Primeiro e de forma deliberada, quando não se aprovou a recomposição do subsídio, direito previsto na Constituição Federal, cuja perda já atinge 40% do seu valor real; segundo, quando foi acelerada a tramitação do projeto de alteração da lei de abuso de autoridade, em total desvirtuamento das 10 medidas contra a corrupção, projeto esse de iniciativa popular.

    Essa perseguição à magistratura federal é similar à que ocorreu depois da Operação Mãos Limpas, na Itália dos anos de 1990, quando, para enfraquecer o combate à corrupção, várias medidas foram aprovadas como punição aos juízes.

    Chega-se, então, ao debate sobre o auxílio-moradia, ajuda de custo devida à magistratura, conforme previsão na Lei Orgânica da Magistratura Nacional há quase 40 anos.

    Esse mesmo benefício é pago em dinheiro ou através de concessão de moradia funcional a membros dos três Poderes da República, agentes políticos, oficiais das Forças Armadas, oficiais das Polícias Militares, servidores públicos, dentre tantas outras carreiras da União, dos Estados e dos Municípios, tudo dentro da mais estrita normalidade e sem nenhuma reclamação.

    Porém, de maneira seletiva, somente a magistratura é alvo de questionamento e de ataques injustos e levianos, mesmo percebendo o benefício com base na lei e em uma decisão judicial legítima e extensamente fundamentada.

    Os juízes federais não irão aceitar um tratamento discriminatório.

    Brasília, 1º de março de 2018.

    ROBERTO CARVALHO VELOSO
    Presidente da Ajufe

  5. Ótima oportunidade para

    Ótima oportunidade para mandar todos para a rua.

    Algumas décadas atrás não tinhamos justiça federal e o país funcionava até melhor.

    O mesmo pode ser afrmado a respeito o MPF. Extinção é a solução.

  6. Impostores e chantagistas

    “Em nota, a entidade afirma que a Lava Jato vem mudando a cultura brasileira em relação à corrupção, combatendo-a. E sem limites. Afirmam que muitos poderosos estão atrás das grades. Por isso, diz a Ajufe, ‘a forma encontrada para punir a Justiça Federal foi atacar a remuneração dos seus juízes”.

    A Ajufe afirma que o papel da Justiça brasileira é cultural e que a corrupção é “endêmica” na sociedade brasileira.

    Nesse caso, o Poder Judiciário não pode acabar com a corrupção, nem mesmo reduzi-la.

    Estão prometendo um produto que não podem entregar e cobrando adiantado por ele.

    Na minha terra o nome disso é impostura e chantagem.

     

  7. Que beleza! Tem que manter isso, viu!

    Poderiam ficar um ano de greve que apenas 1% da população iria perceber. A justiça do povo chega até o guardinha da esquina ou, no máximo, o Delegado (hoje com os militares). Brasil vai ficar rico se esse pessoal deixar de frequentar os seus gabinetes, pois, a cada martelada que um Juiz bate são milhões de reais que saem de cofres públicos ou privados para as mãos de advogados com ou sem toga. Vai acabar a partilha de butim e vai dar pânico na categoria e, se a greve durar muito, vai ter advogado disputando a tapas com engenheiros desempregados para dirigir Uber.

  8. Salário moradia de R$ 4.377,00 para quem tem casa onde trabalha,

    Também é uma forma de corrupção (legalizada pelo Fux). Que fiquem um ano de greve, quem mais vai sentir falta é sua maior aliada, a globo.

  9. Atenção: “lockout” é uma prática proibida no Brasil

    Juizes não são empregados, se acham deuses, e deuses jamais fazem greve, fazem Lockout.

  10. Que bom! Pena que não se

    Que bom! Pena que não se aproveitará esta “greve” para reformular todo o Judiciário brasileiro, começando com a demissão sumária destes fariseus, que não fazem outra coisa a não ser sugar o Estado brasileiro até o osso.

  11. Não se cansam de transformar

    Não se cansam de transformar o Brasil em um pandemônio…….

     

    Pobre país, deveriam por todos em disponibilidade e instaurar procedimento administrativo…..

  12. Os juízes vão parar?!
    A gente

    Os juízes vão parar?!

    A gente nem havia percebido que eles estavam trabalhando 🙂

    Há muitos deles que ganham salário sem trabalhar porque são corruptos. Será que eles vão aderir à greve?

    “O Conselho Nacional de Justiça determinou a aposentadoria compulsória do desembargador Antônio Fernando Guimarães”

    “Oito desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ) votaram pela aposentadoria compulsória de juiz Flávio Miraglia Fernandes”

    Desembargador que favorecia político do PSDB é punido com aposentadoria compulsória

     

    “Tribunal de Justiça decide pela aposentadoria compulsória de juiz acusado de desvio funcional”

    A ‘punição’: TJ pune juiz com aposentadoria compulsória

    “aposentadoria compulsória ao desembargador Otávio Henrique de Sousa Lima. O magistrado é suspeito de se envolver em um esquema de corrupção para soltar bandidos ligados ao crime organizado.”

     

    “aposentadoria compulsória do desembargador Constantino Augusto Tork Brahuna, ex-corregedor geral de Justiça do Amapá, que se encontrava afastado do cargo desde 2014” ( de 2014 a 2016 recebeu salário sem trabalhar e continua a receber salário sem trabalhar.)

    “aposentadoria compulsória do juiz Flávio Miraglia Fernandes”

    “aposentadoria compulsória, odesembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA) Megbel Abdala Tanus Ferreira “

    “aposentadoria compulsória com vencimentos proporcionais ao juiz Rafael Lopes do Amaral”

    ” aposentadoria compulsóriado desembargador Vulmar de Araújo Coêlho Júnior e do juiz Trabalhista Domingos Sávio Gomes dos Santos”

     

    https://goo.gl/9kL6Dk

  13. Quantos pretos, pobres e putas deixarão de ser condenados?

    Março será um dos meses do ano em que será mínimo o número de pretos, pobres, putas e petistas condenados, em razão da greve dos juízes federais.

  14. Vamos ajudá-los nessa honrosa luta !!!

    Srs juízes, comprem patos, aqueles do tipo patrocinados, e peçam para a rede globo-ésgoto convocar o povo para tomar as principais ruas do país em apoio à Vossa causa ! Afinal, se a “justissa brasileira” e a rede globo-esgoto conseguiram o sucesso de um golpe de Estado pára derrubar um governio legitimamente eleito, não será difícil ambos juntarem forças novamente para mobilizar os idiotas para apoiar mais esse ato imoral e sem nehuma decência! 

    Vossas excelências vão, sim, conseguir a mamata da auxílio-moradia porque o povo é corno e o comando do país foi entregue por e a golpistas e traidores, mas os vossos travesseiros hão de queimar as vossas consicências até que a VERDADEIRA JUSTIÇA seja feita em favor daqueles, o povo brasileiro, que lhe pagam o soldo de salário !!!!!

    É o típico caso, gente, do empréstimo da toga para encobrir tanta infamia, covardia e desfaçatez.  

    1. vamos….

      Parem mesmo !! Deixarão ainda mais evidente que não fazem falta alguma. Um feudo do Parasitismo de mais uma Elite Pública. 40 anos de Redemocracia. Cadê o país prometido na Anistia de 79? E olha que 79 já faz um bocado de tempo?!!!

  15. Engraçado…eles nem se

    Engraçado…eles nem se acanham.

    Diria minha avó Dona Rosa que não tinha “papas na língua,”  eles não tem é vergonha na cara.

    Orlando

  16. Vamos terceirizar

    as FFAA que deveria defender a soberania nacional e fica de braços cruzados com a entrega descarada do Brasil

    Quando for necessário, contrata uns mercenários

     

    e demite todo o judiciario e contrata juizes nordicos, mais eficazes, eficientes, discretos, honestos e muitissimo mais baratos

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador