Moraes é sorteado relator do recurso de Lula contra manobra de Fachin

Ministro Gilmar Mendes foi sorteado o relator da reclamação do PCdoB e PT contra Cármen Lúcia. A presidente já divulgou a pauta de julgamentos até o fim de sua gestão e não inseriu nenhum recurso de Lula
Jornal GGN – O sistema de sorteio de processos do Supremo Tribunal Federal fez cair nas mãos do ministro Alexandre de Moraes a relatoria do recurso de Lula contra a manobra de Edson Fachin.
Na semana passada, em tabelinha com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Fachin retirou da pauta da segunda turma da Corte a medida cautelar com efeito suspensivo de pena relacionada ao caso triplex. Quando a defesa recorreu da decisão, a apelação foi jogada no plenário do STF, e não na segunda turma, que é a responsável por julgar os casos da Lava Jato.
Na quinta (28), Fachin liberou o recurso para julgamento no plenário, mas segundo informações das redes sociais do Jota, a presidente do Supremo Cármen Lúcia já divulgou a pauta que será apreciada até o fim de sua gestão e o “recurso do ex-presidente Lula insistindo no julgamento do pedido de liberdade não consta na previsão”.
No recurso em paralelo, apresentado contra Fachin, a defesa de Lula argumenta que o ministro escolhe o colegiado em que quer julgar os recursos do ex-presidente com o objetivo de obter resultado de acordo com suas convicções. Na segunda turma, Fachin tem sido vencido por uma maioria garantista. A banca que defende o petista quer um novo relator.
O ministro Alexandre de Moraes, relator da reclamação contra a manobra de Fachin, é integrante da Primeira Turma do Supremo e, em abril, durante o julgamento do habeas corpus preventivo de Lula, votou contra o petista.
RECLAMAÇÃO CONTRA CÁRMEN LÚCIA
Já o ministro Gilmar Mendes, que votou a favor do HC de Lula e é membro da Segunda Turma, foi sorteado relator da ação do PT e o PCdoB, protocolada na noite de quinta (28), contra a presidente do Supremo Cármen Lúcia.
Os partidos alegam que a ministra tem sido omissa por deliberadamente decidir não pautar as ações declaratórias de constitucionalidade que tratam da prisão em segunda instância. Elas estão há meses prontas para julgamento no plenário, mas Cármem resista em pautar o debate porque já existe uma maioria virtual contra a execução antecipada de pena.
Segundo o Jota, Gilmar não deve analisar a liminar requerida pelo PCdoB “para suspender em todo o País a execução provisória da pena após condenação em segunda instância. O ministro deve requerer informações antes.”
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • "Sorteio" é? Sei

    Esse sistema de "distribuição" do STF é uma piada, nunquinha que Morais, indicado por Temer e cria do PSDB, vai decidir alguma coisa a favor de Lula ou do PT

     

  • A corrupção do PSDB não existiria sem a justiça e a imprensa

    A corrupção do PSDB é como um animal em extinção ou como uma minoria oprimida... é tratada pelas instituições como um feto prematuro... todo cuidado é pouco!

    EU DESAFIO QUALQUER UM A VIR AQUI E COLOCAR ALGUM ATO DA JUSTIÇA BRASILEIRA CONTRA AÉCIO, SERRA E CIA. 

    A JUSTIÇA SEGUE APENAS RITOS BUROCRÁTICOS QUANDO SÃO OBRIGADOS A ACUSAR O PSDB... DEPOIS UTILIZAM TODOS OS RECURSOS POSSÍVEIS PARA TRAVAR ACUSAÇÕES E EXTINGUIR OS PROCESSOS!!!

    É UMA PIADA PRONTA!!! NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE PUDOR!!!

  • E o Ministro sorteado foi...

    E o Ministro sorteado foi... Alexandre Moraes, um tucano da gema paulista ligado a Alckmin (aquele que não quer disputar as eleições contra Lula). O é uma maravilha: tucanos libertam tucanos; tucanos mantém petistas presos. Mas o Tribunal não é partidário.

  • Cassar o mandato de Carmen Lúcia

    Se tivéssemos uma maioria de senadores dignos, o Senado já teria aberto um processo de impeachment contra a sra. Carmen Lúcia por ter traído o juramento que fez de ser guardiã da Constituição. Ela é hoje uma traidora do Brasil e uma usurpadora do poder legislativo, atuando em cumplicidade com os que defendem interesses estrangeiros.

  • Agora é que o Lula não vai ser solto

    E o Lula ainda acredita que vai ter virada em outrubro. é estranho. O Lula só será solto com levante popular. É bom que o Lula convoque o povo para ir às ruas de imediato. Caso contrário ele vai morrer na prisão.

  • A "roleta" utilizada nos

    A "roleta" utilizada nos sorteios do "Bahamas Club" de brasília, é a mesma "roleta" que será utilizada nas urnas eletrônicas na próxima eleição. Quem viver, verá.

  • Sei...

    A piada é tamanha que Aécio não aguentou. Quem não tem credibilidade, pode colocar todas as togas que quiser...

  • Passou de ser imoral!
    O

    Passou de ser imoral!

    O judiciário brasileiro legalizou o crime que os interessa...

    Só quem aceita corrupção acha isso normal!

    Estão matando a galinha dos ovos de ouro do Brasil...

    Não haverá valores na sociedade que resista a isso...

    Só trouxa aceita isso!

    Quando isso descer para a sociedade, só com bomba atômica!

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

2 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

2 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

2 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

3 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

4 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

4 horas ago